INESQUECÍVEL CLÁSSICO



Aparentemente, todo mundo que gosta de futebol deveria conseguir se relacionar com o que o Barcelona fez ontem.

É só imaginar como é bom ver seu time mandar 5 x 0 num rival.

Mas o que o torcedor catalão viu e sentiu nesta segunda-feira no Camp Nou foi mais do que isso. Bem mais.

O Barcelona é o único clube do mundo onde existe filosofia de futebol.

O tipo de jogo que o time principal mostra é ensinado aos garotos de 10 anos nas chamadas canteras (categorias de base).

Uma frase dita por Xavi, na véspera do clássico do primeiro turno do ano passado, é um exemplo de como os jogadores formados no Barcelona representam essa filosofia: “O Real Madrid é uma vítima do nosso futebol”.

E quando se lembra que existe uma nacionalidade por trás da camisa, fica menos complicado entender o que o time, o distintivo e essa cultura futebolística significam para o torcedor.

Fica evidente que quando Carles Puyol fez um gol num clássico recente no Bernabéu e beijou a braçadeira com as cores da Catalunha, foi um gesto sincero.

O Barcelona representa uma série de coisas que quem não é catalão pode até conhecer, estudar, entender. Mas não pode sentir.

É o melhor time do mundo, é o atual campeão da Copa do Mundo, tem os melhores meias do mundo e o melhor jogador do mundo.

E tudo isso foi feito em casa. O jogo de ontem terminou com 8 produtos das canteras em campo.

Se o mais exagerado torcedor do Barcelona pudesse escrever como seria o clássico, sua obra não seria tão espetacular.

Na noite do aniversário de 111 anos do clube, a quinta vitória seguida sobre o Real Madrid, e de 5, a pior derrota da carreira do famoso treinador adversário…

Que bom que o jogo produziu o que prometia, ou até mais.

Inesquecível.



  • Leandro Azevedo

    O que joga o Iniesta nao eh brincadeira…

  • Daniel

    Opa, único clube do mundo com filosofia de futebol? E o Ajax?

    http://www.nytimes.com/2010/06/06/magazine/06Soccer-t.html

    Aliás, de onde vem muito da influência do que é o Barcelona hoje?

    AK: Vem do Cruyff, da Holanda e do Ajax. Eu deveria ter citado o clube holandês mesmo. Mas acho que a grande diferença que se vê há tempos na “aplicação de filosofia” é importante para separar o Barcelona do resto. Um abraço.

  • leonardo atleticano

    André, o melhor de tudo, é o arrogante do Mourinho, não falar de arbitragem, não falar de armação, não inventar histórias e não desmerecer o adversário.
    Pena que nosso campeonato está sendo jogado na lama, pura e simplesmente pelo fato do Corinthians não ser campeão. Para grande parte da imprenssa, roubo descarado em arbitragem não mancha o campeonato, mas time sem interesse algum na competição perder é o fim do mundo.

  • Alexandre*

    Fantástico! Impressionante mesmo!!
    Acho que a expressão “melhor da história” já começa a aparecer no horizonte. Do Barça. E do Messi também.
    Pessoalmente, acho que ambos já alcançaram o “top five”, sem qualquer trocadilho com resultado da partida…

  • Thadeo Pinhão

    André, mudando um pouco de assunto, o que você acha da FIFA entregar o prêmio de melhor do mundo desse ano pra Xavi-Iniesta?

    Eles jogam muito! E juntos são melhor ainda. Se esse tipo de premiação for permitida, acho que seria uma belíssima homenagem.

    AK: Eu não sei se pode, mas acharia ótimo. Mesmo porque quando um não está em campo, o outro não joga tanto. Só acho que o melhor do mundo é o Messi. Um abraço.

  • André… você que deve ter acesso a essa informação, pode me responder…

    A posse de bola, ao final, foi de 69 a 31% pro Barça? E teve um pico no jogo de 80 a 20?

    Fiquei espantado quando vi isso! (não pelo Barça, mas pelo Real)

    Abraço!

    AK: Os números que vi: 62,78% a 37,22%. Um abraço.

  • Alexandre*

    Quando o Barcelona ganhou de 8×0 do Almeria, o Cristiano Ronaldo veio com aquela: “Quero ver se eles fazem oito em nós”.
    As manchetes provocando o Real e o Mourinho também estão ótimas: “Una manita en el culé” , “Special One,2,3,4,5!” , “Mou Umiliato” , “Hell Clasico”.

