CAMISA 12



(publicada ontem, no Lance!)

A FOGUEIRA DO MORUMBI

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) informou, ontem, que foram detectados quase 21 mil focos de incêndio no Brasil, nos primeiros 24 dias de agosto. Não é necessário examinar as imagens de satélite para descobrir que um deles está em São Paulo. No São Paulo. Apesar da fase de negação da diretoria, último erro de uma sequência alarmante.

A melhor frase sobre o momento são-paulino foi escrita na segunda-feira passada, neste Lance!, pelo repórter Gabriel Saraceni: “No Tricolor, todos parecem interinos”. Bingo. A frase resumiu perfeitamente o comportamento do time, que mostrou níveis de incômodo e preocupação semelhantes aos de um paciente em coma, ao ser triturado pelo Corinthians no Pacaembu. Ok, podem não ser todos, generalizar é sempre ruim. Mas os que se importam parecem impotentes.

E o que fez a moderna diretoria do clube? Patrocinou uma prensa pública de “torcedores” organizados, dentro do Centro de Treinamento, para cobrar os jogadores. Genial. Só falta dizer que “este tipo de ação motivacional faz parte do nosso planejamento macro”. Conveniência e covardia, tentativa de camuflar as falhas de quem é responsável pela crise.

Não se engane ao pensar que os “conselheiros das arquibancadas” também foram recebidos pelos cartolas do São Paulo. O encontro com a cúpula foi privado, e, como tal, pode ser qualificado de “saudável” mesmo que não tenha sido. Quem viu os dedos em riste e ouviu as ofensas, diante de câmeras e microfones, foram alguns jogadores. Para que acordassem. Que bonito.

Veja, se a diretoria do clube identificou atletas que acham que CT é sigla para “carteado e travessuras”, que os enquadre, coloque no freezer ou lhes mostre a porta. Esse é o papel de quem comanda. E se não há autoridade suficiente para fazer um grupo experiente aceitar o comando de um treinador jovem e desconhecido (era muito difícil antecipar os problemas?), que chame os líderes do vestiário e pergunte como eles querem trabalhar. Sim, é transferência de responsabilidade, mas ao menos é interna.

Pela terceira vez na História, o Morumbi parece ser a razão de uma época difícil. Erguê-lo produziu um jejum de títulos que durou 13 anos entre as décadas de 50 e 60. A “era dos amortecedores” interrompeu investimentos no futebol entre 95 e 2002. Agora, reformar o estádio para a Copa de 2014 roubou o oxigênio da tomada de decisões sobre o time. E 2010 pode terminar mal, especialmente se a contratação do próximo técnico for mais um erro.

Há 20 dias, quando Ricardo Gomes foi demitido, não havia nomes interessantes disponíveis. A oferta não mudou. A inabilidade para dar suporte ao treinador interino levou à obrigação de trazer um técnico que não será o ideal para o futuro. Mas o futuro será moldado nos próximos 3 meses.

É a diretoria quem tem de apagar o incêndio.



  • Leandro Azevedo

    Os dirigentes do SP parecem mais preocupados com o estadio do que o time…

    E com certeza vao fazer algum tipo de resposta ao comentario ridiculo do Andres Sanches dizendo que o principal objetivo dele eh nao deixar o Morumbi ser sede da Copa antes de se preocupar com treinador para o time.

  • Paula

    Lá vem Leão….

    Leandro, arrogância e provocação por parte do Andres, pode!

  • Allejo

    Se Leão vier para tudo, vou dar um tempo no futebol, arrumar outro hobby, só volto a ser sao paulino depois que ele sair.

  • Rejane

    Fiquei sensibilizada com a lesão do jogador Paulo Henrique Ganso! Uma pena! Um jogador clássico e tão novo enfrentado a sua terceira lesão! Ainda bem que com os avanços, o tratamento irá durar até 6 meses ou menos!
    São Paulo, Atlético Mineiro e Grêmio estão vivendo péssimos momentos!

