A VERDADE O LIBERTARÁ



Ontem foi um dia importante para mim.

Dois anos atrás, revelei a existência de uma organização (até então) secreta, da qual faço parte: a IUPST.

A sensação de liberdade trazida por uma relação sincera com o leitor é indescritível.

Fiz questão de manter o texto na lista de links, que se encontra do lado direito da página.

Mas acho que vale republicá-lo. Creio que será sempre atual.

______

(publicada em 30/8/2009, no Lance!)

EU CONFESSO

Não é na hora de dormir que a consciência enquadra quem tem algo a esconder. Comprimidos e doses variadas resolvem o problema. Para os homens, a hora da verdade chega de manhã, diante do espelho, ao fazer a barba.

Não dá para fugir do momento “olhos nos olhos”. Eles têm de estar bem abertos, para evitar acidentes. É quando começa o acerto de contas.

Eu faço a barba diariamente, e não suporto mais. Minhas mãos tremem, o estômago se revira. Penso em cortar minha própria jugular. Não quero mais viver assim.

Esta coluna é uma confissão. Lamento pelos problemas que causarei, mas nunca é tarde demais para fazer o que é certo.

Sou membro de uma organização secreta. O nome é “Imprensa Unida para Prejudicar o Seu Time”. Auto-explicativo. Nosso único objetivo é criticar, desrespeitar, humilhar e, finalmente, acabar com o seu time de futebol. Não todos, ou a maioria, mas só o seu.

Somos tão antigos quanto o próprio jogo. Temos conexões em todos os países, mas nossa célula mais numerosa é a brasileira. Quase todos os jornalistas que trabalham com futebol no país fazem parte dessa verdadeira seita, uma rede sem fim que domina o conteúdo dos jornais, revistas, TVs, rádios, sites, blogs, twitters…

Chegamos às nossas redações, sete dias por semana, com o solitário propósito de prejudicar o seu time. Não nos afastamos dessa “linha editorial” por nada. E não toleramos a concorrência. Quando surge um jornalistazinho metido a neutro, imparcial, o coitado não dura um mês. Vai procurar outro ramo para exercer sua independência.

Graças à internet, hoje as redações estão interligadas, em constante comunicação. Combinam manchetes, distorcem declarações, ignoram a pluralidade, rasgam os manuais. Tramam, dia e noite, sórdidos esquemas de perseguição ao seu time. Há até um prêmio para o comentarista mais venenoso, o autor do texto mais deletério. O troféu “O Exterminador do Futuro dos Times” é entregue anualmente, na semana da última rodada do Campeonato Brasileiro.

Nosso grupo clandestino é poderoso, ninguém escapa. Se não vamos com a cara de um jogador, ele será sempre criticado (mas só quando jogar no seu time). Se não gostamos de um cartola, ele será implacavelmente perseguido (mas só se for do seu time). E se descobrimos algo errado no seu clube (mas só no seu, nunca nos outros), sai de baixo, é campanha de difamação.

Quando criticamos um time (o seu), é porque queremos aniquilá-lo. Quando elogiamos um time (nunca o seu), é porque queremos destruir os outros. E quando simplesmente não tocamos no nome de um time (às vezes, o seu), é porque queremos castigá-lo com a obscuridade.

Se você acha que seu clube é visado demais, ou sempre esquecido, se não consegue evitar a sensação de que “a imprensa torcedora” tem um plano maquiavélico contra ele, e já está se convencendo de que sofre de complexo de inferioridade, não se flagele. A culpa é nossa.

Nós, da “IUPST”, temos até um cumprimento secreto. Quando você for ao estádio, preste atenção. Após o aperto de mãos, há sempre um sorrisinho sarcástico. Significa “hoje vamos acabar com esse timinho”.

E é sempre o seu.



  • Edmilson

    bem que eu sabia que o meu Juventus da Mooca *ironia ligada* tem sido constantemente garfado, humilhado e esquecido, e a culpa é só da imprensa. mas que o presidente contratou gente pra bater na torcida… isso ele fez!
    *ironia desligada*
    sempre muito legal o blog, um abraço

  • Joao CWB

    Agora tudo se esclareceu, comecei a juntar as peças do quebra-cabeça e cheguei à conclusão do que já desconfiava: Juca Kfouri é o líder dessa organização.

    Seu pai é esperto e o colocou na “IUPST” pensando na sucessão.

    Abraço
    Joao – Curitiba/PR

  • Simone

    Eu adorei o texto. Tanto que normalmente só leio os posts e não comento, mas esse texto merece parabéns. Tirada ótima, ironia refinada. Flamenguista, escuto quase sempre que a imprensa está sempre do lado do Fla, o que deveria significar se campeão de tudo e ganhar todos os jogos, mas nesse caso essa “seita” não parece estar fazendo um bom trabalho. Ótimo texto.

  • Willian Ifanger

    Ué? Eu achei que ela estava ali, quietinha…..não me lembro de ter visto nada no blog que tenha evocado a organização (se bem que no Twitter o bicho deve pegar).

    Ou é apenas uma homenagem ao dia?

  • Platini

    Ótimo texto, mas que existem alguns profissionais que parecem contratados pra acabar com alguns… ah se existe! O que não se aplica a você, lógico!

  • Leandro Azevedo

    Vamos ver se a V.2011 desse post consegue ter o numero e “qualidade” dos comentários da versão original. Sempre volto pra ler or comentários daquele post… Fantásticos!!!

