ÁFRICA POLAR (e o jogo, claro)



Já passava das 2 horas da manhã quando saímos do Ellis Park. O termômetro do carro marcava -1 grau.

Lembro-me de ter passado frio muitas vezes na vida, trabalhando ou não. Mas não me lembro de ter passado tanto tempo exposto a esse nível de temperatura. E o pior é que deve ter sido apenas a primeira vez nesta Copa.

Dentro do Centro de Imprensa do estádio, lotado, as portas laterais foram trancadas para garantir que o sistema de aquecimento funcionasse bem.

Desci no intervalo para ir ao banheiro, e o frio era tamanho que as pessoas se amontoavam em frente aos aquecedores, com as mãos na saída de ar quente.

Quem conseguiu escrever na tribuna de imprensa, nessas condições, foi herói.

E a madrugada foi tenebrosa. Mesmo dormindo de blusa e calça, cobertor pesado, aquecimento no quarto, acordei algumas vezes sentindo frio.

A melhor frase quem disse foi um dos nossos motoristas: “fez tanto frio durante a noite que senti falta da minha ex-mulher”.

Quanto ao jogo, bem, deveria ter sido mais tranquilo, não?

Ataque contra defesa, como se imaginava. E como este é um time programado para contra-atacar, o jogo fica meio travado até o gol sair.

Maicon foi o primeiro lateral direito da Seleção a marcar um gol (absolutamente proposital) num Mundial, desde Josimar no México ’86.

Cafu se envolveu num dos gols do Brasil na estreia da Copa de 98, contra a Escócia, mas na súmula do jogo o gol aparece como contra do zagueiro escocês.

Maicon foi o melhor em campo. Robinho também jogou bem. Elano (um dia depois de comemorar 29 anos) deu um presente e ganhou um do ex-companheiro. E parece claro que Daniel Alves é o primeiro reserva do time.

Vejamos se a Costa do Marfim se interessará mais pelo jogo do que os norte-coreanos.

A Seleção Brasileira precisa de espaço.



  • yuri

    Oi André. A previsão para Joburg é que o sol segue e o tempo vai esquentar um pouquinho nos proximos dias. Segura aí…
    Para vc, que acompanha o Brasil: o Dunga insistirá com o Kaka até o final do torneio? Parece que foi claro, para todos, que ontem ele mais atrapalhou que ajudou. Será que o Dunga concorda?
    Ou vc acha que o Kaka ainda acha seu futebol nesse torneio? Nao sei nao…

    AK: Não acho que o Kaká sairá do time. Nem acho que deva sair. Um abraço.

  • yuri

    Pois temo (oxala esteja enganado), que o Kaka está mais para o Raí em 1994. A solução do Parreira nós sabemos qual foi (e o Dunga e o Jorginho estavam lá).
    Mas como sigo achando que o Kaka é a única cabeça pensante do meio de campo, eu rezo pra que ele se recupere. Mas está danado…

  • MARCELO BRANDÃO

    André,

    A Espanha acaba de perder da Suiça (que é um pouco melhor q a Coréia do Norte, mas jogou da mesma forma). Imagino se fosse o Brasil…Vamos esperar o que seus colegas pseudo-comentaristas de ESPN e Sportv vão dizer sobre a Espanha (que da mesma forma q o Brasil tocou muito lateralmente e não conseguiu “furar” a retranca!).
    Abs

    AK: “pseudo-comentaristas”? Quem? Você poderia ser mais claro? Um abraço.

  • MARCELO BRANDÃO

    Pseudo comentaristas: André Rizek (sportv), Mauro Cezar Pereira (ESPN Brasil), um gordinho da ESPN (que participa do programa com o PC caju), Neto (bandeirantes), Lédio Carmona (sport tv).
    Podem até ser bons jornalistas, mas fazem comentários óbvios, desnecessários, alem de alguns serem rancorosos e chatos.

    AK: Bem, essa é a sua opinião. Não compreendi o que você quer que eles digam sobre a Espanha. Um abraço.

  • leonardo atleticano

    André, vc disse que manteria o Kaka, concordo com você, mas apenas até o fim da primeira fase. Você acha que caso ele faça três jogos no mesmo nível de ontem ele deve ser mantido na equipe? Acho que ele foi mal demais, acho que o meio com Gilberto Silva, Ramirez, Elano e Daniel Alvez fica bem mais encorpado e rápido.

