“ERA MM” COMEÇOU DOCE



Bom… foi só um amistoso, não há motivo para ir para a Avenida Paulista comemorar.

Mas vimos muitas coisas estimulantes na estreia de Mano Menezes na Seleção Brasileira (2 x 0 nos Estados Unidos: Neymar e Pato).

Primeiro, um time de garotos que não sentiu nada além de vontade de jogar bola. A camisa não pesou para ninguém.

Depois, uma atuação segura e, ao mesmo tempo, alegre. Ofensividade, toque de bola, momentos de bom futebol mesmo. Tudo aquilo que normalmente se diz que “não dá para fazer com tão pouco tempo de treinamento”.

E olha que estamos falando de um grupo que se reuniu pela primeira vez.

A zaga foi bem. Neymar foi bem. Pato foi bem.

PHG jogou o de sempre: muito.

Enfim, se tivéssemos visto um 0 x 0 chato, seria necessário dizer o óbvio. Que é um começo de trabalho, que evidentemente é muito cedo para apontar o dedo.

Mas vimos bem mais do que um 0 x 0 chato. Vimos uma atuação interessante da Seleção, e uma vitória que fez o novo trabalho começar da melhor maneira.

Agora, você vai ouvir/ler muita gente (até mesmo quem não cobrou nada – ao contrário, elogiu tudo – nos últimos 4 anos) aplaudindo a “nova forma de jogar” do Brasil. Gente que vai falar em “futebol arte”. Prepare-se para ser tratado como se você não tivesse memória.

Aqui, falaremos em “nosso futebol”. É mais adequado.

E é o que a Seleção Brasileira mostrou nesta noite, em Nova Jérsei.

Que bom.



  • Edouard Dardenne

    É quase incrível que a Copa tenha acabado há apenas 1 mês. Temos outra geração em campo. Começo muito, muito promissor. Um abraço.

  • José Cláudio Vieira Oliveira

    Pena que esse jogão não foi transmitido e, o povão teve que se contentar com novelas e programas ruins. Quando vamos ter emissoras que realmente tenha em primeiro lugar o telespectador povão?

  • jacson

    andre esse pessoal que voce falou minha memoria não esqueceu , foi a globo de sempre que bajulava dunga e sua metodologia de araque e agora critica ele, esses hipocritas globalizados

  • Robson Strauss

    Eu não vi o jogo, mas, o time sim estva entrosado, desde o Santos. A estrutura principal no ataque, joga junto há tempo (Robinho, Neymar, PH Ganso). Ramirez dispensa comentários. Entrosado ou não, aparece sempre.
    Vamos ver, como fica depois que o MM coloque o seu toque tático aí.

  • Leandro Azevedo

    Andre,

    O estadio eh belissimo, mas a desorganizacao na entrada de jogos que vcs relatam ai no campeonato brasileiro passou por aqui tb… claro que sem violencia, mas demorou quase 20 minutos pra passar pela revista e entrar no estadio… cheguei no meu assento com 2 mins de bola rolando.

    O ponto negativo a meu ver foi o D. Alves… errou bastante passes e quando tentava cruzar nao acertava o pe. A molecada jogou solta, e Neymar e Ganso “brincando” com a bola, especialmente quando chamava pro drible na lateral.

    Abraco

  • David

    José, o “telespectador povão” quer novela, não futebol. A Globo não faz o futebol esperar a novela terminar só por ruindade, é porque se passar o jogo na hora da novela, ela perde audiência.

    No caso de hoje, como era um jogo para inauguração do estádio lá na gringa, o horário foi, obviamente, determinado pelos gringos. Ou seja, não dava pra ser 21h50. A Globo nunca vai deixar de passar novela pra passar um jogo as 21h, nem mesmo da seleção.

    Não entenda no meu comentário uma defesa da Globo, pelo contrário. Acho que eles fazem uma análise simplista do mercado, e não sabem valorizar e ganhar ainda mais dinheiro com o produto futebol. Além de, com sua grade burra, prejudicar todo o esporte e os envolvidos nele. Ou seja, eles me desagradam profundamente.

