G-3,5



A Conmebol é mesmo um fenômeno.

“Cassou a cassação” da quarta vaga do Campeonato Brasileiro na Libertadores, mas deixou claro que a criança pode ficar sem o doce.

Se o campeão da Copa Sul-Americana for um clube brasileiro…

Olhe a tabela da CSA.

Palmeiras e Atlético Mineiro são, em tese, os times mais fortes. Como devem (ainda têm os jogos de volta das oitavas) se encontrar nas quartas de final, um ficará pelo caminho. O outro seguirá como favorito.

Imagine que um deles chegue à final, que tem seu segundo jogo marcado para o dia 8 de dezembro.

O BR-10 termina três dias antes.

O que significa que o time que ficar em quarto lugar terá nas mãos uma “vaga provisória” na pré-Libertadores.

Só saberá se esse vaga será de verdade quando acabar a final da Sul-Americana.

Se o time brasileiro perder.

É mais ou menos como pegar uma senha para atendimento, esperar três horas e, então, ver a porta do estabelecimento se fechar.

Consumidores têm o Procon, a Polícia…

Os clubes brasileiros têm o Clube dos 13. E alguns estão comemorando.



  • Edouard Dardenne

    Não havia a menor possibilidade da Conmebol admitir 7 times brasileiros na Libertadores. Diante das circunstâncias, melhor assim. Já que o campeão da SulA vai conquistar uma vaga mesmo, e isso era inevitável, acho mais justo que o Brasil perca meia vaga em razão de um vencedor da Sulamericana do que em razão do título do Inter.
    Fica ruim apenas porque o 13º colocado do brasileirão do ano passado terá tido 3 chances de conseguir uma vaga para 2011: Copa do Brasil, Brasileirão e SulA. Enquanto que o campeão, Flamengo, teve duas, significativamente mais difíceis: Libertadores-10 e Brasileirão.
    Isso não parece justo.
    Um abraço.

  • Danyllo Magalhães de Morais

    André, salvo engano desde que definiu que a CSA classificaria o campeão para a Libertadores, o quarto vaga pelo Brasileiro já estava ameaçada, acho que vi no sitio do Renato Maurício Prado assim que ele publicou esse furo. Logo a CONMEBOL (nome horroroso), só reestebeleceu a ordem que havia antes de ter feito tirado a quarta vaga do Brasileiro.
    Abraços

  • Marcel Souza

    A Conmebol só tem fanfarrão! A situação de termos um time brasileiro na final da CSA é muito real.

    por outro lado, acho que deva existir uma adequação das vagas para os próximos anos. Realmente 7 times do mesmo país num torneio que tem 32 times é demais. Só não pode mudar o regulamento no meio do jogo, né?

    1 abraço!

  • Rodrigo Ribeiro

    O grande problema é o fato dos times que jogam a libertadores não poderem participar da Copa do Brasil. Se isso acontecesse, o problema seria bem minimizado. Todos teriam chances iguais de irem à libertadores.

  • Bruno

    Quer dizer que um dos times rebaixados na série A pode ganhar como consolação uma vaga na Libertadores? Que legal né.

  • Paulo sp

    E viva o mata-mata…
    É tão empolgante que pra ter alguma “graça” tiveram que “ganhar” vagas pra liberta assim, de graça…
    Afinal Palmeiras x Zé mané de Sucre ou Santos x Algum time forte, que leve de 10 ou 9
    é realmente dose pra leão…
    E agora Basilio77, seu time passa 40 rodadas entre os três primeiros, na última rodada cai pra quarto, aí um time que briga pra não cair, leva a vaga via CSA, final emocionante não?
    e viva o mata-mata!(até aqui ele atrapalha!)
    P.S tomara que o SPFC não fique em quarto…

  • Alexandre

    Concordo com o Edouard.
    Sete times de um mesmo país (que neste ano poderia ser o Brasil, mas em outro poderia ser a Argentina) na Libertadores é muito.
    Se queriam tanto dar uma vaga para o campeão da Sulamericana, nada mais justo do que tirar do último classificado via campeonato nacional. Convenhamos, quem não consegue ficar entre os 3 primeiros colocados de um campeonato não pode reclamar de nada.
    A distorção que fica é a apontada pelo mesmo Edouard. Para solucioná-la, o óbvio: permitir que os times que estão na Libertadores participem também da Copa do Brasil.
    Libertadores, Sulamericana e Copa do Brasil deveriam ser disputadas durante toda a temporada, como ocorre nos equivalentes europeus.

  • Beto

    André, nada a ver com o assunto, mas passo aqui para compartilhar um vídeo que me deixou meio estarrecido (sou palmeirense, e não santista, mas não pude deixar de passar):

    http://www.youtube.com/watch?v=ylsE92u6sNg&feature=player_embedded

    Se a Arena Baruerí (que nunca visitei) é tida como um “modelo”, espero que não seja esse modelo que seguiremos para a copa.

