SEM MAIS PERGUNTAS



Ok, vamos fazer isso rápido. Estou muito além do cansaço.

Levarei dois momentos de Wembley: um é a entrada da taça no gramado, carregada pelos famosos guardas ingleses. O outro é Abidal a erguendo, por gentileza de Puyol.

Duas cenas que revelam nobreza. Como estamos em Londres, nada mais apropriado.

O jogo começou de um jeito interessante. Havia um time impetuoso em campo, e esse time não era o Barcelona. De acordo com Daniel Alves, nada mais do que a velha e boa ansiedade.

Fato é que o jogo logo encontrou sua dinâmica habitual: o Barcelona com a bola, seu adversário correndo.

O passe de Xavi para o gol de Pedro é desses lances que deveriam estar na capa dos manuais de futebol.

Mas até o melhor time do mundo falha. A jogada do gol inglês, bonita tabela entre Rooney e Giggs, começou num lateral para o Barcelona.

O empate no jogo produziu um empate na História que é quase impossível de acreditar: desde que o formato Liga dos Campeões foi adotado, em 1992-93, Barcelona e Manchester United fizeram (304) e sofreram (159) exatamente o mesmo número de gols.

Mas, no segundo tempo, as diferenças ficaram evidentes.

O gol de Messi (décimo-segundo, igualando o recorde de Ruud Van Nistelrooy) saiu numa jogada em que a defesa inglesa parecia anestesiada. Deu início a um período em que o Barcelona se proclamou dono de Wembley e o United não reclamou.

O golaço de Villa (vale a pena ver a comemoração de Messi, ajoelhado) foi a imagem que faltava para uma vitória simbólica.

Não importa a qualidade do adversário. O Barcelona tem capacidade para reduzir seus oponentes a times frágeis. A média de posse de bola dos ingleses na Champions era de 58%. Na final, foi 37%.

No placar dos escanteios: 6 a zero.

Nos chutes a gol, no alvo: 12 a 1. Sim, o gol de Rooney foi o único chute certo do Manchester United em todo o jogo.

O que estamos vendo é raro e histórico. Creio que desde o Milan de Sacchi não havia um time tão superior aos outros.

Para fechar a noite, o capitão Puyol, que começou o jogo na reserva, cedeu a Abidal o direito de levantar a “orelhuda”.

O francês, sobrevivente de um tumor no fígado, tinha dito que o dia em que voltou ao futebol (jogo de volta das semifinais, contra o Real Madrid) foi o mais feliz de sua vida. Talvez tenha de reformar a frase.

O melhor time do mundo ganhou mais um título. Pense na quantidade de troféus que os espanhóis do Barcelona conquistaram nos últimos anos, por clube e seleção.

Tenho 37 anos. Esse é o melhor time que já vi.



  • Lindo texto Andre, acho que retrata com perfeicao o que todos nos sentimos ao ver o Barça jogar. Gostaria de ver seu ponto de vista sobre o posicionamento do Mourinho agora diante da vitoria do Barça na UEFA. Um beijo!

    AK: Não sei se o Mourinho disse alguma coisa nas últimas horas, porque me desliguei de tudo. Mas, como escrevi aqui, achei que ele fez tudo errado. Em campo e ao microfone. Um abraço.

  • Beto Petroni

    Torci para o Manchester por causa do Van der Sar…

    Não acha que ele merecia este título pra encerrar a carreira? O Messi ainda vai poder ganhar vários outros…

    Abs! E bom retorno!

    AK: É um dos grandes goleiros de todos os tempos. Foi campeão europeu duas vezes. O time dele certamente não mereceu esse título. Um abraço.

  • André, não sei se é O melhor que já vi. Acho que com Ronaldinho o Barça foi show. Mas se pensarmos bem é o mesmo time, né? Foi o começo de tudo. Mas Iniesta é melhor que Deco, Busquet é melhor que Rafa Marquez e com total certeza o Xavi é melhor que o Van Bommel, assim como Dani Alves está a anos luz de Belleti.

    Porém, Eto, na minha opinião, é melhor que Pedro ou que Villa.

    Foi um espetáculo.

    Parafraseando você: foi a melhor atuação d eum time em uma final de campeonato que eu já vi!

