MEU TOP 3 (a pedidos)



Meu último texto da Camisa 12 (publicado na quinta-feira passada no Lance!, e aqui alguns posts abaixo), suscitou vários comentários sobre a frase inicial, em que eu disse que Zinedine Zidane está no top 3 dos jogadores que vi.

Pensei em escrever quais eram os outros, mas a coluna era sobre Zidane, e não outros.

Mas entendo perfeitamente a curiosidade, portanto, aí vai:

Maradona, Zidane, Ronaldo.

______

Como devem ter percebido, estou meio “desplugado” nestes dias, vésperas da viagem para a África do Sul.

Muitas coisas pessoais para resolver, entre elas a saudade antecipada que já bate forte.

Vamos nos falando.



  • Anna

    Quando fiz aquela listinha, tinha esquecido do Maradona… Dos que vi jogar, reformulando: Zico, Maradona, Socrátes, Falcão e Zidane. Logo, nos meus top 3, Zizou não está. Depois dele Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho. Mas incluindo os que vi em vídeo: Garrincha e Pelé, no Olimpo dos deuses do futebol, fora de comparações quaisquer. Aproveite sua família! 😉 Fique tranquilo! Todos nós entendemos! E sabemos o que é saudade! Abraço, Anna

  • O meu Top 3 fica assim:

    Romário, Zidane, Maradona

  • Teobaldo

    Meu pitaco: Maradona, Cruyf, Zidane.

  • Samer

    André, Ronaldo foi sensacional, mas não entendo alguém que acompanha tanto futebol e que viu Romário jogar achar que ele foi pior que Ronaldo.

    AK: Essa é uma parada dificílima, em que a palavra “pior” não cabe. Se a questão estivesse restrita à grande área, Romário levaria vantagem. No “geral”, considero Ronaldo o principal jogador brasileiro pós-Pelé. Um abraço.

  • leonardo atleticano

    André, tenho dois filhos, e imagino como seria ficar mais de um mês sem meus amores. Não dá para levar a família? Imagino que o trabalho deve consumir quase que a totalidade do dia.
    Sua trinca de ases é ótima, complicado discordar, foram jogadores que não só jogaram muito, como foram vitoriosos em clubes e seleção nacional. Me lembro de coisas fantásticas do Zico, se ele arrebenta na Europa e ganha uma copa, acho que pegava uma vaga nesse time. André, outro monstro que deu azar de jogar quase que apenas no atlético e não ganhar títulos foi o Reinaldo, tido até pelo Romário como o atacante mais tecnico que ele já viu jogar, queria ter tido a oportunidade de ter acompanhado o Rei por mais anos, era fantástico, mas ficou a vida toda aqui em Minas. Se tiver a oportunidade de ver o filme do Reinaldo, veja, dentro da área era tão mortal quanto Romário e Ronaldo.

  • Anna

    Eu esqueci do Romário. Ele vem depois do Zidane.Essas listas são crueis!

  • Alexandre Reis

    Sem pestanejar : Zico , Maradona e Romario.

    O Zidane vem logo atras.

    André, seria possivel dimensionar o sucesso da carreira do Ronaldo e do Van Basten sem as contusões? Como parecia facil fazer gols vendo o Van Basten.

    O pessoal mais novo vai me achar louco, mas vejam a historia de rapaz que no auge teve sua carreira acaba pelas pancadas.

    Abs

    AK: Não, não é possível. Infelizmente. Um abraço.

  • Marcel Souza

    Muito dificil fazer um Top desses! Teria que fazer logo um Top 11, e só teria camisas 10! 😉

    Marcel

  • David

    Pra mim, o mais chato dessa história de top 3 é a existência de um jogador como Ronaldinho, que jogou em 2 anos pelo Barça, mais que provavelmente o Zico, com certeza Maradona, e até Zidane, mas que escolheu murchar na carreira dessa forma e com isso os “sabios” do futebol resolvem esquecer que antes daqueles 2 anos do seu ápice ele ainda teve uns bons 8 anos de futebol de craque muito acima da média e deveria ser melhor valorisado por tudo que fez.
    O segundo fator é a super valorização do desempenho de jogadores pela seleção, principalmente em Copa do Mundo. É a mística e o sobrenatural entrando nas analises do futebol, ja que ela não passa de um torneio de tiro curtissimo jogado com varios “estranhos”, sem tempo de treinamento ideal, sem razoes obvias pra que alguem se esforce nele (ninguem é obrigado a ser patriota e trabalhar de graça), e enfim, cada vez mais desprestegiado pela maioria dos torcedores apaixonados por seus times do coração.