    Mas pode ter certeza que a raiz do mal na Globo é justamente o fato do povão se contentar com novelas e programas ruins. Na cabeça de quem manda na Globo, fazer uma TV de qualidade seria jogar pérolas aos porcos, e como eles tem uma visão estreita, continuam servindo lavagem pra não desagradar.

  • Alex

    Muito bom esse começo de uma nova geração que trará uma nova cara a seleção brasileira.
    Parabéns Mano pela convocação, tem que colocar gente nova e que jogue o verdadeiro futebol brasileiro.
    Boicote geral a Globo.

  • Paulo Roberto da conceicao oliveira

    Palhacada o jogo nao ter sido transmitido, porem viremos a pagina, vamos ao que realmente interessa. Hoje em dia vejo muita gente falando de Espanha, equipe Espanhola, que tao jogando muita bola e tal. Fico quieto, pois no Brasil essa cultura de que o que existe de melhor no mundo esta ou vem da Europa me deixa Pu…(detalhe, moro na europa a 8 anos). Acredito que quem conseguir organizar a selecao Brasileira, tipo unir Tatica com individualidade, sem duvidas teremos uma selecao fortissima. Imbativel ? nao, nunca, pois os jogadores por mais brilhantes que sejam, sao seres humanos e nao maquinas programadas para nao falhar. Porem termos sim uma equipe que sempre estara brigando ali, entre as 4, as 3, as duas melhores equipes de qualquer competicao que ela(digo a nossa selecao) estiver inserida. Sim, verdade que nao pode faltar disciplina, preparacao piscologica, e muito empenho e amor pela camisa(uma das poucas coisas que gostei da comissao tecnica anterior). Agora vamos esperar, pois ainda tem muita lenha pra queimar, muito caminho “estreito” para passarmos, porem tenho fe, de que o futebol-arte esta retornando a sua Patria mae. BRASIL…

  • BASILIO77

    Bom início, sem dúvida. Mas ainda é cedo pra afirmar alguma coisa além disso.
    MM tem a seu favor a antipatia deixada pelo seu antecessor, junto ao público e principalmente junto á mídia. Contra ele fica “apenas” o ranço daqueles que ligam sua imagem ao seu último clube, aquele…”o odiado”. Mas isso vai aparecer no primeiro tropeço do Mano…vixi..que nome é esse…me lembra “o odiado” mais uma vez.
    Bom começo. mas Dunga também foi assim.

  • Gabriel Vicente

    André…

    Achei que o Lucas jogou demais… foi um monstro em campo. como dizia Mauro Betting ele jogou como um “todo-campista” (e não meio-campista).

    O Ramires também foi muito bem… acho que essa é a maior diferença em relação à Seleção da Copa!

    Sinceramente esperava mais do PHG. Pelos toques de classe dele jogando pelo Santos, pelas bolas que deixavam os companheiros na cara do gol…

    O andré Santos também foi muito bem, deixando injustificável sua ausência na copa.

    Agora eu só acho um exagero da TV que tem o direito da transmissão o discurso comparativo com a seleção da Copa. Parece que o Brasil teve uma campanha parecida com a da França. Não foi assim… a Seleção “foi bem” na Copa. Aliás, foi melhor que a de 2006. E o Grupo que comanda o futebol, por vingança em relação ao repórter, só criticou a seleção. Decepcionante…

  • Anna

    Eu gostei muito também. Que personalidade tem esses meninos (Neymar e Ganso pp). Ganso arrebentou. Só achei que Daniel Alves destoou um pouco dos demais. Para o início, a seleção de Mano começou muitíssimo bem, melhor do que esperávamos, melhor do que os americanos esperavam. O futebol bonito, ao que parece, voltou. O primeiro desafio foi cumprido. Agora virão os demais. Off-topic: Se puder, veja A origem, com Leonardo Dicapprio. Dirigido por Christopher Nolan, o mesmo de Amnesia e Batman, o cavaleiro das trevas. Filmaço!

