O COMUNICADO



COMUNICADO COL/FIFA

(CBF.com.br) 16/06/2010 13h42

CBF

Não foram entregues ao Comitê Organizador Local da Copa do Mundo 2014 (COL), por parte do Comitê da Cidade de São Paulo, as garantias financeiras referentes ao projeto do Estádio do Morumbi aprovado pelo COL/FIFA no dia 14 de maio de 2010.

O Comitê da Cidade de São Paulo enviou ao COL um sexto projeto, que não será examinado.

Sendo assim, fica excluído do projeto da Copa do Mundo de 2014 o Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi.

______

Para quem duvidar, o link para o site da CBF está aqui.



  • Jefferson

    Aeeeeeeeeeeee !!!
    provavelmente 12 estadios novinhos para a Copa, todos com dinheiro publico, que maravilha
    ou seja é melhor construir um estadio novo de 600 mi em São Paulo do que aprovar o projeto do Morumbi de 300 mi (dinheiro de emprestimo) ou aproveitar outro estadio como Palestra, Caninde, Pacaembu etc

    Ai sim
    Por isso que amo meu pais
    Viva a Copa 2014

  • Gabriel P

    André, qual a sua opinião sobre a Arena Palestra, estádio que de acordo com o vídeo da WTorres, vai ser o mais moderno da América Latina? Isso com recursos particulares, não públicos. Porque a imprensa sequer cogita essa estádio como sede da Copa? Eu sei que a capacidade é para 45.000, mas não precisa ser a abertura. E outra, já está td aprovado, e já começaram com as reformas. Não seria uma solução mais interessante, do que utilizar dinheiro público para a construção de MAIS um estádio na cidade de SP? OU a influência política do Sanchez com o presidente da CBF não ouvirá mais nada, será e ponto final o Piritubão o estádio de SP? Não sei se vc já deu sua opinião em outros posts, não consegui achar.
    Obrigado

  • Gabriel P

    Ah, fora que a localização da Arena é excelente, e a reforma prevê melhorias urbanas no entorno do mesmo, nos bairros da Barra Funda e Pompéia. E tem metrô do lado.

  • Rafael Wuthrich

    Tudo por um novo estádio e pela farra da dinheirama. Pelo menos o Maraca tá garantido devido à sua tradição (ninguém é louco de excluir o estádio mais importante do país e um dos maiores templos mundiais da Copa).

    PS: André, você bem que podia fazer um balanço dessa primeira rodada da copa…

  • José A. Matelli

    Tivéssemos governantes sérios e menor grau de miopia clubística, o estádio óbvio de SP seria a nova Arena Palestra Itália. Existe metrô, estacionamento e o projeto cumpre TODOS os encargos da FIFA, exceção feita à capacidade de público para a abertura. As obras começam em breve (questão de dias) e estará pronta em 2013, para a Copa das Confederações, a um custo de 300 milhões de reais. Sabe quanto o poder público vai precisar investir nessa obra? ZERO. Cabe à imprensa séria, tão ciosa quanto nós do uso do nosso dinheiro, divulgar esta alternativa e cobrar os motivos de uma eventual não-escolha.

  • Beto

    Os clubes que querem ser palcos da Copa, tem que fazer a sua parte! Essa história de que a cidade é beneficiada e que portanto dever arcar com os custos junto com o clube, é um absurdo! Gastos em infraestrutura é uma coisa, gastos com um clube particular, é outra! Destinar áreas da prefeitura para beneficiar clubes particulares, também é um absurdo! Outra coisa que não podemos admitir é a construção de Arenas ( com o dinheiro público ) em locais onde já existam outros projetos aprovados! Resumindo: Não há outra opção para a cidade de SP, senão, a de fazer os jogos na Arena Palestra Itália! ( que a imprensa não cita por algum motivo ) Qualquer coisa que seja feita diferente disso, será um desrespeito com o contribuinte! Nós estamos de olho nessas questões políticas, e por que não dizer, na imprensa também! Esperamos que cada um faça a sua parte e que portanto, a imprensa divulgue os fatos, como eles são de fato!

