NOTINHAS PÓS-RODADA



Trigésima-terceira do BR-11:

* Eram 14 jogos de invencibilidade do Botafogo no Engenhão. Até o Figueirense (1 x 0: Júlio César – 21.104 pagantes), em chamas, aparecer.

* E que golaço de Júlio César.

* Ainda não dá para dizer que o Atlético Mineiro (2 x 0 no Grêmio: André e Marquinhos Cambalhota – 17.387 pagantes na Arena do Jacaré) não vai cair. Mas três vitórias seguidas foram bons argumentos.

* São cinco pontos acima da ZR.

* A virada do Bahia (4 x 3: Wellington, Souza, Lucas, Cícero, Lulinha e Fahel – 31.230 pagantes no Pituaçu) sobre o São Paulo foi inesperada e emocionante.

* E a festa da torcida do Bahia, depois do jogo, foi um sinal de vida do futebol.

* De todos os “líderes” que perderam na rodada, o “melhor” resultado foi o do Vasco. Derrota para o Santos completo (2 x 0: Neymar e Borges – 15.617 pagantes na Vila Belmiro), fora de casa, normalíssima.

* Mas a arbitragem cometeu um erro grave ao anular um gol de Diego Souza, num lance em que nada houve.

* Gigantesco resultado do Ceará (2 x 1 no Avaí: Thiago Humberto, Felipe Azevedo e William – público ND na Ressacada), em jogo com óbvias implicações na formação da tabela da Série B em 2012.

* O Avaí spo ganhou quatro jogos em casa.

* A goleada no Engenhão (Flamengo 5 x 1 Cruzeiro: Anselmo Ramon, Deivid-2, Thiago Neves-3 – 34.436 pagantes) diz muito a respeito dos dois times. O Flamengo arranca, o Cruzeiro sucumbe.

* O Cruzeiro fez 1 x 0, perdeu um pênalti e, na sequência, levou um gol que não aconteceria se o goleiro não estivesse em campo. Sinais?

* Se o Corinthians não ganhar o BR-11, o jogo em Uberlândia (América 2 x 1: Fábio Júnior, Chicão e Amaral – público ND no Parque do Sabiá) será lembrado como um dos motivos.

* Nenhum time que tenha objetivos na parte de cima da tabela pode explicar uma derrota para o lanterna.

* O atual campeão foi o time que melhor aproveitou a rodada, com uma ótima atuação no Beira-Rio e a décima-oitava vitória (Fluminense 2 x 1 Internacional: Rafael Moura, Oscar e Rafael Sóbis – 33.850 pagantes) no campeonato.

* Deco passou para os dois gols.

* Após os 2 x 0 para o Coritiba (Davi e Leonardo – 7.513 pagantes na Arena Barueri), já são oito rodadas – quatro derrotas seguidas –  sem vitória do Palmeiras.

* O Atlético Mineiro, desesperado até pouco tempo atrás, tem só dois pontos a menos do que o Palmeiras.

* Nieto virou o confronto de Atléticos na Arena da Baixada (Paranaense 2 x 1 Goianiense: Anselmo e Nieto-2 – 11.200 pagantes), com sua marca registrada: a cabeça.

* Uma derrota em casa teria sido trágica para o Furacão.



  • Anna

    André, dá uma conferida, por favor, mas acho que eram 16 jogos de invencibilidade do Botafogo, se não me engano, no Engenhão. Não entendi porque Abel tirou Deco, o melhor do jogo do Flu, que busca, sim, o bicampeonato, como eu já venho arriscando há um tempo. O gol do Diego Souza mal anulado foi horrível, mas enfim, todos sofrem com os erros de arbitragem. Confesso que achava que o Corinthians estava sendo favorecido pela arbitragem, mas mudei de ideia. Sempre é bom ter humildade para voltar atrás, reconhecer um erro de avaliação. Gostei do “até o Figueirense, em chamas, aparecer…” Sentimos falta da Caixa Postal. Abraço, Anna

  • Julio

    Santos provando que se tivesse levado esse campeonato um pouquinho a sério, levava a tríplice coroa facilmente.

  • Joao CWB

    Boa tarde André, não teremos Caixa-Postal essa semana? (Pergunto por interesse próprio)

    IbraNIETOvic sempre fazendo dois gols, e de cabeça.

