CAIXA-POSTAL



Aos assuntos da semana:

Willian escreve: Se comentou durante uma semana o jogo de equipe da Ferrari. Muitos trataram como se fosse um crime ao esporte e coisa e tal. Muito bem. Mas o que falar do que está acontecendo no Mundial de vôlei? Será que a atitude desses atletas/técnicos não é pior do que um jogo de equipes?

Resposta: É difícil comparar as duas situações. O que chama a atenção no caso do vôlei é o regulamento do torneio, que possibilita esse tipo de operação de resultado. Dois times fazendo o possível para perder um jogo, num campeonato mundial, é uma coisa triste de ver. O problema fica maior quando quem critica o regulamento age de acordo com o que ele oferece.
______

Gustavo escreve: André, na moderna gestão esportiva há espaço para ídolos sem formação técnica específica?

Resposta: Em nenhuma gestão moderna há espaço para gente sem formação técnica. Mas não há nada de moderno em gestão esportiva no Brasil, principalmente no futebol. O motivo principal é a “cultura”, que prefere quem é “do meio”. Isso ocorre porque o modelo de gestão dos clubes é essencialmente amador, e porque a estrutura do esporte está longe do profissionalismo.
______

Gilberto (entre muitos, sobre o tema) escreve: André, você não acha que a Patrícia Amorim (presidenta do Flamengo) tem responsabilidade na saída do Zico?

Resposta: Ótima pergunta. Sim, acho. Pedir ao Zico para ficar e depois se emocionar ao falar sobre a demissão é um pacote que não convence. No momento em que ficou claro que o Zico iria embora, a presidenta do clube deveria garantir que ele ficasse. Ou será que ela não tem poder para isso? Patrícia Amorim entraria para a história do Flamengo como a dirigente que trouxe Zico de volta ao clube. Agora será a dirigente que permitiu que ele saísse.
______

Ricardo escreve: André, sei que não é o assunto principal do seu blog. Mas gostaria que você comentasse o caso de doping do Alberto Contador (ciclista espanhol, tricampeão da Volta da França). Se você achar melhor não publicar minha pergunta, agradeceria uma resposta por email.

Resposta: Eu que agradeço pela mensagem. Ciclista flagrado no exame antidoping deixou de ser notícia faz tempo, não? Claro que esse caso é importante, por se tratar do melhor ciclista da atualidade. Mas doping nesse esporte é algo que não surpreende mais. Há duas maneiras de ver a questão: quem acredita no esporte “limpo” fica satisfeito pelo fato de o exame pegar alguém tão famoso, campeão do evento mais importante que existe. Dizem que o doping está décadas à frente do controle, mas esse episódio mostra que pode não ser assim. Já quem não acredita, tem mais um motivo para pensar assim.
______

Obrigado pelas mensagens. Até o próximo sábado.

(emails para a CP do blog: akfouri@lancenet.com.br, ou clique no link abaixo da foto)

” – Você acredita em OVNIs, projeções astrais, telepatia, movimentos telecinéticos, no montro do Lago Ness e na teoria de Atlantis?

– Ah, se eu receber pagamentos periódicos, acredito em tudo que você disser.”

Diálogo entre Janine e Winston, em “Os Caça-Fantasmas

(sugestão do leitor William Ifanger. Obrigado.)



MaisRecentes

Novo



Continue Lendo

Virtual



Continue Lendo

Falante



Continue Lendo