E AÍ ESTÁ



Dunga chamou:

Julio César, Gomes, Doni – Maicon, Daniel Alves, Gilberto, Michel  Bastos – Juan, Lucio, Luisão, Thiago Silva – Gilberto Silva, Felipe, Josué, Kléberson, Elano, Ramires, Kaká, Julio Baptista – Luis Fabiano, Nilmar, Robinho, Grafite

______

Venceu a “coerência”.

Os boatos semi-oficiais de que Adriano não iria se confirmaram.

A declaração de Dunga, em sua última entrevista, de que “não haveria surpresa” na lista final, também.

Pena. Eu realmente achava que Ronaldinho Gaúcho estaria no grupo. Em breve conheceremos os 7 jogadores que podem aparecer na Copa.

Amigos, esse é o time de Dunga, em todos os sentidos. 

(PS: Até que não fui mal…)

ATUALIZAÇÃO, 21h43 – Como você já deve saber, os sete jogadores que estão na sala de espera, torturados pelo saxofone de Kenny G., são:

Alex (Chelsea), Marcelo (Real Madrid), Sandro (Internacional), Ronaldinho Gaúcho (Milan), PHG (Santos), Carlos Eduardo (Hoffenheim) e Diego Tardelli (Atlético Mineiro).



  • Leandro Azevedo

    Eu tinha esperanca que ele iria deixar o Kleberson fora para colocar o PHG.

  • Mauro Domingos

    Copa do Mundo de 1994. Só tenho a dizer isso…

  • Cesar

    Posso estar errado, mas deve ser uma das primeiras vezes que vamos há uma Copa sem “o craque”…. Na minha opinião, dos 23 nenhum se encaixa nessa definição.

    Abraço.

  • Lucas

    Houve coerência sim na convocação da Seleção Brasileira de Futebol para a Copa do Mundo da África do Sul e o técnico Dunga não merece ironias. Temos que abandonar o ôba-ôba que nos caracteriza como nação do jeitinho que acredita que a voz do povo é a voz de Deus. O time tem pontos altos e fracos como qualquer outra equipe do mundo. Não tem cabimento convocar o Adriano, jogador que foge de treinos. Não tem cabimento levar o Alexandre Pato, jogador que acha que joga muito mais do que a sua realidade! Não tem cabimento levar o PHG, que peita treinador diante das câmeras e diz que não vai sair do time. O meio do futebol é extremamente conservador e cínico! Não tem cabimento levar o Neymar, que apesar de craque indiscutível está se acostumando a ludibriar (enganar) os árbitros dos jogos em que participa! Vale mais ser “coerente” do que se sensibilizar pelos lobbys e preferência da massa ignara do país do jeitinho! No futebol vale a técnica e também a disciplina! Valores únicos que devíamos respeitar bem mais! Pena que será praticamente “excomungado” se perder (o termo correto seria: se deixar de ganhar) esta edição da Copa do Mundo! Somos a única seleção do mundo (país de arrogantes) que tem que ganhar todas as Copas para a satisfazer a índole do Zé Povinho e dos políticos em destaque que sempre ganham em cima das conquistas!

  • Anna

    Ainda não acredito que Dunga não chamou Ronaldinho Gaucho, nem Ganso. Espero que nada aconteça com Kaka´na Copa do Mundo. Ele está convicto que ganhará a Copa com esse time. Torçamos que sim. Eu faço minhas as palavras do genio Tostão, citando Millor Fernandes: “coerencia é um sujeito quer nunca teve outra ideia”. Com essa, fui! Abraço, Anna

  • Iuri Lapsky

    Caro André aja aspas para a “””Coerência””” de Dunga!

    Bem, pelo menos tomar gol vai ser raro, pois o que tem de Pit Bull pra “pegar”, pra “morder” É BRINCADEIRA, como diria um folclórico comentarista da Band.

    Abços,

  • Henri Coelho

    Infelizmente seu palpite estava certo.
    Ninguém pode reclamar que o Dunga mentiu ou iludiu alguém, ele sempre disse que não haveria surpresas, e a lista está aí.
    Segue palpites, com este timaço, pra primeira fase da copa:
    Brasil 0 x 0 Coreia do Norte (eles vão jogar fechados igual aos times sul americanos que jogaram no Brasil);
    Brasil 2 x 2 Costa do Marfim
    Brasil 3 x 1 Portugal
    Nesta altura o Lúcio e o Ruan serão os artilheiros do Brasil, só com gols de cabeça em bolas paradas.
    Com isto devemos nos classificar para a segunda fase, e pegar a Espanha pela frente. Aí seja o que Deus quiser.
    Abraços,
    Henri

  • Alexandre

    Ao Mauro Domingos: é 94, mas sem o Romário. Em outras palavras: oitavas-de-final, quem sabe quartas, e estamos de volta…

  • Alexandre

    Bem vindos à Era Doni!

  • Victor

    O Dunga, com essa lista, vem me falar de coerência?????? Ele tirou o Tardelli de dois jogos importantes do Atlético no ano passado no Campeonato Brasileiro (conta Palmeiras [1×1] e contra Cruzeiro [1×0]) fazendo o Atlético perder seu principal jogador. Convocou o Tardelli três ou quatro vezes para que? Para chamar o Grafite? Tá de brincadeira. Se ainda fosse o Neymar aí tudo bem. Mas o Grafite?
    E é sacanagem também chamar o Júlio Batista e não chamar o Ganso. Se perdemos a Copa já sabemos quem será o culpado.

