CAMISA 12



(publicada ontem, no Lance!)

SAMUEL, O INVENCÍVEL

Não há outro jogador, no mundo, como Samuel Eto’o. Pelo menos quando o assunto são confrontos eliminatórios. Neles, o camaronês marrento não sabe o que é perder há quase três anos. É isso que você leu: Eto’o não perde um mata-mata desde 29 de abril de 2008.

A última vez foi nas semifinais da Liga dos Campeões da Uefa 2007/08, para o Manchester United. Com as camisas do Barcelona e da Internazionale, jogando por UCL, Copa do Rei, Copa Itália e Mundial de Clubes, Eto’o saiu sorrindo de 22 confrontos seguidos.

E não é que ele seja aquele jogador pouco influente mas muito sortudo, que se beneficia por jogar em excelentes times. O futebol tem a mania de reservar grandes alegrias a jogadores que nem sempre são responsáveis por ela. Mas Eto’o é decisivo por hábito, que nesta temporada se transformou em vício.

A Inter marcou quinze gols na Liga dos Campeões. As impressões digitais de Eto’o estão em treze. Ele fez oito e deu cinco para companheiros privilegiados. Falando em assistências, claro que há uma grande diferença entre “o passe para um gol” e “o último passe antes de um gol”, mas as duas situações são evidências de envolvimento. No caso do camaronês, o envolvimento é permanente.

O jogo de anteontem em Munique foi um bom resumo do que Eto’o é capaz. A Inter precisava vencer para seguir defendendo seu título europeu e a honra do futebol italiano. Eto’o fez logo o primeiro gol. O Bayern virou para 2 x 1, num primeiro tempo em que o placar poderia tranquilamente ser maior. E quando se imaginava que o forte e pragmático Bayern jamais permitiria dois gols em seu estádio, o suspeito usual apareceu com passes para Sneijder e Pandev marcarem.

A atuação soprou a corneta do “se ele tivesse marketing…”. Argumento que não dá para comprar. Qual é o complemento da frase? “… seria o melhor do mundo” é um exagero dos grandes. Eto’o ficou em terceiro lugar na eleição para o prêmio da Fifa em 2005, ano em que a vitória de Ronaldinho Gaúcho não foi contestada nem pela população camaronesa.

“… seria mais valorizado” também erra o alvo. É só ver onde Eto’o jogou, os títulos que conquistou e os prêmios individuais que recebeu. O que a cada dia parece um erro maior é o negócio que o Barcelona fez, mandando Eto’o e mais uma grana para a Inter em troca de Ibrahimovic. Mas se o problema era o vestiário, fica difícil contestar.

“… teria mais dinheiro”, sim, é um complemento preciso. O que o marketing pode fazer por um esportista é fermentar sua conta bancária. Mas suspeito de duas coisas: Eto’o está bem nessa área e não tem inveja de David Beckham. Ele está muito ocupado fazendo gols e aumentando sua seqüência particular em confrontos eliminatórios. Tremendo jogador.



  • Marcelo

    Andre, vc considerou jogos pela selecao camaronesa?

    AK: Como está no texto, não. Um abraço.

  • Allejo

    Matador sensacional, até hoje não entendi direito a negociação com o Ibra, ainda mais incluindo aquela vultosa soma de dinheiro.

  • eduardo pieroni

    Boa André, é impressão minha mas ele e tricampeão da champions????????

    AK: Correto. Duas pelo Barcelona e uma pela Inter. Um abraço.

  • O Maldito

    Poderia ser o seguinte o complemento para a frase: “…SERIA MELHOR DO QUE O OBINA!” Rárárá!!!!!

  • Parabéns por levantar a bola.

    Tentativa de completar a frase:
    “Se ele tivesse marketing, seria mais reconhecido”… Pelos torcedores, dirigentes e imprensa.

    Não que não seja, mas acho que ele merece mais respeito ainda do que já tem hoje.

    Abs!

  • Teobaldo

    “Se ele tivesse marketing estaria na seleção brasileira junto com o Robinho (que no momento está descansando… de que mesmo?????)”.

  • eduardo pieroni

    Boa André, de novo existe algum jogador que ganhou mais que três de 1990 até hoje, não me lembro.

  • eduardo pieroni

    Boa André, esqueci o cidadão ta duro mesmo, nas eliminatorias que classificou camarões para a copa ele comprou 1 relogio para cada integrante da seleção de 40.000 mil cada um, ta sem dindin no bolso e o carne da casas bahia ta atrasado(hehehehe).

