ESTREIA



Com todo respeito aos norte-coreanos, a Copa do Mundo começou hoje para a Seleção Brasileira.

Pela atmosfera no Soccer City, um Maracanã do século 21 que torna tudo mais grandioso.

Pelo semblante dos jogadores antes do time entrar em campo.

E pelo nível do adversário, que só seria superado por uma atuação convincente.

É uma característica deste time: postura correspondente à força do adversário e à importância da ocasião.

No jogo, muitos destaques: Lucio, que levou a melhor contra Drogba pela terceira vez seguida (duas na UCL).

Kaká, que participou de dois gols e evoluiu na questão física (falaremos da expulsão adiante).

Luis Fabiano, óbvio.

O primeiro gol após seis jogos de um mini-jejum deve ter feito maravilhas para sua confiança.

O segundo, golaço que o juiz não teve coragem de anular – mas deveria – por toque(s) de mão, é digno da galeria das Copas.

Acima de tudo, o Brasil encarou um time forte, literalmente, e fez sua superioridade técnica aparecer.

A expulsão de Kaká foi resultado de um gesto desnecessário, uma cutucada com o cotovelo no peito de Keita.

Dunga será criticado por deixá-lo em campo após o primeiro amarelo, num jogo que estava chegando a uma temperatura elevada. Mas Kaká precisa ganhar ritmo e, convenhamos, ele é o último jogador de quem se espera uma atitude arriscada como essa.

Keita encenou, o juiz caiu e Kaká foi expulso pela terceira vez na carreira (as outras duas, pelo São Paulo).

O risco dele pegar dois jogos existe. Mas uma pressãozinha da CBF, alegando que o juiz foi enganado, deve deixar o saldo em um jogo de suspensão.

Elano deu um susto em todo mundo ao não conseguir firmar o pé direito no chão ao ser substituído. Felizmente, passou pela zona mista andando, sorridente, e dizendo que jogará contra Portugal.

Boa e animadora vitória da Seleção.



  • Willian Ifanger

    Realmente, perto da estréia, jogou melhor…..mas ainda está faltando algo. Porque chegou a ser dominado o primeiro tempo todo pela Costa do Marfim…….tudo bem que sem levar muito perigo.

    Acho estranho o Robinho vir muito atrás pegar a bola. O meio campo precisa de mais mobilidade.

    E parabéns para o jogador da Costa do Marfim…..expulsou o melhor jogador do Brasil pro jogo que eles mais precisam do Brasil….tsc tsc tsc.

    Agora, André, uma questão: o toque de mão (o segundo) do Luis Fabiano não deveria ser tratado sobre o mesmo prisma ético do toque de mão do Henry?

    AK: Sim, a meu ver é reflexo, instinto, como escrevi no episódio do Henry. Um abraço.

  • Gustavo

    André,

    O quinto parágrafo do seu post substitui as inúmeras horas que a tv gasta na análise da seleção brasileira.

    Um abraço,

    Gustavo

  • Carlos Magno

    Os derrotistas achavam que Costa do Marfim ia ser isso e aquilo, porque endureceram com Portugal. Foram uma baba, eu sabia disso, só sabem bater, não jogam nada. Aliás o futebol africano em copa do mundo nem chega na praia, morre sempre antes.

    E Portugal vai ser outra baba, já tomaram uma vez de seis do Brasil, vão levar outra e voltar mais cedo pra Lisboa.

    Sou sempre contra o futebol espetáculo como querem os românticos. Espetáculo é ganhar com eficiência jogando bem ou mal. Quando o Brasil começou a dar de calcanhar, tocar com refino e rebolar, pronto! Levou logo um gol no contra-ataque.

    É isso que os estrangeiros querem de nossa seleção: futebol espetáculo. Então eles jogam de cintura dura e levam a Copa. E nossa vaidade provinciana vira chôro de mais quatro anos!

    Grande Dunga! É isso mesmo gauchão, futebol é coisa séria e de conjunto. A época de grandes craques campeões já passou, agora tem de comer grama!

