CAIXA-POSTAL



Aos assuntos da semana:

Alex escreve: Comprei a revista Fut do Lance! na semana passada e ao ler a matéria do grande Leonardo, foi um grande jogador e parece que é mesmo uma pessoa com algo mais, fiquei surpreso ao saber que Queen’s Park Rangers, Malaga e PSG pertencem ao mesmo grupo investidor. É óbvio que há enorme diferença entre os três clubes. Mas um dia os três (ou dois deles) podem se encontrar em alguma copa europeia. E como fica? A UEFA permite isso? E como ficaria se dois, ou mesmo os três, estivessem num grupo da Europa League ou mesmo da Champions? Será que não haveria algum possibilidade de manipulação de resultados?

Resposta: Não são exatamente os mesmos investidores, mas há ligações entre nomes e empresas envolvidas com cada clube. Obviamente é uma questão sensível, que pode gerar situações complicadas do ponto de vista ético, como você bem mencionou. O futebol europeu tem se notabilizado por alguns casos interessantes, como por exemplo sites de apostas em jogos de futebol que patrocinam clubes e/ou campeonatos nacionais. Estive recentemente em Mônaco, para o lançamento oficial da temporada europeia de clubes. Antes dos sorteios dos grupos da Liga dos Campeões e da Liga Europa, o secretário-geral da Uefa fez um apelo direto aos clubes filiados em nome do combate à corrupção no futebol e aos esquemas de manipulação de resultados. Pode ter sido apenas para marcar uma posição, pode ter sido para avisar que a Uefa não será tolerante. É lógico que a lisura de jogos e competições deveria ser a prioridade número 1 de qualquer organização esportiva.

______

Emanuel escreve: Imagine a situação hipotética: novo comando da CBF (Zico, Raí, Cafu, Sócrates, enfim, alguém transparente) e esse comando convida André Kfouri para ser técnico da Seleção e você, num momento de insanidade, aceita o desafio. Então vem a pergunta em duas partes: quem são HOJE os seus 23 convocados e como joga (estilo) o time brasileiro na “era Kfouri”? Segunda pergunta (que se relaciona com o “hoje” da primeira): a quem você daria o direito de uma “lista de espera”, porque HOJE não pode ser convocado mas que tem potencial e/ou já prestou bons serviços? Só para deixar claro o que quero dizer, HOJE, estariam na minha lista de espera, por exemplo, Luis Fabiano e PHG e provavelmente Kaká.

Resposta: O que temos aqui, mais do que hipotético, é algo impossível. Enquanto eu realmente torço para que um dia a CBF seja administrada por alguém que trabalhe pelo futebol brasileiro, não consigo nem imaginar a sequência da sua proposta. Ser técnico de futebol é para poucos. Não tenho vocação/conhecimento nem mesmo para essa simulação. O que pretendo ver na Seleção Brasileira, como já escrevi muitas vezes, é um retorno ao nosso jeito de jogar futebol. Posse de bola, bom trato do jogo, inteligência e, por que não?, alguma dose de arte. Creio que as escolhas de nomes e sistemas deveriam levar em conta a aplicação desse estilo, e não a convenção do que é “moderno” ou consagrado pelo “futebol de hoje”. Diferentemente da Suíça (sem ofensa), por exemplo, que deve copiar o que se faz por aí em termos de competitividade, o futebol brasileiro tem condições humanas de fazer o que bem entender.

______

Thiago escreve: Bom dia André por favor me ajuda, não consigo achar nada em que realmente fale quantos times ainda fazem parte do clube dos treze, por favor me ajude com alguma informação ou algum site fidedigno, preciso entregar um tcc até sexta, desde já muito obrigado fico no aguardo.

Resposta: Algo me diz que o site oficial tem o que você procura.

______

Osvaldo escreve: André, o cancelamento de jogos da pré-temporada da nba pode ser visto como um péssimo sinal?

Resposta: Sem dúvida. Esse cancelamento e as últimas informações sobre a distância entre donos e atletas no que diz respeito à divisão de lucros são tenebrosos. É cada vez menos provável que a temporada 2011-12 comece na data prevista ou que tenhamos basquete da nba neste ano. O mais provável parece ser a repetição do cenário de 1999, quando metade da temporada regular desapareceu.

