CAIXA-POSTAL



Aos assuntos da semana:

Ozorio escreve: André, por que times de Israel disputam a Liga dos Campeões? Questões políticas? Isso começou quando?

Resposta: A Uefa considera Israel como se fosse um país europeu, desde 1994. A maioria dos países do Oriente Médio não aceita disputar competições com os israelenses. Times de basquete de Israel também jogam e Euroliga.
______

Rodrigo escreve: Sabemos que o Dunga tem um grupo quase que fechado para a Copa do Mundo. Sem querer cair no lugar comum das discussões sobre se o grupo é forte, talentoso ou coisas do tipo, você acha que há espaço (e tempo) para a convocação de jogadores que vem se destacando, como Ganso e Elias? Faço coro com quem diz que Ganso tem jogado bola que o credencia a uma vaga e que não há volante com o ímpeto marcador do Elias, aliado à sua habilidade para armar e finalizar a gol como homem surpresa. “Craro” que não foram testados ainda na seleção – e isso pode pesar – mas soa como desperdício deixar esses caras de lado…

Resposta: Concordo com você em relação aos dois jogadores. Ocorre que eles não jogaram nenhuma vez pela Seleção de Dunga, o que, na visão do técnico, inviabiliza a convocação deles para a Copa do Mundo. É a coerência que Dunga não cansa de repetir. Não acho que ele está errado.

______

Renato escreve: André, é verdade que a Copa Sul-Americana de 2010 dará a seu campeão uma vaga na Libertadores 2011?

Resposta: Aparentemente, sim. O que se fala é que a Conmebol anunciará a novidade no dia 28 de abril, quando sorteará os grupos do torneio deste ano.

______

Felipe escreve: André, sem criticar sua humilde e simples homenagem a Armando Nogueira no dia em que ele morreu, gostaria que você escrevesse um pouco mais sobre ele.

Resposta: Pois não. Quando escrevi que não me sentia no direito de fazer um texto sobre Armando, apenas quis me colocar em meu próprio lugar. Não trabalhei com ele, não compartilhei de suas histórias, apenas o vi duas vezes. Mas, como disse na segunda-feira, Armando Nogueira é um cracaço da minha profissão. Um cara que tinha um talento para usar as palavras que a gente não encontra mais. Eu disse no SportsCenter que todas as pessoas que gostavam da forma como Armando escrevia ficaram mais pobres na segunda-feira passada. É assim que me sinto.

______

Uma vez mais, obrigado pelas mensagens.

(e-mails para a CP do blog: akfouri@lancenet.com.br, ou clique no lonk abaixo da foto)

“Sabe de uma coisa, Utivich? Acho que esta é minha obra prima.”

Tenente Aldo Reine, em “Bastardos Inglórios”

(sugestão do blogonauta Flavio. Obrigado!)



  • Anna

    Gostei da pergunta sobre Israel. Nunca tinha parado pra pensar que o país frequentava as Eliminatórias europeias. Não sei se foi ignorância minha, mas passou totalmente despercebido. Também sinto uma grande perda com a partida de Armando Nogueira, mas ele está no céu agora, com os jogadores que tão sabiamente retratou em suas crõnicas e poesias. Se puder, leia Renato Mauricio Prado de ontem. Tem uma cronica inédita do Armando muito bela e delicada, que ele declamou nos seus 80 anos. Uma das coisas que mais aguardo na Caixa-Postal é a citação de filmes e essa foi bem interessante, apesar de eu não ter visto o filme. E o blogueiro foi o primeiro a sugerir. Democrático! 😉 ps.agora estou teclando devagar pra não cometer erros de digitação ou comer letrinhas!

  • Tarik

    André , a Espn vai transmitir o clássico espanhol entre os gigantes Barca e Real ? Voce vai acompanhar in loco a partida ? O que pode dizer sobre o assunto , já que na espn nao vi muitas informacoes

    Abracos

  • Rodrigo

    André, obrigado pela resposta! Mas me diz uma coisa: independente do Dunga chamar ou não, você os convocaria? Aliás, só pra matar nossa curiosidade, quem são os jogadores que não estão no grupo do Dunga que você chamaria para sua seleção? Não precisa nem falar quem sairia… rs

    Na minha, entrariam Ganso, Elias e Ronaldinho Gaúcho. []s

  • Joao Caron

    Sobre a primeira pergunta, a Turquia tambem participa da Copa da UEFA apesar de tambem nao ser um pais europeu “per se”.

    Mas sobre Israel, seria muito mais por decisoes politicas e religiosas e nao somente “porque a UEFA considera Israel como pais europeu desde 1994…”

    Israel participando da Confederao asiatica seria um desastre de proporcoes mundiais e todos sabem disso.

    Logicamente, a UEFA tambem pensa no lado financeiro da coisa e nao vai deixar que meros “detalhes” como obvia posicao geografica de Israel e Turquia e$trague o evento 🙂

    AK: Decisões políticas e religiosas estão por trás de tudo em Israel, creio. Por isso, essa resposta seria ampla demais. No caso específico, os times israelenses disputam a UCL por causa da decisão da Uefa. Um abraço.

  • Iuri Lapsky

    Caros Ozório, João Caron e Andre Kfouri, é bom tocar nesse assunto, pois quando se fala em Israel parece até algo mitológico e não é.
    Só para apimentar o assunto, pra quem não lembra ou não sabe, o atual Estado de Israel nada mais é do que uma filial da Europa.
    Ao término da segunda grande guerra, onde os praticantes do judaísmo (isso é uma religião) foram duramente perseguidos e massacrados, resolveram tomar esse pedaço de terra onde nasceu o judaísmo, a religião, e criaram o atual Estado de Israel. Portanto, apesar de estar em outro continente é colônia européia.
    Enfatizei o judaísmo como religião simplesmente porque não dá pra engolir “Semita de olhos azuis”.
    Pra encerrar, Semita é raça, Judaísmo é religião.

    Abraços,

MaisRecentes

Escolhas



Continue Lendo

Gracias



Continue Lendo

Abraçados



Continue Lendo