  • rodrigo

    foi uma boa apresentacao. nao digo otima pq nao sei como, a selecao mais experiente da copa, se deixa levar pela provocacao do adversario. o brasil foi infantil demais, ja deveria ser macaco velho nesse quesito. tivemos sorte de nao termos mais gente expulsa. a partir do momento que a partida esquentou, qualquer toque que um jogador brasileiro levava era um drama. robinho, kaka, luis fabiano e felipe melo deveriam ter mais controle e parar com tanta frescura.
    quanto ao jogo em si, acredito que tivemos sorte no primeiro gol. a bola meio que “espirrou” na hora do passe do kaka pro luis fabiano. poderia ter ido pra qualquer lado. um golaco alias! a partir dai o time teve tranquilidade e paciencia durante o resto da partida. se demorassemos pra fazer o primeiro gol nao sei se teriamos tanta confianca. o segundo nem precisa falar, deveria ter sido invalido. o terceiro foi uma blea troca de passes desde a defesa. agora, o gol que levamos….pelo amor de deus! puro vacilo. se olhar no replay voce pode ver que o felipe melo ve o drogba entrando na area logo antes do cruzamento. ele nem tenta chegar perto dele para atrapalhar e, depois, fica pedindo impedimento. tenha santa paciencia. esse cara ainda vai entregar o ouro. achei a expulsao do kaka ate benefica ao time pq o dunga, agora, tera que colocar o julio, ou entao, o robinho. assim o brasil aprende a nao ficar tao dependente do kaka.

  • Anna

    Nessa análise, só discordo quanto ao Lúcio. Fiquei aliviada de saber que Elano ficou bem, quando você o entrevistou na zona mista. Tomara que Kaká só pegue um jogo de suspensão. No mais, sua análise do jogo foi perfeita. Abraço, Anna

  • Athila Marques

    o juiz poderia ter dar mais brilho ao jogo se fosse mais rigoroso.. a costa do marfim, bateu demais.. e foi deselegante demais… o unico com honra é drogbar… ai expulsa Kaká, pode ater ser merecido.. mas tinha que levar um deles juntos..

    agora falta apenas gols de robinhho.. e de káká.. para ficar bom!!

  • Edouard Dardenne

    Vejo no Fantástico que o Dunga já havia determinado a substituição do Kaká, pouco antes da expulsão. Não sei se é verdade. Você tem essa informação?

    Quanto à observação do Willian Ifanger, sobre o prisma de tratamento da mão do LF em comparação ao Henry, acho que a discussão é boa, muito boa, mas as situações são um pouco diferentes. Na minha opinião, o fato de que aquele gol, da França, foi mais determinante para o placar do jogo e, consequentemente, para a participação ou não da uma seleção na Copa dá mais relevância ao erro da arbitragem. Mas se o gol brasileiro tivesse ocorrido já na fase de mata-mata, com o jogo empatado, acho que a abordagem em geral estaria sendo parecida.
    No mais, se o árbitro vai ficar famoso pela má árbitragem, não será em razão desse gol, mas por permitir que o time merfinense tenha batido tanto sem punição. Achei que o Elano tivesse quebrado a tíbia.
    Um abraço.

  • Maysa Monte

    Acho que a estréia mesmo foi hoje, com a novela global Dunga vs imprensa. Manél-tadeu, o arauto do jornalismo de opressão, fez soar o seu juízo. Êta, bola murcha; chutou direto prá fora. Para quem nunca viu o Dunga elegante e articulado: http://www.youtube.com/watch_popup?v=Aeyo32mfwQc#t=73 less than 5 seconds ago

  • Rivaldo

    Não vamos ser Campeões! Falta alguém que tenha jogado no Palmeiras! Sempre que fomos campeões tinha alguém do Verdão. E o Chefe da Delegação é o Presidente dos. E com o tal de Sanchez o ambiente azeda mesmo!