______

Obrigado pelas mensagens. Até o sábado que vem.

(emails para a CP do blog: akfouri@lancenet.com.br, ou clique no link abaixo da foto)



  • Marcos Vinícius

    Baseado na interessantíssima hipótese levantada pelo Emanuel,gostaria de lhe fazer uma pergunta.

    Se você não fosse jornalista esportivo,o que gostaria de fazer ligado ao esporte,seja ele qual for?

    AK: Honestamente, nunca pensei na possibilidade de não ser jornalista. Mas, para te responder, uma opção seria buscar a formação necessária para administrar um clube. Mas não sei se teria capacidade. Um abraço.

  • alexandre

    Oi André, gostaria que você comentasse por favor a respeito da vinda bilionária do evento norte americano ufc, sua alavanca nos clubes de futebol, seu fanatismo e efeitos no inconsciente coletivo brasileiro.
    Obrigado
    Abraço

    Acho que cedo ou tarde você deverá escrever sim sobre isso, já que essa “mentalidade medíocre autêntica” (mma) está para se tornar tão popular quanto o futebol por aqui.

    AK: Nada jamais será tão popular quanto o futebol por aqui. Permaneço sem intenção de abordar o tema. Desculpe. Um abraço.

  • Willian Ifanger

    Muitos casos de greves nessas Ligas endinheiradas. Estranho isso. Algum expert americano já chegou a fazer uma análise mais aprofundada sobre essas greves recentes? Parece até que, por causa dessas últimas crises financeiras, tem gente querendo pagar menos pelas competições e podem estar criando um certo clima ruim entre as partes.

    E eu te agradeço por não gastar mais de uma linha com MMA’s e UFC’s da vida. Já foi o bastante.

  • Roberto Carlos

    André
    Sou contra o UFC, porem no seu caso se for escalado pela ESPN para cobrir o evento como reagirá?
    Abraços

    AK: Cobrirei o evento, oras. Um abraço.

  • Marcel Souza

    Sobre a NBA, foi tão dificil os Mavericks serem campeões que nem vai ter campeonato seguinte pra eles defenderem o título! Faz tudo parte de uma grande conspiração!! 😉 Sério agora, uma pena que mais uma vez isso esteja acontecendo. Tomara que tenhamos pelo menos 1/2 temporada.

  • Teobaldo

    Prezado André Kfouri, conversando com uma de minhas filhas (10 anos) deparei-me com uma pergunta interessante dela (bem, pelo menos na minha opinião isenta, claro) e fiquei sem resposta, mas prometi a ela escrever para “o filho do Juca” (desculpe, mas é assim que você é conhecido lá em casa, de tanto falar e acessar os blogs respectivos) para ver se consigo uma resposta. Bem a questão é a seguinte: Algum esporte de origem genuinamente americana, ou que seja extremamente popular nos Estados Unidos, pode terminar empatado? Em caso afirmativo, lista alguns exemplos. Um abraço e parabéns pelo sucesso do (nosso) blog.

    AK: Na temporada regular da NFL, se um jogo estiver empatado após uma prorrogação, assim permanecerá. Um abraço.

  • Jamil

    André, aqui vai a minha participação para a “Caixa Postal”.

    Sobre a “briga” Barça X Real pelo Neymar, minha modesta opinião sobre o melhor para o Neymar (tanto como pessoa como quanto jogador) é que ele decida ir para o Barcelona. Lá a convivência com Messi (que não faz firula à toa e mesmo quando sofre falta levanta rapidamente para continuar a jogada) e com Guardiola (tranquilo e centrado) faria muito melhor para a formação da personalidade dele dentro e fora do campo.

    Do outro lado temos o Real com Cristiano Ronaldo firuleiro, reclamão e cai cai e o Mourinho que tem mania de perseguição, ambos com um super ego. Acho que neste caso só iriam piorar algumas coisas que vejo como defeitos no Neymar. Qual a sua opinião?

    Um abraço e parabéns pelo Blog.

MaisRecentes

Dilema



Continue Lendo

No banco



Continue Lendo

É do Carille



Continue Lendo