  • Leonardo atleticano

    André , a IUPST é uma ironia muito bem feita. Texto digno de seu talento e de seu humor. Creio realmete que você não se enquadra, e deve escutar críticas e bobagens que não merece, muitas vezes nós leitores vemos a mídia como um corpo único.
    Mas temos tido alguns exemplos de parcialidade ultimamente que chegam a doença. Vou citar só um: Renato Maurício Prado. Mais fanático, torcedor e doente do que qualquer torcedor xiita. Um digno representante do IUPST, se ele existisse é claro.

  • Marcos Vinícius

    Edmundo,então atacante do Cruzeiro:

    “Não gostaria de fazer gols no Vasco”

    A íntegra da frase:

    “Não gostaria de fazer gols no Vasco,mas se aparecer a oportunidade,faço”

    Muricy Ramalho,quando da sua saída do Fluminense:

    “Tem até rato no vestiário”

    Algumas semanas depois,quando entrevistado:

    “Eu nunca disse que tinha rato no vestiário”

    O post,de dois anos atrás,é bom e será atual pelos próximos 100 anos,no mínimo.

    Mas olha que tem verdade no meio!!!!

  • Eu sempre soube. Só continuo lendo os seus textos (desde a época do Ig) pra ter certeza de que você está macomunado com o Ricardo Teixeira, digo, com o Demo, pra destruir o meu time.

  • Luís Roberto

    Eu estava lendo esse texto uns dias atrás e cheguei a iluminação. Depois de dois anos de liberdade, por nos ter dito a verdade, está na hora de apontar alguns de seus líderes. Já faz algum tempo que eu investigo essa organização e sei muito bem que Ricardo Teixeira é um deles. Afinal de contas, ele tem se destacado nos últimos anos em prejudicar o seu time. Não todos. Mas apenas o SEU…
    Atenciosamente,

    Luís Roberto

  • Rafael Wuthrich

    André, divagando…essa frase é de um filme famoso. Qual?

    AK: A frase está na bíblia. Não sei se aparece em algum filme. Um abraço.

  • André, em tempo: pq ontem foi um dia importante?

  • Marcos Vinícius

    A frase é de autoria de Jesus Cristo,numa autoreferência.Está no Evangelho Segundo João.”Conhecereis a verdade,e a verdade vos libertará”.

  • Marcos Vinícius

    Aí,fresquinha…

    O Sindicato dos Dirigentes de Futebol recebeu do governo federal a verba de 6 milhões de reais.O presidente do referido sindicato é Mustafá Contursi,ex presidente da Sociedade Esportiva Palmeiras,cidadão de conduta ilibada,que nunca se meteu em nada suspeito ou obscuro,exemplo de dirigente.

    Mas para que vai servir esse dinheiro todo?

    Para o referido sindicato poder cadastrar as torcidas organizadas.

    Não pense que é brincadeira.É sério.

  • Robert silva

    Caro Andre,
    Este país é uma vergonha mas aos trancos e barrancos temos alguma esperança de moralidade
    http://www1.folha.uol.com.br/esporte/968277-tcu-encontra-sobrepreco-em-obra-do-maracana.shtml

    Ou seja existe a esperança de que alguem venha a ressarcir dinheiro de superfaturamento na obra do maracanã aos cofres publicos

    Não custa lembrar que a obra do maracanã é alvo além do TCU, também do MPF
    http://www1.folha.uol.com.br/esporte/917372-painel-fc-reforma-do-maracana-vira-alvo-de-dois-inqueritos.shtml

    Com tantas evidencias e ferramentas de controle (MPF, TCU) não é possivel que a impunidade prevaleça, lembrando que uma vez que existe inquérito do MPF/RJ sobre irregularidades (suposto superfaturamento) na licitação da obra de reforma do Maracanã, um inquerito desta natureza pode gerar ações de ressarcimento ao erário e/ou de improbidade administrativa

  • John

    Por falar em frase bíblica,você também é ateu André? Sei que não vem ao caso mas é só curiosidade mesmo.
    Se não se sentir à vontade para expor sua crença (ou falta dela) eu entenderei e desculpe se fui invasivo.

  • matheus

    Eu já desconfiava disso. aquelas mesas redondas que vocês fazem, tenho certeza que são editadas. Mas um dia escondo um gravador para saber o que vocês falam quando o áudio é cortado. Tenho certeza que estão tramando como acabar com meu time.

    Excelente post. Você é o cara. E seu pai é o chefe, junto com o Trajano. O Lédio Carmona é dissidente? outro dia falou bem do meu time. Tomei um susto.
    Abraço

  • Mauro

    Hummmm, toda brincadeira tem um fundo de verdade…. e quando ficam repetindo então….

    Mas realmente esse negócio de falar com o coração na imprensa não existe, criticar apenas um time por torcer contra ele é absurdo. Afinal, Mauros Cezars, Miltons Neves, Clebers Machados, Arnaldos Cezars, Lucianos do Vales, Perrones, Tiagos Leifers, Joões Carlos Albuquerques, Renatas Fans (?!?!?!?) são apenas alguns exemplos de invenções nossas: os leitores, ouvintes, torcedores, telespectadores que não entendem nada de nada….

    AK: Exato.

  • Rafael

    André, tks!

  • LUIZ CARLOS

    Até que enfim você confessou.

    AK: “Até que enfim”?? Foi há dois anos…

  • Luís Roberto

    Sobre a frase, acho que o outro leitor pode estar se referindo ao filme “Um Sonho de Liberdade”/”The Shawshank Redemption”, que também fazia referência a essa passagem da Bíblia.

MaisRecentes

São Paulo joga, Corinthians soma



Continue Lendo

Sqn



Continue Lendo

Gato



Continue Lendo