  • MAURO

    Independente de paixão clubistica achei corretissima a decisão do SPFC, não se meter nessa aventura de investir 630 milhoes de reais, pois isso seria uma estupidez sem tamanho devido
    a condição financeira de nossos clubes e mais ainda da população, pois seria um investimento sem retorno já que ingressos a 40 reais mal cobrem o custo de manutenção de nossos velhos estádios.
    Os muito entusiasmados em fazer copa do mundo aqui, saibam que a Grécia está passando por uma situação financeira caótica, devido as dividas contraidas para a realização das Olimpiadas ha 10 anos atras.
    Que a FIFA, e a CBF façam a festa que elas quizerem fazer. Mas que comprem o chopp.
    Acredito na pujança do Estado de São Paulo, principalmente porque nós os Paulistas nunca nos deixamos entusiasmar por idéias faraônicas e sempre protestamos contra mau uso de dinheiro público.
    Que se adote o futuro estádio do Palmeiras, para se fazer os jogos possiveis, e que qualquer
    idéia de se construir estádio com dinheiro público, se ja de que tamanho for, seja repudiada
    de maneira veemente pela população, que precisa ver o dinheiro de impostos aplicados em
    educação, saude, transportes, segurança e todas as benfeitorias que sabemos são necessárias
    para o bem estar dos cidadãos e que não são feitas pela desculpa de que não há dinheiro.Se não há dinheiro para essas coisas realmente importantes, não deve e não pode haver dinheiro pra estádio de futebol.
    Espero sinceramente que qualquer idéia, seja lá de quem for, de construção de estádio com dinheiro público seja repudiada de imediato pela população. Que os orgãos e entidades da sociedade civil se unam e não permitam esse descalabro.
    Parabens ao SPFC, que já é grande e continuará a ser sem copa ou com copa.

  • Marcel – Tricolor Paulista

    Aeeeee pronto agora a CBF fica feliz… superfaturamentos e CPI´s se aproximam… todo mundo vai levar dinheiro o que no Morumbi seria impossível.
    Agora se eu fosse Presidente do São Paulo aguardaria futuras convocações e se tivesse atletas não mais liberaria!
    O Circo está armado e este Ricardo Teixeira é uma !

  • FC

    Sinceramente, quem pesquisou a respeito do assunto “estádios para copa” já tinha uma boa noção que o projeto são-paulino era cheio de falhas, longe do “padrão FIFA” e sem a menor condição financeira de ser aprovado.
    Sempre foi um projeto para inflamar a imprensa e tentar colocar pressão sobre a sociedade e os orgãos públicos para liberação do dinheiro.

    Já chega que o estádio atual foi erguido com dinheiro público e acaba beneficiando uma entidade privada !!!

    Abraço,
    FC

  • É André,quando você antecipou que o Morumbi estava fora da copa,recebeu uma tonelada de desaforos de são paulinos,como se fosse seu desejo ou até culpa,como se toda imprensa estivesse contra o pobre do Morumbi,mas não analisam o verdadeiro motivo pelo qual o Morumbi foi vetado:
    Quando a FIFA decidiu que a copa seria no Brasil,que decidiu que o Morumbi seria o estádio de São Paulo?
    Não foi o próprio SPFC que se propôs a reformar o Morumbi por conta própria,já que não se aplica verba pública em estádio particular ?
    A FIFA tem seus padrões de estádio? Porque querem obrigá-la a ceder em favor do SPFC ?
    A FIFA assim como a CBF agiram da mesma forma com outros estados,com a diferença de não haver um prepotente dirigente como JJ que peita todo mundo e quer conquistar seu direito à força.
    Até aprovaram a reforma,mas que pulou pra trás foi o SPFC. Se não tem dinheiro próprio,que assistam em outro estádio.