  • Anna

    Pra mim, mesmo tendo visto Ronaldo e Romário, Zico foi o melhor jogador brasileiro pós-Pelé e pós-Garrincha. Como diriam Calazans e Juca Kfouri, não ganhou uma Copa, então azar da Copa do Mundo. Zico fez coisas inacreditáveis, gols mais ainda e só não foi campeão do mundo! 😉 Abraço, Anna

  • Athila Marques

    minha lista é…

    ZIDANE…. RONALDO… E RONALDINHO GAUCHO…

  • Ricardo Medeiros

    Ótimas escolhas! Sem dúvida, os melhores. E mais, concordo tbm com Ronaldo ser o melhor brasileiro pós-Pelé. O cara é fenomenal!

  • Anna

    Hoje foi um dia de introspecção pra mim também. Um amigo próximo que vai morar nos Estados Unidos. Sei que será o melhor pra ele, mas é inevitável não imaginar que o contato se reduzirá drasticamente por um ano. Versão Unplugged pra mim, também. 😉

  • Roberto Carlos

    Andre
    Na sua opinião o Milito sendo o grande herói do titulo da UCL passa a ter chances de ser eleito o melhor do ano pela FIFA? Em anos que não temos a Copa esta competição norteia a escolha, como ainda temos o mundial pela frente você apostaria nele?
    Abraços
    Roberto Carlos

  • Willian Ifanger

    Maradona, Zidane, Romário…….nessa ordem.

  • Marcos Vinícius

    Meu top 3 nacional:

    Zico,Romário e Ronaldo.(Sim,acho Romário melhor que Ronaldo)

    Meu top 3 internacional:

    Zidane,Maradona e Hagi (Romênia).

    Fundindo as listas:

    Maradona,Zidane e Romário.

  • Rita

    Concordo contigo André, Ronaldo foi mais completo que Romário.
    Na minha opinião, poderia ter sido o maior atacante de todos os tempos se não fosse a convulsão, as contusões e a vida louca vida.
    Mas o SE não entra em campo… Ainda assim ele foi demais!

  • Felipe

    Pra mim:

    Romario, Zidane, Ronaldinho Gaucho, mas eu sou novo e nao vi muita coisa.

    Nao entendo o tanto que vc ve no Ronaldo, quer dizer, ele foi bom, muito bom, cracasso, mas comparar ele com Zidane, Maradona, Romario, Zico etc eh quase um crime!

    Falou

    PS: Boa lembranca do Marcus Vinicius, gostava do Hagi!

  • Rodrigo

    Pra ficar só no Brasil, dos que vi, prefiro Zico, Sócrates e Ronaldo.
    Lá fora não palpito muito, por desconhecimento de causa, mas aqui vão os três que mais gosto (ou gostava) de ver jogar – não são necessariamente os melhores: Maradona, Hagi e Seedorf.

  • Marcelo Coelho

    Em ordem alfabética:

    Maradona, Romário e Zidane!

    Quando perguntam o porquê da derrota do Brasil em 2006, respondo com duas palavras: Zinedine Zidane!

  • Samer

    André, não acha que para centroavante o que vale não é justamente a grande área?

    Como voce frisou, a parada é dificil, mas no meu ponto de vista: os dois foram campeões mundiais, mas o papél do Romário foi mais importante (além da pressão em 94 ser MUITO maior por causa da fila de 24 anos), os dois foram ídolos no Barcelona, mas todos por lá consideram o Baixinho melhor. Além disso, Romário com 33 anos era bem melhor do que o Ronaldo agora, mas enfim, cada um enxerga de uma maneira. Abraços!

