CAIXA-POSTAL



Aos assuntos da semana:

Roberto Carlos escreve: O Grêmio Barueri mudou para Prudente, o Guaratinguetá esta de mudança para Americana, o São Caetano está ameaçando mudar também. Serão clubes sem raízes e com certeza sem alma (tipo o que ocorre no Vôlei). Muitos pregam que a salvação financeira dos nossos times grandes é se tornarem empresas. Na Europa, os clubes mudam de dono mas não perdem a identidade. Será que estamos preparado para este tipo de gestão? Mesmo que fiquem limitadas aos times pequenos, essas trocas de cidade serão a salvação dos mesmos ou a falência definitiva (O Votoraty mudou de Votorantim para Ribeirão Preto e fechou)?

Resposta: A questão da transformação dos clubes em empresas é bem mais ampla do que a saúde financeira dos mesmos. Tem mais a ver com modelo de gestão e responsabilidade na administração. A formação de uma base de torcedores está obviamente ligada ao tempo e ao relacionamento que se forma entre o clube e a região em que ele se encontra, de modo que times nômades jamais terão o mesmo apoio popular das instituições tradicionais. Tocando no exemplo que você citou, do vôlei, esses clubes viverão sempre do pacote que negociarem com prefeituras e potenciais patrocinadores. Só terão representatividade local na medida em que permanecerem no mesmo lugar. Mas isso não significa que acabarão falindo.

______

Pedro escreve: Qual sua opinião sobre o fato do Romário, agora deputado federal, fazer uma propaganda para uma marca de cerveja?

Resposta: Independentemente de ser político ou não (não sei se há algum impedimento, por lei), não gosto de ver alguém ligado ao esporte fazendo propaganda de bebida alcoólica, ou cigarro, por exemplo.

______

Sérgio (entre muitos) escreve: André, o que você achou da declaração do Roberto Carlos sobre o título do Corinthians no Mundial de 2000?

Resposta: A declaração não foi sobre o título do Corinthians, e sim sobre a maneira como o Real Madrid encarou o torneio. Ele relatou como o futebol europeu costuma tratar essas competições, o que, francamente, não é novidade alguma. Escrevo sobre o assunto no Lance! de hoje. A coluna estará aqui amanhã.

______

André escreve: Fala André, e o seu NY Yankees (eliminado nos playoffs da MLB), hein? Não posso falar muito porque meu time (Red Sox) está de férias, mas o Rangers jogou muito melhor, concorda?

Resposta: Muuuuuuuuuito melhor. Nesses 6 jogos contra os Rangers, os Yankees foram totalmente superados. Não há do que reclamar, além da atuação ridícula do time. Agora vou torcer para o San Francisco Giants.

______

Obrigado pelas mensagens. Até o sábado que vem.

(emails para a CP do blog: akfouri@lancenet.com.br, ou clique no link abaixo da foto)

“A verdade é que a minha guerra contra o sistema estava só começando… e dessa vez ia ser pessoal.”

Capitão Nascimento, em “Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro”.



  • Willian Ifanger

    Ontem o NYY foi atropelado pelos Rangers. E não vai ser nada fácil pros Giants ganhar um dos jogos na Filadelfia. Fazia tempo que não assistia jogos da MLB até o fim.

    André, o assunto abordado pelo Roberto Carlos (seu leitor, não o jogador) sobre os time “itinerantes” é interessante. Como funciona o esquema de “franquias” nos EUA? Quando uma franquia muda de Estado, ele perde os fãs do antigo estado?

    AK: Perde pela falta de contato. O time muda de cidade, de nome. Há regras que determinam para onde um time pode ir, levando em conta o “mercado geográfico”. Por exemplo: um time da NBA não pode ir para Boston, pois invadiria a área dos Celtics. As ligas definem essas questões quando existem as expansões (abertura para a criação de um novo time) ou mudanças de cidades. Outro assunto: recebeu minha resposta por email? Um abraço.

  • Willian Ifanger

    Recebi sim. E te mandei hoje, com calma, uma réplica. Obrigado pela explicação e pela resposta.