  • MARCELO BRANDÃO

    Gostaria que analisassem as outras seleções da mesma forma que analisam o Brasil, com o mesmo rigor e contundência. Inclusive veja comentário do jogo da Espanha no blog do Juca e comente se não são dois pesos e duas medidas.

    AK: Rigor e contundência? Dois pesos e duas medidas? Cara, é apenas opinião. Você concorda ou discorda, e vamos em frente. Um abraço.

  • Marcos Vinícius

    Gente,deixa eu contar algo que aconteceu comigo:

    Participo do Bolão do Sportv.,para quem não conhece,o bolão funciona da seguinte forma:

    Se vc acertar o placar do jogo proposto,quem fará o gol e em que tempo esse jogador fará o gol vc concorre a um prêmio razoável,uma tv de LCD.

    Pois bem.

    Meu palpite para Brasil x Coréia do Norte foi:

    Brasil 2 x 0 Coréia,com o Elano marcando o segundo gol brasileiro no segundo tempo.

    Ouço o locutor dizer que Daniel Alves está no aquecimento,e que provavelmente entrará no lugar do Elano.Penso :”M…perdi!” Mas eis que Elano nos presenteia com o segundo gol brasileiro após passe espetacular de Robinho!Penso”Cara,deu tudo certo!Ganhei!Agora é só torcer pro jogo acabar e pro Brasil não fazer mais nenhum”.E nossa seleção parecia estar meio conformada com o placar,apesar das mexidas do treinador deixarem o time mais ofensivo.Passou a barreira dos 40 do segundo tempo.Penso “Essa eu levo!Ganhei!”

    Aí aquele @&¨_)*(&%¨#$!¨@!!&¨(*)*¨$@#!??{`(*¨&$# daquele asiático faz um,e minha tv escoa de minhas mãos.

    Passei o resto do dia de ontem e a manhã de hoje espraguejando o infeliz do coreano.

    Pronto!Desabafei!

  • Lavinia – PoA

    Dicas para superar o frio: acenda velas (no banheiro depois que sai do banho é uma maravilha), mas com segurança. Na hora de dormir, tem que usar sobrepele de algodão. Ah, também tem que usar lençol de algodão por baixo dos cobertores, do contrário eles não esquentam e usar sempre blusa de algodão embaixo dos agasalhos, a lógica é a mesma do cobertor. Você pode passar os lençois também antes de dormir, e segurar bolsa de água quente colado ao corpo (uma maravilha)!

  • antonio carlos

    “KAKÁ DESMENTIRÁ, assim como o médico da seleção brasileira. Mas o fato é que ele está sofrendo para jogar esta Copa do Mundo e pode, como Guga, até encerrar sua bela trajetória no futebol muito mais rapidamente do que gostaria. O mesmo problema que o maior tenista brasileiro de todos os tempos enfrentou no quadril Kaká enfrenta no púbis, segundo confidências de médico para médico que chegaram ao conhecimento da coluna horas…”

    É incrivel como o Mundo e o ser humano evolui mas continua troglodita como sempre. os meios que um evoluido cria para facilitar a vida de todos, é usada por muitos pra atrapalhar, alem de espalhar inverdades que se torna verdades. Ao ouvir entrevistas, ao ler comentarios, a noticia é que o Juca cita a religiao do Kaka…aqui nao citou…perguntam se ele é medico pra poder estupidamente por fim a carreira do jogador…lendo o texto…pode…não é afirmativo, é suposição…UFA …Foi o Juca que inventou a pulbagia dele?

    AK: Pois é. Você teve de copiar a nota aqui, apesar de haver um link para ela no post. Vamos ver se isso abre os olhos de alguns. Um abraço.

  • André, confesso que até a polêmica que surgiu na imprensa citando seu nome, por alguns desafetos de seu pai, ex. Milton Neves (irc), não havia lido nada seu e agora acessei seu blog e vejo que tem futuro e torço para que siga no mesmo perfil de caráter jornalistico do seu pai.

    Felicidades!

    João Batista Filho
    BH-MG

MaisRecentes

É do Carille



Continue Lendo

Campeão de novo



Continue Lendo

Inglaterra 0 x 0 Brasil



Continue Lendo