  • jaime

    Acho que este texto do Lucas aplica se avisa politica do Brasil e nao ao futebol que e a unica materia ludica disponivel. Se existe alguma coisa que nos diferencia e a nossa capacidade criativa. Vamos ter um formato Alemao que e tipico dos subdesenvolvidos.Que vencam os alemaes

  • jaime

    Quando o Rei da coerencia diz em nao repetir 2006, se esquece que fez igual ao chamar o time do ano passado, nao preocupado em ter um time de reservas fora de forma fisica e tecnica. Ora e obvio que a sabedoria popular tem muito peso, pois e ela que da sentido ao futebol. O mais chocante e ver um time de veteranos sem ninguem com idade de chegar a proxima copa( excessao o Robinho) e nao levar os craques da proxima copa para ganhar experiencia. Este Dunga nunca chmaria o Pele em 58

  • jaime

    Nao existe coerencia existe sim e uma sede enorme de vinganca por um reconhecimento nao merecido, que o leva a fazer este exercicio de poder prepotente, tipico dos mau resolvidos. Nao somos obrigados, ou melhor somos, a ficar de mau humor por nao ter satisfeito o desejo da nacao, porque UMA pessoa decide. Espero que se perder, pois chamou para si toda a responsabilidade nao faca igual ao Lazaroni, que nao foi coerente de voltar pra casa e fugiu.

  • Adilson

    É vc nao foi mal…. mal foi o Dunga.

    O que justifica Kleberson? Que coerência é essa?
    Quantas vezes este cara apareceu nas convocações recentes? Pouquíssimas.

    Em relação ao Grafite, fez-se justiça, não talvez ao Grafite, mas a falta de profissionalismo de Adriano. Coerência perfeita, levada oa pé da letra, daria a vaga a Diego Tardeli (não que eu torcia para isso… mas a coerência iria netse caminho).

    Enfim, será um sofrimento. Será uma seleção que se campeã vai ser mais uma lembrada pela ausência do futebol bonito. Se perder… ah, eu nao queria ser o treinador que vai dizer: “Só levei para a copa ‘com nós’ os comprometidos”.

    Vamos todos juntos pra frente Brasil… SALVEM a seleção.

  • kappen

    o quadrado mágico teve órfãos?

  • Nelson Bigeschi Junior

    Caraca André

    Você só errou o Kléberson no lugar do Ronaldinho.
    Parabéns. Vai ser bem informado lá na… África do Sul.

    Mas o que realmente te levou a achar que o R.G. estaria na lista?

    Abraço

  • Iuri Lapsky

    Lucas, a cartilha que você leu você realmente decorou bem, mas estamos falando de futebol, de opiniões sobre futebol, algo extremamente subjetivo, então cabe lhe perguntar, de qual planeta você esta digitando?
    Seria o planeta RS? Ou seria do planeta, “não aceito críticas ao meu ídolo”?

    Lucas, “massa ignara”, só porque pensam diferentemente de você? Entenda a diversidade, aprenda a viver com opiniões diferentes, e, por favor, nunca, mas nunca mesmo generalize! Normalmente acaba por ofender alguém.

    Abços

  • Dunga acabou de provar que não assiste futebol (tirando treinos e jogos da própria seleção) mais ou menos desde que assumiu o cargo de treinador. Doni é 3º reserva na Roma, sendo que o titular é Brasileiro, e isso já tem MUITO tempo. Este ai foi convocado só pois peitou o time para atender a convocação (que critério é esse…). Laterais esquerdos que não jogam de lateral esquerdo titular em seus clubes tem no mínimo 3 anos. Gilberto era reserva na última temporada na alemanha, foi reserva no Tottenham e joga no meio campo no Cruzeiro pois não AGUENTA correr o que precisa para ser lateral. Michel Bastos já foi de tudo no Lyon, menos lateral esquerdo. Atualmente é meia direita. ERRO GRAVE! A avenida da seleção já está inaugurada. O meio é recheado de botinudos, e que jogaram mal, por sinal. Kleberson é reserva no Flamengo. G. Silva e Ramires estão em campeonatos fracos da europa. Felipe Mello é o fiasco do ano na Itália. Josué? Cruz credo… Na frente, Robinho é só firula e será titular. Concordaria com o Grafite, caso ele tivesse sido mais testado. Tardelli seria muito mais “coerente”. Vai entender. Esse time é MAIS feio que o de 94.

  • Iuri Lapsky

    Ah Lucas, obviamente eu faço parte da “massa ignara” que gostaria de ver Ganso e Neymar na seleção! Só pra não haver mal entendido.

    Abços,

  • Leonardo atleticano

    Dunga mais uma vez foi coerente, seguiu seu plano piloto. Não concordo com alguns nomes, acho que pelo menos o Ganso poderia ter aparecido na lista, ele não perderia nada e ainda ganharia apoio popular e da mídia.
    Acho que levou seu companheirismo e lealdade a um nível perigoso, chamando vários jogadores que estão muito bem no seu conceito, mas muito mal nos seu clubes.
    Concordo plenamente com o corte do Adriano, toda sua coerência viria a baixo se o levasse. Apenas queria o Tardelli, mas o Grafite é mais ou menos a mesma coisa.
    Gilberto do Cruzeiro eu não entendi, ele não figura entre os melhores do Cruzeiro, caso típico de confiança e amizade do treinador.
    Não vou torcer contra, jamais, mas não estou tão animado, e triste pois a alegria levou de balaiada da seriedade.

  • Fred Ferreira

    Acho que a convocação do Adriano seria até um “deboche”. Foi totalamente coerente e correta a escolha do Grafite. Poderia ser o Tardelli também..

