CAIXA-POSTAL



Aos assuntos da semana:

Alex escreve: Comprei a revista Fut do Lance! na semana passada e ao ler a matéria do grande Leonardo, foi um grande jogador e parece que é mesmo uma pessoa com algo mais, fiquei surpreso ao saber que Queen’s Park Rangers, Malaga e PSG pertencem ao mesmo grupo investidor. É óbvio que há enorme diferença entre os três clubes. Mas um dia os três (ou dois deles) podem se encontrar em alguma copa europeia. E como fica? A UEFA permite isso? E como ficaria se dois, ou mesmo os três, estivessem num grupo da Europa League ou mesmo da Champions? Será que não haveria algum possibilidade de manipulação de resultados?

Resposta: Não são exatamente os mesmos investidores, mas há ligações entre nomes e empresas envolvidas com cada clube. Obviamente é uma questão sensível, que pode gerar situações complicadas do ponto de vista ético, como você bem mencionou. O futebol europeu tem se notabilizado por alguns casos interessantes, como por exemplo sites de apostas em jogos de futebol que patrocinam clubes e/ou campeonatos nacionais. Estive recentemente em Mônaco, para o lançamento oficial da temporada europeia de clubes. Antes dos sorteios dos grupos da Liga dos Campeões e da Liga Europa, o secretário-geral da Uefa fez um apelo direto aos clubes filiados em nome do combate à corrupção no futebol e aos esquemas de manipulação de resultados. Pode ter sido apenas para marcar uma posição, pode ter sido para avisar que a Uefa não será tolerante. É lógico que a lisura de jogos e competições deveria ser a prioridade número 1 de qualquer organização esportiva.

______

Emanuel escreve: Imagine a situação hipotética: novo comando da CBF (Zico, Raí, Cafu, Sócrates, enfim, alguém transparente) e esse comando convida André Kfouri para ser técnico da Seleção e você, num momento de insanidade, aceita o desafio. Então vem a pergunta em duas partes: quem são HOJE os seus 23 convocados e como joga (estilo) o time brasileiro na “era Kfouri”? Segunda pergunta (que se relaciona com o “hoje” da primeira): a quem você daria o direito de uma “lista de espera”, porque HOJE não pode ser convocado mas que tem potencial e/ou já prestou bons serviços? Só para deixar claro o que quero dizer, HOJE, estariam na minha lista de espera, por exemplo, Luis Fabiano e PHG e provavelmente Kaká.

Resposta: O que temos aqui, mais do que hipotético, é algo impossível. Enquanto eu realmente torço para que um dia a CBF seja administrada por alguém que trabalhe pelo futebol brasileiro, não consigo nem imaginar a sequência da sua proposta. Ser técnico de futebol é para poucos. Não tenho vocação/conhecimento nem mesmo para essa simulação. O que pretendo ver na Seleção Brasileira, como já escrevi muitas vezes, é um retorno ao nosso jeito de jogar futebol. Posse de bola, bom trato do jogo, inteligência e, por que não?, alguma dose de arte. Creio que as escolhas de nomes e sistemas deveriam levar em conta a aplicação desse estilo, e não a convenção do que é “moderno” ou consagrado pelo “futebol de hoje”. Diferentemente da Suíça (sem ofensa), por exemplo, que deve copiar o que se faz por aí em termos de competitividade, o futebol brasileiro tem condições humanas de fazer o que bem entender.

______

Thiago escreve: Bom dia André por favor me ajuda, não consigo achar nada em que realmente fale quantos times ainda fazem parte do clube dos treze, por favor me ajude com alguma informação ou algum site fidedigno, preciso entregar um tcc até sexta, desde já muito obrigado fico no aguardo.

Resposta: Algo me diz que o site oficial tem o que você procura.

______

Osvaldo escreve: André, o cancelamento de jogos da pré-temporada da nba pode ser visto como um péssimo sinal?

Resposta: Sem dúvida. Esse cancelamento e as últimas informações sobre a distância entre donos e atletas no que diz respeito à divisão de lucros são tenebrosos. É cada vez menos provável que a temporada 2011-12 comece na data prevista ou que tenhamos basquete da nba neste ano. O mais provável parece ser a repetição do cenário de 1999, quando metade da temporada regular desapareceu.

______

Obrigado pelas mensagens. Até o sábado que vem.

(emails para a CP do blog: akfouri@lancenet.com.br, ou clique no link abaixo da foto)



MaisRecentes

Pendurado



Continue Lendo

Porte



Continue Lendo

Segunda vez



Continue Lendo