CAIXA-POSTAL



Torcendo muito pela recuperação do Dr. Sócrates.

Aos assuntos da semana:

Marcos Vinícius escreve: Você acha justo o pedido do Flamengo para adiar alguns de seus jogos pelo Campeonato Brasileiro devido à convocação de seu principal jogador pela seleção brasileira?

Resposta: Não. A convocação de um jogador não deveria ser motivo para adiamentos, independentemente do time e do atleta convocado. Como escrevi na quinta-feira, é bobagem criticar o treinador da Seleção por causa dos efeitos de uma convocação nos jogos do Campeonato Brasileiro. Cada um faz o seu. O problema está no calendário brasileiro, que permite o conflito e interesses entre seleção e clubes. No chamado “mundo do futebol”, vivemos no único lugar em que isso acontece frequentemente, e ainda tem gente que acha que estamos certos. A opção por parar o BR quando a Seleção jogar é a menos pior, mas também não resolve, apenas alivia. É preciso entender e respeitar a relação entre torcedores e clubes. É algo totalmente diferente da relação torcedor e Seleção. O que a CBF faz é o equivalente a uma mesma empresa promover um de seus produtos para concorrer com outro.

______

Leonardo escreve: Olá André, meu nome e Leonardo e te acompanho sempre aqui do Japão. Minha pergunta para o caixa postal é a seguinte: essa rivalidade entre Barcelona e Real pode futuramente prejudicar a seleção espanhola?

Resposta: Pode. O assunto já foi comentado no primeiro semestre, no período dos “4 clássicos”. O técnico da seleção, Vicente Del Bosque, expressou publicamente sua preocupação. As declarações dos jogadores minimizaram o problema, mas não há dúvida de que os episódios podem prejudicar a relação entre eles na seleção espanhola. Repórteres espanhóis divulgaram ontem que Casillas ligou para Xavi e Puyol depois do jogo da última quarta-feira, para tratar do assunto. Outro sinal de que o problema é real. Pessoalmente, eu nunca gostaria de ver um Madrid-Barcelona com os jogadores sorrindo um para os outros, pedindo “por favor” antes de um desarme. Futebol não é isso. Mas há limites, e esses limites foram nitidamente ultrapassados nos últimos encontros.

______

Ricardo escreve: Você tem alguma expectativa com relação ao meio de campo do Barcelona com o Fábregas? Qual?

Resposta: O meio de campo da seleção da Espanha é praticamente o meio de campo do Barcelona. Fàbregas é reserva na seleção, não há motivo para não ser reserva no clube. O que ele traz é uma opção a mais para Guardiola montar seu time, e uma opção de muita qualidade. Creio que é isso que se apresenta imediatamente. Agora, no futuro, quando os excepcionais Xavi e Iniesta entrarem em declínio físico, é claro que Fàbregas será titular do time.

______

Luiz César: André, li um comentário que você fez no Lance dizendo que o Flamengo terminaria o primeiro turno na frente do Corinthians. Sem querer critica-lo, gostaria de saber o por que da sua opinião. Obrigado.

Resposta: A pergunta foi feita antes da rodada do meio de semana. Minha opinião se baseou no fato de o Flamengo estar jogando melhor e com mais confiança do que o Corinthians nas rodadas anteriores, e não necessariamente na tabela de ambos até o final do turno. A derrota do Flamengo para o Atlético Goianiense, no Engenhão, foi o resultado mais surpreendente do campeonato até agora. Combinada com a virada do Corinthians em Ipatinga, deixou o alvinegro com a mão no “título” simbólico.

______

Obrigado pelas mensagens. Até o sábado que vem.

(emails para a CP do blog: akfouri@lancenet.com.br, ou clique no link abaixo da foto)

 

 



MaisRecentes

Desconforto



Continue Lendo

Irmãos



Continue Lendo

Na mesa



Continue Lendo