    Abraço meu caro.

  • Marcos Vinícius

    Impressionante…:

    …A goleada sofrida pelo Cruzeiro para o Flamengo.Independente da qualidade do elenco rubro negro,o placar foi absurdo.

    …a falha do goleiro Fábio.Goleiro com passagem pela seleção não pode levar um gol daqueles,onde ele deu a bola no pé do Thiago Neves.Só faltou dizer “vai,faz.”

    …a campanha do Fluminense no segundo turno.A melhor,disparado.Se tivesse a mesma campanha no primeiro turno já seria o campeão,faltando 5 rodadas.Muita gente reclamou do time esperar pelo Abel.Os resultados dizem que valeu a pena.

    …o Palmeiras brigar para não cair.Um time que visava o título hoje,exclusivamente por problemas internos,está brigando para se manter na série A.Não tem padrão,não se acerta,e o desmanche em janeiro é inevitável.

    …um time como o Corinthians,líder do campeonato,perder para o lanterna.Pior,perdeu dando apenas três chutes a gol.Se aproveitasse os moles que os concorrentes deram,já seria campeão.Acho que,dentre os seis primeiros colocados,é o time que mais perdeu pontos para pequenos.

    …um time estar vencendo a partida por 3×1 e permitir que o adversário vire.Acabou o campeonato para o são Paulo,agora é só pensar em Libertadores.E não adianta culpar ninguém.

    Até ontem,haviam tirado seis pontos do Vasco.Dois contra o Figueirense (impedimento inexistente de Élton),dois contra o Flamengo (O pênalti não marcado mais absurdo do anos,de Léo Moura em cima do Bernardo),dois contra o São Paulo (pênalti claro de Juan em cima de Allan) e agora mais dois pontos,esses do jogo de ontem contra o Santos.Não apenas não foi falta no gol do Vasco como o segundo gol do Santos nasceu de uma jogada irregular,o jogador santista tomou a bola de Felipe Bastos com falta,na jogada que originou o segundo gol.

    Oito pontos a menos.Alguém sabe de um time,dentre os vinte que disputam o campeonato,que tenha perdido mais pontos por erros de arbitragem?

    Desafio qualquer um a mostrar isso.Mas por favor,nada de conjecturas,suposições,teorias mirabolante.Apenas fatos.

    Alguém?

  • Matheus Brito

    André, no jogo da Vila a arbitragem também não deu o pênalti que Durval cometeu metendo a mão na bola dentro da área. Não sei se você viu o lance, mas foi muito claro, ou como diria o comentarista da Sportv, foi muito pênalti. O Santos foi bem superior, contudo é mais do que normal que um time seja inferior a outro durante o jogo e ainda assim consiga sair com a vitória. O que é doloroso não é perder para o Santos completo, que é o melhor time do Brasil quando quer jogar. Doloroso é perder para esse time por dois a zero tendo um gol mal anulado e um pênalti não marcado. Antes que alguém questione, não faço parte da galera que vê conspiração em tudo. as o Vasco foi tão prejudicado em jogos importantes como os contra o Flamengo, Inter, Figueirense, São Paulo e agora contra o Santos que estou perdendo o prazer de assistir aos jogos. Sei que outros times também foram prejudicados nesse campeonato e em alguns jogos foram ajudados, inclusive o Vasco, mas está ficando chato, feio de se ver. Não culpo esquemas e coisas mirabolantes desse tipo, mas sim a incompetência dos árbitros e bandeiras aqui do Brasil. O nível é muito ruim. O nível já é ruim e ainda a CBF não escala os principais árbitros para apitarem os jogos chaves do campeonato como os da luta pelo título. Quem é esse André luis por exemplo que apitou Vasco e Santos? foi a primeira vez que ouvi falar. Enfim, desculpe o desabafo, mas já bati tanto nessa tecla que prometo você e aos outros leitores do blog que esta será a última vez que falo sobre erros de arbitragem aqui. Não adiante mesmo, e daqui a pouco terão torcedores do Santos dizendo que o Santos venceu porque o Neymar estava inspirado e que eu tenho que chorar na cama que é quente. Paciência. estou indignado. O Vasco caiu de produção, mas deiou de somar pontos importantíssimos por conta da arbitragem e aí não dá. Não há quem coonquiste título assim. Pra mim, Fluminense(pela bola do segundo turno) será campeão, mas ainda vou torcer muito para o Vasco nessa reta final.

