CAIXA-POSTAL



Aos assuntos da semana:

André escreve: Por que um empate no fim do primeiro tempo (no caso do ultimo Goiás e Palmeiras, nos acréscimos) altera tanto o restante de um  jogo de futebol?

Resposta: Acho que já li essa pergunta em algum lugar… bom, gostaria muito que alguém explicasse esse fenômeno. É certo que não acontece sempre, porém. Nesta semana, no segundo jogo entre Independiente e LDU, os equatorianos empataram no final do primeiro tempo e acabaram perdendo o jogo por 2 x 1. Mas é impressionante como, na maioria das vezes, o time que empata volta muito melhor para o segundo tempo. Certamente tem a ver com o aspecto psicológico, o que pode explicar também a queda de produção do time que sofreu o gol.

______

Fabio escreve: E se a torcida do Palmeiras EXIGISSE empenho TOTAL do time contra o Fluminense? Isso poderia iniciar um movimento a favor da desportividade e da honra, que contagiaria, nem que fosse pela vergonha, as demais torcidas. Daqui a 4, 5 anos, quando não existissem mais essas dúvidas chatas de “vai ou não vai entregar” que tiram o foco de um campeonato ótimo, disputadíssimo, todo mundo lembraria que isso começou com a torcida do Palmeiras. Quem sabe isso mostraria a clara verdade às torcidas, que elas devem cobrar para ter um time competitivo, que brigue para vencer o Fluminense e levantar o caneco, e não entregar só para prejudicar um rival que foi melhor que você o ano todo. Tem melhor marketing do que esse?

Resposta: Não tem. Mas infelizmente é ficção.

______

Lúcio escreve: André, aproveitando que a ESPN vai transmitir o clássico espanhol de segunda-feira. Você acha que algum jogo chama mais atenção hoje em dia do que Barça x Real?

Resposta: Não. É o maior jogo de futebol que existe atualmente. Por tudo o que significa, pelos jogadores envolvidos, pela chegada de Mourinho ao Real Madrid. Acho ótimo que ele aconteça numa segunda-feira, para não ficar no meio de tanta coisa no fim de semana. Imperdível.

______

Carlos Eduardo: Para você, quem seria o jogador revelação do Campeonato Brasileiro?

Resposta: Bruno César.

______

Obrigado pelas mensagens. Até a semana que vem.

(emails para a CP do blog: akfouri@lancenet.com.br, ou clique no link abaixo da foto)



  • Anna

    O clássico é histórico, Barça e Real, muito mais que uma rivalidade, com certeza. Imperdível. A meu ver, a revelação do Campeonato Brasileiro é Dedé. Bruno César também mandou bem, mas Dedé salvou o Vasco na defesa, assim como Fernando Prass e Eder Luis. Acho que tem mais peso. Bom final de semana, Anna

  • Willian Ifanger

    Esse Real x Barça na segunda-feira foi perfeito mesmo……porque muito provavelmente, se fosse num domibgo, bateria com o horário da rodada do Brasilerão. Ainda mais que os dois times estão em excelente fase.

    Uma belíssima sobremesa do final de semana esportivo.

    E também acho o Bruno César a reveleção Brasileiro. E até o goleiro Julio Cesar.

  • Thiago Mariz

    Eu sou contra essa história de entregarem um jogo para que o rival seja prejudicado, mas a oposição por isso está ficando tão fanática que as pessoas parecem ficar apenas esperando que o Palmeiras perca para dizer “Entregou!”. Ele perdeu os últimos 10 jogos do Brasileiro (forma de expressão) e ninguém mencionou nada de “entregar”, mas se ele perder esse pro Fluminense, com um gol aos 45′ do segundo tempo, terá sido “dado”. É fanatismo demais dos dois lados da moeda.

  • Massara

    What?

    Cadê a frase cinematográfica da semana?

  • Rejane

    Acho que além do jogador Bruno César… os jogadores Dedé do Vasco e Neto do Atlético Paranaense também estão na lista de Revelações do BR-010.
    Tenho certeza que nessa segunda-feira todas as atenções estarão voltadas para o Camp Nou.