    Concordo com vc com relação ao Ronaldinho Gaúcho, eu tbm queria que ele fosse convocado. Só quero ver o que vai acontecer se o kaká se machucar….Não tem nenhum outro cara do mesmo nível pra jogar ali na posição de meia.

  • O time do Dunga (e é só do Dunga, pq ninguém além dele convocaria este time pra CM2010) é triste. Pode até ganhar (não acho que passe das quartas), mas é triste. Imagina se um time se fecha como a Inter fez contra o Barcelona. Quem vai conseguir um espaço? O kaká não tá jogando nada, a verdade é essa. E, de resto, não há talento algum. Dunga quis fazer uma seleção como a de 94, mas nós não temos um Romário no elenco. Não temos nem um Bebeto, pra não exigir demais. A seleção é triste, sem brilho, sem ídolo, sem alegria, sem alma brasileira. Espero que eu pague língua.

  • Douglas

    klebersonnnnnnnnn…q maravilha! q beleza!

  • Alexandre

    Errou ao rechear o meio de campo com jogadores como Felipe Melo, Josué, Kléberson…
    Errou ao não levar nem Ganso nem Gaúcho.
    Errou ao convocar o fraco goleiro reserva da Roma.
    Acertou ao barrar o maluco do Adriano.
    Mas levou Grafite, ignorando Neymar ou Tardelli.

  • Iran Né

    Caro André, todos que gostam do bom futebol, gostariam de ver os dois meninos da vila, na Copa. Mais temos que ver que o Dunga manteve a coerência.E eu mesmo já quebrei a cara com a marra do Dunga na seleção, não apostava uma pataca na Copa América e deu no que deu. Nas eliminatórias todos vimos o que aconteceu. Só nos resta torcer para que este time do Dunga continue se não dando espetáculo, pelo menos jogando o que melhor puder para não fazer um papelão na Copa. E quem sabe trazer outro caneco para o Brasil.
    Um grande abraço !
    Iran Nè

  • Alexandre

    Um pouco deselegante o Cícero Melo na sua segunda pergunta, você não acha André?

    Parecia muito mais uma provocação do que uma pergunta, achei desnecessário o tom da pergunta e o Dunga ao contrário do que costuma ser (arrogante e grosso), foi muito bem em sua resposta, colocou o repórter da ESPN no bolso. hehehe

    Chorei de rir vendo ele falar do Pelé.

  • Edouard Dardenne

    Em 23 jogadores, só havia espaço para um craque (Kaká), cujas condições físicas são um mistério… É um elenco sem brilho, que não empolga mas que, ao final, pode ser vencedor como vem sendo. Puxa vida, o elenco PRECISAVA de pelo menos mais um jogador cerebral. Pena. Um abraço.

  • Iran Né

    Caro André, ei psiu me esqueci da Copa das confederações.

  • Leonardo atleticano

    André, acho que o Dunga quer mérito demais por uma copa que ele ainda não ganhou, ele convocou essa seleção para afrontar a mídia, ele quer ser o dono da verdade e inquestinavel, acho que vai dar errado no final. A imprensa é um saco na maioria das vezes, mais o treinador tem que saber lidar com ela, e ele foi logo para o choque, foi contra todos os palpites para ficar só na parada, sei não. Se não fosse quase uma imposição, ele teria levado Ganso e Neymar, mas na marra o gauchão não aceitou.

  • Joao Luis Amaral

    Bom, pelo menos nao corre o risco do Grafite desapontar… (pegou? pegou?).

    Abs.

  • Gilson

    Olha eu sempre fui um crítico ferrenho do trabalho do Dunga. Mas realmente ele mostrou muita coerência em sua convocação. Num torneio curto como o de Copa do Mundo, o que mais vale é a união do grupo. Exemplos disso temos os dois últimos títulos da nossa seleção. O grupo de 94 estava unido(não só por entrarem de mãos dadas) mas se via que todos tinham o mesmo objetivo. O futebol apresentado não foi vistoso, mas foi muito competitivo.
    Em 2002 aconteceu a mesma coisa(familia Scolari), o grupo se fechou em busca de um objetivo. E o título veio, com um futebol um pouco mais vistoso, mas também muito competitivo.
    O Dunga vai ter em mãos um grupo em que ele tem total confiança e pode ter certeza, que eles farão o possível para que o Brasil ganhe o título, como foi na copa América e Copa das Confedereções.
    Se ele tivesse tirado algum dos jogadores, que sempre tiveram nas convocações para colocar um que vive um bom momento agora(como os casos de Neymar e Ganso) acho quepoderia ter quebrado a confiança que estes jogadores depositam no treinador. Pelo menos foi o que ele deixou bem claro em sua entrevista coletiva.
    Parabéns ao Dunga e que ele tenha boa sorte na Copa do Mundo! Que essa filosofia dele, realmente seja a melhor para a nossa Seleção!

  • ZZEE GOOOL

    Veteranos X Meninos 0x5

  • Lucas

    Desculpem… Esqueci que somos todos 200 milhões de técnicos muito mais inteligentes e vividos que o Dunga! E só para lembrar: Pelé não é comparável a Neymar e PHG. Ele graças a Deus era muito mais do que eles, e sempre respeitou treinador, heim?! Tá certo que eram outros tempos! Só para deixar claro, também gosto de futebol arte, mas sei que o pragmatismo é o que ganha jogos na hora h! Abraços aos críticos, já que o espaço é plural e embora não seja politicamente correto, a massa brasileira é ignara mesmo!

  • Helena

    Ei… você acertou quase todos! Parabéns…

  • Ricardo

    Vou postar essa pergunta em todos lugares que encontrar falando do tema. Por favor pergunte ao Dunga :

    Quando a CBF te contratou não considerou sua falta de experiência como técnico. Por que você não fez o mesmo com o Ganso ?