  • André, você considera exagero afirmar que Eto’o é o mais bem sucedido jogador africano de todos os tempos? Perto dele só lembro de Drogba, mas sem a sequência impressionante do camaronês, e em um tempo mais distante o compatriota Roger Milla que brilhou na Copa de 90, mas não teve projeção em grandes clubes.
    Infelizmente, Eto’o joga em uma época contemporânea a craques incontestáveis, como foi o Ronaldinho Gaúcho (Barcelona) e o Messi das últimas e certamente próximas temporadas. Por isso, não cogito o seu nome para melhor do mundo. O que não vejo como desmerecimento, pois ele já confirmou o seu nome entre os grandes de seu tempo em razão das várias boas temporadas.
    Abraços!

    AK: Se não for, está na conversa. Um abraço.

  • Massara

    Explosao e finalizacao dificeis de se encontrar.

    Abs.

  • Leandro Azevedo

    Ate o Eto’o ganhar um premio de melhor do mundo, fica dificil colocar ele na frente do George Weah… que inclusive foi votado atleta africano do seculo, se nao me engano.

    E o Eto’o, se encaixava nesse time do Barca melhor ate que o Villa hoje em dia, mas esses tais problemas no vestiario atrapalharam tudo.

    Abs

  • Thiago

    REAL MADRID x TOTTENHAM
    Passa Real

    BARCELONA x SHAKHTAR
    Passa Barça

    CHELSEA x MANCHESTER UNITED
    Passa Chelsea

    INTERNAZIONALE x SCHALKE
    Passa Inter

  • Marcel Souza

    Pra mim o resumo do (belo) texto é esse: O que o Barça quis quando trocou ele pelo Ibra… Mas tenho outra pergunta, ele faz falta do Barça?? 1 abraço,

  • Alexandre Reis

    Acho que perto dele na Africa somente o Weah, mesmo assim em termos de conquista. Sem ser como coadjuvante ele ta disparado.

    Abs

  • Edouard Dardenne

    Em tempos de visita do primeiro presidente negro dos EUA à primeira presidenta do Brasil, você escolheu bem o tempo certo para levantar a bandeira do atacante africano. Um abraço.

  • Teobaldo

    Pela importância histórica, não existe nível de comparação entre qualquer jogador de futebol do continente africano com Roger Milla. Depois dele, alguns degraus abaixo, Weah (eleito uma vez o melhor do mundo, salvo engano) e Eto’o.

  • Marcos Vinícius

    André,achei dois comentários,de agosto de 2009,e,com imenso prazer,só pra dizer aquele famoso “eu disse!”,trago pra vc.
    Seguem abaixo.

    “Marcos Vinícius disse:
    28 de agosto de 2009 às 12:35
    Todos estão falando do encontro de Ibra com a Inter…mas,francamente,na minha opnião quem se deu bem nessa história foi a Inter.O Ibra,que é excelente jogador,rendeu uma grana preta pra Inter,que ainda levou o Eto’o,que não fica a dever em nada pro Ibrahimovic.Sem contar que ainda levou o Hleb,que é outro jogadoraço.”

    “João disse:
    28 de agosto de 2009 às 14:12
    Marcos,

    Concordo com voce. Não acho o Ibra mais jogador que o Eto’o. E a Inter ainda levou uma boa grana na troca.

    AK, Gostaria de saber sua opiniao sobre o tema.

    Abraço,

    AK: Vou discordar de vocês. Acho o Ibrahimovic (bem) melhor do que o Eto’o. E se ele conseguir fazer a diferença, sem se enrolar com os companheiros, teremos de tirar o chapéu para o cara. Um abraço.”

    Ressaltando que vc tem todo o direito de mudar de opinião.

    Mas tem que aturar:

    Eu disse…

    Abraço.

    AK: Tecnicamente, acho o Ibrahimovic melhor, como escrevi. Não vejo motivo para mudar de ideia, mesmo porque o texto trata de outro aspecto. O que houve com a troca Ibra por Eto’o é que o sueco claramente não se encaixou no sistema do Barcelona. Possibilidade que está clara em minha resposta na época. Um abraço.

  • Marcos Vinícius

    Marcos Vinícius disse:
    28 de agosto de 2009 às 14:54
    Acho o Ibrahimovic(bem)melhor finalizador que o Eto’o,tanto pelo alto quanto no chão,mas acho que,pro time,o Eto’o é mais jogador.É o cara que sai da área pra buscar jogo,abre espaço pro homem de referência,mais ou menos como era o Bebeto,em relação ao Romário,na Copa de 94.Agora,com Ibra e Henry,o Barcelona tem dois homens de referência,homens de área.Já vi esse filme antes(Edmundo/Romário,Vasco de 2000).