    Abs!

  • Teobaldo

    Que tal, André Kfouri e demais participantes do Blog, se o Corinthians for o quarto colocado no Brasileirão e, na semana seguinte, o Palmeiras vencer a Copa Sulamericana?

  • Luciano SJC

    Imagina se o brasileirão terminasse com os tres primeiros: Palmeiras, Inter e Santos:Automaticamente sobrariam 3 vagas: Ou seja , o G4, virou G6. Média 7 pra quem ficar em 06º e chegar na libertadores, o que não é tão alto.

  • Sanchotene

    A melhor solução sempre foi a “Catarina” (apelido de Felipe Silva, o autor da idéia), mas como ela implica necessariamente passar o ARG-4 da Fase de Grupos a Pré-Libertadores, sequer foi cogitada.

    Pela “Catarina”, a Pré-Libertadores teria 14 clubes: CSF-2, BRA-4, BRA-5, ARG-4, ARG-5, URU-3, COL-3, PAR-3, CHI-3, EQU-3, PER-3, BOL-3, VEN-3 e MEX-3. O campeão da Sul-Americana (CSF-2) enfrentaria necessariamente o último classificado de seu país.

    Passariam 7 para a Fase de Grupos, que se juntariam aos demais 25 [CSF-1 (o campeão da Libertadores); 3 brasileiros; 3 argentinos; e 2 de cada um dos 9 países restantes] classificados, para fechar os 32.

    Desse jeito, ninguém perde nenhuma vaga. Mas para que optar pelo simples, não?

    Abraço.

  • Sanchotene

    A propósito, como o que realmente importa é a Fase de Grupos, se o campeão da Sul-Americana enfrentasse obrigatoriamente o pior do seu país na Pré-Libertadores, Brasil e Argentina não poderiam ter 7 vagas, e nem os demais, 5. Ficaria tudo igual como é hoje.

  • Thiago Mariz

    Trocando em miúdos: nada está tão ruim que não possa piorar.

  • BASILIO77

    Paulo sp, o que que o ‘meu” mata-mata tem a ver com os desmandos da Conmebol?
    Só falta os adeptos da teoria da conspiração dizerem que a quarta vaga veio porque o SCCP está caindo pelas tabelas, e talvez não fique nem entre os quatro. Tudo coisa do Xanxez…

    Quanto ao sistema de disputa…”legal” seria ver uma disputa pela ponta da tabela entre Fluminense e SCCP…sendo que as 3 últimas partidas do time carioca serão contra SPFC, SEP e GUARANI. Dois rivais do seu concorrente. Inclusive com o Palmeiras podendo estar disputando as finais da CSA…e naturalmente priorizá-la jogando o brasileiro com um time “B”. Daí, poderia haver a tal “entrega” de jogo, tirando todo o aspecto tecnico da competição.

    Enfim, pontos corridos tem tantos defeitos quanto o mata-mata, mas perde nas qualidades. Essa forma de disputa é, em minha opinião, um dos fatores que vem contribuindo para a queda da qualidade do nosso futebol. Só pra ilustrar, o time do SFC de 2002 não teria vingado.
    Abraço.

  • BASILIO77

    Quanto as vagas para a CLA, não discuto o numero de vagas, mas mexer nas regras durante a competição é sempre desagradável. Digno de uma confederação meia boca como é a Conmebol. A CBF perto dela é uma UEFA.
    Abraço.

  • Anna

    Definição perfeita. G3.5 parece até megapixels de maquina digital e defasada ainda por cima… 😉

  • Paulo sp

    Na verdade, não quis dizer apenas vc(B77) e sim todos que gostam do mata-mata …
    vcs dizem que é mais emocionate e tal…No entanto, copa do Brasil e sul americana são disputadas assim e duvido que vcs assistam algum jogo, até porque são jogos péssimos e com casa vazia.
    Quanto a tabela do br2010, tb aconteceria se fosse fase classificatória.
    Agora achar que o Robinho, Elano , Diego, Alex ,Renato não apareceriam vc tá de brincadeira…
    Em 2003 eles “só” foram vice do BR e da CLA e 2004 venceram o Brasileirão e o paulista
    Se for assim cruzeiro de 2003 é fruto do pontos corrido? e era tão bom quanto o Santos02…
    E se pensarmos bem ficamos muito mais forte no cenário internacional, ao lembrarmos 2002 por exemplo o Flamengo não passou da primeira fase da CLA que não teve jogos transmitidos pela tv, hj vc imagina a globo ou qualquer pessoa ignorando um jogo de CLA?
    Na minha opinão será uma baita injustiça o Flu ou o Timão ficarem de fora da CLA , ainda mais se o Galo ou o Avaí vencerem a CSA…
    CB e CSA não deveriam dar vaga a nada!
    Aí sim veriamos a graça dos mata-mata…

  • Sanchotene

    Basílio77,

    A UEFA já mudou as regras -em 2005!- para acomodar o Liverpool.

