CAIXA-POSTAL



Torcendo muito pela recuperação do Dr. Sócrates.

Aos assuntos da semana:

Marcos Vinícius escreve: Você acha justo o pedido do Flamengo para adiar alguns de seus jogos pelo Campeonato Brasileiro devido à convocação de seu principal jogador pela seleção brasileira?

Resposta: Não. A convocação de um jogador não deveria ser motivo para adiamentos, independentemente do time e do atleta convocado. Como escrevi na quinta-feira, é bobagem criticar o treinador da Seleção por causa dos efeitos de uma convocação nos jogos do Campeonato Brasileiro. Cada um faz o seu. O problema está no calendário brasileiro, que permite o conflito e interesses entre seleção e clubes. No chamado “mundo do futebol”, vivemos no único lugar em que isso acontece frequentemente, e ainda tem gente que acha que estamos certos. A opção por parar o BR quando a Seleção jogar é a menos pior, mas também não resolve, apenas alivia. É preciso entender e respeitar a relação entre torcedores e clubes. É algo totalmente diferente da relação torcedor e Seleção. O que a CBF faz é o equivalente a uma mesma empresa promover um de seus produtos para concorrer com outro.

______

Leonardo escreve: Olá André, meu nome e Leonardo e te acompanho sempre aqui do Japão. Minha pergunta para o caixa postal é a seguinte: essa rivalidade entre Barcelona e Real pode futuramente prejudicar a seleção espanhola?

Resposta: Pode. O assunto já foi comentado no primeiro semestre, no período dos “4 clássicos”. O técnico da seleção, Vicente Del Bosque, expressou publicamente sua preocupação. As declarações dos jogadores minimizaram o problema, mas não há dúvida de que os episódios podem prejudicar a relação entre eles na seleção espanhola. Repórteres espanhóis divulgaram ontem que Casillas ligou para Xavi e Puyol depois do jogo da última quarta-feira, para tratar do assunto. Outro sinal de que o problema é real. Pessoalmente, eu nunca gostaria de ver um Madrid-Barcelona com os jogadores sorrindo um para os outros, pedindo “por favor” antes de um desarme. Futebol não é isso. Mas há limites, e esses limites foram nitidamente ultrapassados nos últimos encontros.

______

Ricardo escreve: Você tem alguma expectativa com relação ao meio de campo do Barcelona com o Fábregas? Qual?

Resposta: O meio de campo da seleção da Espanha é praticamente o meio de campo do Barcelona. Fàbregas é reserva na seleção, não há motivo para não ser reserva no clube. O que ele traz é uma opção a mais para Guardiola montar seu time, e uma opção de muita qualidade. Creio que é isso que se apresenta imediatamente. Agora, no futuro, quando os excepcionais Xavi e Iniesta entrarem em declínio físico, é claro que Fàbregas será titular do time.

______

Luiz César: André, li um comentário que você fez no Lance dizendo que o Flamengo terminaria o primeiro turno na frente do Corinthians. Sem querer critica-lo, gostaria de saber o por que da sua opinião. Obrigado.

Resposta: A pergunta foi feita antes da rodada do meio de semana. Minha opinião se baseou no fato de o Flamengo estar jogando melhor e com mais confiança do que o Corinthians nas rodadas anteriores, e não necessariamente na tabela de ambos até o final do turno. A derrota do Flamengo para o Atlético Goianiense, no Engenhão, foi o resultado mais surpreendente do campeonato até agora. Combinada com a virada do Corinthians em Ipatinga, deixou o alvinegro com a mão no “título” simbólico.

______

Obrigado pelas mensagens. Até o sábado que vem.