  • Willian Ifanger

    Eu li no Blog do Birner um comentário interessante que ele recebeu: “que essa Seleção deixou a do Dunga tão velha, que parece que a Copa do Mundo foi há um século”.

    Olha André, eu torço muito pro PHG ser o craque que ele parece ser. E se for, pode se tornar um dos maiores jogadores de todos os tempos. Fazia muito tempo que a camisa 10 não caía bem num jogador. É incrível que a bola chega nele e não há a menor preocupação em inventar uma jogada sem sentido…..um enfiada de bola mirabolante. Ele sabe exatamente o que fazer, que intelegência. Aliás, o time todo ontem se preocupou em tocar a bola e nada de afobação.

    Teve um momento no segundo tempo que parecia que a Seleção de garotos era a Americana.

    Lógico……mais duas apresentações como essa e a forma com que vão encarar a Seleção pode (e vai) ser outra e aí sim começarem os problemas de jogar contra times retrancados e marcadores. Mas ontem eu me vi torcendo novamente por uma Seleção.

    Na verdade eu adoro começo de trabalho, ainda mais quando tem gente muito séria envolvida.

    A narração do SporTv foi …….odeio essa besteira de “futebol-arte” e insistiam nisso. Quem bom que podemos voltar a falar em “Nosso Futebol”.

  • Willian Ifanger

    Ah sim, claro…..como pude esquecer de comentar…….o título do Post foi uma bela “Anterada”!

  • Alex

    André, a seleção aprensentou um belo futebol e, levando em consideração a qualidade de cada um, parece q vem bem mais por aí.
    Sei q é cedo tbém pra perguntar, mas se o Kaká voltar a jogar, o q o mano deve fazer com ele?
    Creio q o Kaká é qualidade d+ pra apenas deixá-lo no banco, mas para colocá-lo a formação teria q ser alterada e, obviamente, sairia alguem.
    Vc tem alguma opinião sobre isso?

    AK: Tenho. Considerando que o Kaká voltará a ser o jogador que era, eu gostaria muito de vê-lo num meio de campo ao lado do PHG. Pensando no time que jogou ontem, creio que o Robinho (que jogou bem, diga-se) correria risco. Lucas, Ramires, PHG e Kaká; Neymar e Pato. Gosta? Um abraço.

  • Alex Melo

    Valeu André, gostei muito da formação…é exatamente a q eu tinha em mente.
    acho muito interessante o Kaka sem a obrigação de criar. Deixa a criação para o PHG, assim o kaka pode vir com a bola dominada e concluir em gol…sabemos q ele faz isso muito bem.

  • Olá André!

    Só uma coisa: será que essa seleção demonstrou mais o “nosso futebol” porque tinha mais gente que joga no Brasil? Veja bem: da Copa de 90 pra cá, a seleções com mais “brasileiros” foram campeãs (não tinham mais brasileiros que “estrangeiros”, mas tinham mais brasileiros que as outras). Além disso, de 82 pra cá, as seleções que tinham mais brasileiros que estrangeiros foram as que jogaram melhor (82 e 86, logicamente).

    Abraço!

  • deh

    Galera o jogo foi transmitido ao vivo no globo.com e tem MILHARES de sites que passa sportv é só procurar. Quanto ao jogo, achei muito bom, sendo que a equipe dos EUA já joga faz tempo e foi bem na copa. Pra mim Kaká não tem espaço, a não ser que o Mano queira abrir mão de 3 atacantes. Pra mim deveria tem um amistoso aqui no Brasil contra um time tipo EUA pra gente golear e trazer toda a torcida de volta!

  • Beto

    Complementando o comentário do Alex, acho que o Mano terá muitas dessas “dores de cabeça”.

    Se o kaká voltar a jogar tudo o que sabe, consideremos também que Ronaldinho Gaúcho volte a jogar tudo o que sabe. E ainda não falamos de mais dois ou três anos de bom futebol que Lúcio e Juan têm pra apresentar. Não nos esqueçamos também de Nilmar.

