COLUNA DOMINICAL



(publicada ontem, no Lance!)

JOGOS DO PODER

O principal motivo para a antecipação da eleição no Clube dos 13 era a renegociação do contrato de TV do Campeonato Brasileiro. Se o mandato de Fábio Koff chegasse até o fim do ano, a próxima versão da galinha dos ovos de ouro dos clubes já teria sido discutida, e uma troca de guarda não faria tanto sentido. Por isso, foi a oposição que iniciou o movimento para antecipar o pleito.

Quando a situação percebeu, concluiu que o tempo era inimigo. Se a chapa de Kléber Leite/CBF tivesse tranquilidade para “trabalhar a bola”, a migração de votos seria decisiva. Koff e aliados trataram de acelerar o processo, para minar o avanço da propaganda concorrente (só como exemplo: você acha que o Coritiba, em plena discussão sobre a interdição do Couto Pereira, se sentiria à vontade para votar contra a CBF?). Deu certo, mas, obviamente, não foi fácil.

A história a seguir mostra um pouco (bem pouco) do jogo político do nosso futebol, ainda mais surpreendente do que o próprio futebol. Como se verá, foi checada com os principais envolvidos, e teve a colaboração de uma fonte que só falou com a coluna sob a condição de permanecer anônima.

No dia 24 de março, Fábio Koff tinha um café da manhã marcado, a convite de Andres Sanchez, no restaurante do hotel em que costuma se hospedar em São Paulo. Mas não foi com o presidente do Corinthians que Koff se encontrou, e sim com Eurico Miranda. “Eu não sabia que ele estaria lá. Conversamos por mais ou menos meia hora, e até fomos juntos para o aeroporto”, disse Koff, por telefone. “O Andres não apareceu”, completou. No domingo passado, Koff declarou a este Lance! que tinha caído “numa arapuca” armada por Sanchez, opinião mantida por ele em conversa com a coluna. A divulgação na imprensa de “um encontro” entre ele e Miranda dá ao dirigente gaúcho a certeza de que a cena foi produzida por Andres Sanchez. “Só não sei o que ele ganhou com isso”, conta Koff. Deixemos isso para daqui a pouco.

“Se ele te falou isso, é um mentiroso”, brada Sanchez, do outro lado da linha. “O café da manhã que eu combinei com Koff eu tomei. Foi antes disso, quando ele falou que o São Paulo estava na chapa dele, e eu falei que estava fora”. O cartola corintiano sugere uma confusão de palavras e horários. “Marquei um café com ele, não um café da manhã. Se ele achou que era de manhã, foi um mal-entendido”, explica, sem contemplar o fato de Eurico Miranda ter ido ao hotel quando Koff estava lá.

Mas o que a chapa de Kléber Leite, apoiada pelo Corinthians, teria a lucrar com a publicidade de um papo entre Koff e Miranda, em pleno processo eleitoral no C13? “Talvez o voto do Vasco contra mim”, imagina Koff. Teria lógica, num colégio eleitoral de apenas 20 clubes. Mas nossa fonte anônima discorda. “O Vasco já estava com a oposição, por vingança. Koff negou a eles uma cota (de TV) de Série A, quando o Vasco caiu. O objetivo desse encontro forjado era prejudicar a imagem de Koff”. Como? “O Eurico significa muita coisa. Ser visto com ele pode despertar nas pessoas o desejo de algo novo, entende?”

Aparentemente, não funcionou.



  • Anna

    O bom Jornalismo é isso. Saber dos bastidores pelos dados colhidos por um jornalista e ter o anonimato da fonte assegurada. Do Eurico eu espero tudo e confesso que gostaria que o clube dos 13 tivesse uma mulher no comando, Patrícia Amorim, ou alguem que oxigenasse a entidade, renovasse, mesmo. Bom domingo a todos, Anna

  • Marcos Vinícius

    Agora me responda:

    Se era prejudicial pra imagem do Fábio Koff ser visto ao lado do Eurico Miranda,dando idéia de negociação entre ambos,o quão prejudicial é pro Vasco ter o próprio Eurico como presidente,ou ainda sua imagem associada à direção do clube?

    AK: Pois é… Um abraço.

  • Marcos Vinícius

    Mais uma coisa:

    André,já discutimos várias vezes por vária coisas,mas vou fazer algo que,até então,não tinha feito:

    Parabéns,rapaz,por evidenciar e trazer a público o quão podres e desprezíveis são os homens que administram uma das maiores paixões do povo.Independente de qual seja a fonte,o que vc nos contou é de suma importância.Mais uma vez,parabéns.

  • Ê André!

    Então a final do Mineiro já tava definida né?

    E aí, como é que fica agora?

    Abraço!

  • Marcos Vinícius

    Mudando de assunto:

    Tô ansioso,esperando as “Notinhas pós rodada”.

    Ah,flamenguistas…Aguardem!