    Obs: meu top 3:
    1- Romário
    2- Ronaldo
    3- Ronaldinho Gaúcho

  • marcelo

    A minha, que começa em 1974, quando eu tinha dez anos:
    Rivelino, Zico, Zidane,
    ab

  • Antonio Melo

    Falar que Ronaldo é melhor que o Romário é uma grande besteira. Ví o Romário jogar com 40 anos e nunca ví ele dar uma canelada. Ronaldo está apanhando da bola. É um grande craque, mas Romário é gênio, talvez o maior jogador brasileiro depois do Pelé. Renunciou a Europa e isso o prejudicou. Porém, a técnica e a genialidade com que ele invergou a camisa da seleção me faz o colocar num patamar acima ao de Ronaldo. Tostão e Rivelino também dividem a mesma opinião. Acho que no futebol os atletas deveriam ser comparados cada um na sua época. Quem garante que Pelé seria o mesmo jogando hoje? Que Ronaldo seria craque antigamente? O futebol que se jogava antigamente era mais cadenciado, tenho certeza que jogadores como Gerson e Ademir da Guia teriam muita dificuldade para jogar no futebol atual, devido ao condicionamento físico, assim como Felipe Melo, Julio Batista e Josué seriam jogadores de times pequenos.

    ROMÁRIO FOREVER! O BAIXINHO FAZ MUITA FALTA AO FUTEBOL…

    AK: Entendi. Quem concorda com você, está certo. Quem não concorda, está falando besteira. Obrigado pela valiosa contribuição. Um abraço.

  • Como tem que ser os que vi jogar segue a meu bicão.

    1 – Zico

    2 – Zidane

    3 – Ronaldo

    Inté…

  • Rafael Wuthrich

    Também acho o Romário melhor que o Ronaldo. Ele só não foi melhor do mundo em 1995 porque jogava no Brasil. Para os que esquecem, o melhor Romário não é o gênio da grande área, mas o atacante arrasador de 92-95. Dos que eu pude ver ao vivo, Romário/Ronaldinho Gaúcho/Zidane. Ronaldo não entra porque seus grandes títulos vieram pós-auge (UCL/2002 e Copa/2002), em que jogou ofuscado pelo brilho de Rivaldo e Zidane. E no auge, ele falhou feio, tanto na UCL quanto na Copa 1998.

  • Rafael Wuthrich

    Rita, me perdoe, mas Ronaldo não é meio Romário. Romário foi artilheiro do brasileiro aos 39. Modificou sua forma de jogar sabendo que não tinha mais a impulsão da copa de 1994 – foi para a grande área. Sabia cabecear e se colocar na área melhor que Pelé. E tinha a capacidade, no auge, de fazer coisas tão sensacionais quanto Ronaldo. E ganhou uma copa praticamente sozinho. Não é pouca coisa. Ronaldo é fora de série, não discuto, mas está longe de ser melhor que Romário.

  • Nelson Bigeschi Jr.

    E aí André

    Toda lista, por ser totalmente pessoal, gera muita polêmica e muitas bizarrices dos blogueiros.
    Acho que faltou um lugarzinho pro Zico, embora concorde que ele não venceu Copa do Mundo e creio que isso contou para você não incluí-lo. Eu tiraria o Zidane pra colocar o Galinho.

    Abraço

    AK: Zico é um gênio do futebol. Considero-me privilegiado por tê-lo visto jogar. É evidente que o fato de não ter conquistado uma Copa do Mundo não deve ser levado em conta na avaliação do futebol dele. Mas na avaliação da carreira, em comparação com quem jogou em nível semelhante e ganhou uma Copa, é lógico que entra na equação. Um abraço.

  • VAgner Luis

    Top 3 é complicado, então, acho que o melhor que vi jogar foi Falcão. E, legal alguém ter lembrado do romeno Haggi, como jogou este cara em 94, se tivesse sido campeão, entraria nas listas de melhores de todos os tempos fácil, fácil mas, como sua Seleção foi eliminada pela monótona Suécia, poucos se lembram dele…

  • Felipe Nogueira

    Considerando que, de acordo com o seu perfil, você tem 36 anos, acompanhou Zico jogar. Apesar de Zidane e Ronaldo serem cracaços acima da média, colocar Zico abaixo deles é assinar um atestado de ignorância futebolística, me desculpe.
    Seus comentários para mim perderam muito da credibilidade depois dessa infeliz declaração.

    AK: Não fique tão sensível só por causa de uma opinião diferente da sua. Ignorância é não saber lidar com o ponto de vista dos outros. Um abraço.

  • Romario

    Pô peixe, que isso Andrezão? Os três melhores que vc viu jogar são 11: eu e maix deix, aí! Falou?