  • Beto

    André, olhando para a seleção dos jogadores que não foram convocados, me responda: Quantos países do mundo teriam duas ou mais seleções com condições de ganhar o título da copa do mundo?

    Seguem os atletas que pensei de bate-pronto:

    Marcos
    Fábio
    Victor
    Rogério Ceni

    Miranda
    Alex Silva
    Alex (Chelsea)
    Naldo

    Cicinho
    Vítor

    Roberto Carlos
    Kleber (Internacional)
    Fábio Aurélio
    Marcelo
    Filipe Luis
    Maxwell

    Pierre
    Elias
    Hernanes
    Tiago Motta
    Lucas
    Denílson (Arsenal)

    Ronaldinho Gaúcho
    Diego
    Paulo Henrique Ganso
    Cleiton Xavier
    Fábio Simplício

    Adriano
    Neymar
    Kléber
    Vágner Love
    Hulk

    Difícil, hein…

  • Rejane

    Torcer para que essa seleção do técnico Dunga jogue bem! Agora minha curiosidade é em relação as outras seleções! Por isso quero que a Copa da Africa comece logo!

  • Pac-man

    Não vejo genialidade em nenhum jogador brasileiro… Obviamente que não é a lista ideal. Mas ao falarmos de coerência, falamos em continuidade de uma equipe, que fora formada ao redor de jogadores comprometidos e voltada a uma estratégia de jogo, qual seja, o recuo sistemático sem a bola com transição veloz para o ataque e contra-ataque. Não vejo nos “Tugas” e nos “Elefantes” uma sistematização estratégica de jogo, como num clube de futebol, que existe no Brasil, e dizem, na Coréia do Norte. A diferença é a inexperiência e incapacidade técnica dos asiáticos. De fato é uma equipe forte fisicamente, com jogadores questionados no Brasil, mas de carreira consolidada no Exterior (Josué, por exemplo, para mim, é o melhor volante do mundo, com um senso de posicionamento e cobertura únicos, além de ser um cara que organiza qualquer defesa, e ser um líder nato). Não considero a nossa seleção como a pior de todas as brasileiras. O futebol é um esporte físico, e os jogadores que irão a Copa são aqueles que corresponderam as expectativas.

    Deveria levar Victor do Grêmio, esse sim um monstro! Lateral esquerda é isso… ninguém está bem por lá… Michel Bastos faz boa temporada na meia, mas teve um rendimento satisfatório na Lateral esquerda do Grêmio, quando aqui jogou. Carlos Eduardo (ainda Grêmio, hehehe), ao meu ver poderia ser o jogador a substituir Ramires, que ao meu ver não é jogador de Copa… Creio ainda que Kleberson é um excelente substituto de Felipe Mello. Embora, no meu escrete ideal, o titular fosse Thiago Motta e Felipe, o seu reserva. Grafite é excelente jogador. Merece a vaga, com méritos. Sobre os Garotos da Vila: Não corresponderam na hora do vamos ver (Ganso era reserva de Giuliano – que é mais completo – na Sub-20).

    E digo o mais… Ganso e Neymar estouraram agora, não sei se corresponderiam numa Copa. E o imperador da Chatuba vai comandar o seu reino durante as férias… Bem Feito. Antes desses três, levaria, na boa, não só por ser Gremista, mas por ver esses caras jogar toda semana: Douglas, Borges e Jonas. E essa semana, só como Peixe! E tenho dito! LOL

  • Leonardo

    Agora que o grupo foi escolhido não tem mais jeito ,é torcer para que essa seleção “Italio-Brasileira” dê certo. Agora quanto ao comentário do Lucas, só por esclarecimento ,gostaria de saber desde de quando o Dunga foi técnico antes da seleção Brasileira, em tese o técnico é o Jorginho e o Dunga foi colocado lá, como um sujeito que tinha e ainda tem a fama de ser um disciplinador, apenas isso. Os resultados depõe a favor do Dunga, mas pelo fato da qualidade dos jogadores do que do treinador em si, mas enfim, agora não adianta chorar o leite derramado, é torcer e ver no que dá.
    Abs.SRN

  • Leonardo

    Desculpe corrigindo o termo “Italo-Brasileira”

  • Ricardo

    Dunga não precisa de defesa, é um sujeto super vitorioso de uma personalidade admirável.

    Chamar Adriano e Ronaldinho seria chamar todos os demais atletas que treinaram, se alimentaram corretamente, se dedicaram, descansaram, etc…de babacas.

    Ganso e Neymar tem muito talento e certamente estarão em outras Copas como titulares, mas apareceram muito em cima da hora

    Foi com Julio Batista, Doni, Josué, Felipe Mello e Kléberson que ele ganhou as Eliminatórias, Copa da Confederações e Copa América

    Eu só acho preocupante o fato do único jogador capaz de desequilibrar estar sem ritmo e vindo de contusão grave

    O Brasil tem um excelente goleiro, uma ótima defesa, um meio-campo esforçado, Kaká vindo de contusão e um ataque razoavelmente confiável, sem um gênio do calibre de Romário, Rivaldo ou Ronaldo

  • Iuri Lapsky

    Caro André, ficou-me a impressão de revanchismo por parte do Dunga.
    Revanchismo esse que me parece ser quase que totalmente contra a mídia especializada.
    Principalmente, acho que ele nunca engoliu que a seleção de 1982 foi considerada melhor que a de 1994, eu particularmente acho que a de 82 foi muito superior a de 94, apesar de esta ter sido campeã, porem jogando mais com a bunda do que com os pés. Por outro lado ele nunca demonstrou equilíbrio ao ser defrontado com críticas ou opiniões divergentes.
    Fica também a impressão de que lhe faltou equilíbrio e personalidade em aceitar o clamor popular, acho que ele não percebeu que é possível atender o anseio do povo e manter o modo Dunga de treinar a seleção.
    Respeito o Dunga pelo ótimo profissional que é e por tudo àquilo que já fez como jogador e treinador, mas me reservo o direito de criticá-lo enquanto TREINADOR DA NOSSA SELEÇÃO, pois isto é inerente ao cargo que ele ocupa se não agüenta pressão ou criticas está no lugar errado.