  • yuri

    Oi André,
    Vc estava na coletiva do Dunga depois do jogo? Parece que dessa vez ele exagerou, não? Eu entendo que a relação jornalista/técnico da seleção brasileira é complicada e sei também que há jornalistas e Jornalistas. Mas a falta de elegãncia do Dunga nas vitórias é impressionante. Bom, pro bem de todos, espero ver o Dunga e suas ironias sigam adiante até a última coletiva, depois da final.
    um abraco

    AK: Não fui à coletiva, estava na zona mista. Sim, passou dos limites. Um abraço.

  • Rodrigo

    Por que o Kaka levou o primeiro amarelo?

    AK: Num lance que nem era dele, uma bola dividida em que ele chegou mais forte num marfinense. Um abraço.

  • Carlos,

    André,

    Há muito vejo jornalistas de outros veículos que não a Globo, que sempre foi conivente ou, no mínimo, silente, entrarem em guerra aberta contra Dunga. Agora que o pessoal da todo-poderosa foi alvo do azedume do treinador, é possível que ele mude sua postura, até com receio de eventuais retaliações, dado o relacionamento Globo x Ricardo Teixeira ? A propósito, como é o relacionamento de vocês com a equipe da Globo ?

    AK: Normal. Tenho muitos amigos, lá. Não acho que esse episódio mude alguma coisa, já é tarde. Um abraço.

  • denilson

    andré…

    não sei se assistiu (creio que não)..mas naquela brincadeira do fantástico de fazer leitura labial do que os tecnicos falam…logo após o amarelo Dunga virá pro banco e diz que ia tirar o kaká….mas um integrante que não conheço…um de bigodon.rs, falou pra ele se acalmar e deixar o kaká em campo….acho que era da equipe médica…talvez pensando no ritmo mesmo de jogo….

    a decisão era dele, e como ex-jogador com certeza entende mais de como as coisas fuciona cabeça jo jogador numa partida pegada como essa….mas pelo menos que sirva de aprendizado pro dunga…tem hora que ele tem que confiar mais no feeling dele…

  • Leandro Azevedo

    Eu acho que assisti um jogo diferente de muitos colunistas e comentaristas… eu achei o Felipe Melo horrivel em campo, e cheguei a ver um colunista da BBC escolher o FM para sua selecao diaria da copa.

    Ele erra passes curtos que deveriam ser feitos com facilidade… diminui a velocidade do jogo e sempre chega atrasado nas divididas.

    Quanto ao Kaka, no 1o tempo soh foi bem no lance do gol… errava muito tb e nao conseguia conlcuir uma jogada com dribles pois era sempre desarmado.

    Abraco

  • murilo sc

    Ola Andre, vc acha que num periodo nao tao distante assim uma seleçao podera atuar com todos os jogadores naturalizados, tendo como exemplo a Inter campea da liga sem nenhum jogador italiano em campo, e se um xeique resolve gastar um pouco de dinheiro sai naturalizando bons jogadores pra disputar uma copa do mundo? isso é possivel ou ha um limite de jogadores naturalizados em cada seleção? parabens e sucesso.

  • Gustavo

    André, é só impressão minha ou os marfinenses foram, disparados, os mais violentos dessa copa?

    AK: Sem dúvida. Um abraço.

  • Sugiro uma nova campanha: troco gol de mão por 3 cartões vermelhos! Foi espantoso o que fez a Costa do Marfim ontem. Faço minhas as palavras do Casão, ao final do jogo: “estou decepcionado com a Costa do Marfim”!

    Grande abraço!

  • Willian Ifanger

    Edouard Dardenne (que nome chique!), o que me deixa espantado é o tratamento diferente por boa parte da imprensa.

    Na minha opinião aquele lance do Henry foi como o André disse, puro reflexo e instinto do atacante (assim como seria de qualquer jogador). Da mesma forma foi esse toque do Luis Fabiano.

    Só que pra essa parte da imprensa a França deveria ser desclassificada e o Henry preso…..e ontem o Luis Fabiano virou herói e símbolo da malandragem brasileira. Uma beleza.

