CAMISA 12



(publicada ontem, no Lance!)

12 EM 12

Doze assuntos (não necessariamente nesta ordem) que marcarão o ano que vem, no futebol:

1 – A pré-Libertadores – Em menos de um mês (os jogos de ida estão marcados para o dia 25/janeiro), Flamengo e Internacional já têm decisões. O Rubro-negro encara o Real Potosí (BOL), e o Colorado, o Once Caldas (COL).

2 – A Copa Libertadores – Se o Inter chegar à fase de grupos, encontrará o Santos. Se o Flamengo fizer o mesmo, serão 3 times cariocas na Copa. O Corinthians retorna à luta, na mesma edição em que o Boca Juniors reaparece.

3 – O torneio olímpico de futebol – Esqueceu que tem futebol na Olimpíada? Em Londres, a seleção brasileira tentará completar sua galeria de títulos, com Mano Menezes no comando. Risco e recompensa em doses olímpicas.

4 – O Santos – 2011 terminou com sabor agridoce, pela frustração em Yokohama. No ano de seu centenário, o time mais talentoso do Brasil terá de se provar novamente. Neymar continuará se desenvolvendo, mas Ganso estará por perto?

5 – A Seleção Brasileira – campanha olímpica à parte, 2012 tem de ser o ano da formação de um time. Como diria o outro, “o Brasil está logo ali”.

6 – Barcelona x Real Madrid – os dois rivais podem se encontrar nas quartas de final da Copa do Rei, no fim de janeiro. E fatalmente se verão na Liga dos Campeões. Não há jogo mais interessante no futebol mundial.

7 – A Eurocopa – há quem pense que é melhor do que a Copa do Mundo. Concordando ou não, é obrigatório assistir. A Espanha defenderá seu título na Polônia/Ucrânia.

8 – Messi – até onde pode ir o argentino? É um privilégio poder vê-lo em ação.

9 – O “caso ISL” – decisão da Justiça suíça determinou que os documentos que revelam as propinas pagas a dirigentes da Fifa sejam divulgados. Blatter tem 30 dias para recorrer à Suprema Corte.

10 – Ronaldo no COL 2014 – teremos condições de descobrir qual será, efetivamente, a atuação dele?

11 – Romário no ataque – o deputado reafirmou que, apesar do encontro recente com quem ele tanto criticou, é um homem de uma bandeira só. Continuamos torcendo.

12 – Seu time – claro que nada importa mais.

Feliz 2012!

ATÉ UM DIA

Ele era tão grande como pessoa e futebolista, que foi capaz de ser ídolo de uma nação que talvez não o entendesse. E colecionava admiradores de todas as camisas, por ter jogado numa Seleção Brasileira que só os miseráveis de espírito não conseguiram apreciar. Jamais quis ser exemplo para ninguém. Se foi, se é, é porque as pessoas assim escolheram. Assim deve ser. O Doutor Sócrates nos deixou em 2011. A saudade já é grande.

RECARREGANDO

As colunas (esta Camisa 12 e a contracapa de sábado) estão oficialmente em férias. Para alguém que ainda lida com a dificuldade de acreditar que existe quem perca tempo para lê-las, não há como agradecer os emails com comentários, sugestões e críticas. Voltaremos, em fevereiro, para continuar conversando. Que todos tenhamos um tranquilo período de abstinência de futebol. É necessário. Boa passagem de ano e um excelente 2012.



  • Lucas

    Feliz Ano Novo camarada!!!

  • Willian Ifanger

    Abstinência de futebol é realmente necessária, até pra Ele se autovalorizar continuamente…..mas é difícil viu. É incrível como essa é a época do ano a tv fica quase sempre desligada aqui em casa. E ainda tem gente que não percebe o valor do Futebol como entretenimento.

    Uma pena que a pré-temporada por aqui é feita diante de jogos importantes. Quem sabe um dia teremos pré-temporada com torneios bacanas, times de fora fazendo amistosos, etc etc…

    Tomara que o mundo não acabe sem tempo de vermos o Futebol brasileiro como ele merece ser dirigido e gerido.

    E foi um prazer participar mais um ano desse espaço.

    Obrigado por mantê-lo vivo e nas suas rédeas.