  • Rodrigo Farias

    Respeito a opinião de quem pensa de forma diferente, mas na minha avaliação, sem nenhuma dúvida, o Romário foi muito mais jogador do que é o Ronaldo. Para mim, o Baixinho era muito mais completo em todos os fundamentos e mais técnico. Além disso, fez muito mais gols do que o “Fenômeno”. Em Barcelona, Romário é tido como superior, Johann Cruyff o considera o “melhor atacante de todos os tempos” e o grande Tostão – que avalia o francês Zidane como o melhor depois de Maradona – reputa o Baixinho como gênio.

    Apenas entre os que acompanhei, de fato, a carreira, elejo entre os meus TOP 3 Zidane e Romário. Completo a lista com Lionel Messi, ainda que muitos considerem essa uma escolha prematura.

  • Alexandre

    Para mim os três melhores são:

    1 – Fernandão

    2 – Rafael Sobis

    3 – Tinga

  • anderson

    Raí, romario e Zidane

  • Luis Jorge

    Igualzinho o pai,ou seja, excelente jornalista e isento…Menos quando se trata de Corinthians…Dúvido que com sua idade você não viu Zico jogar;pois se viu Maradona o sufuciente para votar nele,deve ter visto Zico,que lançava,cabeceava e driblava bem,alémd ebater faltas e armar bem o jogo,Ronaldo é craque mas não é completo como Zico e aliás como centroavante não vence nem Romario,por isso nesse caso(apesar de achar que seu pai votaria em 3 diferentes)você deixou o “corinthianismo falar mais alto” e colocou Roanldo onde deveria estar Zico(bem melhor que Zidane,que jogava só quando queria) ou no mínimo Romario!!!!

    AK: O que o Corinthians tem a ver com isso, companheiro? Você acha que escolhi o Ronaldo porque ele veio encerrar a carreira no Corinthians? Não brinca… um abraço.

  • Alexandre

    Três é muito pouco. Então vão duas listas dos melhores de 80 para cá:

    Internacional: 1-Maradona(alguém discute?); 2-Zidane(o gênio carrasco dos brazucas); 3-Messi(ainda vamos ouvir falar muito deste cara).

    Nacional: 1-Romário; 2-Ronaldinho Gaúcho; 3-Ronaldo.
    Gostaria de explicar a ordem dos brasileiros.
    O Romário está em primeiro porque foi o único dos três que conseguiu manter-se em alto nível durante quase toda a carreira. Talvez o maior centroavante de todos os tempos.
    No seu máximo, o Ronaldinho Gaúcho foi o jogador mas espetacular que já vi jogar. Se tivesse a mesma fome de bola que o Pelé e o Maradona, certamente estaria junto destes dois montros.
    E o Ronaldo também não pôde jogar muito tempo no seu máximo. Arrasou entre 96 e 98, teve um fantástico “comeback” em 2002, e daí em diante só colheu os frutos da fama.

  • Luis Jorge

    Depois do que já escrevi e ó pra constar meus 3 seriam(não vi Zico nem Maradona por completo em suas melhores fases)então dos que vi os 3 melhores seriam:
    1.Romário
    2.Zidane
    3.Baggio

    OBS:Zico é melhor que os 3 e Maradona acho que ,apesar do estilo totalmente diferente e de ser meia,se equipara a Romario.Falam muitod e Maradona,mas ele jogou em alto nível mesmo apenas uns 8 anos,e tem menos de 300 gols nna carreira,no final jogou gordo e sem fazer NADA,Ronaldo com essa idade e peso que está vive dando canelada,Romario vi jogar com 40 anos e marcar gols,Zico tem mais de 800(quase 900) gols na carreira…Zidane era craque,mas muitas vezes pelos clubes só jogava quando o time já estava tomando ferro,e apesard e aparecer muito nas decisões,Figo durante a maioria dos jogos ajudava mais o Real,mas em habilidade sem dúvida Zidane é o segundo melhjor que vi!!!!

  • O meu TOP 03:

    01 – Maradona
    02 – Zico
    03 – Zidane E Ronaldo

    Seguidos de Romário… colado em Zidane e Ronaldo…

    Menções honrosas: Van Basten e Messi!

