TUDO CERTO



Não gosto quando técnicos rompem contratos, como já disse.

Mas é preciso reconhecer que André Villas-Boas deu mais um passo preciso em sua curta, porém notável, carreira.

Se ficasse no Porto, muito provavelmente não c0nseguiria repetir o sucesso que teve em 2010-11. Teria de ganhar o Campeonato Português e ir fundo na Liga dos Campeões para não ouvir que “fracassou”.

E se não conquistasse a UCL (pouco provável, convenhamos), precisaria se acostumar à frase “mas não conseguiu repetir o feito de José Mourinho, que venceu a Liga dos Campeões…” adicionada a seu currículo.

Era evidente o assédio a um treinador que fez o que AVB fez, e com apenas 33 anos. A questão era como tratar dele.

Sua multa rescisória de 15 milhões de euros, maior do que a de muitos jogadores, já foi preparada para (realmente) ressarcir o Porto em caso de perder o técnico.

De acordo com jornalistas ingleses, Villas-Boas e Roman Abramovich se encontraram no fim de semana, num dos iates do dono do Chelsea.

O técnico disse ao magnata que trabalharia com ele novamente (foi auxiliar de Mourinho no time londrino) apenas se os clubes chegassem a um acordo.

Como não existe acordo impossível para Abramovich quando o russo está resolvido a conseguir algo, o Porto será bem pago.

E apesar dos protestos de alguns fanáticos, Villas-Boas sai pela porta da frente.

Está a caminho de um clube sedento, com bolsos profundos. E um clube que ele já conhece.

Não há situação melhor.



  • Rodolfo

    Quando li a notícia hoje pela manhã, já imaginava que você pudesse comentar algo a respeito. Uma pergunta: você acha que o fato dele ter “apenas” 33 anos não pode trazer dificuldades em um elenco com jogadores digamos “mais velhos”? Os rumores diziam que Felipão teve problemas com Drogba e outros mais experientes do grupo.

    AK: Aí não é uma questão de idade, certo? É de ambiente, egos e comportamentos. E vale lembrar que ele conhece bem o Chelsea. Um abraço.

  • Anna

    Adorei a ideia de André Villas-Boas ser o novo técnico do Chelsea!

  • Leonardo atleticano

    André, você não acha que o fato de muitos mais técnicos jovens não fazerem sucesso, se deve única e exclusivamente ao fato deles nunca terem chances?
    Nada contra André Villas Boas, pelo contrário, seu trabalho é mil. Mas a falta de criatividade e arrojo dos clubes é demais, vejo o Cruzeiro aqui de BH, trazer o paleozóico Joel, é muita repetição, São nomes que não ganham nada há muito tempo e não saem da onda. Esse ano a final da Copa do Brasil, foi entre Ricardo Gomes e Marcelo Oliveira, duas caras relativamente novas como treinador, chega desses medalhões caros e sem resultados.

  • Marcel Souza

    André, perfeita a sua colocação, mas você não acha que seria um desafio bacana pra ele tentar ganhar a UCL com o Porto, coisa que poucos conseguiram? Será que se ele ganhar com o Chelsea não vão falar mais ou menos o que alguns falam do Guardiola hoje – o Barça não precisa nem de técnico pra ser campeão? Abraço,

  • Lucas Medeiros

    Andre, queria muito saber sua opniao sobre o estado a atual do Chelsea , pois antes da janela de ultimo de janeiro ninguem de peso chegou ao Stamford Bridge e a (otima)base Cech,Terry,A.Cole,Essien,Lampard(oq se passa com Fat Frankie?)e Anelka e Didier se mantem desde de a era Mourinho mas o time decaiu mto depois do inicio fulminante da ultima temporada sem explicacao .
    A pergunta ‘e , do jeito que esta, da para o Andre Cabeca Boa conseguir algo ou o time precisa de bons wingers como o Neymar para voltar ao futebol rapido que era com o 4-3-3 implantado na era Mourinho???

  • Roberto Carlos

    André
    A possivel recusa do Marcelo de atender a convocação do Mano Menezes se for verdade não é nada de estranho, talvez surpreenda pelo fato dele ainda ser jovem portando não estaria cansado de vestir a amarelinha, porem você não acha que da forma que valorizamos hoje em dia a Libertadores e  a Champions League estar cada vez mais forte será que as seleções e por consequencia a Copa do Mundo não estão perdendo espaço? Você percebe algo neste sentido em suas viagens pelo exterior?
    Abraços
    Roberto Carlos

    AK: Marcelo não se recusou a atender uma convocação. Ele alegou uma lesão para voltar a seu clube. O que penso sobre esse assunto está na última “Camisa 12”. Um abraço.

  • Marcos Vinícius

    Embora seja um clube de muita tradição em Portugal,não tem como comparar Porto com Chelsea.Uma derrota do Porto é algo que pode ser contornado.Uma derrota do Chelsea é o início de um turbilhão de reclamações,comparações,enfim,a mídia inglesa,em geral,cai matando.Indiscutível a qualidade do rapaz,que fez milagre com o time do Porto,que não é lá essa maravilha toda,mas a ida de Villas-Boas para o Chelsea me faz lembrar de uma frase que ouvi em um dos filmes vandangos,O Grande Dragão Branco.
    “É hora de separar meninos de homens”

    O cara vai ter que conviver com Drogba,Ballack,Terry,entre outros.Será que resiste?