  • luisa

    Eu sempre tenho q dar minhas aulinhas…

    primeiro, o barcelona sempre q encontra alguem q sabe defender e nao tem vergonha disso, passa apertado. GAnhou ROUBADO do chelsea em stamford bridge e a espanha tambem o fez agora na copa do mundo, tudo pq eram os garoto propaganda do jogo ‘bonito’ da FIFA, por favor nao usem essses titulos pra justificar nada

    segundo, o barcelona pode ser o melhor time numa época em que ele tem apenas 8 times concorrendo com eles. NUNCA NA HISTORIA houve tanta disparidade entre poucos times e o resto, só ver o time reserva desses clubes , melhor q 95% dos times no mundo inteiro.

    Engraçado q vao ironizar minhas suspeitas de roubo, mas consideram legitimas insinuações de q o palmeiras e sao paulo entregam jogos.

    Futebol europeu é clássico entre os grandes das ligas e quartas de final de champions pra frente.

    AK: Na escola em que você leciona, o aluno mais normalzinho morde a orelha. Um abraço.

  • eduardo-pieroni

    Boa André, como se ganha do barcelona pq quando a inter ganhou deles ficaram atras e tiveram muita sorte, será que só deste jeito fechado e contragolpeando e se o time ficar mas com a bola do que eles????o que acha?

  • Alexandre*

    André,
    Há mais motivos que tornam o Barcelona um clube especial (ou “més que un club”). Ser bancado pelos mais de cem mil associados, a camisa “limpa” (ou, melhor ainda, com o “Unesco”),…
    Até para nós, brasileiros. Já notaram que os melhores jogadores brasileiros dos últimos 25 anos, os 4 Rs que nos deram as duas Copas pós-Pelé, passaram a melhor fase de suas carreiras no Barça? Romário, Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho!

  • luisa

    a gente só mordia a orelha de quem repetia tudo q falam na tv, quem só via novela, so escutava musica da moda e só sabiam futebol pelo q os especialistas falam.

    AK: Vixe… a situação fugiu ao controle.

  • Tota

    André, queria lhe agradecer pelo otimo texto, é muito bom ver que ainda tem jornalistas serios, porque ultimamente tem sido dificil ler ou escutar qualquer coisa sobre futebol, a coisa está realmente feia, tirando a ESPN (a internacional e a Brasil) e alguns poucos tenho ficado cada vez mais desanimado, pois já não basta os dirigentes, jogadores, agora a midía bairrista ao extremo está dando nojo e muito nojo de tudo que envolve o Futebol.

    Abraços e novamente Obrigado!

  • Roberto Carlos

    André

    O Barça é melhor e joga mais bonito ou seja é mais completo do que a seleção espanhola campeã do mundo?

    Abraços

    AK: Por causa do entrosamento de clube x entrosamento de seleção, é. Digamos que a Espanha é o Barcelona “piorado”. Um abraço.

  • João Vitor

    Chocolate do Real Madrid no Barcelona.

    http://esporteeesportistas.blogspot.com/. Acessem meu blog sobre esportes. Basquete, com a NBA e o NBB, Fórmula 1, Moto GP, Tênis, Natação, Vôlei, Handebol, NFL, MLB, MMA, Judô e muito Futebol. Principais campeonatos nacionais, Champions League e Europa League. Acessem, divulguem e comentem.

  • Hey André!

    Me desculpe discordar de você, mas a Espanha não é o Barcelona “piorado”… a Espanha é o Barcelona sem o Messi. 😛

    Abraço!

  • Luiz Felipe

    Perae!!!

    Esse lance da espanha dar espatáculo é mito!!! 

    Fez só OITO gol na copa!!! E só conseguiu ganhar por mais de um gol de diferença de HONDURAS!!!

    Concordo com tudo que disseste sobre o barça, mas a seleção espanha tá muito mais para futebol pragmático. Os números da copa mostram isso.

    um abraço

    AK: A base é a do Barcelona. A ideia de jogo também. Sobre a Copa, o jogo contra a Alemanha foi muito bom, no sentido de confronto de estilos. Um abraço.

  • Willian Ifanger

    Não vi o jogo todo, mas dificilmente tem como se contestar um 5×0.

    Esses números de posse de bola são incríveis. Se só o Barcelona fica com ela, muito provavelmente irá ganhar. A paciência com que trabalham a bola é sensacional.