  • kafepaulo

    Fábio, tomara que o que voce escreveu aconteça, pois o futebol, esse imponderável esporte é cheio disso, eh digo mais, nada é impossivel de acontecer, pois o flu é fregues de carteirinha do palmeiras, pois em 69 encontros, tem 
    18 vitorias, 11 empates e 40 derrotas
    jogos em sampa, então é ridiculo, em 29 jogos, tem
    4 vitorias, 3 empates e 22 derrotas.
    Será que o entrega da torcida fanática do palmeiras vai conseguir quebrar o imponderável do futebo? Sei não…tomara que isso aconteça para trazer de volta a torcida do spfc, a toda poderosa, sublime, soberana, pois vai ser um tapa na cara, como…hahahahahahahahaha

  • Anna

    Quanto à entregar o jogo, eu acho o fim da picada. Quem pede isso, não ama seu time, se preocupa mais com o outro! Esqueci de completar! Boa noite!

  • Podemos citar outros 3 clássicos de muita rivalidade no mundo: Gre-Nal, Besiktas x Galatasaray e Boca x River.

  • Guilherme

    Esse fabio falo um absurdo monstruoso, como é que a torcida vai pedir empenho para vencer o fluminense e levantar o caneco se o palmeiras ta em 10 e nada pode fazer para ganhar o titulo, e em 2009 ninguem fez todo esse escandalo quando o corinthians ENTREGO pro flamengo néé? agora todo mundo acha o fim da picada, mas ano passado nao foi né?

  • Guilherme

    Eu acho que cada um cuida do seu, o sao paulo quando foi tricampeao nunca imploro ponto pra ninguem, pois sempre foi competente o suficiente pra nunca depende de ninguem, então o corinthians que ganhasse do atletico goianiense em casa e do ceara que ai nao tinha que chora vitoria para os outros, e nem fica com essa frescura toda por um jogo que nao ira disputar

  • Roberto Carlos

    André
    O fato de um time tomar um gol no final do primeiro tempo a vinda do intervalo logo a seguir teoricamente não seria melhor para ele do que para quem fez o gol? pois o intervalo é um tempo técnico e geralmente nos esportes como Volei e Basquete os técnicos pedem este tempo técnico justamente para colocar a casa em ordem e esfriar o melhor momento do adversário porem no futebol paraece que o efeito é o contrário. Mudando de assunto: não faltou o Julio Cesar do Timão entre os melhores goleiros na lista da CBF?
    Abraços

  • Marcel Souza

    Sobre a questão psicológica, eu acho que quando um time entra muito confiante pro jogo, com tudo “armado” pra festa, e sai ganhando, essa confiança aumenta ainda mais, e quando o time toma o empate bate aquela dúvida, aquele enfraquecimento mental, e nem tod time consegue sair dele. Me lembrou muito o que aconteceu com o Cruzeiro na final da Liberdatores contra o Estudiantes. O time vinha bem, jogando bem, sai na frente, e quando tomou o empate a coisa desandou.

    Uma coisa que eu admiro nos times argentinos é que eles não se deixam abalar com esse tipo de coisa. Podem sair perdendo, tomar o empate, ou o que seja, que eles se mantem com o mesmo propósito do inicio do jogo.

  • Gustavo Xavier de Almeida

    André, o q vc acha de termos classicos nas 2 ultimas rodadas do campeonato brasileiro e,
    alem de cota de TV por popularidade as cotas forem distribuidas conforme a classificacao final.

    isso estimularia o VASCO, o SAO PAULO FC e o PALMEIRAS a vencerem seus jogos mesmo qdo nao tivessem chances de libertadores e titulo

    Na minha modesta opiniao o Corinthians merece o titulo, pelo time, pelo futebol q apresentou mas é incrivel como a imprensa parece dar mais credito ao SCCP, ano passado eles entregaram e ninguem fez esse carnaval (sou contra esse tipo de covardia q foi feita por SCCP em 2009, SAO PAULO (meu time), PALMEIRAS e VASCO em 2010.)

    POR FAVOR, dê sua opiniao.

    abs

  • Rodrigo

    Isso aconteceu a vida inteira e ninguém nunca reclamou tanto quanto agora. Isso acontece em todos os países em que o futebol tem alguma relevância para as pessoas. Não é exclusividade do Brasil. E não é pecado algum querer que o time perca pra não beneficiar o rival. É assim desde que a bola é redonda. Faz parte de ser de torcedor. O que não pode é jogador, técnico e dirigente querer fazer papel de torcedor. E não pode também a imprensa procurar pelo em ovo e levantar dúvidas sem qualquer fundamento a respeito de profissionais. Infelizmente o país vive um momento em que, na coisa pública, a regra é fazer o errado, então todos partem do princípio que as pessoas são desonestas até que provem o contrário.

MaisRecentes

A vida anda rápido



Continue Lendo

Renovado



Continue Lendo

Troféu



Continue Lendo