  • João Paulo Augusto Serinoli

    Como não vi o Maradona jogar, a não ser em vídeo, meu ranking fica assim: Zidane, Romário e Ronaldo.

  • Nívio

    Tenho 16 anos.
    Zidane, Ronaldinho Gaucho e Romário.

  • Alexandre

    Concordo com quem acha que o Ronaldo é supervalorizado. O cara é sem dúvida um dos maiores da história, mas muito do que se diz sobre ele não corresponde à realidade.
    Por exemplo, falam que ele ganhou tudo por onde passou. Na seleção é verdade, mas nos clubes não. Os únicos campeonatos de clubes realmente importantes que ele venceu foram o Mundial de 2002 e os campeonatos espanhóis de 2003 e 2007, tudo pelo Real Madrid. Lembrando que o auge do Ronaldo foi no Barcelona e na Inter de Milão, onde ele ganhou poucos títulos.
    Outro dado incorreto: falam que ele foi um superartilheiro. Nem tanto. Tem menos de 400 gols em toda a carreira, bem menos do que a metade dos gols dos verdadeiros superartilheiros da história, como Pelé, Romário, Puskas e Gerd Müller.
    Por fim, falam que ele teve vários grandes retornos em sua carreira. Exagero. Retorno mesmo, com “R” maiúsculo, foi na Copa de 2002, talvez o maior da história do futebol. Mas foi um só.

    AK: Só tire o “talvez”. Já basta. Um abraço.

  • Bruno

    Os três maiores de todos os tempos são:

    ANDRADE, ADíLIO e ZICO!!!

    E acabou a discussão!

    Abraço

  • leonardo atleticano

    André, hoje não atrapalha, pois temos na lembrança as coisas fantáticas que ele fez, e vibramos com um título de copa do mundo que ele ajudou demais a trazer, mas você não acha que o Ronaldo está dando uma queimada na imagem dele para as futuras gerações? Lá na frente, ele vai ser lembrado como o craque, ou como o gordo que se arrastava em campo?

  • eduardo pieroni

    Boa André, mas este barato que vocês tomam deixa loucão, os três melhores são:

    Bandeira (palmeiras)

    Bizu ( palmeiras )

    Ari Bazão ( corinthians)

    Abraços

  • Leandro Azevedo

    Andre,

    Agora uma outra pergunta pra vc pensar no aviao indo pra Copa…

    O top 5, mas levando em conta UM ANO de futebol jogado… tipo um dos anos do Ronaldinho no Barca, esse ano do Messi, qualquer ano do Maradona e talz. Nos anos mais antigos, nao precisa ser “exato” com ano, mas se nao for levar em conta a carreira completa do jogador, como mudaria o seu top 5?

    Abraco

  • Douglas Pacheco

    Na minha lista nao falta o Biro-Biro!

  • walter

    Meu TOP 3:

    1 – Ronaldo (Justificativa: Incontestável carreira.Pode ser o que for,,fumante,gordo,mas temos que respeitar um atleta que ganhou 3 campeonatos espanhóis,2 copas do mundo 1 champions League,1 mundial interclubes,1 campeonato Italianoe lá vai título,além do pequeno detalhe de SOMENTE ele e Zidane serem 3 vezes melhores do mundo)

    2 -Zinedine Zidane(Justificativa: Esse dispensa comentários enquanto esteve em campo foi vencedor e está no mesmo patamar de Ronaldo)

    3 – R.Gaúcho(Justificativa: Craque demais,Joga 10,a hora em que resolver jogar bola de verdade não terá Messi,C Ronaldo nem Kaká.É o Cara.Uma pena Dunga não ter levado.Mesmo)

  • walter

    NA Boa André,Ronaldinho Gaúcho teve sua chance de ser Pelé,GArrincha,MAradona ou Zico.Se tivesse se mantido e escolhido verdadeiras amizades(Não amigos de copo e sim amigos que só querem o bem).MAs é Craque demais e seria legal se ele ressurgisse das cinzas.

    RONALDINHO FÊNIX!!!!

    Abraços

  • Anna

    André, esse post bombou! Boa viagem! Muitas reportagens na Africa do Sul! Ficaremos acompanhando na telinha, na medida do possível!