    E a entrevista do Mourinho ao final do jogo foi uma pérola. Ele não parava de repetir que essa era uma derrota que seria “facilmente digerida”. Mas pelo tanto que ele falava isso, mais parecia que ainda estava entalada na garganta e ele estava tentando se convencer que iria conseguir digeri-la. Acho que não vai!

  • luisa

    na sua escola sim tinha controle, quem discordava apanhava, né?

    AK: Claro que não, prezada. Lá as pessoas eram normais. Um abraço.

  • Allejo

    Dá p/ acreditar que acabou a luz em casa na hora em que cheguei p/ ver o jogo? Coisas do Jabaquara …

    AK: Já aconteceu comigo. É revoltante. Um abraço.

  • Leonardo Lopes

    E a frase do Guardiola:

    “Estamos orgulhosos pois o mundo nos viu do jeito como gostamos de jogar. Este é o ponto importante. O resultado é uma consequência.”

    É isso!

  • BASILIO77

    Eu que não gosto, não consigo ficar mais que 20 minutos na frente da TV assistindo futebol europeu, fiquei e assiti todo o jogo. Realmente o time do barça atual é “diferente”. Como a seleção espanhola também é. Se alguém não souber o que “chocolate” significa na gíria do futebol, é só ver aquele jogo.

    Creio que o futebol brasileiro está em mudança. Dentro e fora do campo. Mais sério e bem administrado. Acho que é possível começar a se ver alguns clubes mostrando suas “caras” num futuro breve. Pra isso vai ser necessário alguns anos(pelo menos uns 10 anos) até que se possa dizer que esse ou aquele time tem “uma cara”, uma filosofia de jogo.
    Por enquanto vemos que o virtual campeão brasileiro desse ano, lutou contra o rebaixamento no ano passado e o campeão do ano passado lutou contra o rebaixamento nesse ano….um dos melhores times dos 2 ultimos anos, veio da segunda divisão em 2008…
    Acredito que caminhamos na direção certa, na medida das nossas possibilidades econômicas.
    Abraço.

  • Guilherme

    André, acho que essa foto reflete um pouco da diferença entre o jogo de Barcelona e Real Madrid. Um baseado no jogo coletivo e outro nas individualidades.

    http://i51.tinypic.com/25fprap.jpg

    Morei em Barcelona por um ano e, realmente, jamais vou conseguir sentir a mesma coisa que eles na questão da Catalunha e do amor à “pátria”. Assisti o 2-6 em um bar com alguns amigos. Te digo com certeza, o barulho no bar foi muito maior quando o replay mostrou o Puyol beijando a braçadeira com as cores da Catalunha do que no momento do gol.

    O estilo de jogo do Barcelona é simplesmente espetácular. Me pergunto se isso é exclusividade dos jogadores, do técnico ou se ninguém tem capacidade de colocar esse estilo em prática em outra equipe.

    O segundo gol é uma aula de jogo coletivo. Foram 21 passes, passando pela zaga, por Xavi, pelo meio, por Xavi, ele abre na esquerda para Villa e gol de Pedro. Um espetáculo.

    Na minha opinião, e por causa do estilo de jogo que gosto, acho que o Xavi é o melhor jogador do mundo. Ele é o perfil perfeito do jogador que se jogasse nos anos 70, muitos diriam “ah, mas esse Xavi jamais se encaixaria no futebol de hoje em dia”. Pô, o cara é lento, baixo, pouco habilidoso e consegue fazer o que faz com a bola. É um gênio da bola. E um jogador único. Não existe no planeta um cara como ele. E, ao lado do companheiro Iniesta, forma uma dupla mais espetácular ainda.

    Sem falar em Bousquets, um volante que surgiu da base, era banco do Touré na campanha 08-09 e virou titular na final da Liga dos Campeões, quando deu um baile no meio do Manchester. Também barrou a ida de Marcos Senna para a Copa do Mundo e jogou como um veterano. Nas palavras do Pepe Reina naquele incrível discurso na festa da vitória: “O polvo Paul da Espanha, o cara que rouba mais bolas no mundo com seus tentáculos”. 

    Messi é sem palavras. Dani Alves, Villa, Abidal (um lateral envelhecido e pouco comentado, mas de uma eficiência impressionante), Pedro. Enfim, um time recheado de grandes valores individuais, mas que tem no conjunto seu maior segredo. Tenho 27 anos e sou apaixonado por futebol. Digo, com toda certeza, o Barcelona de Pep Guardiola é o maior time de futebol que vi em campo.