  • Anna

    Também acho que não tem nada a ver esportista fazer anúncio de cigarro ou de bebida alcoolica. Ainda nao vi esse anuncio do Romario, assim como o Juca Entrevista com ele porque estava viajando. Espero que reprisem. Fiquei triste com a derrota dos Yankees e vou torcer pelo Boston Red Sox. Bom sábado, Anna

  • Rejane

    Eu não entendi o porque dessa polêmica toda em relação a declaração do jogador Roberto Carlos! Ele só explicou a visão dos europeus (no caso do Real Madrid) em relação a esse Mundial que o Corinthians foi campeão! Os europeus não valorizam esse Mundial e nem o Mundial de clubes da FIFA como os sul-americanos valorizam! Eu não gosto de beisebol e nem de futebol americano prefiro Hóquei no gelo!
    Já assisti o filme Tropa de Elite 2 duas vezes! Eu sou fã do ator Wagner Moura! Outro filme, protagonizado pelo Wagner Moura, que irei assistir é “Vips”! Que conta a estória do golpista que fingiu ser filho do dono de uma empresa de aviação!

  • Anna

    Eu achei a declaração dele ao usar a expressão mundialito pejorativa no trecho do Bola da Vez que eu vi. E adorei quando o Juca o mandou calar a boca num post de seu ótimo blog. Mas ao ver, a declaração toda inserida no contexto do Sportscenter e ao ler o texto do André Kfouri no Lance! acabei sendo convencida que ele quis mostrar mais que para o europeu o torneio de nada valia. Mesmo assim, achei muito polêmico o que disse e penso que o Bola da Vez de hoje na Espn Brasil, às 23h, é imperdível. Roberto Carlos rende entrevista.

  • A mudança de cidade virou moda entre os clubes-empresa. Assim fica difícil, um clube desse ter torcida e também criar raízes na cidade onde está domiciliada a sua sede.

  • Pedro Valadares

    Obrigado pela resposta, André!

  • Claudio

    andré, o conca já foi convocado pela seleçao da argentina? se ainda nao, seria muito interessante, tanto pelo futebol quanto pelo marketing, ve-lo vestindo a amarelinha, nao aha?

  • Anna

    Uma correção: o Boston Red Sox saiu, então eu vou torcer pelos Phillies, da Philadelphia.

  • Jade

    Senti falta da Caixa Postal semana passada. Como faz a triagem das perguntas a serem postadas? VocÊ assistiu à Tropa de Elite? Gostou?

  • Jose

    Por isso que o Gremio Prudente é chamado apropriadamente de Grêmio Itinerante! O futebol brasileiro tinha que resgatar os times com torcida de verdade e não estimular times de prefeituras ou de empresas.

  • Paulo sp

    Roberto Carlos disse:
    ” O de Tokyo sim, aquele é importante! ”
    E todos nós sabiamos…

  • Anna

    A Caixa Postal é a melhor seção do seu blog. Não deixe de fazê-la. Pra mim, seu blog é o modelo ideal de blog. Informa, tem opinião, interação, esportes, cinema. Os textos são primorosos e curtos, como pede a Internet. O mais completo, a meu ver. Eu comecei fazendo blog me espelhando no Zico na Rede em 2006, mas hoje em dia tento alcançar a excelência que o seu tem. É muito difícil que eu atinja, mas colocamos metas. Só fico um pouquinho triste quando não responde às minhas perguntas, mas eu entendo que são muitas e às vezes se passa despercebido porque o blog bomba, é muita gente. Uma das coisas mais legais foi quando minha pergunta foi publicada em setembro de 2008, na Caixa Postal. Muito bacana, mesmo! Bom domingo!

  • Teobaldo

    Qual a sua espectativa em relação ao NYK para esta temporada da NBA? E em relação ao Shaq, no Boston Celtic? À despeito das limitações físicas, podemos ter alguma esperança de que ele seja um jogador decisivo nesta temporada? Um abraço.

  • Anna

    Esqueci: fala de Literatura também seu blog, de bons livros. Valeu, mesmo, André. Obrigada por tudo! Até!

  • Cel. Nascimento

    É CORONEL Nascimento, jornalista!!

    AK: Positivo.

  • Anna

    Pra ser mais precisa: é tenente-coronel Nascimento! 😉

MaisRecentes

Presente



Continue Lendo

Em frente 



Continue Lendo

Acordo



Continue Lendo