  • André, uma pergunta. Você considera esse Barça melhor que seleção de 82?

    AK: Acho complicado comparar clube com seleção. Um abraço.

  • Rafael

    sei lá, mas me pareceu que o Puyol ficou meio frustrado por ficar no banco e resolveu deixar o abidal levantar a taça (já que ele foi substituido pelo proprio Abidal no time titular). Prefiro não acreditar nisso e achar que foi um gesto bonito do Puyol, (do qual só fã) mas achei estranho ele ficar no fundo na comemoração meio de lado, já que ele é sempre muito vibrante.

  • Marcel

    Opa Andre, saudacoes de Florianopolis! Cara, so entrei pra comentar a comemoracao do Messi no gol do Villa. Me irrita quando alguem de um time faz falta e voce ve jogadores do mesmo time como se nao fosse nada, que so comemoram seus gols. Messi continua sendo um exemplo em muitas coisa. Abraco e que sorte de ver esse jogo ao vivo hein!

  • Marcel

    *alguem de um time faz gol!

  • Anna

    Post perfeito. Também achei o momento em que a guarda real carrega o troféu e aquele em que Abidal a levanta após a conquista, num gesto de generosidade de Pujol, os momentos mais marcantes de ontem. Messi será melhor que Pelé. Tenho absoluta certeza. Maradona, ele já deixou para trás. Eu vi o Flamengo de 81, e também constato, o Barcelona de 2011 é o melhor time que vi jogar. Assino embaixo, André. Bom retorno, Anna

  • Leandro Azevedo

    Nao so estamos vendo o melhor time (pq o Santos dos anos 60 muitos nao viram) que muitos verao durante suas vidas, mas tb o melhor jogador, Iniesta e Xavi que fazem a melhor dupla de meio campo e um esquema de jogo cada vez mais raro.

  • Roberto Carlos

    André
    Ainda temos cerca de meio ano de futebol pela frente, é possivel alguem tirar do Messi o titulo de melhor do ano? No ano passado ele foi eleito sem ganhar a UCL e ter feito uma Copa do Mundo razoavel.
    Abraços

    AK: Está muito acima dos outros. Eu já entregaria o prêmio para ele. Um abraço.

  • Marcos Vinícius

    Van der Saar falhou.Sem questionar a superioridade catalã,isso foi determinante para o resultado da partida.Uma coisa é vc encarar o Barcelona tendo um elenco de qualidade e a igualdade no placar.Outra coisa é ter que correr atrás de uma desvantagem.

  • Juliana

    VIVA O BARÇA!!!!!!!!!!!

    O jogo foi ótimo!!!!!!!!! digno d euma final de UCL. Confesso que me assustei quando o M U começou “sufocando” o Barça, mas depois de 10 minutos tudo voltou ao normal…….

    A comemoração do Messi no 2º gol do Barça foi de lavar a alma, Adoroo VILA e estava torcendopra sair um gol dele, saiu um golaço no ângulo do Van der Sar……..

    Bom depois que o Fergunson falou que não é vergonha perder para o BARÇA,fechou a questão.

    Valeu pela cobertura da UCL André
    FUI !!!!!!!!!!!!!!!!!

  • dan battis

    tenho 36 anos…esse time é o melhor q vi….o flamengo de zico era fantastico mais ese barcelona é muiito melhor

  • Áthila Marques

    O que esse time faz durante os 90 minutos, é impressionante!!! Esse toque de bola, a paciencia de fazer a bola rolar de um lado para outro, cansa os adversários!!!

    alguma DUVIDA, sobre!!! quem vencerar o MUNDIAL 2011?

    Deve ser sem graça torcer para esse time!! só ganha, só ganha, só ganha!!!

  • Caio

    Também é o melhor time que eu já vi André.
    E é melhor como time mesmo sabe, como conjunto. O Messi é um protegonista fantástico, um gênio, provando isso a cada jogo, mas o time como um todo é inacreditavelmente bom. Não vejo uma dependência do messi, de maneira nenhuma.

    Eu sinceramente me sinto um privilegiado de poder ver esse Barcelona jogar!