    Enfim, acho que além de muitos (muitos!) ótimos jogadores, teremos mais vontade de atuar pela seleção daqui pra frente, e o Mano Menezes vai ter que deixar gente muito boa de fora das convocações.

    Não?

  • João Gonçalves

    Sabe aquela sensação de se sentir representado. Voltei a sentir, ao ver um time jogar o futebol que me faz amar tanto esse esporte. E como ele voltou a parecer simples. Vida longa aos meninos

  • Alex Melo

    Concordo com vc Beto. Só naum citei o Gaucho pq estamos esperando por ele há muito tempo.
    Tbém naum citei os zagueiros pq a proxima copa vai fkar pesada pra eles (devido a idade) e nem tanto assim pro Kaka.

  • Rafael

    André tudo bem,

    Bom como disse em outro comentario ” resgatamos a vontade de jogar , a personalidade e o mais importantes acredito que voltamos a ser protagonistas ” .
    Ainda é cedo sim , para que possamos fazer elogios profundos a nossa seleção.
    Mais muitos há de concordar que foi uma bela apresentação , pode se ver um futebol alegre , ousado , convincente , e pra frente , acho que o Dunga deve ter assisitido esse jogo e se perguntado: Onde estavam estes jogadores que eu não os vi ? Fica ai a prova que falta de opção para a Copa da Àfrica não foi , e sim puro orgulho e teimosia do ex treinador da seleção. Mano Menezes provou que é possível se jogar um futebol bonito apenas com 2 treinos , pois quando se tem jogadores de alta qualidade tudo pode acontecer. Na noite de ontem voltamos a ver uma seleção Brasileira de respeito recheada de talentos como Neymar , PH Ganso , Pato , Lucas , Ramires , Robinho dispensa comentários mais que um jogador se tornou um lider em campo no meio da molecada se tornou o termometro do time com decisões precisas e passes e finalizações de alto nivel. Mano Menezes como sempre calmo e atento a cada lance do jogo , e tenho certeza que deois desta apresentação , melhores ainda virão por ai pode apostar , quem sabe a partir de hoje já temos liberdade e autoridade para chegarmos como principal candidato ao HEXA -14 ? Vamos lá Brasil

  • Gilson Rodrigues

    Que bom !!! Vimos o mesmo jogo e também acho que é muito, muito cedo para qualquer análise mais profunda.

  • Heinz-Harald Grbic Stojakovic

    André, gostei muito do jogo, mas ainda acho que o Luís Fabiano teria vaga nesse time. Não que eu não goste do Pato. Pelo contrário. Mas acho que o LF ainda tem muito a dar à essa seleção. Você respondeu ao Alex perguntando se ele gostaria de Lucas, Ramires, Ganso e Kaká; Neymar e Pato. Eu te pergunto: Lucas, Ramires, Ganso e Kaká; Neymar e LF. O que acha?

    Ps: Me impressionou muito o David Luis. Nervoso no início, se mostrou um monstro no decorrer do jogo. Não perdeu uma!!!

    S.R.N!!

  • AMORIM/BELÉM

    opa !! boa tarde Andre. bom conserteza ontem aquels q na copa choraram se deseperaram e ate nao confiavam mas em uma nova seleçao apos a saida n 8tvas …ontem respirarm aliviados , pois nao foi so uma boa atuaçao…foi a ESTRÉIA mas esperada por milhoes de brasileirs fanaticos por ftbol e seleçao brasileira. tenh total certeza q tds apresentadores, jornalistas ,comentarists d mundo inteiro se encantou cm a nossa seleçao q conserteza ja é notiçia n mundo td .. e sei q daqui a 4anos teremos uma seleçao invejavel e temida cm antes nao por ter jogadores cm markent e patrocinadores bons… mas por ter um exelente futebol cm antes…AMOR A CAMISA E respeito a torcida brasileira e a imprensa em geral pois tds fazm uma grande corrente de energia positiva para essa seleçao..méritos para ganso , davi, lucas e neymar q pareciam ter 10 anos de seleçao melhor q muitos q tem 2, 3 e 4 anos de copa e nao provaram isso hj em dia..