  • Marcos Vinícius

    Vamos lá:

    O texto trata do aproveitamento do camaronês em jogos de mata mata.
    O que eu disse à época,embora vc não os esteja comparando hoje,é que achava Eto’o melhor que Ibra pelas características dele em campo.O cara que abre espaço,que joga pelas pontas,que faz gols e serve os companheiros.Na época houve a comparação entre ambos devido a recente troca feita entre Barcelona e Inter,mas o que quero dizer,e isso é referente ao texto acima,é que sempre achei Eto’o um jogador de muitos recursos,de equipe e muito qualificado,enquanto Ibra é mais homem de área.

    Eto’o foi um baita negócio pra Inter,tanto por “perder” Ibra quanto por agregar o camaronês.

  • Rodrigo

    Mas a pergunta permanece: pq ele não tem o reconhecimento que merece? É só questão de marketing?

    Lembro de certa vez ter lido uma declaração do Eto’o sobre o fato dele não ganhar muitos prêmios individuais, ele respondeu: “Se eu não ganhei quando fiz 40 gols na temporada (não sei se foi na temporada do título da Champions), não vou ganhar nunca”.

    Outra coisa, o fato do Villa também ter sido criticado e não ter empolgado tanto assim (apesar de ser espanhol e campeão do mundo, o que certamente aliviou um pouco sua barra nas críticas) e o Ibra não ter se encaixado só prova duas coisas: 1. O sistema do Barça é díficil para os centroavantes se encaixarem e exige inteligência. 2. O Eto’o é mais sinistro que Villa e Ibra.
    Além disso, ele jogou muito no ano passado mesmo deslocado pelo Mourinho, e esse ano, com o Benitez, quando jogou de 9 humilhou geral.

    VIVA ETO’O, o verdadeiro herdeiro do Ronaldo.

    PS: Lendo aqui os comentários, é sério mesmo que você acha o Ibra “(bem) melhor” do que o Eto’o? Como assim? O Ibra faz uns golaços, é técnico, mas o Eto’o é muito mais completo. E perai, mais técnico que o Eto’o? Impossível, essa técnica de finalização eu (que sou jovem) só vi em outro centroavante: Ronaldo.

  • Luiz

    Eto ou Ronaldo “fenomeno”?
    Em clubes, pelo menos, o africano foi mais produtivo. Só puxando pela lembrança, acho que ganhou muitos mais títulos do que o Ronaldo.
    Abraços

    AK: Não há qualquer condição de compará-los. Um abraço.

  • Caio

    Achei boa a comparação com o Ronaldo hein Luiz!

    Pra mim, depois do Ronaldo, o Eto’o é o 9.
    Decisivo demais, muita velocidade e força. Monstro! E sinceramente acho que ele ganhou títulos mais importantes por cluber que o Ronaldo sim.

    Mas, repito, sou mais o Ronaldo. Ronaldo era gênio, inexplicavel, inacreditavel em muitos momentos.

    Por que você não acha que é possível compará-los André? Nem em clubes?

    Abc!

    AK: Não é uma questão de clubes ou seleção. Ronaldo está em outro patamar. Um abraço.

  • Bruno Leonardo Serra

    Melhor que o Eto’o só o Obina. rssssss

    Eto’o e Drogba são, na minha opinião, os dois melhores centroavantes dos últimos 10 anos na Europa.

  • Luiz

    André
    Os grandes gênios
    Kobe
    Jordan
    Phelps
    Sampras
    Pelé
    Mike Spitz
    Izimbaeva.
    Todos eles tranformaram sua imensa genialidade em quantidades industriais de títulos e medalhas.
    Ronaldo não.
    Se não fosse a copa de 2002, ele estaria nesse outro patamar?
    Uso o basquete para fazer uma pergunta
    Quem esta em um patamar mais elevado, Tim Duncan ou Karl Malone?
    Um levou uma frankia até então média a 4 títulos.
    o outro nunca ganhou nada, apesar de ser um tremendo jogador.
    Mas o segundo parece ter vendido a imagem de super-homem, enquanto o primeiro, por não ser tão carismático da a impressaõ que não esta entre os grandes do basquete da NBA.

    Daria para fazer algo similar entre Eto’o e Ronaldo?
    Abraços

    AK: Não creio. Acho que você tem uma impressão errada de Duncan, que já é considerado um dos grandes jogadores da NBA em todos os tempos. Aliás, acho que falta muita gente na sua lista. Ronaldo é o jogador de futebol brasileiro mais importante depois da Era Pelé. Um abraço.

MaisRecentes

Abraçados



Continue Lendo

A diferença aumentou



Continue Lendo

Sabotagem



Continue Lendo