    PS: O Santos, que tem jogadores como Ganso e Neymar, deveria cuidar melhor do gramado da Vila, para o bem do futebol deles dois, e para o bem do Santos. O campo está um pasto. E o Vasco não pode levar clássico pra São Januário. Brincadeira.

  • Robert Silva

    Flu corre por fora e pela 1ª vez no certame aparece no G3
    no inicio do 2º turno o time era o 12º na classificação (podem buscar) e nas ultimas 9 ou 10 rodadas ultrapassou varios times e ganhou posições
    primeiro ultrapassou o palmeiras
    depois o inter
    com muito esforço o sao paulo
    depois o fla
    e ontem o fogo

    ou seja é a campanha mais consistente do 2º turno (os numeros confirmam a liderança disparada do flu no 2º turno).
    18 vitórias no campeonato, ninguém venceu tanto!
    o que impede o torcedor do fluminense, (inclusive baseado nas arrancadas das rodadas finais em 2009 e 2010) de sonhar que nas proximas 5 rodadas consiga ultrapassar apenas mais 2 times, sendo q 1 dele c/ confronto direto e terminar o ano com mais uma taça?

    R: NADA. Flu tem time vencedor, experiente e que cresce nas adversidades

  • Marcel Souza

    Sensacional o comentário sobre o 1o gol do Flamengo: Não aconteceria se o goleiro não estivesse em campo. Que fase!!!!

  • Leandro Azevedo

    O Ceará finalmente voltou a vencer… agora é “torcer” para o Santos poupar os titulares de uma viagem desgastante para o NE brasileiro hehe

  • Matheus Brito

    Adoro essas colocações:” Se o Santos tivesse levado o campeonato a sério…Se o Santos quisesse…” Melhor time do Brasil sim, mas a diferença não é a de Um Barcelona para os demais(fora o Real) é a diferença de ter um, repito um jogador em um momento iluminado, um gênio dentre muitos mortais. Mas isso não faz do Santos o time imbatível que venceria fácil o campeonato, ou será que não levou a sério por exemplo o jogo contra o Flamengo no 1º turno quando levou um vira-vira histórico dentro da Vila? Nem vou citar a arbitragem de ontem pois prometi que não falaria mais nisso, dá náuseas, irritação e pode causar um dia de fúria na vida de alguém.

  • Matheus Brito

    Falei acima, mas vou repetir. O Santos tem que cuidar melhor do gramado da Vila, jogadores como Neymar e Ganso merecem jogar num campo melhor. Depois ficam com raiva quando ele falam em jogar nos tapetes europeus. Naquele pasto, só mesmo um jogador da envergadura do Neymar para jogar bonito, pois os normais não conseguem jogar. E quando falo normais, falo em grandes jogadores como Juninho Pernambucano, Diego Sousa, Arouca, Ibson(se acostumou a jogar no gramado do maraca e nos gramados europeus, nunca foi ninguém nesse pasto), enfim jogadores acima da média que não conseguem dominar a bola direito. Estádio bonito e famoso, gramado horroroso.

  • Paulo Pinheiro

    E continua proibido marcar penalidades para o Flamengo.

    Ontem num lance de área o árbitro deixou de apitar uma carga da zaga cruzeirense no atacante rubro-negro, num lance idêntico ao de uma falta que ele marcou CONTRA o Flamengo fora da área (cometida pelo Thomás).

    E aquele lance em que o zagueiro cruzeirense estica o braço pra aumentar sua área de bloqueio e a bola é dominada bate no mesmo braço também foi ignorado (estava 0x0). Se ele abriu os braços daquele jeito num cruzamento ele assumiu o risco (assim como o Alex Silva assumiu o risco ao dar aquele carrinho no Montillo).

    Só estou falando porque costumam dizer “Ah… se tivesse ganhado o jogo não estariam reclamando”. Eu estou! Não por esse jogo, mas pela TENDÊNCIA da arbitragem a NÃO MARCAR pênaltis para o Flamengo.

    O Flamengo entra na área SIM (várias vezes ontem). Só falta o árbitro deixar de ser “poser” e entender que o Flamengo é um clube como qualquer outro.