  • Thiago Mariz

    Curiosamente, antes de entrar no Blog, pensei em perguntar exatamente se esse era o melhor time que você já viu jogar. Eu tenho 22 anos. Preciso nem dizer mais nada.

  • alex

    André, você foi certeiro no final.

    Eu tenho 38 anos, e esse também é o melhor time que já vi.

    Até então meu eleito era o Flamengo do Zico, mas esse Barcelona é um verdadeiro “showtime”.

  • Edwin Perez

    Bom, até acho q vc viu mas não deve ter entendido muita coisa, pergunte ao seu pai se este Barcelona (time espetacular!) é melhor que o Flamengo de Zico. Estou curioso pela resposta!

  • Pablo

    Por atitudes como a de Puyol que o lema do clube é Mès que un club, é toda uma filosofia adotada desde as canteras dos times de base…

  • Joao

    André,

    Nao achou falha do Van Der Sar no gol do Messi ??? A bola foi no meio do gol, ele estava extremamente mal colocado. No gol do Pedro tambem achei que era uma bola “pegável”.

    Abraço,

    AK: Na hora, no estádio, achei que houve falha no gol do Messi. Pela TV, achei que os zagueiros o atrapalharam. Mas talvez tenha sido mesmo uma bola defensável. Já no gol de Pedro, não o culpo. Muito perto, ele arriscou um lado. Um abraço.

  • Massara

    Que baile!

    Não precisa comentar. Não ha o que contestar.

    Da gosto assistir ao toque de bola do Barca.

    Abs.

  • Olá Anna!

    Dificilmente alguém será melhor que Pelé. A não ser que Messi ganhe 2014, 2018 e 2022. Aí voltamos a conversar…

    Agora, pra mim, ele já é melhor que Maradona. Mesmo sem Copa.

    Beijão!

  • Fabio

    Olá André!
    Vendo o Barcelona trocando bola na intermediária do ataque, podemos compará-los com um time de handball, que fica trocando passes de um lado pro outro esperando o momento certo de fazer um lançamento ou um drible ?

    Um abraço!

  • Nilton

    Alejjandro e Anna, acredito que o Messi ainda não chegou ao patarmar de Maradona e Garrincha, para isso vc tem que ganhar uma copa “sozinho” e o Messi não parece ser o tipo do sujeito que tem gulhões para isso. E o mais importante Maradona é D10S na Argentina pela Copa de 86 que ganhou, e é REI em Napoli pelos dois scudettos uma Copa da UEFA e uma Copa Italia, parece pouco porem na epoca o Napolis era um time pequeno.

    Obs. Na copa de 90 a população de Napoli torceu primeiro para Argentina e em segundo lugar para Italia. E adivinha de que lado estava Napoli no jogo ArgentinaxItalia em plena Italia.

    Messi poderá até ser o melhor jogador do Seculo XXI, porem nunca será um D10S, e provavelmente te-la a concorrencia de Neymar que promete muito.

    Porem estamos vendo algo fantastico que provavelmente nossos filho não irão acreditar que aconteceu.

  • Leonardo Castro

    André, pode até parecer boba a pergunta, mas, vc considera a Seleção de 82 entre os times que viu jogar?

    Abraço!

  • Leonardo Castro

    Perdão pelo último comentário. Fui preguiçoso e não vi que ja havia sido assunto acima.
    Abraço

  • Anna

    Olá, Alejjandro! Vai ser maior que Pelé, independente de títulos de Copa. Pode escrever e me cobrar. 😉

  • Olha Anna, eu estou “tendendo” a concordar com o Nílton… não me lembrei de Garrincha, e havia me esquecido da relação de el D10S com Nápoles…

    E uma pergunta que, acho, somente Juca – sim, o pai! – Kfouri pode responder: o Barça-2011 é melhor que o Santos-62 (para quem não sabe, da missa, um terço: aqui e aqui?

    Aí sim, hein!?! 😛

  • arnaldo

    por cara aí q tentou comparar o barça com aquela caritcatura de time, q era a seleção de 82:
    http://www.youtube.com/watch?v=qM57EARujzU

MaisRecentes

Escolhas



Continue Lendo

Gracias



Continue Lendo

Abraçados



Continue Lendo