    Bom, deixa eu parar de falar que estou falando demais. Um abraço

    AK: Eu tenho 37 e não sei se posso falar que é O melhor time que vi, mas é um dos melhores, sem dúvida. Obrigado pela foto. Um abraço.

  • David

    Entrando no debate da comparação do Barza com a seleção espanhola…

    Digamos que a seleção da Espanha domina o jogo tão bem qnto o Barça, mas perde gols que o Barça não costuma perder. Nem chutam tanto quanto a gol.

    E pelos “desfalques” que tem, é compreensível.

  • Marcelo

    André, fugindo do assunto e entrando na sul-americana e na vaga da Libertadores. O Brasil não ganha muito tendo o campeão da SA esse ano além de alguma exposição na mídia internacional, pois em suma, ao invés de jogar o quarto melhor clube do brasileirao na LA2011 joga um time da segunda divisão. Você é a favor dessa vaga? Eu acho que a vaga em si valoriza a competição (SA), mas tirar a vaga do brasileirao é uma aberração! Me interesso por sua opinião. Obrigado.

    AK: O fato de ser um time da Série B é circunstancial. Mas concordo com você. A vaga é boa para a CSA, mas não para a CLA. Nesse aspecto, está tudo errado aqui no Brasil. Quem tem pior desempenho numa temporada tem mais chances de jogar a CLA no ano seguinte, os classificados pelo CB caem em chaves mais fortes… coisa de louco. Um abraço.

  • amauri

    André
    tenho 57 anos, sou torcedor do Saão Paulo, mas pertenço a uma geração onde ir a estádios era uma distração e um lazer familiar. Por isso, tive a felicidade de poder assistir a inúmeras partidas do Santos de Gilmar, Pelé e companhia e do Palmeiras de Valdir, Dudu e Ademir. Jogos aos quais eu ia em companhia de amigos ou de familiares.
    Ver o Barcelona anteontem foi reviver essa época fantástica. Sem brucutus, sem volantes de contenção, mas com virilidade e jogo coletivo. Um espetáculo enfim. E o Barcelona terminou o jogo com nove jogadores vindos de sua base. Todos com qualidade, todos jogando pela mesma cartilha. Um exemplo para nossos clubes. Como é possível que equipes como Corinthians, Flamengo, Cruzeiro, Atlético, e o próprio São Paulo não consigam fazer nada semelhante.
    Acho que essas equipes deveriam reprisar o jogo à exaustão para que os seus “craques” entendam o que é jogar coletivamente.
    Pena que alguns dos atuais torcedores brasileiros, que aqui se manifestam restrinjam seus comentários apenas ao ato de menosprezar ou de gerar descrédito aos outros times.
    Abraço

  • Simone

    Bom dia,
    Eu tenho uma sugestão a fazer, por favor continua “dando corda” para a Luisa, estou me divertindo demais com as loucuras que ela fala. Acho mais divertido ainda as suas respostas.

    AK: É meu papel social. Um abraço.

  • edson gomes de lima

    É muito legal você ver um time jogar futebol como o Barcelona,diferentemente da maioria esmagadora que só joga futebol americano(dito por Tostão em sua coluna)com seus guerreiros e gladiadores que só trombam e batem o tempo todo, gritando “ISSO” a cada bola chutada para as arquibancandas.Exceção no Brasil é só o Santos do 1º semestre e nada mais.Por isso o Barcelona tem que ser exaltado exaustivamente mesmo,para o bem do futebol e não do Football.

  • kafepaulo

    André,

    O que esse Leonardo Atleticano fala ai, não tem nada a ver com o jogaço que foi né não? Comparar o futebol europeu, com a palhaçada do brasileirão, principalmente nesta final de temporada é algo que não tem principios, isto seria o começo de alguma moralização, pois a falta de ética e respeito pela profissão do futebolista, por pressão dos torcedores profissionais que temos por aqui, não podemos reclamar de nada, eh repito de nada, pois por aqui, são poucos, muito poucos o que realmente sabem torcer, vibrar, amar e por ai vai o seu time, independente dele ir bem ou mal nos campeonatos que se disputam. Erros de arbitragens ocorrem em qualquer lugar do Mundo, se liga, meu!!!!Querer comparar, falta de interesse por pressão de torcedores contra o seu próprio time, também é hipocrisia, pois ai já se tornam torcedores profissionais que tem algum interesse nesse “status quo”, espero que não seja um deles…

    Abraços

  • Caraca, essa foto que o Guilherme mandou é FAN-TÁS-TI-CA!