(emails para a CP do blog: akfouri@lancenet.com.br, ou clique no link abaixo da foto)

 

 



  • Luiz

    André, tenho que discordar em um ponto sobre o Fábregas. Na Espanha ele perde a vaga pro Xabi Alonso. Iniesta joga aberto. Se fosse seguir essa linha, Fábregas seria titular… Mas no Barcelona tudo funciona bem com o Xavi e o Iniesta no meio e Villa e Pedro nas pontas. Acho que o Fábregas vai ser apenas uma alternativa para abrir o Iniesta ao invés do Pedro e manter mais a posse de bola (utopia???) ou no caso da suspensão de alguém, contusão e etc…

  • Leandro Azevedo

    Andre,

    Depois da chegada do Cesc, voce acha que o Barca deveria emprestar o Thiago para algum tipo (Roma por exemplo) pra ajudar o futebol do garoto, ou uma reserva do Barca ja eh um aprendizado suficiente para ele?

    AK: Não creio que o emprestem. O Barcelona só faz isso com jogadores que não estão nos planos no futuro próximo. Thiago está. Um abraço.

  • Alexandre

    Se tem um time que está sendo muito mais prejudicado pela Seleção que os demais é o Santos, que tem 3 jogadores convocados, e não só para este jogo.
    Só neste ano, o Neymar disputou o Sulamericano Sub-20 e a Copa América, o Ganso, a Copa América, e o Danilo, o Sulamericano e o Mundial sub-20.
    São jogadores que estão sempre na Seleção, diferentemente de Ralf e Ronaldinho Gaúcho, por exemplo.
    Não concordo com a frase “Cada um faz o seu”. Se ambos são organizados pela CBF, é inegável que o bom andamento do Campeonato Brasileiro é muito mais importante que mais um simples amistoso da Seleção contra um time de segundo escalão.
    O calendário é péssimo, e a solução seria mudá-lo completamente, mas já que isto não foi feito, o adiamento de jogos é um paliativo, da mesma forma que o bom senso nas convocações poderia deixar as coisas um pouco menos piores.
    O jogo contra Gana, por exemplo, justifica a 18ª convocação do Neymar neste ano???

    AK: “Cada um faz o seu” é sobre o técnico, que não tem que pensar no campeonato. Um abraço.

  • Paula

    André, não entendi qdo vc disse “A opção por parar o BR quando a Seleção jogar é a menos pior”. Qual seria a outra opção? Não é isso que acontece lá fora (não tem jogos de clubes qdo ocorrem jogos de seleção em data fifa)? Esse jogo não é data fifa?

    AK: É o que acontece na Europa, onde o calendário prevê essas situações. E as competições de seleções não atrapalham os campeonatos. Um abraço.

  • Wagner

    O Kaká não jogou a Copa América e também não foi convocado para esses amistosos… o técnico da seleção é Mano porque Muricy recusou (pif) o cargo.

    Se vai prejudicar tanto assim o clube que o jogador ama, se Gana não merece o time principal do Brasil, poruqe os jogadores não pedem dispensa? Afinal eles tem Muricy como exemplo…. medo de retalhação???? O time principal não conseguiu vencer a Venezuela, pelo visto Mano não tem tantas opções para “retalhar” quem pedir dispensa hoje quando o adversário for mais qualificado.

    Ou será que esse mor só existe quando há microfones? Afinal ser titular da seleção brasileira valoriza bastante o passe, direito de imagem e etc.

  • Nilton

    Problema das datas FIFA no Brasil esta relacionado diretamente aos Campeonatos Estaduais, e para este impasse vejo apenas duas soluções:
    1-Acaba com os Campeonatos Estaduais (para quem disputa serie A e B) ou;
    2-Reduzir o numero de participantes destes dois campeonatos tipo estaduais com no maximo 12 participante e o Nacional com 14 ou 16 (somente com a redução do nacional de 20 para 16 teriamos 8 datas a mais no calendario, e com a redução dos Estaduais teriamos tempo para uma Pré temporada meia decente).
    O grande impasse para isso seria apenas a detentora dos direitos de transmissão que teria que transmitir jogos de torneio amistosos (como o que o Inter participou recentemente) ou por filmes no lugar que dever ser beeeeeeeeeem mais caro.

    Já com relação a Seleção Espanhola e a rivalidade Real/Barça é bem simples de resolver, é somente mandar o Mourinho para outro canto do mundo, que resolve o problema.