  • Geraldo Antunes

    Li essa matéria a pouco e achei interessante.Site de um Clube de futebol de Minas Gerais.
    Roberto Tibúrcio acha que Dunga tem duas dúvidas para convocar Seleção do Brasil pra Copa 2010.
    17

    04

    2010

    ROBERTO TIBÚRCIO
    19/04/2010 – Roberto Tiburcio acha que Dunga só tem 2 (duas dúvidas),no que se refere a convocação final pra Copa do Mundo de 2010,na Africa do Sul.
    Como é chegada a epoca de Copa do Mundo,as expeculações estão em evidência,principalmente no Brasil.
    Roberto Tibúrcio,Empresário de futebol,com mais de 20 anos de experiência,atuando no meio futebolístico e 1º Empresário de Futebol no Estado de Minas Gerais,acha a distancia,mesmo sem ter contato direto com o Treinador Dunga,da Seleção canarinho,que o Grupo esta fechado,apenas com duas dúvidas na zaga,entre Miranda,zagueiro do São Paulo e Thiago Silva,zagueiro do Milan e com relação ao 3ª goleiro Vitor ou Gomes.
    O restante do Grupo esta definido,até mesmo pela linha que segue Dunga e Jorginho.Anotem amigos a base é essa:Se não der 95% do que está a baixo:se não for dentro dessa linha “EU É QUE LARGO” Vamos aguardar e ver! ”

    E pra ser franco,acho que essa Copa do Mundo,dificilmente virá para o Brasil….creio que Argentina,Espanha (se tiver camisa),Inglaterra estão mais próximas desse Mundial….ou talvez alguma grande ZEBRA.

    Amigos Copa do Mundo é e será sempre assim:”BRASIL,ARGENTINA,ITALIA,ALEMANHA….sempre serão grandes favoritos,seja onde for”Só que desta vez,tenho muitas dúvidas com relação aos que mais ganharam Copa do Mundo.BRASIL,ITALIA E ALEMANHA eu particularmente,não acredito.

    Outra tradiçaõ a nivel de Seleção brasileira em Copa do Mundo é com relação á contusão,o histórico sempre,sempre,sempre foi esse:faltando poucos dias para início da competição,um convocado surpresa.Isso sempre aconteceu.

    Goleiros

    Julio Cesar
    Doni
    Vitor ou Gomes
    Laterais

    Maicol
    Daniel Alves
    Michel Bastos
    Gilberto Marreco
    Zagueiros –

    Lucio
    Juan
    Luizão
    Miranda ou Thiago Silva
    Volantes

    Gilberto Silva
    Felipe Melo
    Josue
    Elano
    Armadores –

    Kaka
    Julio Batista
    Ramires
    Atacantes

    Robinho
    Adriano
    Nilmar
    Luiz Fabiano.

    VENDANOVAFC.WORDPRESS.COM

  • Anna

    Também quero ver as Notinhas. Feliz com o título merecido do Botafogo que jogou com raça em cima de um Flamengo anestesiado, de ressaca da Libertadores. E também feliz pelo América, campeao do torneio, que eu, como Romário, esqueci o nome! 😉

  • BASILIO77

    Não entendi…
    Me corrija se estiver errado.
    Seu texto coloca a verdade do lado de Koff, certo?
    Se sim, qual a razão?
    Sanchez se daria a isso?
    O carioca Eurico MIranda viria do RJ para encontrar o gaucho em SP?
    Não seria a palavra de um contra a do outro?
    Abraço.

    AK: Falei com os dois, e com mais uma pessoa que soube do encontro. Veja que o Andres não nega que marcou um encontro com o Koff. Um abraço.

  • Pedro Valadares

    Sinceramente, como disse o Lúcio de Castro, o futebol é um universo paralelo e lá estão vivos os modelos mais arcaicos de política que se pode imaginar. São vários feudos, todo mundo brigando pelo que é melhor pra si e pouco. para não dizer nada, importando-se com o bem do esporte.

    Concordo com a Ana, acho Patrícia Amorim um sopro de renovação, mas tenho muito medo que ela seja sugada por essa draga como foi o Beluzzo, por exemplo.

    Parabéns pela coluna, André!

    Abs!

  • Dennis

    E a situação do próprio Eurico nessa história? Ele se acha um dirigente excepcional, no sentido de acreditar que “ser visto” com ele não iria prejudicar Koff, não é? Então qual o seu papel no teatro? Difícil acreditar em algum tipo de ingenuidade por parte dele, portanto qual a sua intenção ao “substituir” Andres na conversa com Koff?

  • Leonardo atleticano

    André, acho que o Koff perderia muitos votos se fosse visto com um promotor público incorruptivel, com um delegado federal linha dura, com um jornalista sério ou com qualquer outro, perder voto porque se encontrou com um cartola bastante duvidoso ( para não rasgar o verbo) , com certeza ele não perderia voto por isso, provavelmente até ganharia alguns, diriam os votantes: olha lá o Koff é do esquema!

  • jaime

    o seu andreas sanches falou o que e bom para osao paulo nao e para otime dele pois ele e da panela do dualib que continuam robaudo o clube e que declarou que recebeu treis milhoes da cota de tv mais na verdade foi oito eoresto deve ter dividido com os parceiros que o elegeram para continuar encobrindo oroubo do passado porque a divida continua aumemtando

MaisRecentes

É do Carille



Continue Lendo

Campeão de novo



Continue Lendo

Inglaterra 0 x 0 Brasil



Continue Lendo