CAIXA-POSTAL



Aos temas da semana:

Rodrigo escreve: Qual a diferença entre a Copa da Inglaterra e a Copa da Liga Inglesa? E qual a razão de times do País de Gales disputarem as duas competições também?

Resposta: A Copa da Inglaterra (também chamada de FA Cup) é o torneio de futebol mais antigo de que se tem notícia. Foi disputada pela primeira vez em 1871. Pela tradição, é considerada mais importante. Várias centenas de clubes de todas as divisões do futebol inglês e galês a disputam, em formato de mata-mata em jogo único. Clubes do País de Gales estão incluídos, assim como nas várias divisões do Campeonato Inglês, porque fazem parte da Football League, que organiza as competições. A Copa da Liga (que recebe o nome de seu patrocinador, desde 2003 é a Carling Cup) é disputada por menos times (92 = os 72 da Football League e os 20 da Premier League) e tem menos prestígio. As duas competições classificam o campeão para a Liga Europa.

______

Carlos escreve: O que você achou da escolha da Irlanda para o jogo do Brasil na última data FIFA? Enquanto algumas seleções igualmente fortes testaram forças entre si, o Brasil preferiu um amistoso sem graça contra a fraca seleção Irlandesa.

Resposta: É sempre mais legal, para o torcedor, ver a Seleção Brasileira jogando com times do mesmo nível. É só reparar na diferença de atenção que um amistoso contra um adversário “grande” recebe. Mas esses jogos se transformaram em eventos comerciais, em que há muitos interesses envolvidos, além daquele que parece óbvio: produzir um jogo de futebol interessante. Não considero a Irlanda um adversário tão inferior, mas certamente esse jogo não é da mesma estirpe de França x Espanha ou Alemanha X Argentina.

______

Lucas (entre muitos) escreve: Você acha que o Marcos falou que ia se aposentar (no fim do ano) porque estava de cabeça quente?

Resposta: Seu e-mail chegou na manhã de quinta-feira, portanto antes da entrevista coletiva em que o Marcos confirmou que vai pendurar as luvas no fim de 2010. Nas próprias palavras dele, é uma decisão tomada. Claro que essas coisas não são absolutamente definitvas, mas uma declaração dada no dia seguinte ao jogo não pode ser qualificada como “de cabeça quente”. Há jogadores de futebol que percebem que a hora chegou, esse parece ser o caso do Marcos. Sei que você não perguntou, mas Marcos é/foi um dos maiores goleiros que vi. Sempre me lembro de um programa “Bola da Vez”, da ESPN Brasil, com Émerson Leão, do qual participei. Ao responder uma pergunta sobre qual era o melhor da nobre linhagem de goleiros da história do Palmeiras, Leão escolheu Marcos.

______

Luciano escreve: André, no seu comentário sobre o amistoso Brasil x Irlanda, você disse que acha que o Dani Alves vai arrumar um lugar no time, mas que não seria na lateral direita. Onde você acredita que ele irá jogar?

Resposta: No meio de campo. Eu não escalaria o Daniel na direita porque é impossível tirar o Maicon do time. Acho improvável que o Dunga o escale na esquerda, porque já há um problema defensivo nesse setor que o Daniel, por característica, não conseguiria resolver. Agora, no meio, onde ele ajudaria a criar, acho que é o lugar certo.

______

Como sempre, muito obrigado pelas mensagens. Até o próximo sábado.

(e-mails para a CP do blog: akfouri@lancenet.com.br, ou clique no link abaixo do foto)

“Eu tenho todos os tipos de culpa.”

Charles, em “Fora de Rumo”.



MaisRecentes

Novo



Continue Lendo

Virtual



Continue Lendo

Falante



Continue Lendo