    Reparem como os 10 jogadores de linha do Barça estão em apenas UM QUARTO de campo! FABULOSO!!!

    Enquanto os do Real estão “espalhados” em MEIO campo, utilizando “só” o dobro de espaços com a mesma quantidade de jogadores. Quer dizer, só com 9, porque tem um estrelinha ali no meio que acha que tá na fila do busão com aquelas mãos na cintura… ô criatura, viu…

    Abraço!

  • leonardo atleticano

    Kafepaulo, quanto ao jogo, ninguem que goste de futebol no mundo vai discordar de que foi um jogão, o que eu falei, é que acho ótimo para eles ter como assunto principal, o jogo de futebol.
    Outra coisa, erros de arbitragem existem em toda parte, e são mais do que normais, o problema é que aqui muitos são propositais e beneficiam só um lado da moeda meu caro, aí é que mora o problema.
    Pressão de torcedor não faz nenhum time ganhar ou perder, a coisa é dentro do campo. Só fico abismado como um time que levou tanto título na mão grande possa ser tão chorão assim, aliás, o time não, esse está calado pois sabe que já fez coisa muito pior, quem está chorando são os torcedores.

  • RIDICULO

    ridiculo….. barcelona, real madrid,manchester ,chelsea

    tudo mesmo coisa…times que lavam dinheiro ,que participam de campeonatos que poucos brigam por titulos,tem dividas imensas

    barcelona nem paga os salarios do jogadores e vai e compra o villa

    deixa esse kfouri ai iludido

  • Anderson

    Luisa,
    O fato de o Barça ter sido PLENAMENTE favorecido contra o Chelsea naquela ocasião não faz com que ele deixe de ser o melhor time do mundo.
    O Barça não é o melhor time do mundo só por ter vencido a UCL de 2008/2009.
    É o melhor time do mundo por ter o melhor e mais eficiente futebol do mundo!

  • Ricardo Inocencio

    É como eu sempre digo quando passo pelo seu blog André….

    Existem momentos no futebol (e em outros esportes também, é claro) que são históricos.

    Sorte da gente que tem esse privilégio de ver esse espetáculo e daqui a uns 5, 10 ou 20 anos nos lembrarmos com a mesma intensidade de agora.

    Assisti o VT do jogo na ESPN, e comprovei o quanto esse time é “mágico”, os espaços que eles acham no meio da defesa adversária, o toque de bola envolvente, a objetividade,enfim…é brincadeira…que facilidade !!!

    Parabéns a você pelo texto, ao Cledi pela transmissão, ao P.Calçade e aos repórteres também…dá prazer assistir a ESPN/ESPN BRASIL…

    Abraço,

  • Rejane

    Eu gostaria que o Real Madrid tivesse um time igual do Barcelona! Com a mesma filosofia! Torço pelo Real mas admiro muito os jogadores do Barça!No jogo de volta, espero que o Real devolva o mesmo placar!

  • Jimmy Dantas

    André,

    Não consegui ver o clássico ao vivo, pois estava no trabalho. Fiz de tudo para conseguir chegar em casa, pelo menos para assistir o segundo tempo. Não consegui.
    Fiz questão de assisti-lo na terça, às 22h, na ESPN.
    Não me decepcionei. Foi simplesmente um dos maiores “chocolates” que vi. Tenho 32 anos e já presenciei vários jogos com a superioridade pendendo para um dos lados envolvidos. Esta partida foi superior a todas.
    O domínio tático imposto pelo Barça frente ao Madrid foi, até certo ponto, vexaminoso.
    A diferença foi tamanha que o Barcelona ficou 58 segundos com a posse de bola antes de fazer o segundo gol, marcado por Pedro.
    O Barcelona é favorito à UCL e à liga BBVA. Não há time algum do mundo jogando o que joga o time catalão. Talvez não tenha havido.