    Mas enfim, acho que ele foi coerente com sua trajetória, quem não foi coerente foi a CBF ao dar uma chance a um técnico sem a menor experiência, como disse o Ricardo.

    Abços,

  • Andre Luis

    Vejo muitos saudando o Dunga por conquistar a copa américa, das confederações e ser o 1º classificado na américa do sul.
    Tudo muito bonito, mas nada prático.

    Vejamos, contra quem disputamos a Copa América? Sempre contra a Argentina B, quando não, somos eliminados por seleções do nivel de Honduras.
    Então não é um bom parâmetro.

    Na Copa das Confederações a distorção do resultado é maior ainda.
    Quem não se lembra da convocação meia-boca de Leão?
    Quem já esqueceu da seleção que venceu a Copa das Confederações na Alemanha, com Gaúcho dando show, Adriano sendo artilheiro?
    O que aconteceu na Copa do Mundo?

    Todas essas competições são capítulos à parte da uma mesma história.
    A pior coisa é o treinador achar que aqueles que o ajudaram na fase negra são os melhores e por isso merecem a reconpensa.
    É como o treinador que disputa a 2ª divisão e quando sobe acha que o mesmo time é capaz de ganhar a 1ª.
    Isso não existe.

    Não adianta, agora, querer tirar a calça pela cabeça. Os nomes já foram ditos. Esses outros sete nomes são mera formalidade.

    AK: A bem da verdade: na Copa América de 2007, o Brasil não ganhou da Argentina B.

    Argentina:
    Roberto Abbondanzieri, Javier Zanetti, Gabriel Milito, Roberto Ayala, Gabriel Heinze – Javier Mascherano, Esteban Cambiasso (Pablo Aimar), Juan Sebastián Verón (Lucho González), Juan Román Riquelme – Lionel Messi, Carlos Tévez.

    Técnico (Coach): Alfio Basile

    Mais “A” do que essa, na época, era impossível. Um abraço.

  • Lippi

    Bom André, agora a esperança fica na lista complementar com o Ganso e o Ronaldinho…

    Um time de 23 jogadores realmente precisa de 7 volantes? Não dá pra aceitar que Elano, Julio Batista e Kleberson sejam meias meias mesmo, de criarem jogadas e tal… para mim são todos volantes que passam um pouco melhor, e olhe lá…

  • a seleção de 94 tinha romario,bebeto e ronaldo, e esta quem tem?

  • Neilor

    O Grafite foi convocado apenas uma vez, certo? E jogou mais ou menos por quinze minutos, se não me engano.

    Se um cara com um histórico tão “vasto” como este foi chamado, dizer que os meninos do Santos não poderiam ser convocados por não terem experiência na Seleção (como se comentou por aí) não parece fazer muito sentido…

    Certamente o que contou mais foi a “brodagem”. Fazer parte da “Família Dunga” foi o fator decisivo na convocação.

    Abraço.

  • Cleiton Ferreira

    Concordo, está faltando um reserva para o Kaka e o Ganso seria a solução.
    O que eu não entendo, porque o Alex cabeção nunca é convocado (nem com o Felipão, nem com o Parreira e nem com o Dunga).
    Já pensou se o Brasil ficar campeão e o gol do titulo ser do Julio Baptista. O Dunga vai dizer: FULANO, VOCÊ VAI TER QUE ME ENGOLIR.

    Rsrsrsrsrsrs.

  • Diego Kalili

    A seleção holandesa convocou 7 atacantes, enquanto esse do Dunga tem apenas 4 atacantes e o Kaka de jogadores ofensivos. Isso é bem a cara de um treinador que foi um volante q só destruia.

  • Cleber

    Pelo amor de Deus André! Tá igual a seu pai, né? Ronaldinho Gaúcho? O mesmo que vocês detonaram após Copa de 2006? E que jogava melhor naquela época, ainda o craque do mundo no Barcelona, e não joga nada hoje? Ele, Dunga, foi coerente sim !Mas, você e muitos da Imprensa, não! Vá catar coquinho!!!

    AK: “Vocês”? Não detonei o RG após a Copa de 2006. Ele realmente jogava mais naquela época, mas dizer que “não joga nada” hoje é defeito de opinião. Você tem todo direito à sua, mas deveria conseguir expressá-la de forma mais informada e educada. Um abraço.

  • Cleber

    Sobre o comentário de Diego Kalili, pelo amor de Deus, né! A Holanda vai jogar com 7 atacantes!!! 3 na frente, 2 no meio e 2 na zaga, só pode! Vai ver, não têm mais meias! Concordo que o Josué e o Kleberson já deu! Mas, fi, para ganhar, é preciso haver desarme e posse de bola. E, tipo: você deve ter visto a lista de 30 jogadores, né? Só pode!

  • Carlos Mascarenhas

    Alguem avisa a do Dunga que o Gilberto e o Michel bastos são meias, será que ele ve os jogos , se ve sera que ele sabe a diferença de meia para lateral?

