CAIXA-POSTAL



Aos assuntos da semana:

Marcos Vinícius escreve: André, Eto’o é,  atualmente,o jogador de futebol mais bem pago do mundo, jogando em um clube de pouca expressão no continente europeu, na Rússia. Conca saiu do Fluminense para ganhar um salário absurdo para nossos padrões, e acredito até para os padrões europeus, jogando num clube quase que desconhecido na China, país sem nenhuma tradição em se falando de futebol. Você acha que isso pode ser um novo mercado se abrindo ou são casos isolados?

Resposta: No futebol, os mercados da Rússia e da China existem faz tempo. Há muitos jogadores brasileiros relativamente desconhecidos jogando na China há várias temporadas. A situação é semelhante no chamado Leste Europeu. O que obviamente salta aos olhos é o valor anunciado em certas contratações, como nos casos que você mencionou. O salário de Conca, se não me engano, é um dos 5 maiores do mundo. Eto’o ganha o dobro de Messi, o melhor jogador do planeta. No aspecto financeiro, sim, são casos isolados.

______

Gustavo escreve: Você acha que o ídolo deve levar para a aposentadoria o compromisso de ser exemplo para os fãs ?

Resposta: Se ele pretende continuar explorando o fato de ser um ídolo, creio que sim.

______

Renato escreve: André, tenho uma pergunta sobre o post que você fez falando do significado do troféu da Champions League. Você não acha que o apelo do troféu da Copa do Mundo ainda é mais forte?

Resposta: Em tese, sim. Mas os problemas de imagem da Fifa certamente têm um papel importante na maneira como as pessoas enxergam a Copa.  Além disso, o debate clubes x seleções tem se intensificado ultimamente, estimulado pela insatisfação dos clubes europeus com a frequência de jogos das seleções nacionais. Para mim, é evidente que o plano da Uefa é fazer da UCL uma competição mais importante do que qualquer outra.

______

Francisco escreve: Por que meus comentários são censurados no seu blog? Não esperava que isso acontecesse aqui, é lamentável.

Resposta: Não sei o que você quer dizer com “censurados”. Neste blog, comentários com ofensas de qualquer natureza, a qualquer pessoa, não são publicados. Comentários escritos em letras maiúsculas, também não. Essas são as regras, e elas não vão mudar.

______

Como sempre, obrigado pelas mensagens. Até o próximo sábado.

(emails para a CP do blog: akfouri@lancenet.com.br, ou clique no link abaixo da foto)



MaisRecentes

O início



Continue Lendo

Desconforto



Continue Lendo

Irmãos



Continue Lendo