  • BASILIO77

    Nao acompanho o futebol internacional, na minha lista so brazucas que vi bastante.
    Fica assim
    ZICO, CARECA e JUNIOR. Tecnicamente foram os que mais me agradaram ver jogar…longas carreiras sempre em altissimo nivel. Titulos nao foram tao inportantes nessa lista. Acho Romario fora de serie, mas gostava mais de Edmundo..o melhor do mundo em 1997. Alex do fenerbache talvez o ultimo grande meia de verdade…
    A carreira de Zinho foi fantastica do ponto de vista de titulos.
    Meu ultimo idolo foi Edilson, o capetinha…sofri quando ele esteve do outro lado e vibrei quando foi contratado.
    Socrates foi fora de serie. Rivellino me fez amar o SCCP. Emerson Leao o melhor goleiro que vi. Reinaldo do galo foi um fenomeno, pena que a medicina da epoca nao o ajudou em nada, muito pelo contrario.
    Mas acima de todos…BASILIO….rsrsrsrsr…
    Tivemos e ainda temos muita gente boa de bola. Uma coisa que atrapalha a evoluçao do jogador e a independencia economica cada vez mais precoce…isso acaba por tirar a ambiçao dos jogadores que acabam se acomodando no patamar inicial da carreira.
    Abraço.

  • Rejane

    Olá André, Parabéns pela cobertura da Champions! A minha top lista é: Ronaldo, Romário e Messi!

  • Emerson

    Nasci em 1986,e o meu top 3 é formado por Zizou, Baixinho e Fenômeno.

  • Anna

    André, se der, escreve alguma coisinha antes de se despedir. Eu também não estou no “mood” de escrever, mas seus posts dão uma animadinha na gente!!! 😉

  • gui rocha

    Maradona, zidane e ROMARIO…PO andre, achar que ronaldo jogou mais do que romario nao existe, olhe o numero de gols de romario, qtas vezes foi artilheiro, qdo o brasil precisou ganhou sozinho a copa de 94, ao contrario de ronaldo que falhou em 98 e ganhou em 2020, mas não sozinho….romario é melhor do que ronaldo, quem afirma o contrario é por questoes pessoais extracampo….ou nao manja do esporte bretao

  • leonardo lessa lopes

    o romario foi muuuuito melhor que o ronaldo, careca no mesmo nível do ronaldo romário acima.mas meus três na ordem: maradona, ronaldo gaúcho(reinventou o jeito de jogar bola só joga-se assim hoje pelo que ele fez – é como ele tivesse permitido o messi existir – ele conseguiu isso zidane não por isso ele e não zidane) e claro romário.
    a lista é essa não tem outra: maradona, gaúcho e romário. nasci em 78.

  • André Bernardo

    Caro André,

    em um dos comentários Samer questiona pq vc acha que o Ronaldo está na frente do Romário, você responde que se levasse em conta só a grande área Romário levaria, mas no geral dá Ronaldo. Então pergunto: que seria esse “no geral”? Pois os dois foram atancantes de explosão, rápidos, técnicos, sendo o Ronaldo de mais força e Romário mais refinado. Ambos ganharam uma copa e nem tantas coisas quanto seus talentos sugeriam nos clubes. E também vejo que se tirassem Romário de 94 e Ronaldo de 02, certamente o tetra não viria, já o penta poderia ter vindo de qualquer forma. Enfim, vejo Romário a frente de Ronaldo. Digo isso e lhe questiono não querendo lhe convencer do meu ponto de vista, mas querendo entender o seu. Responde aí!!

    AK: Fora da área, Ronaldo foi bem melhor. Dentro, a diferença a favor de Romário não foi tão grande. Ronaldo passou praticamente toda a carreira jogando em alto nível na Europa, o que Romário não conseguiu. Ronaldo foi escolhido três vezes o melhor jogador do mundo, Romário uma. Ronaldo é o maior artilheiro da história das Copas. E, em minha opinião, o principal jogador de futebol brasileiro pós-Pelé. Um abraço.

  • antimano

    Rivellino, Maradona e Messi. Futebol deveria ser proibido para destros. Exceçao feita a Pelé e Garrincha.

  • Rafael Wuthrich

    antimano, Pelé era ambidestro.

  • Rafael Wuthrich

    André Bernardo, discordo. O Romário ganhou tudo (ou quase) no Vasco, em 2000. Bateu na trave só no mundial.