    E Conmebol não mudou nenhuma regra durante uma competição sua. Tudo que há, para a CBF e demais federações, é uma expectativa de vaga que pode ou não se confirmar.

    A discussão deve ser feita sobre a qualidade em si da mudança. A Conmebol tinha todo o direito de fazer o que fez.

  • Heinz-Harald Grbic Stojakovic

    André, mas, nesse caso, estariam todos os países (quem for campeão da CSA, perde uma vaga no nacional), ou só o Brasil? E outra, o quarto colocado no brasileirão entra na pré-Libertadores. E o campeão da CSA? Entra direto na fase de grupos? Nesse caso, se o campeão for um brasileiro, todos os times brasileiros iriam direto pra fase de grupos, ou o terceiro iria para a pré-Libertadores?

    AK: A regra vale para todos os países. O campeão da CSA entra direto. O terceiro (ou quarto, se o campeão da CSA não for brasileiro) do BR vai para a pré. Um abraço.

  • Lucas Galvão

    Acredito que a unificação das Américas seria uma saída interessante… Imaginou um campeonato de clubes com jogos nos EUA / MEX / CAN? Não que seria mais difícil, mas seria bom pra variar… E também acabar com esse “convite” aos times mexicanos que se ganham, não disputam a final do Mundial…
    A CSA é ridícula… muita coisa tem que ser mudada… Classificação dos 8 primeiros do Brasileirão seria o ideal! Acabar com essa coisa de que time que não leva nada no brasileirão ganha vaga de lambuja na CSA e um caminho mais fácil para se chegar a Libertadores…

  • Claudio

    Andre, e se der Penarol vs um time brasileiro na final ? o Palmeirs ou Galo estariam garantidos na libertadores, já que o Penarol ja está classificado??

    AK: O vice da CSA não se classifica para a a CLA. Um abraço.

  • BASILIO77

    Paulão, gostei do B77, vou adotar…rsrsrsrsrs..
    Abraço.

  • E acho que pode ficar pior. Se o Santos ganhar o Brasileirão, a vaga da Copa do Brasil não vai pro Vitória? Corre-se um sério risco de ter dois classificados para a Libertadores na segunda divisão em 2011…

    AK: Não é assim. Se o Santos terminar o BR no G-3 (ou G-4), a vaga na Libertadores desce um degrau. Um abraço.

  • Nilton

    Eduardo Mion
    Com relação aos campeãos da copa do Brasil e Libertadores tem vaga garantida na libertadores 2011, e durante o Brasileirão eles são café com leite com relação a vagas na proxima Libertadores, hoje o ATL/PR sexto colocado esta garantido pois Santos e Inter não conta.
    Claudio
    Se o Penarol for campeão ele tira uma vaga do seu proprio país.

  • Rochatimão

    “É mais ou menos como pegar uma senha para atendimento, esperar três horas e, então, ver a porta do estabelecimento se fechar.
    Consumidores têm o Procon, a Polícia…”.
    Seguindo a linha de raciocínio do nosso amigo Kfouri, este deve ser o procedimento para consumidores enganados correto ? Acho estranho que no caso da promoção das minibolas, ninguém se manifesta sobre o assunto. Seria esse o procedimento a ser adotado ? Procon ? Polícia ? Ahhhhh meu Brasil, bem brasileiro. Onde tudo gera polêmica, menos o que tem importância. Sem mais. Decepção total. Credibilidade zero.

    AK: É o seu segundo comentário sobre o tema, com o mesmo tipo de exagero, a mesma comparação sem propósito. Compreendo que esteja contrariado, mas você realmente acha que o canal correto para a sua reclamação é o blog de um colunista do Lance!? Um abraço.

  • rochatimão

    Desculpe se imaginei que, a imprensa deveria divulgar as situações que estão em desacordo com a legislação, independente de relação patronal. Ainda mais considerando que foi enviado e-mail ao Lancenet, ficando este sem resposta até a data de hoje.
    Só esperava que, ao menos tentasse saber o que estava acontecendo com seu leitor.
    Acho que é mais importante divulgar o peso do Ronaldo. Vende mais né ? $$$$$$$
    Não deixarei mais msgs. Grato

    AK: Se você quer contar o que aconteceu, mande um email. O endereço está bem visível. Nenhuma relação patronal impediria o encaminhamento da reclamação. Mas você parece mais interessado em criticar a linha editorial do jornal. Um abraço.

  • Rochatimão

    Está bem. Desculpe se lhe incomodei. Mas foi a forma que encontrei para tentar ser lido. De qualquer forma agradeço a atenção. Abraço

    AK: Não me incomodou. Canal errado, apenas. Se quiser, pode mandar o email. Um abraço.

MaisRecentes

Gato



Continue Lendo

A vida anda rápido



Continue Lendo

Renovado



Continue Lendo