    Não é possivel ver na seleção jogadores que nem titulares em seus times são, caso de: Doni, Gilberto Silva, Kleberson.

    Né é possivel alem de ter que ver este monte de jogador na seleção ainda ter que ver jogadores como: Felipe Melo considerado o pior da Italia, julio Baptista que até hoje não sabe se é meia, volantes atacante ja atuou de tudo e não da certo em nada.
    Elano jogador de uma unica fase que foi a muito tempo no Santos, e o Robinho que só joga no Brasil e contra adversario fraco, pois na Europa foi um fiasco.

    Será que o Ronaldinh Gaucho, Roberto Carlos, Carlos Eduardo, Ganço, Pato, Neymar, Hernannes, Carlos Eduardo, Kleber Gradiador, são piores que os que foram convocados?

    Bom oque esperar de um cara que quando era volante só sabai dar butinada, não sabia sair jogando, e alem de tudo brigava dentro de campo com os companheiros.

    Por essa que eu digo aguardem o maior fiasco de todas as copas este ano.

  • Depois que a Globo mostrou a galera em 82 reclamando da seleção, que no final não ganhou nada, acho que o Dunga tá mais do uqe certo.
    Chamou o time no qual ele acredita. Ronaldinha, infelizmente, não provou que voltou ao seu antigo jogo. Ganso e Neymar chegaram agora.

    Boa sorte ao Dunga e ao Brasil na África do Sul

  • Ricardo Pires

    Nao entendo esse negativismo todo com a lista. O Dunga ganhou tudo o que disputou exatamente porque implantou uma filosofia. Os jogadores respeitam a camisa da Seleçao. Coisa que em 2006 nao existiu.

    Leio muitas criticas ao time de 94. Foi o primeiro mundial que a maioria das pessoas aqui nesse blog comemorou e foi bom DEMAIS! Ganhar da Holanda, da Suecia, dos EUA no Independence Day! Come on! Menos hipocrisia e mais amor ao futebol.

    O time, como disse você André, é esse. E ele e o Dunga devem ter o apoio de quem é Brasileiro e apaixonado por futebol.

  • Cleiton Ferreira

    O Dunga errou feio.
    Ele tinha que convocar o Ricky.
    O Ricky na minha modéstia opinião é CRAQUE de bola.
    O CRAQUE, você não tira do time nunca.
    E como o Ricardo Gomes não tira nunca do time o Ricky, ele na minha modéstia opinião é CRAQUE.

  • marcelo

    Prezado André,

    A convocação foi excelente em todos os sentidos. Temos uma seleção comprometida, experiente e comprovada. Vamos disputar em condições de vencer. Vencer depende de muitos outros fatores, mas vamos disputar bem.
    Por outro lado, a ausência dos novos queridinhos. Hoje é o Ganso, ontem foi o Pato (cadê o Pato? ninquém chora por ele?), serve para dar material para os literatos da crônica esportiva. Alguns como seu pai (é seu pai, não é?) o Juca já produziu uma frase memorável: “Deixar o Paulo Henrique fora da Copa é crime de lesa futebol”. Muito bom. Outros também vão produzir belas crônicas melancolicas, como o Calazans, o Trajano, o Tostão. Gosto de ler estes caras. São craques.
    É isto! ficou ótimo!
    ab

  • Gilvani

    Caro André,

    Até agora não consigo acreditar .
    Viva a mediocridade.
    Que vençam os piores…..,

  • Giovani

    Andre, fale a verdade.
    Voce conseguiu a lista antes de todos.
    Errou o Ronaldinho so para despistar… Heheheh

    Agora falando serio. Nao gostei nem um pouco da lista.
    Eu gosto de futebol bem jogado. Este futebol praticado pelo time do Dunga nao e o verdadeiro futebol brasileiro. Jogar no contra-ataque e coisa de time pequeno.
    Prefiro ver os espanhois jogando, pois praticam o verdadeiro futebol. Eles tem a minha torcida.

  • Paulo H.

    Julio César, Gomes, Doni – Maicon, Daniel Alves, Gilberto, Michel Bastos – Juan, Lucio, Luisão, Thiago Silva – Gilberto Silva, Felipe, Josué, Kléberson, Elano, Ramires, Kaká, Julio Baptista – Luis Fabiano, Nilmar, Robinho, Grafite

    Doni – Gilberto – Michel Bastos – Gilberto Silva – Felipe Melo – Kléberson – Ramires : Esses eu não levaria de jeito nenhum!!!

    É incrível como Ganso, Neymar, Roberto Carlos e Rogério Ceni não foram convocados.

    Ronaldinho Gaúcho e Adriano são jogadores que só atrapalham os times. São péssimos exemplos como altetas pela indisciplina, instabilidade e irresponsabilidade. O negócio deles é balada e marias chuteiras. São um péssimo exemplo para os jovens jogadores e na minha opinião não ajudam em nada. Já tiveram sua chance e a desperdiçaram.

  • Anna

    E o Maradona escalou pior que Dunga. Assim, vai ficar fácil para Espanha e Inglaterra. O próprio Dunga coloca as duas como favoritas no JN. É uma seleção de 94 new generation, mas com uma tendencia a ser vingança de 90. Uma mescla das duas Eras Dunga.