  • sergio munhoz

    Romario, Zidane e Ronaldo… nasci em 86 e não há como pensar em outro jogador alem dos 3.

  • Rafael Wuthrich

    Muitos falam do Zidane, mas o Romário sabia fazer tudo o que o Zidane fez(pex., o golaço na UCL Romário fez igual em 96, na Copa Ouro contra o México). Até o gol mais espetacular que vi foi do baixinho – o lendário elástico no Amaral e o gol por cobertura em cima de Dida e Gamarra.

  • Anna

    André, nessa mesma linha, quais são suas seleções favoritas pra ganhar a Copa do Mundo? 😉

    AK: Como já escrevi, Espanha e Brasil são os favoritos teóricos. Numa Copa, jamais se pode deixar de considerar Brasil, Itália, Alemanha e Argentina. Nunca houve uma final sem um deles. Um abraço.

  • Everton Novaes

    Romário e Zidane na minha opinião. Nasci em 1981.

  • Ricardo Medeiros

    Dá uma olhada nessa campanha publicitária protagonizada por um dos seus top 3 – Maradona:

    http://www.youtube.com/watch?v=FJ-DDAL4FUk&feature=player_embedded

    Ficou muito boa!

  • Fiel

    O motivo da próxima copa do mundo e da próxima olimpíada ser no Brasil se deve a possibilidade de se superfaturar as obras em até 1000% e a certeza de impunidade? Por favor comentem.

  • Joao

    top 3 que eu vi jogar: ROMÁRIO, ZIDANE, RONALDINHO GAÚCHO.

    dizer que ronaldo é melhor que romário, é mesma coisa que dizer que maradona é melhor que pelé…
    Dentro da área só existiu um rei…Romário.

  • Lenilson Araujo

    ZICO, Maradona e Reinaldo. Nessa ordem.

  • Anna

    André, eu não perguntei por mal. Sempre leio seu blog. Não lembrava de você ter comentado seus favoritos, na verdade. Foi só uma curiosidade. Nem achei que você fosse responder. Mas obrigada, de qualquer forma, pela atenção. Mais uma vez, boa Copa do Mundo. Anna

  • Joao

    Raí, Pita e Muller.

    E não se fala mais nisso.

  • Ricardo

    Dificil esse tipo de comparaçao

    Mas vai lá

    Maradona
    Zidane
    Ronaldo(o rei de marketing, mais atleta)
    Romário (marrento e anti-social, mais técnico)
    Ronaldinho Gaúcho

    Deixar dois de fora seria injustiça. E tem o Rivaldo…

    Discordo apenas da comparaçao que fora da área Ronaldo teia sido bem melhor

    No jogo mais duro de 94, contra os US, com Leonardo expulso, Romário arrancou de antes do meio campo e serviu Bebeto…

  • Ricardo

    Mudando de assunto, André voce que é uma bem informado e isento
    Um jogador que poderia estar nessa lista…, o Kaká, nao está bichado?
    Ele nao vem jogando nada no Real Madri e a CT da Sele’cao nao passa segurança ao falar de sua contusao-pulbalgia (a mesma qu fez o Guga parar)
    Abs

    AK: Pelo que tenho ouvido, Kaká está zerado. Passou os últimos meses apenas pensando na Copa. Mas sim, esse é um tema importante. Um abraço.

  • Zidane é meu Top One… o mais completo jogador de futebol que vi jogar (tenho 27 anos e não me lembro muito bem de Maradona, tinha 8 anos na época).

    Fora isso seu estilo clássio, meio de campo técnico e ainda assim marcador está em falta hoje em dia… só não está mais pois, salvo as devidas qualidades técnicas e o pouco tempo de carreira, temos um menino Ganso no Santo com o mesmo estilo de jogo do Zinedine Zidane.

    E eu sei que dificilmente verei alguém novamente do nível (ou melhor) de Zidane, mas torço que apareça alguém de novo.