  • Matheus Brito

    Indo por partes:

    1 – Flamengo está em maus lençóis contra a altitude boliviana. O inter deve passar fácil.
    2 – O Inter passando, não há dúvidas que esse será o grupo mais interessante de se ver, além do confronto Flu x Boca. O Corinthians tem um grupo mais fácil, é pra passar ao menos da primeira fase, senão melhor desistir de vez.
    3 – Nada foi feito no sentido de formar um time olímpico, a não ser formar um time sub 20. Não há muitas razões para ser otimista quanto a Olimpíada, a não ser pelo fator Neymar, Além de Oscar, Lucas o Philipe Coutinho.
    4 – Neymar continuará sua crescente, mas mesmo que o Ganso fique, pra mim não há mais ambiente no clube, acho que o melhor seria uma mudança de ares. O Vasco é logo ali, seja bem vindo desde já.kkkkk
    5 – Esse time só estará pronto ao fim de 2013, ano que vem tomara consigamos fechar o ano com uns 8 titulares bem definidos, pois hoje não consigo citar seis.
    6 – Barça x Real – hoje, o maior espetáculo do futebol mundial.
    7 – Não acho melhor do que a copa do mundo. A copa tem uma atmosfera toda especial. Mas acho que é uma mini copa sem Brasil, Argentina e Uruguai, além de uma ou outra surpresa Africana.
    8 – “Agora, tragam-me o horizonte” Jack Sparrow, Piratas do Caribe. Ou “ao infinito e além” Buzz, Toy History.
    9 – Como dizia meu avô: ” que mataram, mataram. Resta saber onde está o corpo” Mostra logoooooooooooooooooooo. Não aguento essa curiosidade.
    10 – Acho que ele perdeu grande oportunidade de se afastar dessa gente, e ainda tinha a desculpa que precisava cuidar de sua empresa.
    11 – Espero que o Baixinho não dê um “Migué”, coloque a mão na coxa, e saia mancando.
    12 – Meu Vasco é mais importante do que tudo isso acima descrito, inclusive Mano o Dedé é ruim demais, não convoca mais ele não pelo amor de Deus. kkkkkkkkk

    Como leitor assíduo do Blog, desejo um ano novo repleto de paz e saúde, todo o resto é mais fácil. Só tenho uma pergunta usando um trecho da música de Moraes Moreira: “e agora como é que eu fico nas tardes de domingo…”, e agora como é que eu fico no mês de janeiro sem esse blog pra ler?

    Tudo de bom pra você e sua família.

  • silviojr

    Feliz Ano Novo e tudo de bom em 2012. Obrigado pelo seu ótimo trabalho.
    abs

  • É das minhas ‘perdas de tempo’ preferidas. Parafasendo-te: ‘Tenho o privilégio de ler e ainda ganho (informação e cultura) por isso’! Um abraço e Feliz 2012!

  • J. Fernandes

    Nem Copa do Mundo nem Eurocopa.

    Na Copa, vc assiste 4 ou 5 jogos realmente bons. Na Euro, idem. A melhor competição futebolística do mundo é a Champions League.

    Atribuo isso ao fato de que, apesar da Copa do Mundo reunir gdes jogadores, todavia, não são jogadores entrosados como são nos grandes clubes europeus. Por isso, acho que o nível da Champions é melhor e mais agradável de assistir.

    Dói na alma quando vejo comentaristas brasileiros querendo comparar a Libertadores com a Champions League. Enquanto isso estiver ocorrendo é pq acham que tá tudo bem no nosso futebol, ou seja, se nem mesmo admitirmos que estamos num nível inferior, dificilmente haverá reflexão que culminará em melhoras ao nosso futebol.

    André, quero parabenizá-lo pelo excelente comentarista que és. Embora quase nunca comente, sou leitor assíduo. Não concorde com tudo q vc fala, mas tens o meu respeito e admiração.

    Vc tem sido um dos comentaristas mais serenos que tenho visto (a categoria anda em baixa – como tem comentarista ruim nesse País – tá proporcional ao tamanho da bolinha que estamos jogando).

    Feliz Ano Novo.

  • BASILIO77

    Um final de festa atípico…eu ajudando meu pai a se trocar e o colocando na cama, ELE em absoluto estado de embriaguez e EU sóbrio….veja só…os papeis se invertem…
    O cabra acabou com meia garrafa de vodka!
    Ele estava feliz na reunião em família e é o que importa!
    Se eu chegar aos 74 como ele, já tá bão.
    Abraço.

  • Alexandre

    1/2-Tecnicamente, está longe da CL, mas continua sendo o torneio de futebol mais divertido de se acompanhar. Disparado.
    3-Torço por BrasilxEspanha. É melhor irmos nos acostumando a medir forças com La Furia.
    4-O Ganso já se cansou do Santos, este já se encheu do Ganso. Falta só uma proposta.
    5-Mas não era 2011 o ano da formação?
    6-Já está na hora de aparecer uma terceira força na Esp…no mundo. Candidatos?
    7-Die Mannschaft é meu palpite para 2012, e 2014.
    8-É tetra?!
    9-Está chegando a hora do Tricky Ricky?
    10-Será?
    11-Será??
    12-Nada.

MaisRecentes

Futilidade



Continue Lendo

Incoerente



Continue Lendo

Sozinho



Continue Lendo