DOIS PENSAMENTOS, DUAS VERDADES



Um, de Mano Menezes:

“O Santos está trabalhando bem, mas está nos deixando mal acostumados. É difícil jogar um futebol como o Santos está jogando. O Santos estabeleceu um patamar alto no campeonato. Estamos correndo atrás para tentar nos aproximar dessa condição. É assim que funciona o futebol. Não adianta ficar reclamando e querendo diminuir o mérito dos outros. Temos que melhorar pelos nossos méritos.”

Outro, de Leonel Messi:

“Para se tornar uma lenda, para ser um dos grandes, você precisa conquistar uma Copa do Mundo. Eu acabei de completar 22 anos. Tudo está acontecendo muito rapidamente e é preciso manter a calma.”



  • Joao Luis Amaral

    Confesso que fiquei surpreso com o posicionamento do MM sobre o Santos. Ao invés de ‘invejar’, procura levar seu time para o mesmo patamar (tomara não seja apenas da boca pra fora…), para conseguir fazer frente…

    E o Messi… bom, genialidade fora de campo tb?

    Abs.

  • Anna

    Messi pode vir a ser melhor que Maradona, baste que ganhe uma Copa do Mundo. Vi os dois jogarem e o acho melhor, mais habilidoso. O time do Santos é fantástico mesmo com Neymar, Robinho, Ganso e André. Uma beleza de ver, uma tremenda plasticidade. veremos o que vai rolar daqui a algum tempo.

  • david pimentel

    se a argentina for campeã, com esse time, daí sim messi poderá ser considerado melhor do que maradona, com ctz, essa seleção dos hermanos é muito ruim!!!!!!!

  • Lucas

    André, se como o Messi disse, “para se tornar uma lenda voce precisa conquistar uma Copa do Mundo”, fico pensando em que patamar estaria o Zico se a seleção de 82 tivesse sido campeã.

  • Leonardo atleticano

    André, acho errado em um esporte coletivo o jogador ter que ganhar título de copa do mudo para ser considerado uma lenda ou um mito. Ganhar uma copa não depende só do seu futebol, ganhar uma copa depende de inúmeros fatores que podem estar fora do alcance. Acho que Messi já é um monstro, indiferente de ganhar copa ou não, assim como o Ronaldinho Gaúcho, já seria um monstro por tudo que fez no Barça, indiferente de ter ganho a copa ou não. Quanto a compara-lo com Maradona ou Pelé, ai eu não discuto, cada um tem seu gosto, sua predileção, e épocas diferentes. Se ganhar copa é a condição para ser grande no futebol, como jogadores, vc acha que Dunga, Vampeta e Zinho são maiores que Zico, Reinaldo e Falcão?

    AK: Não necessariamente. Acho que para Messi ser comparado a Maradona, precisa ter feitos comparáveis. Um abraço.

  • Mauro Domingos

    Não concordo com esse pensamento de que ‘basta o Messi ganhar uma copa do mundo pra ser considerado melhor q Maradona.” Acho q pra igualar o Maradona ele teria q levar a Seleção argentina nas costas como Dieguito fez em 86… Ganhar uma copa até o Viola ganhou (94). Levar a equipe nas costas, ser decisivo é outra historia…

    AK: De acordo. Um abraço.

  • Marcel Souza

    pô, não “basta ganhar uma Copa do Mundo” pro Messi se tornar melhor que o Maradona… Como muitos já disseram, o Maradona praticamente levou a seleção e o Napoli sozinhos por muito tempo. E o Messi ainda não mostrou (quase) nada com a camisa azul e branca.

    Mas concordo com ele, ele ainda é muito jovem, ainda pode chegar lá. Apesar que como sempre é muito complicado fazer essas comparações em épocas diferentes.

  • Joao Luis Amaral

    Ganhar Copa do Mundo carregando a Argentina nas costas é moleza… Para virar lenda MESMO, quero ver é o Messi ganhar a Libertadores pro meu Timao, isso sim!
    Abs.

    (sonho meu, sonho meeeeuuuu… vai buscar a Li-ber-ta-do-res, sonho meeeuuuu).

  • David

    A questao nunca foi quem foi melhor, Messi, Maradona, Ronaldinho, Zico, Zidane… eh quem teve mais sorte.

    Se no final das contas um caneco importante tem tanto valor pro curriculo individual, mesmo sabendo que o futebol eh esporte coletivo, jogador nao ganha campeonato sozinho mas depende de companheiros, tecnico e principalmente a contribuição do acaso que determina os “detalhes” do jogo…. entao jogador, pra receber a coroa da imprensa que elege quem foi melhor que quem, precisa eh de sorte, basicamente.

    Obviamente nao quero dizer que um Obina com sorte vai ser melhor que alguem, mas dentre os super talentosos, o que tiver mais sorte nos grandes campeonatos, sera o mais coroado no final da carreira.

