TERRÍVEL



O vídeo de um homem aparentemente armado nas arquibancadas do estádio Palestra Itália circula pela internet.

Se você ainda não viu, clique aqui (o blog agradece ao leitor Beto pelo envio do link).

Não tenho conhecimento para dizer se é uma arma de verdade ou não.

Sobre o jogo em questão, trata-se da vitória do Palmeiras sobre o Atlético Paranaense (2 x 1) em 26/09/09, pelo Campeonato Brasileiro. É o momento do gol de Figueroa, que abriu o placar no final do primeiro tempo.

Independentemente do sujeito estar armado ou não, o comportamento dele é estranhíssimo. No meio da torcida, um gol acontece, o cara não comemora, e ainda arruma confusão.

E claro que o absurdo maior é o fato de o objeto (que pode não ser, mas parece uma arma e portanto não é coisa boa) ter entrado no estádio.

ATUALIZAÇÃO, sexta-feira 05/03, 0h03 – o vídeo foi retirado. Mas você pode vê-lo no blog do Mauro Cezar Pereira, aqui.

ATUALIZAÇÃO, segunda-feira, 08/03, 15h02 – O “torcedor” era um policial, trabalhando à paisana. O comunicado oficial da Polícia Militar de São Paulo:

“A Polícia Militar esclarece que, o torcedor em questão, é um policial militar, à paisana, de serviço, escalado para acompanhar ações delituosas junto às torcidas, tendo sido identificado pelos torcedores, sendo necessário sacar sua arma somente para conseguir sair do meio da torcida.

A Polícia Militar tomou conhecimento do fato pelas imagens e vai apurar se há ‘não conformidades’ na condulta do policial.”



  • Spesso

    Vídeo foi removido do YouTube. Link está inutilizado. 🙁

    AK: Temos uma solução para isso. Um abraço.

  • Beto

    Boa André.
    Quando mandei o link, achei que tratava-se do jogo de quarta, pois só pipocou na comunidade do Palmeiras ontem, quinta-feira.

    Se isso aconteceu no ano passado, quantos fatos como esse podem ter acontecido de lá pra cá?

    Volto a dizer: não vou mais ao estádio. Ao menos enquanto não tivermos garantias de que estamos seguros.

    Lamento muito.

    Abs!

    AK: O que me deixou curioso, também, é por que havia alguém gravando esse vídeo, provavelmente pelo celular. Será que a pessoa que gravou já tinha percebido algo estranho? Ou estava junto com o cara “armado”? Obrigado novamente, um abraço.

  • Eduardo Pieroni

    Boa André, com certeza é uma arma e muito provavelmente a pessoa estava o mesmo que puxou a arma por que é impossivel você focar uma pessoa só no meio daquilo tudo, só louco para ir em estadio de futebol hoje em dia.

  • Lippi

    Cara, eu fui nesse jogo, só que fiquei no setor Visa…

    Realmente é estranho estarem filmando exatamente isso, e mais estranho ainda é ninguém ter visto, e isso só ser divulgado agora… Até onde eu sei, a maioria dos policiais em folga anda armado, talvez seja o caso… mas não sei se o cara “ter porte” de arma autoriza o mesmo a entrar no estádio com ela… muito estranho, mais um motivo pra não ir mais

    Abraço

  • Marcel Souza

    Que absurdo! E depois falam que tem cada vez menos gente nos estádios… Sinceramente por todas as dificuldades envolvidas (pra comprar ingresso, pra chegar, pra entrar), ainda corre o risco de morrer a toa, dá pra se animar a ir num jogo de futebol? Triste isso…

    André, mudando de assunto (se me permite), visitei a sede da ESPN Brasil ontem por motivos profissionais, achei bem legal. Se eu for de novo e te ver por lá posso te cumprimentar, ehehe 😉

    1 abraço,

    AK: Por que não avisou? Um abraço.