  • Miguel

    Voçê erra quando diz que ele saiu pela porta da frente … aliás ele saiu foi pela porta de emergência e bem antes de anunciar a sua decisão de rescindir o contrato que tinha com o Porto. Compreendo que para quem não é português e não investiga bem o passado de quem se vai escrever uma noticia dê a ideia que tudo foi “bem tratado” e que Villas Boas saiu a bem. Puro engano!

    Villas Libras Boas será sempre recordado como o Judas, pior que mourinho e o pesetero paulo assunçao que tb saiu para jogar no patetico de MAdrid. O que este caso tem de diferente e muito grave para os portistas é que simplesmente o Villas libras boas “era Portista!

    Algumas frases deles que os portistas para sempre recordarão e que para ele o irá perseguir até ao fim da sua vida :

    “Eu já vivi experiências fora e posso dizer que não abdico desta cadeira por nada. Relativamente aos jogadores, têm ambições individuais. Agora, não podem sobrepor ambições individuais aos objetivos coletivos. Isso é o mais importante”
    (12/11/2010, a propósito do alegado interesse de clubes estrangeiros em jogadores do FC Porto)

    “Estou muito feliz aqui, pois é o clube do meu coração”
    (06/04/2011)

    “Se ficar 15 anos no clube que adoro, por mim tudo bem”
    (30/04/2011)

    “O meu futuro está completamente ligado ao FC Porto. Desconheço o interesse oficial de qualquer um dos clubes”
    (11/05/2011, no media open day da UEFA, sobre alegado interesse do Chelsea e da Juventus)

    “Estou feliz no FC Porto, adoro a cidade onde cresci e o meu clube”
    (17/05/2011)

    Ao fim de 1Ano o seu amor já não era o “ao seu club” mas sim ás libras. Jogadores e Treinadores passam mas o Club e o grande Pinto da Costa para sempre ficarão no coraçao dos Portistas!

    Cumps

    AK: Percebo que, para você, a questão tem forte apelo sentimental. Não creio que Pinto da Costa esteja reclamando da multa que recebeu. Deixemos assim. Um abraço.

  • Rodolfo

    Aguém aí disse que ele vai ter que conviver com Ballack… Poxa, o alemão saiu do Chelsea já faz uma temporada inteira huahuahuahuahuauha

  • Edney

    Andre, como sabe, sou brasileiro, mas resido em PT. Na verdade, o Pinto da Costa tem se revelado um grande dirigente de futebol (não entro aqui nos méritos do que dizem sobre escandalos e coisas extra-campo com arbitragens, torcidas organizadas etc), e o FCP cresceu imensamente sobre sua gestão. E obviamente o estabelecimento de uma multa de 15€ milhões para um treinador já tem o condão de se prever algo do gênero.. e também não foi a toa que ele já tinha o substituto preparado, e com uma multa superior… um clube como o Porto vive disso.. faz sucesso, para vender e auferir os lucros que o mantem competitivo.. no cenário interno, não há quase competição, e no cenário europeu, o Porto não participa do grupo first class. POde ganhar a UCL uma vez ou outra, mas está longe de ser candidato. Concordo com você que o AVB fez o certo, e já esperado por todos, inclusive todos os adeptos do POrto, dentre eles o seu proprio presidente… não acho que terá problemas de vestiário, pois o grande problema dos técnicos brasileiros é não dominar o idioma, e por isso não tem o respeito dos jogadores, foi assim com felipão e Luxemburgo. Dizem agora que ele vai querer levar o Falcão e o Moutinho, ambos pelo preço de 70€ milhões, ou o pagamento da cláusula rescisória.. falcão foi ótimo ano passado, mas somente se o Chelsea vender o fracasso Torres ou o Drogba, e o Moutinho, sinceramente, acho apenas um bom jogador. Abraço. Edney

  • Luiz

    Falcão no Chelsea é desperdício. Moutinho seria uma ótima no Chelsea. Lampard desaprender a jogar bola mesmo…

  • Bruno

    André já é mega pop star e não sabia… os portugueses vêm aqui comentar no seu blag =o)

  • Alberto Pereira

    Há algum tempo venho observando com algum espanto o destaque de portugueses no futebol mundial.Vivi em Portugal há algumas décadas e era impensável que de lá surgiriam “melhores do mundo” e treinadores “number one”.Para um país com cerca de dez milhões de habitantes acho um feito notável! Qual a contribuição de nós brasileiros para esse fato, ou pelo contrário é o velho sangue lusitano, que nos faz ser o país do futebol?

    AK: Não somos o país do futebol. Somos o país do jogador de futebol. Um abraço.

  • Marcos Vinícius

    Somos o país que tem o campeonato nacional mais equilibrado do mundo.Não estou discutindo o nível,estou pondo em pauta o equilíbrio.Somos o país que mais vezes colocou jogador como o melhor do mundo (R9 3 vezes,R10 duas,Rivaldo uma,Kaká outra,Romário outra).Somos o pais que mais exporta mão de obra,na maioria absoluta das vezes para o Velho Continente.Creio piamente que se a FIFA levasse em consideração todos os campeonatos mundiais,e não apenas os europeus,daqui sairiam ainda mais melhores do mundo.Prova disso foi aquele golaço,aço,aço do Nilmar,então no Inter,contra o Corinthians no Pacaembu,que concorreu ao gol mais bonito do ano,mas quem levou foi Cristiano Ronaldo,num chutaço do meio da rua.Se não fosse a administração egoísta e amadora da maioria dos clubes teríamos aqui ainda mais jogadores top.

    Mas somos apenas o país dos jogadores.

MaisRecentes

Sqn



Continue Lendo

Gato



Continue Lendo

A vida anda rápido



Continue Lendo