QUINTA NOBRE



Peço desculpas pela longa ausência. Minha ideia era estar por aqui ontem, mas as coisas nem sempre acontecem conforme o planejado.

Ao final de um dia cheio aqui em Mônaco, a fase de grupos da Liga dos Campeões já é conhecida. E o melhor jogador da temporada passada na Europa, também.

A eleição de Lionel Messi é o tema da minha coluna publicada hoje no Lance!. Ela estará aqui no blog nesta sexta, como de costume, ainda que o assunto já tenha ficado antigo.

Na boa, Messi era barbada. A prova está nos votos dos 53 jornalistas europeus (cada um representando um país membro da Uefa) na rodada final:

Messi – 39

Xavi – 11

Cristiano Ronaldo – 3

Como sempre, o argentino fez questão de dividir o prêmio com seu time.

O cinegrafista Marcelo dos Santos, da ESPN, flagrou a chegada de Messi e Xavi ao Forum Grimaldi. Concorrentes ao prêmio, ambos vestiam terno. Atrás deles vinha Puyol, trajando bermuda e camiseta do Barcelona. A dúvida a respeito da presença do capitão catalão foi desfeita logo no começo do sorteio da UCL.

Puyol entrou no palco trazendo a taça, e a deixou ali, para ser desejada por 32 times.

Os potes, as bolinhas e as regras da Uefa dividiram os 32 em 8 grupos de 4 times (aqui, em arquivo .pdf). Com a ajuda de Luis Figo, Bobby Charlton, Ruud Gullit e Lothar Matthaus.

Não creio que haja um “grupo da morte” na temporada 2011-12, mas os grupos A (Bayern, Villarreal, Manchester City e Napoli) e F (Arsenal, Olympique, Olympiacos, Dortmund) são os mais equilibrados.

A Liga dos Campeões já terá jogos bem interessantes logo na primeira rodada, em setembro. Barcelona x Milan, por exemplo.

A programação desta sexta-feira aqui em Mônaco não chega nem perto (em quantidade) do que vimos hoje. O dia terá o sorteio dos grupos da Liga Europa e, para fechar, a Super Copa da Uefa.

Perguntado sobre as qualidades do Barcelona, o técnico do Porto, Vitor Pereira, disse o seguinte: “É a melhor equipe que vi jogar em minha vida”.

Mas Pereira salientou que o Porto não veio a Mônaco para entregar uma taça ao Barcelona. Disse que seu time será fiel ao estilo que o levou a conquistas na última temporada, e que lutará pela posse da bola.

Mesmo que o Porto não seja o mesmo time que ganhou a Liga Europa, o encontro deve ser bom.

O Barcelona não terá a dupla de zaga titular. Puyol e Piqué estão aqui, mas não jogarão.

Tentarei aparecer com um post depois do jogo. Mas não prometo.

Boa sexta.



MaisRecentes

Porte



Continue Lendo

Segunda vez



Continue Lendo

Paralelos



Continue Lendo