  • Ronaldo

    Poxa, pra mim Ronaldo foi melhor que Romário, mas deixar Zico fora desta lista é brincadeira em?! “Só” se for pelo fato de qeu ele não ganhou uma copa do mundo…Porque se isso não for critério, acho que ele jogou muito mais bola que Ronaldo. Quanto a Maradona e Zidane concordo. Maradona, Zidane e Zico é o trio perfeito. Abraços

  • Ricardo

    Lembrei de uma historia legal
    Eu estava em Pamplona na Espanha e entrei em um bar, na TV Barça e Real quase no final
    Perguntei a um grupo grande de espanhois torcedores do Barça…quem foi melhor, Ronaldo, Romario, Rivaldo e Ronaldinho. Todos responderam em unissono.,……ROMÁRIO!
    E disseram que ele jogava como se estivesse dentro de um videogame

  • Marcos Vinícius

    Deixa eu discordar de vc…(será que isso já aconteceu antes?)

    AK: Fora da área, Ronaldo foi bem melhor. Dentro, a diferença a favor de Romário não foi tão grande.

    Deixa eu te contar uma coisa que eu vi,eu estava lá,fui em São Januário naquele dia.

    Libertadores de 2001.Vasco 2 x 1 Peñarol.Romário acabou com o jogo.Foram dois gols do Viola,o primeiro em rebote de um chute do Romário e o segundo em que o Baixinho desmoralizou a defesa uruguaia,deixou até o goleiro no chão,e rolou pro Viola praticamente em baixo do poste empurrar pras redes.

    Isso,claro,é só um exemplo da genialidade desse grande jogador que foi Romário.Deixemos de lado tudo de ruim que se diz desse homem e foquemos apenas o grande atacante que foi.Romário esteve no topo da “cadeia alimentar” do futebol durante muito tempo.Era o grande predador,um jogador temido devido a sua imensa capacidade técnica,principalmente dentro da grande área.Dentro dela,era gênio,improvisava quando a jogada parecia pouco provável,fazia a arte de fazer gols parecer uma coisa banal,que qualquer mortal poderia fazer,tanto que fez isso,oficialmente,mais de mil vezes.Reaprendeu a jogar futebol quando suas arrancadas já não eram mais seu ponto forte,e sua panturrilha por várias vezes lhe pregava peças.Entendeu que sua idade não lhe permitia confronto direto com o defensor,que suas condições fisícas estava aquém da evolução do futebol mundial,e se readaptou à aquilo que sempre fez com maestria.Enquanto teve pernas encheu os olhos de vascaínos,flamenguistas e tricolores,que tiveram o privilégio de vê-lo vestindo a camisa de seus times,e dos adversários,que sempre se renderam a sua genialidade.

    Ronaldo é craque,um dos maiores do futebol mundial.Também tinha como forte sua arrancada,era referência em qualquer ataque e para qualquer atacante.Também tentou uma readaptação ao futebol depois de algumas cirurgias seríssimas,onde muita gente duvidou que retornaria aos gramados,ou ainda pior,uns acharam que voltaria e que seria um fiasco.E o Gordo calou a boca de todo mundo.

    Pra deixar uma coisa bem claro:Concordo plenamente que fora da área Ronaldo infinitamente superior a Romário.Mas dentro dela…

    André,não que eu queira diminuir ou desmerecer Ronaldo,nunca,jamais,até porque sempre fui admirador confesso dele.

    Mas vc dizer que dentro da área a diferença entre Romário e Ronaldo não foi tão grande é brincadeira!

  • roberto

    Muito boa esta relação do colunista : Na minha opinião, colocou o Ronaldo na frente do baixinho e conseguiu o seu intuito, sabendo que haveria muitas discordâncias, pois, a maioria sabem e acham como eu que o marrento foi muito mais jogador que o gordo. Na minha opinião os 3 maiores que vi jogar foram o Rei, o Garrincha e o Baixinho Argentino, já que sou de 1953.

  • Victor

    AK, você considerou o Zico e optou por deixá-lo de fora ou ele não entrou no seu rol de escolhas?

  • Felippe Torres

    Opiniões são opiniões.

    Eu, que nasci em 1988, tenho como top 3: Romário > R. Gaúcho (na fase boa dele) > Messi

    Zidane entra em quarto. Ronaldo… bom, não é Top 3.

  • Felippe Torres

    Mesmo sabendo que cada um tem o direito de montar o Top 3 que bem entender, fiquei surpreso por não ter visto o Zico nessa lista.

MaisRecentes

Campeão de novo



Continue Lendo

Inglaterra 0 x 0 Brasil



Continue Lendo

Domingo discreto



Continue Lendo