CAIXA-POSTAL



Aos assuntos da semana:

Roberto Carlos escreve: O Grêmio Barueri mudou para Prudente, o Guaratinguetá esta de mudança para Americana, o São Caetano está ameaçando mudar também. Serão clubes sem raízes e com certeza sem alma (tipo o que ocorre no Vôlei). Muitos pregam que a salvação financeira dos nossos times grandes é se tornarem empresas. Na Europa, os clubes mudam de dono mas não perdem a identidade. Será que estamos preparado para este tipo de gestão? Mesmo que fiquem limitadas aos times pequenos, essas trocas de cidade serão a salvação dos mesmos ou a falência definitiva (O Votoraty mudou de Votorantim para Ribeirão Preto e fechou)?

Resposta: A questão da transformação dos clubes em empresas é bem mais ampla do que a saúde financeira dos mesmos. Tem mais a ver com modelo de gestão e responsabilidade na administração. A formação de uma base de torcedores está obviamente ligada ao tempo e ao relacionamento que se forma entre o clube e a região em que ele se encontra, de modo que times nômades jamais terão o mesmo apoio popular das instituições tradicionais. Tocando no exemplo que você citou, do vôlei, esses clubes viverão sempre do pacote que negociarem com prefeituras e potenciais patrocinadores. Só terão representatividade local na medida em que permanecerem no mesmo lugar. Mas isso não significa que acabarão falindo.

______

Pedro escreve: Qual sua opinião sobre o fato do Romário, agora deputado federal, fazer uma propaganda para uma marca de cerveja?

Resposta: Independentemente de ser político ou não (não sei se há algum impedimento, por lei), não gosto de ver alguém ligado ao esporte fazendo propaganda de bebida alcoólica, ou cigarro, por exemplo.

______

Sérgio (entre muitos) escreve: André, o que você achou da declaração do Roberto Carlos sobre o título do Corinthians no Mundial de 2000?

Resposta: A declaração não foi sobre o título do Corinthians, e sim sobre a maneira como o Real Madrid encarou o torneio. Ele relatou como o futebol europeu costuma tratar essas competições, o que, francamente, não é novidade alguma. Escrevo sobre o assunto no Lance! de hoje. A coluna estará aqui amanhã.

______

André escreve: Fala André, e o seu NY Yankees (eliminado nos playoffs da MLB), hein? Não posso falar muito porque meu time (Red Sox) está de férias, mas o Rangers jogou muito melhor, concorda?

Resposta: Muuuuuuuuuito melhor. Nesses 6 jogos contra os Rangers, os Yankees foram totalmente superados. Não há do que reclamar, além da atuação ridícula do time. Agora vou torcer para o San Francisco Giants.

______

Obrigado pelas mensagens. Até o sábado que vem.

(emails para a CP do blog: akfouri@lancenet.com.br, ou clique no link abaixo da foto)

“A verdade é que a minha guerra contra o sistema estava só começando… e dessa vez ia ser pessoal.”

Capitão Nascimento, em “Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro”.



MaisRecentes

Escolhidos



Continue Lendo

Carente



Continue Lendo

Hoje tem



Continue Lendo