  • Juliano

    André, numa boa, você não viu o braço do Diego Souza sobre o Danilo, no gol que ele fez, segundo você (e não só você), mal anulado?? Claro, sendo santista fica fácil ver um braço ilegal do Diego naquela jogada. Rigor excessivo? Pode ser… Esse tipo de movimento acontece aos montes em todos os jogos? Fato… mas andam sendo rigorosos em vários penaltis neste ano, apitando o que não se costumava apitar, mesmo estando nas regras desde sempre.

    O lance do Diego Souza é fácil de matar a charada. Seu braço está muito longe do seu corpo. Seu braço não está “solto”, ele faz um movimento voluntário. Para cabecear, ele não precisa daquele braço. Mas o usa. Por quê? E, para que? Contato é normal no futebol. O famoso ombro-com-ombro, “jogo de corpo”, que não foi, nem de longe, o caso.

    A bola bateu na mão do Durval? Bateu!! Ele botou a mão na bola? Duvido! Mas, isso desviou a trajetória da bola? Óbvio, como sempre desviou, mesmo quando justificam bola-na-mão com o “braço estava colado no corpo” – que também não foi o caso. Sempre! Aí, é interpretação. Como sempre! Sempre!

    E quem assistiu ao jogo viu que, ficou barato, muito barato, para o Vasco, visto o sem-número de gols perdidos em belos passes – quase assistências – do Neymar.

    Àqueles que sentem que seu time foi prejudicado pela arbitragem, tenho de lamentar em dizer: bem vindos ao clube. Tivemos tantas arbitragens ruins que, todo time deve ter sido prejudicado em algum momento no campeonato. E não acredito que elas tenham sido intencionais. Não desta vez.

    E sim, se o Santos não tivesse sofrido tanto com desfalques (Ganso, Elano, Léo, Arouca, Pará… a lista é grande) por lesões e convocações (Copa América, amistosos, Sub-20, Pan) e com um pequeno desmantelamento do elenco pós-libertadores (Jonathan, Alex Sandro, Alan Patrick – importante reserva do Ganso) seria sim candidato ao título. Isso não quer dizer que o time não levou o BR-11 a sério. Levou. Fez o que pode, escalou quem pôde. E ainda assim, estamos apenas a 10 pontos dos líderes, o que torna o título ainda matematicamente possível, mas muito pouco provável. É pra quem pode. Não adianta chorar.

    O gramado da Vila estava irreconhecível. Em condições normais, é de longe um dos melhores do país (o que, infelizmente, por comparação, não é muito difícil). Estava ruim mesmo. Duro é ler isso vindo de São Januário (?!?).

    E, Marcos Vinícius, companheiro, experimenta colocar um espaço depois de cada ponto ou vírgula. Fica legal.

    Abraço! Sucesso!

  • Carlos Futino

    Marcos Vinícius, discordo de você quanto ao São Paulo: O campeonato já tinha acabado a umas duas rodadas para a gente. A derrota para o Bahia praticamente encerrou a briga por vaga na Libertadores. São cinco pontos para o Flamengo e cinco rodadas. Só um final de campeonato desastroso de Flamengo ou Botafogo, mais alguns tropeços de Inter e Figueira habilitariam o Tricolor a se classificar.

  • Nandinha

    André, já viu o video do meu coelhão detonando o Timão?

  • Matheus Brito

    Caro Juliano,

    Como disse, o Santos foi muito superior, até porque o Neymar em dia de Neymar é imarcável até para Dedé, que é o melhor zagueiro do Brasil. Mas pergunto novamente: É anormal ou absurdo um time massacrar o outro e ainda assim não sair com a vitória? não. É muito normal, comum demais. O Santos foi superior sim, e se perdeu gols problema dele. Se o Neymar chega na cara do Prass e resolve brincar, problema dele e do Santos. Se o Ganso pega de frente pro gol com todo mundo no contra-pé em jogada genial de Neymar e não faz, problema dele. Agora, com exceção dos Santistas, todo mundo viu tanto o pênalti quanto a legitimidade do gol do Diego. Isso é fato amigo, o jogo passou, o Santos venceu, não adianta chorar nem reclamar.Nada vai mudar. O jogo não vai ser anulado. Mas o resultado poderia ser outro se pelo menos um dos dois lances fosse assinalado corretamente. Poderia acontecer até de o Santos ir pra cima com seriedade e golear. Mas fato é que o Santos venceu por dois a zero. Houveram dois lances capitais e o juiz errou os dois. Quanto ao gramado da Vila. Você realmente não quer comparar aquele pasto com o gramado de São Januário quer? Não temos o melhor gramado do Brasil não, mas é um dos melhores da série A. Esse da Vila é muito comum nos jogos da Série C. Mas não acho que o juiz errou intencionalmente a favor do santos não. Errou porque é ruim mesmo. Só isso. Abraços.