  • BASILIO77

    Os períodos sem titulos do SPFC não foram por conta de investimento no estadio, mas por conta do domínio de outras agremiações que contavam com esquadrões quase imabatíveis.
    Naqueles períodos, muitos outros clubes ficaram sem titulos…e as taças foram quase sempre para os mesmos salões. Essa foi mais uma mentira repetida mil vezes que “virou” verdade para minimizar o sucesso alheio.
    Fora isso, ainda acredito na força da estrutura do SPFC. Crise no SPFC não dura mais de 30 dias. O passado recente de feitos impressionantes deixa todos com uma expectativa muito alta, é preciso ter paciência num momento de transição.
    De crise eu entendo. Muita calma nessa hora.
    Abraço.

  • JEM

    O Sr. Juvenal anda muito preocupado com esta porra de Copa e esquecendo o time… Sr. Juvenal lembre-se que as conquista (titulos) de um time valem mais que sediar uma maldita copa do mundo. porque numa Copa só interessa o Brasil ser campeão, mas para o torcedor as conquistas de seu clube valem muito mais, portanto vê se abre os olhos e volte a cuidar do time que é o que mais interessa ao torcedor do SÃO PAULO F.C.

  • JEM

    Outro dia vi o Andres Sanches comentando numa tv. que se o maior de todos (acho que ele se referia ao corinthians) caiu, outros poderiam cair tambem.
    Gostaria de saber maior de todos em que sentido:
    Titulos?… Acho que o SPFC tem muito mais
    Torcida?… A do Flamengo é bem maior
    Patrimonio? Outo dia cortaram até a luz Parque São Jorge.
    então…
    Não entendi…

  • A crise esta praticamente instalada no Tricolor Paulista. Domingo, terá a dura missão de ‘segurar’ o Fluminense. O jogo será dos extremos: se ganhar, pode se ter uma ‘sobrevida’, se perder, é se afundar ainda mais na crise, que pode levar o clube à Série B.

  • PE DE PANO

    Que texto ruim.

    Todos nos sabemos dos problemas do TRICOLOR. não e nenhuma novidade. E o texto em si e muito fraco. André kfouri alias, sempre escreveu muito mal…. quando vai alem das suas notinhas habituais, parece dar curto circuito no sistema, e se complica todo com um texto travado com pouca eloquência e sentido… e complicar o simples.

    quanto ao TRICOLOR…. a mídia já encheu o saco… falou tudo q tinha que se falar…. nada disso tira a grandeza do único TRI HEXA, e AINDA o melhor clube do Brasil.!!!…. mais o time tem que mudar de mentalidade. mudar o futebol em si.. não da mais para o juvenal contratar o jogador e obrigar o treinador a encaixa-lo no seu esquema tático. isso e um absurdo.!! e nos últimos anos o futebol do SPFC vem sendo muito chato, mais com alguns sucessos…. quando o time arranca a torcida comparece.. se não, não…. e impressionante o que o muricy fez nestes anos de SPFC. principalmente se considerar tudo que “pega” nos bastidores… então ta na hora de mudar.. e esta mentalidade de renovação com jovens atletas sera muito importante para isso, junto e claro, com jogadores mais experientes que se identificam com o TRICOLOR.

    AK: “um texto travado com pouca eloquência e sentido”. Ah, entendi… vá ao seu limite, busque o auge de sua capacidade de compreensão, você chega lá. Acredite. Um abraço.

  • Marcel Souza

    O time está acéfalo, sem comando, e faz tempo. O JJ tem poder quase ditatorial e está com a cabeça e muitos outros assuntos. Só espero que não demorem muito pra acordarem. É triste ver a diretoria fazendo tanta presepada depois de tanto aladear que era “diferente”.

MaisRecentes

A vida anda rápido



Continue Lendo

Renovado



Continue Lendo

Troféu



Continue Lendo