  • Marcelo Rei

    Olha, faço coro com quem gostou da convocação! E com quem diz que o Dunga foi coerente. Na hora da convocação, ele não tem que dar ouv idos aos palpiteiros, porque é o dele que está na reta, e perdendo a Copa ele vai ser execrado convocando os queridinhos da mídia ou não, então que convoque quem ele confia:
    – Adriano e Ronaldinho Gaúcho são ex-jogadores em atividade…
    – Ganso e Neymar tem excelente potencial, mas nunca jogaram na seleção principal, e Copa do Mundo não é lugar de experiências…
    – É preocupante o Kaka não ter reserva, mas esse time ganhou tudo que disputou até agora, com excessão das Olímpiadas…
    – Não vejo nenhuma seleção física ou tecnicamente melhor que a do Brasil(a defesa da Argentina é uma piada, na Espanha 3 principais jogadores estão vindo de contusão, Itália parece seleção de showball)…

  • Jose guilhermo

    A Dúvida é se Venceremos como 94 ou perderemos como 90, Viramos a Itália da America do Sul, QUE PENA!

  • Samuel Gonçalves

    Parabéns André… vc fez os comentários pré convocação mais acertados, não só da convocação mas dos motivos.. na mosca.

  • Maitê Coelho

    E quando é que veremos o futebol arte novamente?

  • Reinaldo S Estelles

    Tá vendo? Vocês da imprensa criaram este “monstro coerente” chamado Dunga por meio de uma execração nacional (a pejorativa “Era Dunga”) do até então “bom jogador cabeça-de-área” há vinte anos. A Copa 94 foi a vingança e agora vem a lapada final… só que eu não mereço pagar por isso torcendo para este time numa Copa.

    Abraço,

    Reinaldo

  • Rita

    Boa Ricardo!
    Nesse grupo da Seleção, o Dunga é o maior exemplo de inexperiência.

    Ronaldo, inexperiente, tava lá em 94; Kaká, idem em 2002.
    Não custava nada trocar um desses trocentos volantes e colocar o Ganso.
    Lamentável!

  • Alexandre

    Essa “coerência” que o Dunga prega é ridícula. Não adianta nada o cara ter jogado bem há dois anos atrás na Seleção e hoje estar no banco de algum time europeu, em má fase ou com seguidas contusões. Essa é a situação de metade do time do Dunga (http://copadomundo.uol.com.br/2010/ultimas-noticias/2010/05/11/metade-da-lista-de-dunga-sofreu-com-lesoes-ou-reserva.jhtm). A Copa dura 7 partidas, é momento!!! Se o cara é craque, vale apostar, mesmo não estando em boa fase, como é o caso do Kaká. Agora, apostar em jogador mediano em má fase é burrice, não coerência.

  • Reinaldo

    QUASE coerente. Sempre ouvi o discurso de levarmos o que temos de melhor no momento…afinal são 4 anos de espera; os melhores do momento – bah, conversa fiada. Deixar a alegria do futebol de quem está empolgando “no momento da copa” é demais pra minha cabeça!!! Precisamos sim do futebol burocrático, que vence, que nos dá a sensação de alegria, mas precisamos do brilho de jogadores que conhecem, que gostam da arte e que nos remetem a era Pelé. Desculpem-me Grafite, Kleberson e Julio Batista mas PH Ganso, Neymar e Ronaldinho Gaúcho são brilhantes e precisamos deste brilho. Dunga – aí vai meu recado: você foi quase perfeito mas ofuscou demais tirando o brilho que o POVO BRASILEIRO precisava ver. Vc está sendo arrogante, demonstrando que é o todo poderoso na escolha; mas humildade é bom e abrir os olhos é uma virtude! Hoje fiquei um pouco triste…assim como o Brasil ficou ofuscado, sem nenhum brilho por falha em 3 escolhas que são unanimidade.
    Você tem visto o time do Santos jogar???
    Do Palmeirense Reinaldo – queria o Neimar e o PH Ganso em meu time

  • Fábio Tri-Hexa-Único Piovesini

    Parabéns aos 3 clubes brasileiros q tiveram seus jogadores convocados: Cruzeiro – Gilberto, FLA – Kléberson e Corinthians – Grafite

  • Leandro Azevedo

    Acho que a selecao de “esnobados” com:

    Vitor

    Leo Moura (nao achei outro LD)
    Alex
    Miranda
    Marcelo

    Lucas
    Hernanes
    PHG
    Ronaldinho G.

    Neymar
    Tardelli

    Era bem capaz de ir longe nessa copa…

    Abraco

  • Rubão

    ABSURDO !! Richarlysson, o polivalente não foi convocado !!

  • lineu

    Só errou um!

    show!

  • Emerson Moroni

    40 anos depois e 100 milhões de habitantes a mais o espírito tem de ser o mesmo!!!

    Cento e Noventa milhões em ação;
    Pra frente Brasil;
    Do meu coração;

    Todos juntos vamos;
    Pra frente Brasil;
    Salve a Seleção;

    De repente é aquela corrente pra frente;
    Parece que todo o Brasil deu a mão;
    Todos ligados na mesma emoção;
    Tudo é um só coração!

    Todos juntos vamos;
    Pra frente Brasil, Brasil;
    Salve a Seleção.

  • Lippi

    André, se o Kaká se machucar antes da Copa (o que não me parece tão absurdo pelo ano que vem tendo…) ou o Julio Batista…
    Quem vc acha que é convocado? O Ganso ou o Ronaldinho? E quem vc chamaria?
    Abraço

    AK: Não consigo ver o RG jogando na posição do Kaká. Se for necessário substitui-lo (toc, toc, toc), tem de ser o PHG. Um abraço.

  • Existem coisas muito mais importantes que discutirmos a convocação do Dunga.

    Não temos o direito de interferir e muito menos questionar a escolha de um grupo de pessoas escolhidos por duas empresas privadas, com fins totalmente lucrativos – CBF e Globo.

    Somente na condição de acionistas da Globo ou afiliado a CBF.

    Há tempos que a Seleção Brasileira deixou de representar a República Federativa do Brasil.

    Posto isto, sugiro a Campanha:
    NÃO COMPRE NADA DOS PATROCINADORES DA SELEÇÃO DO DUNGA!!!

    CIDADÃO, num país em que não há nem sombra de cidadania, significa apenas cidade grande.

  • Paula

    Grafite foi chamado mais pelo que apresentou durante a concentração para o jogo da Irlanda do que o jogo em si. Não podemos dizer que foram só 25 minutos. Foram pelo menos 4 dias de declarações muito felizes (no sentido de bem postada e com as palavras certas usadas). O cara falou do amor e que só de ter sido lembrado já valia. Ai Dunga gamou! 🙂

    Mas acho que ele tem um tipo de jogo que pode combinar com esse time do Brasil. acho que dá caldo!

    Qto a Gansinho e Neymarzinho já participaram de seleção de base e foram um quase fiasco. Mas claro que podem ter amadurecido…

  • Iuri Lapsky

    Pois sinceramente, não somos apenas eu e 90% dos brasileiros que vemos, mas quase a totalidade da mídia especializada e especialistas em futebol, então onde está o erro?

    Cara, a idéia da possibilidade de ser apenas picuinha, pessoalidade por parte dele é um desrespeito para com nossa nação, que tem no futebol a sua principal válvula extravasora em relação a pertencimento, a patriotismo, a orgulho e dignidade de ser brasileiro.

    E por falar em “massa ignara”, será que alguém poderia definir o que é e quem é isso? Poderiam começar por este post.
    “Massa ignara” é quem é critico em relação à seleção brasileira e seus componentes ou quem se alinha ao pensamento dos componentes da seleção brasileira?
    Usar clichê é fácil, difícil é justificá-los diante da menor crítica que apareça!

    Abços, a todos.

  • Iuri Lapsky

    Caro moderador, faltou a primeira parte do meu post, você pode por gentileza encaixá-lo.

    “Caro André, pra encerrar esse assunto, gostaria que você me ajudasse numa dúvida.

    O Dunga, não leva o Ganso por uma “marra”, ou porque ele não tem capacidade para ver as qualidades do jogador?”

  • Felipe Soares

    Não é possível, acho que só no Brasil acontece isso, onde uma seleção que ganha tudo é contestada.

    Uma coisa que vocês precisam entender, “povo-brasileiro-memória-curta” é que o Dunga convocou os jogadores que apresentaram um bom futebol com ele NA SELEÇÃO.O que importa o que jogador joga no clube se na seleção ele vai bem???Vocês querem jogadores que joguem bem no clube ou que joguem bem na seleção???É o clube que vai disputar a copa???A Roma ta em que grupo???

    É que nesse país ser coerente é crime, o certo é ser “da moda”.E eu não sei o que aconteceu de tão espetacular com o Ronaldinho Gaucho que de “foquinha, firuleiro, sem comprometimento” hoje se tornou indispensável.Que memória curta hein povinho brasileiro???

    Vocês que torçam pra outro país, afinal de contas são todos brasileiros de ocasião, mas eu sou brasileiro e acredito nessa seleção….se vai ganhar ou não, isso ninguém sabe.Mas só pra refrescar a memória de elefante de vocês, foi esta seleção com Elano, Ramires, Julio Batista, Gilberto Silva e cia que bateu nos argentinos no quintal deles, no uruguai depois de 200 anos e ganhou simplesmente tudo.

    Antes de criticar o Dunga, analisa as conquistas e vê se é justo mudar metade do time a 1 mês da copa.

  • Gustavo Borba

    Nao estou nem aí para essa seleçao…!
    Ela nao vai ganhar a copa mesmo! Com esse time aí nem na semifinal chega!
    Nao torço para a Argentina mas ela levará a Copa!
    Depois da Copa voltem aqui para conferir minha previsão!

  • Shao

    Olha, eu queria que ao invés dos slides dos jogadores, o próprio Dunga falasse os nomes um a um. Na hora ele dissesse “Doni” alguém gritaria no fundo “DONI????!!! AI QUE BURRO DÁ ZERO PRA ELE!!!” huahuahuahuahua. A lista não ia mudar, afinal é o Dunga né… mas pelo menos iamos nos divertir….

  • Maurício Todeschini

    Incrível! Você só errou o Ronaldinho Gaúcho da lista do Dunga, que porém ficou na lista de espera! Foi o comentarista que mais acertou. Suas fontes devem ser ótimas para saber que VICTOR sairia da lista, quando já se considerava nome praticamente certo, que NEYMAR e GANSO ficariam fora, e que GRAFITE é quem entraria no lugar de ADRIANO, só para citar as previsões mais difíceis. Parabéns. Em compensação, seus palpites para a Libertadores e Copa do Brasil, hein…rss….brincadeira…abço…

  • Fabio-sp-sp

    Se vc escreveu, em algum lugar, que o Jorginho (diga-se, um abominavel pastor, segundo eu mesmo) foi mal ao dizer que ” todos vcs, jornalistas ganham com a seleçao”, digo que quem foi ” mal” foi vc. Nao fosse o sucesso ou o insucesso da seleçao, vc, de fato, nao morreria de fome. Mas, em vez de ir à África, vc estaria em Guaianazes agora cobrindo a DP local por uma rádio qualquer. Está certo, o Pastor. Renda-se! rs

MaisRecentes

Sqn



Continue Lendo

Gato



Continue Lendo

A vida anda rápido



Continue Lendo