    Só pra deixar claro são dois lances irregulares que deveriam ser punidos. Se os ábitros não viram, azar desses times (que amanhã podem se beneficiar do mesmo equívoco). Só vai consertar o dia que tiver em campo o famoso auxílio eletrônico.

  • leonardo atleticano

    André, acho a cobertura de zaga feita pelo Gilberto Silva, tão eficiente quanto a própria zaga. Ajuda uma barbaridade no jogo aéreo e faz poucas faltas. Fico triste com a perseguição que ele sofre de muitos jornalistas, sempre recebendo as piores notas do jogo, mesmo quando atua firme e seguro. O que a turma deseja? Que ele faça gols todos os jogos, que de assistências fenomenais para gols? Essa turma nunca entrou em campo, é muito boa para criticar, não entendem que existem 11 jogadores em campo e cabe a cada um deles papeis diferentes em uma partida. Mas analizar seriamente anda em baixa, o negócio é meter a lenha em tudo e fazer a política do quanto pior melhor, infelizmente o Dunga não está de todo errado ao dizer que muita gente torce contra. Gostaria que as televisões investissem mais em reporteres sérios como você, que passam informações e tirar um monte de comentarista, corneteiro sem noção. É muita gente falando besteira ao mesmo tempo, tem cada roda que da arrepios.

  • Duas coisas começaram a clarear na disputada Copa, e a primeira é que o futebol europeu está muito dependente dos estrangeiros, e sem eles o poder das Seleções caem pela metade da sua qualidade. Afinal que seria do Internazionale, Milan, Real de Madrid, Barcelona. futebol francês e outros se não fossem os jogadores estrangeiros, principalmente sul-americanos ? Não é de se admirar que os países sul-americanos cheguem aos finais das oitavas da Copa como líderes das chaves, e pelo andor da carruagem, dois sul-americanos disputarão a final da Copa; Brasil e Argentina. As liras das artes futebolísticas, assim como já sorriu para o Brasil durante muitos anos seguidos, agora virou a face para os portenhos que estão com uma geração fabulosa de jogadores, enquanto que nós passamos por uma entressafra de valores, especialmente no meio de campo, onde sentimos falta de um Didi, Gérson, Clodoaldo. Rivelino e outros tantos craques.
    A nossa sorte sobre os adversários é que tendo práticamente metade da nossa população formada por descendentes africanos, na África, nenhuma seleção se sentirá tão em “casa” como nós, e durante toda a Copa, a África em peso, vai fazer valer o incentivo de sua torcida sobre o Brasil.

  • eduardo.pieroni

    Boa andre, faz tempo que nao apareco, mas cara e o JUAN joga muito acho que se o brasil ganhar esta copa do mundo,ai eu estava falando com o meu pai ele me disse que: desde de 1966 nao tinhamos um quarto zagueiro do nivel dele JOGA MUITO! classico, antecipa todas e nao da um ponta pe o que acha???

  • Fred

    André, e a Jabulani? Acabaram as críticas contra a bola. Ela é boa ou os jogadores acostumaram?

  • Marcio

    Seria sensacional se a imprensa brasileira boicotasse o Dunga na entrevista depois do jogo contra Portugal. Entrevistem o jogador escolhido normalmente e, quando o Dunga adentrasse o recinto, a imprensa brasileira se levanta e sai toda da sala de entrevista e deixa só a imprensa internacional lá com ele…

  • Luis André Gomes

    Fala André! A primeira coisa que me veio na mente ao ver os relatos do episódio Dunga x Imprensa (Alex Escobar) foi a IUPST. Dunga para EMBAIXADOR DA IUPST!

    AK: Boa escolha. Um abraço.

  • Jade

    Se Elano não jogar, apesar da contusão não ser grave, quem seria seu substituto? E o de Kaká? Será que o Brasil corre risco de tomar goleada de Portugal?

