CAMISA 12



(publicada ontem, no Lance!)

MEMÓRIAS DO CÁRCERE

Para jogadores acostumados a dormir em suas casas antes de um jogo de futebol, a final da Liga dos Campeões da Uefa impôs uma mudança de hábito.

O Barcelona não gosta de concentrações. Em casa, os jogadores se apresentam no Camp Nou horas antes do jogo. Fora, dependendo da distância, o time viaja no mesmo dia da partida.

Mas antes da decisão europeia, os catalães dormirão quatro noites seguidas em quartos de hotéis. Culpa do vulcão islandês Grimsvotn, que os obrigou a viajar para Londres 48 horas mais cedo do que planejavam.

O diretor esportivo do Barcelona, o ex-goleiro Andoni Zubizarreta, disse que não espera problemas causados pela reclusão incomum, porque as condições encontradas em Londres são as melhores possíveis. A delegação está hospedada num exclusivo clube de golfe no norte da cidade, próximo do CT do Arsenal, onde escolheu trabalhar. É a mesma combinação de hospedagem e treinamento utilizada pela seleção inglesa, quando joga em Wembley.

Mas como o clube já tinha reservado vários apartamentos num outro hotel londrino, em Chelsea, terá de se mudar hoje à noite. Mais um movimento diferente, em dias decisivos, para um time habituado à calmaria.

O Barcelona pretendia ficar em casa até hoje, voar para Londres no final do dia e fazer apenas um treino, o protocolar em Wembley, na véspera da final. Um vulcão islandês ficou de mau humor e foi necessário driblá-lo. O combo avião para a França + trem (ou talvez ônibus + trem) seria cruel, muito mais danoso do que a concentração.

Somos capazes de imaginar o que aconteceria com um time habituado a se concentrar e que de repente se vê presenteado com a liberdade. Alguns não saberiam o que fazer, surpreendidos pela novidade. Outros, naturalmente, se lambuzariam. O que não sabemos é como quem é livre lidará com a clausura. O Barcelona, que no ano passado sofreu com 14 horas de estrada para Milão, por causa de outro vulcão islandês, preferiu pagar para ver.

O debate sobre a necessidade da concentração é antigo. Parece claro que times especiais não precisam dela. Veremos se o Barcelona será o mesmo, apesar dela.



MaisRecentes

Vencedores



Continue Lendo

Etiquetas



Continue Lendo

Chefia



Continue Lendo