  • Juliano

    Ok Matheus, é isso mesmo.

    O lance do Durva é penalti. Para alguns árbitros não. Nem eles tem um padrão com relação à isso. Se valem da desculpa da “interpretação”.

    Jura que não viu o braço do Diego Souza sobre o Danilo? Então tá… como voce disse, o jogo já acabou…

    O gramado da Vila, NESTE JOGO, estava um pasto. O Santos já tomou providencias. Antes deste jogo não vi o gramado neste estado. É um dos melhores, senão o melhor, gramado do Brasil desde a venda do Giovanni para o Barça há 15 anos atras, que financiou este gramado.

    Abraço!

  • Matheus Brito

    André,
    você conhece ou já ouviu falar desse site http://www.placarreal.com.br ? Achei interessante pois ele faz uma análise de como estaria a tabela sem os terríveis erros de arbitragem. Não sou eu vascaíno quem está dizendo. Quem quiser, dê uma olhada no site e vejam do que estou reclamando há tempos. Como disse desde o início do campeonato, não acredito em esquemas, acredito em incompetências desses sopradores de apitos e seus fiéis escudeiros que carregam uma bandeira.

    Juliano,
    Você tem razão, eles se escondem atrás dessa questão de interpretação. O problema é que invariavelmente eles usam dois ou mais critérios na interpretação de lances semelhantes. E quase sempre o time da casa acaba se beneficiando, a menos que o time da casa seja um time pequeno e o visitante um time grande. Enfim, como diz o outro, nesses casos as várias variáveis variam. Ou melhor, aí “vereia”. Dê uma olhada no site que acabei de citar. Você vai entender um pouco minha chateação.

  • Paulo Andrade

    Juiz de Ceará e Santos será paranaense… Atlético (PR) e Cruzeiro agradecem antecipadamente…. será que existe a mínima possibilidade do jogo Cruzeiro e Inter ter um juiz cearense.. ou no próximo jogo do Atlético (PR) ter um juiz cearense… Irresponsavelmente CBF se arrisca, o que vocês acham? Lembro que Ceará, Atlético e Cruzeiro estão disputando a última vaga para o rebaixamento!!!!
    Paulo Andrade

  • Paula

    Paulo Andrade, e se o juiz for torcedor do Coritiba??? kkkk
    Imagine se não puder escalar juiz pq o cara é de um estado que está disputando algo? Só vai dar juiz do amazonas, mato grosso, rondonia e estados que não tem ninguem na seria A. E olhe lá, pq ele pode torcer para o Fla, Vasco, Bota ou Flu!

  • Carlos Futino

    Matheus Brito,

    análises como a do Placar Real sofrem de dois problemas:

    1 – Muitas vezes, mesmo depois do replay, existem dibergencias sobre se, em um lance, o juiz errou ou acertou. Assim, fica difícil analisar se o lance devia ou não ser modificado

    2 – Mais importante, a analise ignora a maneira como um lance pode alterar a história da partida. Um gol aos cinco minutos do primeiro tempo pode tanto fazer com que o time que marcou vá para cima com mais vontade quanto que ele se acomode achando que o jogo vai ser fácil. Se o lance for anulado, a gente não fica sabendo qual ia acontecer.

  • Álvaro

    “Em chamas” não… The book is not on the table. Aqui é futebol, temos uma variedade grande de expressões criadas e de possibilidades, não precisamos de traduções…
    Guarda isso para aquele cara que fala engraçado nas transmissões da NFL.
    Abraço

    AK: Não há nenhuma tradução. Apenas uma contribuição para o aumento da variedade que você mencionou. Um abraço.

MaisRecentes

Em frente 



Continue Lendo

Acordo



Continue Lendo

Futilidade



Continue Lendo