    Eu concordo que o Ronaldinho brilhou mais que Messi, Zico e Zidane nos seus 2 anos de auge, como disse o Tostão, mas tbm concordo que ele brilhou assim tbm no PSG e no Gremio, e isso lhe da quase 10 anos de futebol brilhante, mas que não sao observados assim.

    Não acho culpa do Ronaldinho nao brilhar em 2006 na copa assim como não culparei o Messi se nao fizer nada na Copa esse ano mas continuar sendo quem eh no Barcelona. Não deve ser facil jogar sem motivação (se o jogador nao for tao patriota como os torcedores), em final de temporada, em torneio de tiro curto, cheio de logisticas, adaptações, falta de preparação, tecnico ruim e companheiros diferentes.

    Tbm nao acho culpa do Ronaldinho nao fazer mais do q ja faz num Milan com time tao horroroso qnto esse.

    Infelizmente os homens da imprensa determinam como se ve futebol, e mtas vezes fazem analises baseadas nos cliches equivocados de sempre. Ai vai outro: o Ganso eh o melhor brasileiro em atividade, e pode jogar assim o resto da vida, mas se não tiver jogadores como Neymar e Andre pra concluir suas jogadas, e ele nao sendo um meia atacante mais definidor como Messi por exemplo, ele nunca vai ter reconhecimento. Entao, ele depende de sorte mais que talento pra ser reconhecido pela imprensa e consequentemente torcida.

    AK: Desculpe, nenhuma carreira é definida pela sorte. Um abraço.

  • BASILIO77

    Copa do Mundo?
    Participar de uma já é uma gloria.
    Ganhar…mais ainda.
    Mas como tudo, há excessões.
    Tem aquele que foi a copa sem ter “futebol” pra isso e aquele que não foi e tinha “futebol” de sobra para ter ido.
    Bismark foi em 1990.
    Alex da Turquia vai encerrar a carreira sem ter ido a uma copa sequer.
    Abraço.

  • BASILIO77

    Leo atleticano, Dunga, Vampeta e Zinho foram GRANDES jogadores sim.
    Claro que não foram craques nem fora de série..mas não dá pra questionar o bom futebol e nem as conquistas desses caras.
    Em 1994, quem foi mais importante que Dunga naquele time?
    Romario e Bebeto certamente…depois???
    Dunga em 1994 esteve entre os 4 jogadores mais importantes daquela seleção campeã do mundo.
    Abraço.

  • BASILIO77

    Mano Menezes antes de tentar alcançar o bom futebol do time do santos, tem que fazer o time dele CORRER o mesmo tanto que o time praiano.
    A partir daí, vamos ver o que ele consegue.
    Até agora só vejo um monte de vagabundos “se poupando” pra não sei o que.
    Abraço.

  • Luiz

    heheheh… Curti a do Basilio… E realmente, falar que a carreira do cara depende da sorte? O ser humano tem livre arbítrio, pode fazer sua própria escolhas… Por exemplo, temos aí o Ribery, que poderia ter sido campeão do mundo em 2006, não foi, aí foi vendido para o Bayern, fez chover por lá, e agora pode escolher pra qual time vai. Se ele escolher o Real Madrid ele pode teoricamente fazer parte de um dos maiores esquadrões de todos os tempos, ou de um dos maiores fracassos. Se ele vai pro Barcelona ele pode fazer parte da equipe mais mágica do momento, se ele vai pro Chelsea pode entrar definitivamente pra história do um time que era médio e busca pela primeira vez o topo, sem show, mas com um time muito eficiente. Tá na mão do cara, isso não envolve sorte…

  • Thiago Escobar

    Pra mim esse negócio de ficar comparando jogador é ridículo, parece que o ser humano não consegue apreciar algo sem comparar com alguma coisa, por que não apenas enaltecer e engrandecer um gênio da atualidade?, o Maradona é passado, teve seu tempo, suas glórias e deve ser lembrado por tal, mas agora o tempo é de Messi….é igual no basquete, aquelas comparações ridículas sobre Kobe e Lebron, Jordan e Kobe, Jordan e Lebron…as pessoas não conseguem aproveitar dois dos melhores de todos os tempos, elas precisam ficar comparando e comparando….ou as pessoas que falam: “o Kobe(ou Lebron) é bom, mas nunca será um Jordan”…isso irrita muito, parece que qualquer coisa que um jogador faça nunca será bom o bastante, ele sempre viverá a sombra de outro, sendo que há MUITAS coisas a se considerar, como por exemplo: época, posição, times que jogaram, as táticas etc….ou seja Messi é Messi, um gênio, jogador brilhante e não será uma copa que vai definir se ele será uma lenda ou “apenas” um bom jogador que nunca ganhou uma copa…temos que aproveitar os gênios que estão bem na nossa frente, fazendo história e parar de tornar isso em comparações chatas e desnecessárias, não me interessa quem é melhor que quem, eu só sei que não tive o privilégio de ver Zico, Maradona, Pelé, Jordan, Magic mas tive o privilégio de ver Messi, Ronaldinho, Ronaldo, Kobe, Lebron!!

