CAMISA 12



Como se sabe, Lionel Messi ganhou o prêmio. O sol do principado fez bem aos colegas eleitores.

______

(publicada ontem, no Lance!)

BOM DE VOTO

No momento em que você estiver perdendo tempo com essas linhas, a coluna estará em Mônaco, trabalhando sob o sol de 30 graus e diante das belezas cinematrográficas concentradas nesta parte privilegiada do mundo. Não tenha pena.

O pontapé inicial da temporada europeia de clubes acontece no principado, com eventos organizados pela Uefa. Nas escolhas dos grupos da Liga dos Campeões e da Liga Europa, destinos serão traçados na base da sorte e do azar. No jogo que vale a Super Copa da Uefa, Barcelona e Porto tentarão começar o ano com um troféu. E na eleição do melhor jogador da Europa, as cartas estão marcadas com um único nome. Se não estão, deveriam.

Lionel Messi, Xavi Hernández e Cristiano Ronaldo concorrem ao prêmio que substitui o “jogador de clube do ano”, vencido por Diego Milito em 2010. Um juri de 53 jornalistas, representando cada país membro da Uefa, escolheu os três finalistas (Iniesta, Falcao e Rooney vieram na sequência, nesta ordem). O vencedor será conhecido hoje, em votação eletrônica durante o sorteio da Liga dos Campeões.

Nem todos votarão em Messi. Certamente haverá quem encontre argumentos para não lhe dar o prêmio, sejam eles “Messi não foi bem na Copa América…”, “Messi não fez nenhum gol de bicicleta…”, ou “não gosto do cabelo dele…”. Perfeito. Eleições são processos subjetivos. Mas quem estiver disposto a analisar os fatos, não terá outro candidato.

Ronaldo aparece claramente na posição mais frágil. Sim, ele marcou inacreditáveis 40 gols no Campeonato Espanhol. Mas seu time perdeu a Liga (e a Liga dos Campeões) para o time dos outros dois concorrentes.

Xavi é provavelmente o melhor meia do mundo. Organiza e lidera o Barcelona com brilhantismo. Um gênio do passe que transforma seus companheiros em jogadores mais valisosos. Mas joga mais do que Messi?

A pergunta é essa: alguém joga mais do que Lionel Messi? E antes que você diga que o prêmio é apenas pelo desempenho na última temporada, aí vai: 53 gols em 55 jogos, artilheiro da Liga dos Campeões com 12 gols – igualando um recorde.

O troféu (mais um) é dele. A não ser que o sol de Mônaco frite os neurônios dos eleitores.

BATISMO

Barcelona e Porto têm história. O time catalão foi convidado para fazer o primeiro jogo oficial do Estádio do Dragão, casa portista, em 16 de novembro de 2003. O resultado da partida inaugural foi 2 x 0 para os donos da casa, e o público de 52.004 pessoas ainda é um recorde. Aos 29 minutos do segundo tempo, Lionel Messi fez sua estreia pelo time principal do Barcelona. Aos 16 anos, as expectativas eram enormes. Foram superadas.

CUIDADO

É uma pena que o Porto tenha perdido duas figuras centrais da campanha histórica feita na temporada passada. O técnico André Villas-Boas e o goleador Falcao deixaram o campeão da Liga Europa. O Barcelona é favorito na partida de amanhã, mas deve se cuidar. Nos últimos onze anos, o campeão europeu perdeu a Super Copa seis vezes. O próprio Barcelona, que fará sua oitava participação no jogo, foi derrotado em quatro oportunidades.



  • Ricardo Medeiros

    André, escuta essa… em 15 dias de Barça o Fabregas já ganhou mais títulos do que em 10 anos de Arsenal… hahahaha. Abraço.

  • Marcos Vinícius

    Cara,tem uma pergunta que me fiz algumas vezes,e a resposta que dei para a dita pergunta tenho certeza que vai contra a opinião de algumas pessoas,mas,para mim,é NÃO!

    O Barcelona é,atualmente,o time que joga o futebol mais bonito do mundo.É repleto de estrelas,e base da seleção espanhola.Messi,que,feliz ou infelizmente,não faz parte dessa seleção,é o melhor jogador do mundo.

    Mas e se Lionel Messi jogasse em outro time,não tão bom quanto o Barcelona,será que ele seria esse Messi todo que ele é?

    Pra mim,não.

  • André, tenho 31 anos de idade, mas esse rapaz, embora mais novo, é um exemplo pra mim. E também, academicamente falando, um case de recursos humanos. Ótimo tecnicamente naquilo que faz e profissional ao extremo. Quer empregado melhor? Abraço!

MaisRecentes

Sqn



Continue Lendo

Gato



Continue Lendo

A vida anda rápido



Continue Lendo