    AK: Daniel Alves ou Ramires, mais para o Daniel. Mas eu acho que Elano jogará. Para o lugar de Kaká, são 3 opções: Julio Baptista, Nilmar (com Robinho recuado) ou Kléberson. Meu palpite é o JB. Não vejo como o Brasil ser goleado por Portugal. Um abraço.

  • santos

    a diferença entre uns blogs e outros e que alguns publicam comentarios ,mesmo que eles não sejam como a gente gostaria que fosse ,parabens pela não publicação do meu anteriormente ,sobre coletiva do dunga , voce ja declarou de que lado esta , obrigado e adeus .ser imparcial seria bom valeu;

    AK: Basta você não usar este espaço para atacar pessoas, como jornalistas de uma emissora de TV concorrente da minha. Seja educado, e eu serei imparcial. Um abraço.

  • Jade

    Obrigada pela gentileza em me responder. Não tinha acompanhado os noticiários no pós-jogo. Outro abraço.

  • Roberto Carlos

    André

    No caso tipico que esta ocorrendo com a França o técnico pode ser substituido? ou seja, existe critérios/prazos para o credenciamento para a comissão técnica a exemplo do que ocorre com os atletas?
    Abraços.

  • marcio

    Ah, quando é para o brasil não precisa anular o gol então? E quando é contra o corintians…. e quando é contra o dunga ???
    Opa, cade a qualidade de informação da imprensa? O compromisso, a imparcialidade.
    Mandou mal hein amigo, o que é isso, um gol desses tem que ser anulado sim, mesmo que seja pra nós.
    Ou o brasil é diferente dos outros, ou o corintians é diferente dos outros?
    Ou, numa analise inversa, o dunga é diferente dos outros.
    Vai lá, DALE DUNGA !!!
    abraço

    AK: Qual é o seu problema? Onde escrevi que não precisa anular o gol?

  • marcio

    Não tenta manipular, tu diz que dunga passou dos limites, e essa sua tentativa de passar uma borracha no gol ilegal do brasileiro, não é passar dos limites.
    Mal intencionado de uma figa…
    Como fica tua moral, como jornalista, com a obrigação de ser imparcial.
    é assim que trataram do gol do flamengo, as leituras labiaiss do jogo fla e gremio ano passado.
    Tudo mal intencionadl, tudo parcial.
    È por isso que dunga asdsim o fez, porque ele tem moral, honra, e, a proposito, é por isso que ele esta na seleção.
    PRECISAVAM DE ALGUEM INQUESTIONAVEL PRA ASSUMIR A SELEÇÃO EM CRISE POS COPA 2006.
    E nao conseguiram mais tirar ele. VOCES DA IMPRENSA. Generalizei? Não, voces da impresna de rio sao paulo.
    Abraço.

    AK: Acho que você comeu alguma coisa que não te fez bem. Um abraço.

  • eduardo.pieroni

    Boa andre, pode me ajudar??? voce sabe me dizer se alguma selecão ja foi campeã perdendo algum jogo na primeira fase

  • eduardo.pieroni

    Boa Andre, comeu ou tomou uns birinights ou uns baguinn(hehehhe) calma ai pessoal

  • Anna

    André, tem determinadas coisas que o melhor a fazer é ignorar. Deixa pra lá. Você já se fez entender no seu post. Eu frequento este blog há dois anos. Eu só acho que você só deveria moderar os comentários com xingamentos. Os outros, deixe passar, porque é um espaço democrático, como você sempre fez questão de manter e eu sou testemunha disso. Cada um fala o que quiser. Você, como dono do blog, concorda ou discorda. Responde ou não. É uma opinião de uma pessoa que admira seu trabalho, apenas isso. Abraço, Anna

  • DIONISIO

    Eu acho que o KAKA tambem comeu alguma coisa estragada. Como escrevi lá no blog do Juca, ele é mais uma vítima da lavagem cerebral pentecostal. Pobre menino rico.