  • Anna

    Tb estou torcendo muito pela recuperação do Dr Socrátes.

  • Thiago Henrique

    André,vc não acha que depois que a CBF abriu precedente,adiando alguns jogos do santos,independente do motivo,vai ficar meio difícil de dizer não para outros clubes?No caso do Santos,eram 3 convocados,e o Flamengo,com 1,se acha no direito de pedir o mesmo.

  • BASILIO77

    Se o Flamengo vai ganhar o primeiro turno?
    Incrível, mas acho que vai.
    Será que o Tite não vai enxergar que o elenco que tem nas mãos é para jogar num 3-5-2 ou 3-4-3?
    Na medida em que NÃO tem laterais decentes, é a saída.
    Quando JH improvisado na esquerda é a melhor opção e na direita Weldinho é a menos pior, mas ainda tá novo pra segurar a bronca.
    Quem sabe o Ney Franco(tá liberado agora da CBF?) não enxerga isso…
    Abraço.

    AK: Sim, a questão dos laterais é claríssima. Um abraço.

  • Robert silva

    nao adianta manipular bastidores adiando jogos etc e tal e dentro do campo perder jogos importantes em casa para times do porte de atl-go e figueira por essas e outras que os adversarios encostam de maneira que o campeonato está aberto e times como cruzeiro e botafogo por ex podem sim sonhar com a taça sem falar no sao paulo ou vasco por essas e outras que a forçada de barra em restringir a disputa do titulo nacional a corinthians e fla nao passa disso: uma tremenda forçada de barra

  • Wagner

    A Forçada de barra é justamente não restringir a disputa do ítulo a poucas equipes… senão perde a graça, não é?

    Está insuportável assistir os jogos do BR… só existe falta de ataque e anti-jogo. Toda falta sofrida por times pequenos o jogador precisa de atendimento, demoram 1:30 min para repor qualquer bola em jogo, os goleiros ficam de 10 a 15 segundos com a bola na mão. Toda saída mais rápida é parada com falta no meio campo…

    Depois ainda querem maior participação em quotas de tv… o mínimo que se deve fazer para receber direitos relacionados a transmissão de jogos é jogá-los, mas é mais fácil entrar em campo para não jogar, se fazer de vítima e ainda chamar isso de estratégia…. como tem Josés Mourinhos no Brasil…

  • Marcos Vinícius

    Basilio,concordo com vc em relação aos laterais do Corinthians,o time é bom,mas os jogadores destas posições apresentam algumas deficiências.Mas duas perguntas devem ser feitas:

    1)O Corinthians montou uma boa equipe para a disputa do campeonato,e o problema das laterais não é de hoje.Por que ninguém se preocupou com isso antes do início do campeonato,trazendo o Ramon,que é bom jogador,no decorrer do mesmo,e como se ele fosse a solução do problema?

    2)Por que quando o time estava oito pontos à frente do segundo colocado ninguém lembrava disso?

  • Paulo Pinheiro

    Pois é. Também achei que se houve algum erro foi ter adiado jogos do Santos antes. Agora negar a qualquer clube que pedir é demonstrar certa preferência. O precedente foi criado.

  • Alexandre Reis

    André, irei discordar de vc em relação a primeira pergunta:

    Eu acho justo o Mengão brigar pelos que acha seu direito.

    Ai concordo com vc:

    Não acho certo a CBF adiar o jogo por causa do pedido de um time.

    Mas sabemos que o adiamento não teve nada haver com o pedido do Flamengo, o que houve foi uma retaliação contra TV Globo, tirando o jogo de maior publico do horario habitual.

    Abs

  • Lucas

    Sócrates é sempre referência de futebol bem jogado com atuações inteligentes, acima da média. Sou palmeirense e me recordo com emoção de grandes partidas que ele, o Magrão, realizou contra a minha equipe! Saudades, de um futebol mais íntegro, mais esporte realmente e menos negócio, como a “coisa” que acompanhamos atualmente!

MaisRecentes

Presente



Continue Lendo

Em frente 



Continue Lendo

Acordo



Continue Lendo