  • alex

    Thiago Escobar, concordo contigo. Comparar não é o ideal, mas eu tive o prazer de ver todos estes jogarem (exceto Pelé). Só uma palavra traduz o que todos eles fazem ou fizeram. SHOWTIME!!!!

  • Teobaldo

    Concordo com o dono do blog quando ele diz que “Messi só poderá ser comparado a Maradona quando conseguir feitos comparáveis aos feitos de Maradona”. Agora, convenhamos, que o Maradona ganhou sozinho a Copa-86 todo mundo fala, mas ele fez um verdadeiro milagre, mesmo, ao levar a Argentina à finalíssima da Copa-90, mas como los hermanos ficaram “apenas” com o vice, ninguém dá o devido valor.

  • Leonardo atleticano

    Basilio, não disse que eles não eram bons jogadores, disse que pelo fato de terem ganho copa do mundo, eles não ficaram maiores do que já eram, para mim em 94, o único que saiu maior do que já era foi Romário, pois carregou o time nas costas, tal qual ou mais que Maradona em 86. Digo que no meu critério, Messi é um gênio sendo campeão de copa ou não. No meu critério, Dunga, zinho e Vampeta, não chegam aos pés de Zico, Reinaldo e muitos outros, assim como Parreira não chega aos pés de Telê, mesmo ganhando mil copas. Mas é no meu critério, apenas a minha opinião, respeito demais a sua se ela for diferente.

  • Carlos

    E quando um cara conquista três copas? O quê ele se torna?

  • Gilson

    Olá Carlos! Respondendo a sua pergunta Ele se tornará o 2º melhor jogador de todas as copas, “segundo um tablóide ingles”. Um jogador que disputou 4 copas e ganhou 3(e só não ganhou as quatros, porque se machucou logo no inicio da copa de 66) ficará atras de um que disputou 4 e ganhou apenas 1, jogu mais partidas e fez menos gol. Por esse motivo, acho, assim como o Thiago Escobar, uma besteira muito grande, ficar fazendo comparações entre jogdores, principalmente se esse jogadores atuaram em épocas diferentes.
    Outro erro é dizer que para o jogador sem considerado craque ele tenha que ganhar títulos importantes, como a copa do Mundo. É lógico que um título de copa do mundo enriquece o cúrriculo de um jogador, mas não determina, pelo menos pra mim, que ele seja ou não um craque.
    Dizer que Zico não foi um craque, porque não ganhou uma copa do Mundo, é uma heresia!!!
    E mais, dizer que jogador de futebol, ganha título sózinho, é demais né!
    Ele pode ser determinante na conquista do título, mas ninguém ganha sózinho, nenhum jogo coletivo.
    Eu concordo que em 86, se a Argentina não tivesse o Maradona, ela dificilmente não ganharia o título, mas se os outro jogadores não fossem determinados para que o Maradona pudesse brilhar, ele jamais teria ganho a copa sózinho. Assim como o Romário foi determinante na conquista do título de 94, pois o esquema do time era esse mesmo, jogar fechadinho, forte na marcação, para o baixinho resolver lá na frente.

    AK: Não creio que a questão seja ser ou não ser craque. Há vários gênios do futebol que não ganharam copas do mundo. Sobre “ganhar sozinho”, é óbvio que se trata de algo que não pode ser tomado no sentido literal, senão a conversa fica infantil. Mas que ganha, ganha. Um abraço.

  • Joao

    André,

    Messi parece ser um garoto bem educado. Lembrando que foi criado nas categorias de base do Barça. Não sei se podemos concluir mas fica um pouco evidente que os catalães deram uma boa base educativa ao garoto. Claro que outros fatores como a família também influenciam, mas nesse caso imagino que o tratamento educacional que o Barça dá aos seus garotos deve ser infinitamente superior aos nossos clubes. A maioria dos nossos garotos boleiros, ao atingir o estrelato, vive os perigosos caminhos da badalação e dinheiro fácil.

    Abraço,

  • marcio

    é incrivel que tantas pessoas se envolvam com futebol. um verdadeiro ópio do povo. o que resulta, inclusive, de uma açao intencional, orquestrada dos meios de comunicaçao, a serviço de setores que detém o poder econômico no País e que têm o maior interesse de dopar a população com assuntos sem importância.
    por que nao se ocupam com paginas onde poderão obter informaçoes sobre as contradiçoes sociais de nosso país, as formas de dominaçao existentes na sociedade, etc.
    marcio.

MaisRecentes

Gato



Continue Lendo

A vida anda rápido



Continue Lendo

Renovado



Continue Lendo