  • Paula

    Não consigo entender a lógica dos anti-Globo. Vale qq coisa se for contra a Globo? Lembremos que o que deveria ser feito foi (na cabeça de Dunga sem privilégios para a Globo). Agora xingar gratuitamente é demais! Só pq o cara tava informando ao colega que o Dunga tinha barrado a Globo na exclusiva? Pera lá!
    Alem da deselegancia dos xingamentos, ainda teve a de interromper a entrevista para interpelar o cara (vi ao vivo).

  • Bruno Feitosa

    PARA DIONISIO: Cara, vc tem o direito de concordar ou nao com uma religiao… Mas nao precisa atacar os motivos da religiao que o Kaka segue, ok?
    O lance é cada um ser livre para acreditar no que bem entender e respeitar o outro que faz sua escolha!
    Isso já está virando palhaçada!

  • jorge

    Voce tem uma boa aparência, uma boa dicção e será um bom reporter se tomar alguns cuidados com seus comentários. Reporter não tem que achar nada, apenas noticiar os fatos ocorridos. Quem deve achar alguma coisa somos nós telecpectadores. Mais um vez voces estão fazendo o papel de boi de piranha contra o Dunga. Depois da Copa, outro treinador virá e ai teremos a Globo novamente mandando no pedaço. Vai sobrar ainda menos para voces.

    AK: Amigo, estou nessa vida há mais de 15 anos. Não é você que vai me dizer o que um repórter tem de fazer. Um abraço.

  • santos

    seria melhor a imprensa ficar so no que esta, porque a cada investida contra dunga e nossa seleção fere diretamente a nossa torcida. dunga é mais brasil e voces o que são .não adianta voces vão ter que engolir o dunga tambem. voces vão ter que me engolir , isto não e a primeira ves, por favor fiquem calados pois cada ves que abrem a boca se queimão mais, o brasil e MAIOR que sua imprensa. o que é ABI mesmo quem é este senhor , eu não conheço.se liga o brasil não tolera mais o crime organizado,por que o que voces estão fazendo, e cometendo um crime contra nossa seleção e nosso pais,estamos com ela e pronto..ate a santinha da ana maria braga esta defendendo sua fatia de pão.para com isso ,adimitam o erro e pronto

  • Rita

    Comprar direitos de transmissão dos jogos se estende a concessão de entrevistas exclusivas?

    O Mauro Cezar lembrou um episódio após a convocação: Dunga no JN!
    Acho que nesse dia ele deu a entender que os privilégios continuariam.
    Mas, pelo que parece voltou atrás.

    AK: Direitos de transmissão e entrevistas exclusivas são coisas diferentes, mas tudo depende de uma negociação. Na Seleção Italiana, por exemplo, após as coletivas, o entrevistado fala com exclusividade para a Sky. Isso está em contrato entre a emissora e a seleção. O Dunga ter ido ao JN foi uma opção dele, de aceitar o convite. Nada demais. Um abraço.

  • Rita

    André, também acho que não há nada demais.
    Só que quando o vi no JN, realmente imaginei a seguinte cena durante a Copa: Fátima Bernardes no quarto de Kaká o entrevistando.
    Porém, o Dunga me surpreendeu! e a Globo, até aqui, não tá tendo privilégio nenhum.
    Daí minha curiosidade de saber se a emissora realmente tem direitos e o Dunga tá negando ou o direito dela é só o de transmitir e de poder dizer “a emissora oficial da copa”. Compreende?
    Tomara que ele seja mais educado durante as entrevistas, mas que continue não dando exclusividade para ninguém e caso abra para Rede Globo, que assim o faça para outras emissoras que estão por lá.
    Um abraço.

  • adauto

    não será facil o brasil ganhar a copa da africa (alemanha,argentina e holanda estão melhores)mas,se baixar uma luz em dunga e ele escalar :julio cesar,maicon,lucio,juan,gilberto;gilberto silva,kleberson,elano,kaka,robinho e luis fabiano,poderemos conquistar o hexa

MaisRecentes

Gato



Continue Lendo

A vida anda rápido



Continue Lendo

Renovado



Continue Lendo