  • Edouard Dardenne

    A situação em SP é um retrato das mazelas de se organizar uma Copa no Brasil. O SPFC não poderia ter levado adiante as modificações de projeto se não tinha, desde o início como se parece, a intenção de colocar essa grana preta nas reformas. Desconfio, e apenas desconfio, que a expectativa era a de que eventual verba pública fosse injetada no próprio Morumbi quando se constatasse que a sede paulistana não tem alternativa. Nesse ponto, a decisão das autoridades de excluir o estádio daCopa foi acertada. Se serão necessários investimentos altíssimos, tanto melhor que se o façam em um centro de eventos com o porte que se anuncia, em em um mobiliário público. A Capital paulistana, é bom lembrar, perde a oportunidade de receber dezenas de eventos de médio e grande porte por ano por falta de um espaço adequado. O Parque Anhembi está, há muito, ultrapassado.
    Como sei que ninguém é totalmente contra o investimento público em um mobiliáro com tais finalidades, não é impensável que a ele se aguegue uma nova e moderna praça esportiva. Os indícios são de que o mobiliário será financeiramente autosustentável, o que é ideal.
    Há problemas, porém. Em TODAS as sedes, os projetos estão atrasados como forma de pressionar os baús da viúva para que banque as obras. Em SP não era diferente.
    Se a decisão por construir um novo estádio tivesse sido tomada há vários meses, seria possível fazer um planejamento mais eficiente, cauteloso e realista. E tudo teria se pautado na transparência.
    Leio em alguns lugares, e me parece correto, que a FIFA viu como um blefe a atuação do SPFC nesse episódio, porque não quis largar o osso para não dar chance a outros grupos de sairem favorecidos da situação. E agora será necessário planejar, projetar e executar uma reforma ou construção, partindo do zero, em menos de 4 anos.
    Um abraço.

  • João Doni

    Com o do Sanches envolvido com a CBF, isto já era de se esperar. Agora a vai ter o sonho do estádio próprio realizado. Como é que um estádio já pronto tem de realizar um projeto de mais de 600 milhões para poder sediar jogos da copa e os estádios que estão ainda para ser construídos gastarão apenas 300 milhões e poderão sediar os jogos. Está muito claro que foram motivos politicos que levaram a FIFA a tomar esta decisão. Mas na verdade acho isto muito bom, espero agora que a diretoria gaste pelo menos parte do dinheiro que seria aplicado nas melhorias do Morumbi com o time, e possamos dominar a América nestes proximos quatro anos, não deixando nem paulistinha pra estes urubus pilantras.

  • Paula

    FC, engraçado… parece que vc também não deu uma pesquisadinha sobre estádios fifa…
    Só uma boa fonte aqui:
    E sobre o estádio atual:

    No mais achei boa a decisão. Melhor será se a Arena Palestra (sem nenhum dinheiro publico e que isso se confirme) seja a escolhida. E se não for por causa da capacidade que seja usada e a abertura seja na nova Fonte Nova :P.

  • Paula

    FC, engraçado… parece que vc também não deu uma pesquisadinha sobre estádios fifa…

    Só um adendo: para que super estacionamento se a ideia é melhorar o transporte publico e evitar que milhares levem seus carros – transformando o transito em algo infernal?

    Para melhorar suas fontes: http://espnbrasil.terra.com.br/maurocezarpereira/post/96960_NO+OLIMPICO+DE+ROMA+PONTOS+CEGOS+QUE+A+FIFA+TANTO+CRITICA+NO+MORUMBI+VEJA
    http://espnbrasil.terra.com.br/maurocezarpereira/post/112548_MORUMBI+TEM+PONTOS+CEGOS+E+O+ESTADIO+DA+FINAL+DA+COPA+DE+2006+TAMBEM+VEJA

    E sobre o estádio atual (a lenda dos torcedores): http://spfcpedia.blogspot.com/2009/01/construcao-do-morumbi.html

    No mais achei boa a decisão. Melhor será se a Arena Palestra (sem nenhum dinheiro publico e que isso se confirme) seja a escolhida. E se não for por causa da capacidade que seja usada e a abertura seja na nova Fonte Nova :P.

  • Carlos Eduardo

    Isto é uma vergonha. Mas este tema vai longe. Realmente não acredito que o Morumbi vai ficar fora da copa.