  • denilson

    David…

    concordo com quase tudo que vc disse, menos em um ponto….os verdadeiros culpados são os organizadores no nosso esporte, eles que não valorizam o consumidor, seja ele o telespectador ou o frequentador de estádio…veja só que com um pouco de organização, minima, coisa como..manter a regra do jogo e formula de disputa do campeonato a mesma durante esses anos, o quanto subiu a média de publ e o valores do patrocinio..??? é só fazer uma pesquisa ….
    se os clubes se organizassem e tivessem rendas alternativas negociariam melhor com a televisão, assim como a seleção, por exemplo em vez de negociar a exclusividade com a globo dos direitos de transmissão..poderia ratear um valor maior com mais emissoras transmitindo os jogos da seleção..e não dar a globo quase o poder de uma co-gestora do nosso futebol…em suma, o povo é consumidor de futebol…quem deveria valorizar o seu produto era a cbf e os clubes…

  • Cruvinel

    Como Antero disse ontem, a Globo deixa de passar um jogaço desse para passar Passione q tá cheia de sacanagem. kk

    Foi uma bela estréia.

  • Bem André, sobre o Kaká, confesso que ontem à noite fiquei pensando a mesma coisa… se ele melhorar, onde colocá-lo?

    Tenho pra mim que, neste caso, o Mano terá um problema sério… safra de volantes/meias: Lucas, Denílson, Ramires, Sandro, Jucilei, Elias, Hernanes, Jean, Kaká, Ganso, Wesley, Carlos Eduardo… safra de atacantes: Neymar, Robinho, Pato, LF, Nilmar, André… Temos somente 6 posições titulares para esses que lembrei, imagine outros que não estão aí…

    Poderíamos jogar com 1 volante apenas, 2 meias e 3 atacantes… Lucas, Ganso e Kaká; Neymar, Robinho e Pato. Poderíamos tirar um atacante, como você sugeriu, mas tirar quem? Pato, Robinho…? Neymar não dá. Poderíamos ainda tentar montar um esquema 3-2-2-3, mas ficaria como? Julio Cesar; Lucio, Thiago Silva e Juan; Lucas e Hernanes (ou Ramires); Kaká e Ganso; Neymar, Robinho e Pato?

    Sei lá, só sei que o problema é do Mano.

    Abraço!

  • Andre Luis

    Da maneira como todos estão colocando as coisas parece que ontem a seleção entrou em campo com Pelé, Garrincha, Tostão, Zico e cia.
    Ta todo mundo com a alma lavada. Já? Após um único amistoso, e contra os EUA. Sério?
    Vamos com calma, não precisa pressa.

    Esse time realmente tem bons valores, jogaram sem preocupações, sem amarras, com toques envolventes, habilidade e DNA genuínos nossos.
    Não sentiram o peso, como dizem.
    Mas foi só um amistoso. E não custa nada lembrar que exatamente num amistoso contra a Itália, se não me engano, o Dunga “descobriu” o Felipe Melo, que teve até sua atuação elogiada por muitos cronistas.

    Portanto, muita calma nessa hora.
    O grande teste para MM e seus comandados é a Copa América, na Argentina.
    A seleção comandada por Dunga também fez algumas boas atuações e no momento crucial vacilou.

  • Roberto Carlos

    Andre
    Sempre fui contra o Dunga e seu estilo de ser tanto dirigindo a seleção como no contato com a imprensa, devemos ficar contente porem não se iludir com o belo futebol de ontem, não fomos eliminados pela Holanda porque faltou os garotos da Vila e sim por que a nossa super elogiada defesa falhou e jogadores experientes tremeram no segundo tempo. Acho que essa molecada que joga bonito devia ter ido para a Copa mas não foi pela falta deles que fomos eliminados, concorda?
    Abraços

MaisRecentes

Gato



Continue Lendo

A vida anda rápido



Continue Lendo

Renovado



Continue Lendo