  • NELSON

    André, foi sim o melhor jogo que vi este ano…. a diferença entre o BARCELONA e os outros times é que eles trazem jogadores novos e dão estrutura na base inclusive quantos jogadores eles tem atualmente que vieram de outros times e que já são consagrados??? inclusive o jeito do time jogar é trabalho feito na base sim… e enquanto isto aqui no BRASIL são raros os jogadores formados na base do clube que arrebentam na equipe titular, inclusive para mim o SANTOS TEM SIM 1 CRAQUE E PENA QUE SÓ VOLTA A JOGAR ANO QUE VEM…. PAULO HENRIQUE GANÇO É CRAQUE SIM E FEZ MUITA FALTA AO SANTOS ESTE ANO COM CERTEZA………. DUVIDO QUE SE ELE ESTIVESSE JOGANDO O SANTOS SE NÃO TIVESSE SIDO CAMPEÃO AINDA, COM CERTEZA ESTARIA BRIGANDO PELO TITULO…. BOM VAMOS VER COMO VAI SER NO PRÓXIMO ANO………… PS….. NÃO SOU SANTISTA, MAS SEI QUANDO O JOGADOR É CRAQUE, SÓ ESPERO QUE ELE FAÇA NA SELEÇÃO O MESMO QUE FAZ ( JOGA ) NO SANTOS….. SE FOR POSSIVEL GOSTARIA DE SABER QUANTOS JOGADORES DO BARCELONA VEM DAS DIVISÕES DE BASE VOCE SABE ANDRE???? GRD. ABRAÇO…

  • Marcos Santos

    André, melhor jogo do ano não acho que foi pois foi jogo de um time só, aliás, de longe disparado o melhor time do mundo hoje. Todo clube que ousa enfrentar o Barcelona de igual pra igual leva lavada. Mas concordo em parte com a Luiza, aquele jogo em Stamford Bridge foi um assalto, o Barcelona não precisava daquilo, se tivesse sido eliminado, não perderia em nada sua magia, acho que foi encomenda do Senhor Platini, ele que não nega sua repulsa pelo futebol inglês, pra não repetir a final de 2008. Dá gosto de ver o Barcelona jogar, isso é inconstestável. Vamos torcer pra dar um jogão no sorteio das oitavas da UCL. Minha torcida, Milan x Barcelona. Ah, o melhor jogo do ano que vi foi Manchester United 3 x 2 Liverpool. Abraço.

  • xandinho

    Beleza André, fiquei impressionado com o futebol jogado pelo Barça. Claro que eu sabia da potencialidade deles. Mas, a anulação do Real foi monstruosa. Depois do Cruzeiro de 2003, foi o melhor jogo que eu vi um time fazer. kkkkkkkk. Brincadeira. Mas, acompanho futebol desde 88/89, e foi a melhor partida que eu vi um time fazer em toda minha vida! O vídeo desta partida deveria ser exibido nas escolinhas de futebol. O Xavi é um monstro. O Messi, até quando não é o Messi, é o melhor do mundo! Confesso que durante a partida fiquei maravilhado com o espetáculo, mas após fiquei até com um pouco de dó do Real. Com exceção do arrogante técnico português.
    Mas que o Alex de 2003 jogou mais que o Messi deste ano, isso jogou.
    Abraço

  • kappen

    o melhor jogo do ano foi grêmio e santos, no olímpico, semifinal da CB.

  • Rodrigo Said

    Parabens por suas palavras!
    e acompanhei bem de perto toda a preparacao do classico ate as delaracoes finais,,,
    o Barça jogou como nunca jogou era toda essa filosofia futbolistica que vai mto alem das 4 linhas e mto focado na parte psicologica do grupo comandando pelo Pep ,em 90 min en un camp nou, onde sim a torcida faz diferença
    como impresa aqui é mto parcial e nao divulga o show do barçacomo deveria te fazer se fosse o show de mou como era que todos querian que acontencese ,pensei sera que todo essa aula para os amantes do futebl nao tera um reconhecimento justo e com suas palavras e vejo e admiro a leitura do jogo e sei que esse jogo sera inesquecivel para a historia do futebol mundial

  • Rodrigo Said

    Parabens por suas palavras!
    e acompanhei bem de perto toda a preparacao do classico ate as delaracoes finais,,,moro em madrid
    o Barça jogou como nunca jogou era toda essa filosofia futbolistica que vai mto alem das 4 linhas e mto focado na parte psicologica do grupo comandando pelo Pep ,em 90 min en un camp nou, onde sim a torcida faz diferença
    como impresa aqui é mto parcial e nao divulga o show do barçacomo deveria te fazer se fosse o show de mou como era que todos querian que acontencese ,pensei sera que todo essa aula para os amantes do futebl nao tera um reconhecimento justo e com suas palavras e vejo e admiro a leitura do jogo e sei que esse jogo sera inesquecivel para a historia do futebol mundial

  • Pingback: Barcelona 5 x 0 Real Madrid | efemérides do éfemello()

MaisRecentes

No banco



Continue Lendo

É do Carille



Continue Lendo

Campeão de novo



Continue Lendo