    Não vejo que a receita do SPFC será reduzida com a construção de um novo estádio, e sinceramente, R$ 600 milhoes para 5 ou 6 jogos na copa, não devem pagar a conta. Os outros grandes já não levam seus jogos para o Morumbi, ou seja, este novo estádio em SP não tiraria a arrecadação do Morumbi.

    O ponto é: o projeto do SPFC ficou muito barato, será um projeto privado, sem precisar do dinheiro sujo, sem envolvimento do estado, com acompanhamento dos seus donos, etc. Algo profissional, como em qualquer empresa.

    Não será uma “FARRA” como fazem nas obras públicas, com licitações corruptas, com caixinhas, com facilitadores, etc.

    Vergonha! Mobilização já!

  • Rodrigo

    Sempre fui contrário à reforma do Moruntri para ser utilizado na copa. Sou favorável a que o SPFC faça reformas em seu estádio sim, mas, apenas para o conforto de sua torcida. Como sou torcedor do interior paulista, eu quero é mais que o tricolor continue sendo, de todos os clubes do Brasil, o maior conquistador de títulos. Eu acho que os jogos da copa em SP, poderiam ser disputados no estádio da WTORRES.

  • Rita

    Pronto!
    O entrave para o pnta-pé-inicial era a indefinição sobre o Morumbi, uma vez solucionado, tenho certeza que a partir de amanhã, as obras iniciarão por todo o país de Norte a Sul, inclusive na minha querida Recife, onde por exemplo, ainda não puseram um tijolo para construção da CIDADE DA COPA.
    Entendam: o projeto não é de um estádio simplesmente, mas de uma ci-da-de!
    Tudo resolvido. Ricardo Teixeira feliz, outros tantos mais ainda, iniciativa privada participando das execuções das obras e o governo tratando só da infra-estrutura.
    Vai Brasil!!!

    André, por falar em estádios, já ouvi alguns dizerem que estão muito impressionados com a qualidade dos estádios na África do Sul e já ouvi outros dizerem que há estádios inacabados ou com problemas, tipo nos banheiros. Qual a sua opinião ou constatação?

  • Rodrigo

    Campanha São Paulo não precisa de Copa do Mundo FIFA! Nós paulistas precisamos de saúde, educação, transporte e outras coisas básicas…..

  • Cabe agora à imprensa não só colaborar com a choradeira tricolor,mas analisar profissionalmente a verdadeira intenção do SPFC, que é igualzinha a de qualquer dirigente,puxar a sardinha pro seu lado e culpar dirigentes de outros clubes por seus fracassos,assim como fez o editor executivo do Lance,Fernando Santos na edição impressa

  • O Brasil não está preparado pra receber essa Copa. Se não agilizar, vai ser o fiasco.

  • Zé Oliveira Pinto

    André: como você já deve ter lido, Governo do Estado e Prefeitura divulgaram nota conjunta reafirmando que não porão um centavo de dinheiro público na construção de nova arena ou na reforma de estádios para a Copa de 2014.
    Então, de duas, uma: ou o “Piritubão” será erguido com dinheiro 100% privado, e aí vale a informação do seu pai no blog dele: meu xará, o grande Zé Dirceu, estaria nessa empreitada atuando em favor dos mesmos russos que se apossaram do Corinthians (aliás, já saíram mesmo? Acho que não…); ou essa nota das autoridades públicas é pra inglês ver. Vale lembrar que o Prefeito Kassab, mais do que são-paulino fanático, é político profissional e candidatíssimo ao Governo do Estado em 2014; certamente, ele gostaria muito de ter seus esforços em prol da construção do “estádio da Copa” reconhecidos pelo eleitorado paulista…
    Como tricolor, apenas espero que o clube consiga seguir fazendo essas reformas pontuais, melhorando o conforto do torcedor que frequenta o Morumbi (meu caso), sem aventuras, sem endividamentos mirabolantes, para que possa continuar investindo no time, e, consequentemente, ganhando títulos…
    Abraços e parabéns pela cobertura dos canais ESPN e do Lance! aí na AFS!

MaisRecentes

A vida anda rápido



Continue Lendo

Renovado



Continue Lendo

Troféu



Continue Lendo