  • Lucas

    Não acrecito que vocês queiram “aumentar” ainda mais a crise do Palmeiras com este tipo de factóide! E depois, tem a cara de pau de afirmar que não existem fomentadores de crises na imprensa paulistana… Se vocês, que são os melhores fazem isso, posso até imaginar o que rola pelo Brasil a fora! Será que é um jeito sádico de comemorar o centenário do seu time André? Alimentando ainda mais a crise do arquiinimigo? Cadê a sua imparcialidade e isenção? Deve ter ido para a casa do chapéu, né? Quem faz força há muito tempo para interditar o Palestra é o mesmo clube que fez de tudo para tirá-lo do Palmeiras em 1942: o São Paulo Futebol Clube de Todos os Lobbys! Até parece que agora, você André Kfouri está “trabalhando” para atender a estes propósitos… Acho estranho você ter escolhido uma ocasião como o atual para publicar um comentário deste tipo. Estou simplesmente desapontado, entristecido mesmo, porque sempre tive você como um dos melhores jovens jornalistas deste país. Terrível mesmo, o tratamento que a imprensa dedica a um dos clubes mais importantes do futebol do Brasil. Lamentável! Não tem nada não… Sairemos da crise sem ajuda dos ditos “promotores de evento”…

    AK: É uma pena que você tenha tanta dificuldade para entender o papel de um jornalista. Mas sua mania de perseguição deve ser mais forte. Eu não “escolhi” momento nenhum para publicar nada. Publiquei o link no mesmo dia que o recebi, assim como fizeram outros jornalistas e praticamente todos os portais esportivos da internet. Você não conseguiu nem perceber que não há nenhuma crítica ao Palmeiras. Um abraço.

  • leonardo atleticano

    Absurdo André, como milhares de outros absurdos que estão acontecendo no futebol, está complicado demais, é um meio podre e desonesto. Pena eu gostar tanto dessa praga, a vontade é de largar de lado.

  • Leandro Azevedo

    Acho que o Lucas precisa do link do IUPST…

  • Lucas

    Não tenho mania de perseguição, graças a Deus. Apenas gostaria que houvesse o mesmo tratamento com todos os clubes de São Paulo e seus torcedores. Que este princípio não fosse uma questão de quantidade ou qualidade, porque no esporte (isto se o futebol for mesmo um esporte, já que a cada dia, manifesta uma aura de negócio) não existe certo ou errado e sim um momento bom ou ruim. Todos são desportistas, pelo menos em tese. O Palmeiras foi criticado sim, da mesma forma em que na ocasião da “fumaça verde”. A Polícia é responsável pela vistoria. Se não realiza, é conivente com o que vimos nestas lamentáveis imagens e com a entrada de estranhos objetos na praça de competição. É uma pena que a denúncia fique sempre evidenciada de uma forma banal, demonstrando a fragilidade deste ou daquele clube em administrar seus estádios. Com relação ao papel do jornalista… Creio que os profissionais da imprensa (sagrada) deste país deveriam ser mais criteriosos e pensar um pouco na repercussão daquilo que dizem ou exibem… Aliás, não devem estar mesmo em aí… Quanto fogo, melhor! Mais polêmica, mais diz que diz, mais desinformação! Mais crise! Abraços.

    AK: Como já disse, é pena que você não entenda o papel de um jornalista. E só acrescentando: foram torcedores do Palmeiras que divulgaram o vídeo. Eles não são menos palmeirenses do que você. Um abraço.

  • Marcel Souza

    A confirmação da visita/reunião foi feita de última hora, e achei assim meio chato avisar… Mas da próxima vez eu aviso!

    1 abraço

    Marcel

  • Factóide foi ótima!

    Lucas, troféu “jóinha” p/ você!

    Não esqueça a granada, no próximo jogo!

    (peço desculpas, mas é de perder a paciência… sujeitos como este!)

    http://felldesign.wordpress.com/2010/03/05/armada-torcida-palestrina/

  • Eduardo Pieroni

    Ai felldesign ja tô com a BAZUCA é só porco jogar no palestra(kakakaka)

  • Lucas

    Factóide é um fato “criado”, “armado”, para posterior exploração da mídia, seja ela responsável ou não. Existem desde a Revolução de 1917, na Rússia e também na escalada do Nazismo, na Alemanha pós República de Weimar. Abraços ao felldesign! Vou ao jogos de futebol para ver a competição e não para incentivar intolerâncias ou execrações públicas! