OLHA LÁ QUEM VAI ENTRAR…



Apenas um “pensamento alto” em relação ao debate sobre Neymar-e-Ganso (parece que os dois são um organismo só, não?) na Seleção. A ideia tem mais a ver com Neymar, mas também vale para PHG:

Imagine um jogo complicado para o Brasil na Copa, e Dunga manda Neymar para o aquecimento.

Enquanto o garoto se mexe para entrar, a seguinte conversa se passa no banco adversário, entre técnico e auxiliar:

AUXILIAR – Olha lá quem vai entrar…

TÉCNICO – Quem é esse mesmo? Ah, é o tal menino fenômeno, dizem que é o novo Pelé…

A – Todo ano esses caras têm um novo Pelé… mas como você sabe que é ele?

T – Reconheci pelo corte de cabelo que vi nas fotos.

A – Bom, quem será que sai? Robinho?

T – Acho que sim. (se o técnico estiver bem informado, poderá dizer: “ou Robinho vai para o lado direito, e sai alguém do meio de campo”, mas essa possibilidade – do técnico estar bem informado, quero dizer – é mínima)

A – Quer chamar alguém ou vamos esperar um pouco?

T – Vamos esperar.

Neymar na Seleção é o desconhecido, e tudo que é desconhecido é perigoso.

Por mais que tenham recebido informações e/ou assistido a vídeos, os adversários do Brasil só terão visto o menino jogar pelo Santos.

Além do corte de cabelo, eles terão visto dribles, passes, gols e muitas, muitas coreografias.

Mas não farão a mínima ideia do que esperar.

Por isso vão esperar.

O perigo pode estar aí.



  • Fábio Bruxel

    Só pra finalizar seu post com poesia musical popular, André:

    Aí…

    …Créééééu Créééééu Créééééu!

    Abraço!

  • João Daniel

    Olá AK.
    Vc nao acha q pode acontecer nesse time do Santos o mesmo que aconteceu com o peixe em 2002? (ond o craque do time foi o diego, mas todo mundo so diz do robinho)

    P.S: para mim, o Neymar pode ser craque (até melhor q o Robinho, inclusive), mas na minha opiniçao o craque do time eh o PHG. (ele me lembra o estilo de jogo do Rivaldo)

    Abçs

  • Wanderley Takahashi Assis

    Mas o perigo é pra eles né?rs…

    Afinal, o ano de calvário desse menino, foi o ano passado que foi chamado de imaturo, pipoqueiro… e realmente era. Hoje é um monstro, tem jogado com gente grande e não tem arregado!

    Levaria ele e o PHG nos lugares de Kleberson (Meu Deus!!) e do Felipe Melo (não tem jogado nada a uns 8 meses…).
    E o Grafite no lugar do Adriano…

    abs

  • Felipe

    Tudo bem, mas o problema é que o perigo existe para os dois lados, ou melhor, três lados (se o Neymar se mostrar ainda muito verde para defender a seleção, ele próprio pode se queimar com alguma eventual má partida – o Rivaldo sabe bem como é isso). Acho que o ataque brasileiro nunca esteve com tão poucas opções e nesse caso específico o Neymar acaba sendo uma opção, mas ainda assim acho que da dupla santista o Ganso está melhor preparado, tecnicamente e psicologicamente, para enfrentar uma Copa do Mundo.

  • Beto

    Mesma situação, com Ronaldinho Gaúcho aquecendo:

    – Ihh… Olha lá.. Colocaram o Ronaldinho Gaúcho pra aquecer…
    – Ah, mas não se preocupe, ele tá numa fase ruim…
    – Ah… Não sei não… Ronaldinho Gaúcho é um jogador que agente tem que respeitar…
    – Tá bom, e o que vamos fazer?
    – Não sei! Ele joga de meia, de atacante, bate faltas e dribla como ninguém. É melhor chamar o time inteiro e mandar todo mundo pro vestiário arrumar as malas…

    hehehe

    Gotei do post! Dá pra fazer vááárias versões!

  • Beto

    Aliás, “a gente”, separado.

  • Paulo

    Ninguém duvida da rara habilidade que Neymar tem em seus pés. Mas, infelizmente acho mesmo uma temeridade levá-lo para a Copa. Para os adversários seria mesmo o desconhecido, embora não acredite que vá amendrontar ninguém, mas a imaturidade detectada no clássico diante do Palmeiras pode vir novamente a atormentá-lo em um jogo decisivo de Copa do Mundo. O jogador do Santos parece ainda emocionalmente imaturo. Seria normal ainda esperarmos oscilações do jogador e num torneio desta importância, isso poderia ser prejudicial a carreira do próprio atleta. Édson Arantes do Nascimento, em 1958, era mais centrado. Neymar se for expulso numa partida internacional pode acabar causando muito prejuízo para a imagem da Seleção Canarinho.

  • Leonardo atleticano

    André, a zaga do São paulo encarou o moleque 03 vzs esse ano, viram 500 vídeos sobre as jogadas do garoto, tiveram 200 conselhos de como marca-lo, e nem assim eles tiveram idéia do que fazer, esse menino é muito bom. O triste é ver ainda pessoas do meio, questionando tamanha capacidade.

  • Daniel

    André, de bate pronto, se pudesse levar só um dos dois, quem seria?

    E não te causa estranheza que na avalanche de comentários sobre Neymar na mídia não seja falado com frequência talvez o mais óbvio, ou seja, vão 23 jogadores pra Copa, e vários sequer vão jogar, é sempre assim e assim deve ser.

    Não seria o caso de levar o Neymar simplesmente pela experiência, como o ainda Ronaldinho em 94 e Kaká em 2002? O Neymar certamente fará parte da seleção no futuro, melhor ele esquentar o banco e pegar a manha do que outros que já deram o que podiam como Kleberson, Julio Baptista, Elano… O mesmo serve para a vaga de terceiro goleiro.

    abs!

  • Anna

    Eu confesso que achava ainda achava prematura a convocação de Neymar e Ganso, mas o PVC ontem no Linha de Passe me convenceu. Mas ainda acredito que Dunga não os chamará. E vou além, deveria levar Ronaldinho Gaúcho e também André, do Santos. Desses meninos da vila, o que menos aparece, mas no mesmo patamar de Ganso e Neymar. Abraço, Anna

  • Alexandre

    O que poucos ressaltam é o fato de haver pouquíssimos jogadoes em boa fase na Seleção em 2010. Se o Robinho, o Luís Fabiano e o Adriano estivessem bem, talvez fosse desnecessária a convocação do Neymar. O problema é que NENHUM deles vem bem.
    Quanto ao Ganso, a Seleção não tem outro jogador com as mesma características, o que já justifca a sua convocação.
    Fora o que já foi dito por aqui: é quase certo que estes 2 estarão em 2014, então já vale a pena só pela experiência. Não é o que foi feito com Kaká, Ronaldo e tantos outros craques precoces?

  • Pedro Valadares

    Acho que o Dunga vai chamar só o Ganso! O que já seria providencial visto que Kaká não está 100%. Acho que o Neymar tá um pouco mais fora do círculo de “coerência” do Dunga.

  • Helen

    O Dunga deveria ler esse seu post. Levar jogadores talentosíssimos e desconhecidos como Ganso e Neymar pode fazer toda a diferença para o Brasil. Afinal, hoje em dia praticamente todos os jogadores de Seleção se conhecem.

  • Pablo

    Eu acho que ele deveria levar o Neymar e também o Ganso…

    devemos lembrar que o Kaká não esta muito bem, e nao tem jogado tanto na temporada…e por isso o Ganso seria um bom reserva pra ele e/ou R. Gaucho.

    imagina Kaka machucado, Neymar no lugar dele….ataque com Robinho na direita, Neymar na esquerda e Fabuloso no comando do ataque….

    jogo empatado….tira Elano ou o terceiro volante e coloca o Ganso…

    as chances de vitoria aumentariam ou diminuiriam?

  • Marcelo

    André,

    O q vc acha do Maxwel do Barça para a lateral esquerda?

    Abs,

    AK: Uma opção tão válida quanto as outras. Um abraço.

  • Edouard Dardenne

    Esse negócio de deixar de fora algum jogador em ótima fase porque o grupo está “fechado”, eu não sei não…
    Em 2006, o grupo estava também fechado, ainda que em outras condições. Mas era um grupo fechado. Ou não era?
    Ronaldo, Adriano, enfim, alguns jogadores não eram sacados porque tinham lugar cativo no time, embora não estivessem bem tecnicamente.
    Nesse ano, o lugar cativo existe novamente. Por outros motivos, mas está aí. Nesse time, o jogador que tem o comportamento esperado pelo Dunga não perde a vaga mesmo que não apresente o futebol desejável para a camisa canarinho.
    Como em 2006, parece que em 2010 não se fala em qualidade técnica. Outros valores, maiores, se apresentam.
    “Cessa tudo o que a Musa antíga canta, que outro valor mais alto se alevanta…”
    Como um time de futebol, a seleção pode acabar se mostrando como um ótimo grupo de escoteiros…
    Um abraço.

  • Leonardo atleticano

    André, está todo mundo bonzinho demais com o Kaka, ele não está 100%? ele não está nem 40. Neymar e Ganso não é mais questão de prestigiar os dois atuais craques do futebol brasileiro, é uma questão de necessidade mesmo.

    AK: Na dúvida sobre como Kaká chegará ao Mundial, pode ser uma questão de necessidade sim. Um abraço.

  • Guilherme

    André

    Desculpa mais acho muito difícil que isto ocorra. Neymar não seria uma surpressa tão grande, sua importância na minha opinião é outra.

    Partindo da idéia proposta penso:

    É possível contra a Coréia do Norte que é uma seleção quase amadora(mais ai Dunga queimaria esse fator supresa cedo demais).

    Portugal e Costa do Marfim não se deixarão enganar, farão a lição de casa, assim como nós também estaremos monitorando eles e estarão armados .

    Acho importante levar o Neymar, acho que ele seria uma peça importante que J.Batista, Nilmar ou Grafite não seriam. Ele poderia num jogo difícil colocar vibração e fome de bola no time. Ninguém se iluda, muito jogadores medianos no Santos brilham ao lado do garoto. E isso numa Copa é algo valiosíssimo. Da mesma forma que na Copa de 70 Pelé brilhava, os jogadores ao lado dele como (tostão, riva, carlos alberto, etc ganhavam uma dimensão ainda maior em seu futebol.

    Concorda?

    AK: Sim. Meu ponto é que, numa Copa, é preciso ter todas as armas. Mas discordo do seu primeiro argumento. Não há lição de casa a ser feita sobre Neymar na Seleção Brasileira. Um abraço.

  • Mauricio Goulart

    T: Olha lá quem vai entrar !
    A: Julio Baptista e Adriano !
    T: Beleza , ganhamos o jogo !

  • Marcos Vinícius

    Antes de discordar,uma nota:

    Mauricio Goulart,piada muito maneira.

    Sobre o Neymar:

    Se ele é tão bom,pq quando estava naquele time ofensivamente muito bom do Brasil no mundial sub-17 não jogou nada?E quando digo nada,é nada mesmo!Claro que a culpa não foi só dele,mas o Brasil não passou nem pela primeira fase.

    Clube.Nivel técnico inferior,um campeonato estadual de qualidade duvidosa,zagueiros de qualidade não menos duvidosa,enfim,adversários que são envolvidos muito mais facilmente pelo habilidoso garoto.Mas seleção:Não.pelo menos não agora.O Neymar tem um futuro muito promissor,provavelmente vai desfilar seu excelente futebol pelos gramados europeus muito brevemente,aliás mais brevemente do que pensamos e gostaríamos,mas seleção é pra quem está acostumado com pressão,com variações táticas,com estilos de jogo diferentes do nosso.E isso ainda falta pro garoto.Muito provavelmente o veremos,junto com PH Ganso,Phillipe Coutinho,Taison e outras jóias do nosso futebol em 2014,na nossa copa.Mas agora deixa o moleque no Santos que pra ele tá sendo muito bom.

  • Jonas

    Melhor levar o Neymar agora que ele precisa afirmar sua posição de craque do que leva-lo quando ele ja estiver empanturrado com euros e não estiver nem ai pra seleção!!!

  • Wladimir Pinheiro

    André Kfouri, acho que se escreve assim, rsrsrs. Mas isso é o que menos importa. Sou leitor assíduo dos blogs do lancenet, mas devo confessar uma coisa. Posso ler a todos ou quase todos os blogs do lancenet, mas não encontro tanta qualidade e objetividade no que você escreve em relação aos outros. O acho sempre muito imparcial e acima de tudo muito competente profissionalmente falando. Gosto muito de algumas sacadas geniais que você tem tipo: ” Neymar na seleção é o desconhecido, e tudo o que é desconhecido é perigoso. (Cortando algumas partes) Mas não farão a mínima idéia do que esperar. Por isso vão esperar. O perigo pode estar aí.” E essa qualidade que você tem, para mim dispensa apresentações. Continue sempre a nos brindar com seus posts fantásticos, só temos a agradecer. Grande abraço e muito sucesso sempre.

    AK: Obrigado pelo comentário. Um abraço.

  • Rita

    “parece que os dois são um organismo só, não?” Perfeito!

    A Seleção já não me deixa tão ansiosa quanto antes, mas desejo que dia 11 eles estejam na lista.
    Principalmente o Paulo Henrique.

    Adriano e Júlio, obrigada por tudo, mas agora quem dá bola são eles…

  • Ricardo

    A principal questão é que em um grupo de 22 jogadores, cerca de 15 ou 16 de fato jogarão

    Alguns por cartão, outros por lesão e alguns pela necessidade de se mudar o jogo.

    Quem seriam esses jogadores hoje, pra se mudar um jogo?

    Ramires não é, Kléberson também, Josué….Julio Batista….

    Talvez o irregular Adriano….ou Daniel Alves

    Mesmo que Dunga leve Ganso e Neymar, o que acho dificil, mais dificil ainda é imaginar que ele vá lança-los em uma Copa

  • Frederico Kronemberger

    Caro André,
    Imagine a seguinte situação: jogo das oitavas de final da Copa, Brasil jogando mal e perdendo por 1 x 0 com o ataque titular Luis Fabiano, Robinho e Kaká. Como o Dunga mexe no time tendo no banco o seu “grupo fechado” atual? Entra Júlio Baptista? Ou a já conhecida entrada do Daniel Alves? Não dá pra contar com a sorte. Ronaldinho Gaúcho (é, ele mesmo) e Neymar devem ser levados.

  • BASILIO77

    Eu levaria Neymar. Ganso não. Pelo simples motivo da “surpresa” do estilo de jogo do garoto. Como foi Denilson em 2002.

    Ver o Josué com uma vaga praticamente garantida é uma afronta à tradição do nosso futebol….mas o Dunga é que manda, fazer o que?

    Embora já tenha passado algum tempo de experiencia desse time do SFC, não vamos exagerar…estadual é estadual…todo ano é a mesma coisa, analisamos com base num campeonato de qualidade duvidosa e arbitragem, no mínimo,”peculiar”.
    Individualmente Neymar tem mostrado talento independente de quem seja o adversário, lance de craque é lance de craque. Mas no coletivo ainda precisa de mais tempo de análise.

    Abraço.

    Não vale só dizer que leva Neymar…tem que dizer quem NÃO leva.
    Eu não levo Josué…se for pra tirar um atacante da lista provável do Dunga…tiro Nilmar, bom jogador, mas não é “de seleção”. Adriano é outro que eu levaria pelo estilo e porte físico, não temos outro senão ele.

  • Ricardo

    Eu não levaria Josué, Kléberson e Nilmar

    Hoje temos poucos atletas TOP, e voando….

    Julio César, Maicon, Lucio, Thiago Silva, Juan e Daniel alves, todos defensores

    Kaká nao tem jogado, Adriano idem, Robinho tá mais ou menos, Julio Batista é banco, Felipe Mello em pessima fase, Doni banco do Julio Sérgio!, Gilberto Silva em final de carreira, Kléberson banco

  • Lelo

    Outra possibilidade:
    Dunga: Po Jorginho, o jogo tá dificil, o que fazemos pra mexer?
    Jorginho: Ah, Dunguinha, já que o Kaká está mal, porque não exploramos a criatividade do Elano no meio hein??
    Dunga: Jorge Maravilha! Grande idéia.. Uma boa opção também seria confiar no oportunismo do Julio Batista! Ou quem sabe nos sustentarmos no equilibrado emocionalmente Adriano? Acionamos o experiente Kleberson?
    Jorginho: Ih Dunga, não adianta mais.. acabamos de levar um gol!

  • Rogerio jovaneli

    André, este meu comentário é um pedido de desculpas por só ter lido nesse momento mais um ótimo post seu. Cara, que lucidez!
    Tomei a liberdade de recomendá-lo aos meus seguidores no micfroblog Twitter. Merece muitos RTs. Muitos, mesmo.
    Obrigado por estar presente no “Favoritos” do meu note. Só enriquece lê-lo. Grande abraço e, se tiver um tempinho, dê uma lida nas coisas que escrevo no site INFO Online: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/tags/rogerio_jovaneli1.shtml. É sobre tecnologia. Não sei se gosta. Enfim, tá feito o convite.

MaisRecentes

No banco



Continue Lendo

É do Carille



Continue Lendo

Campeão de novo



Continue Lendo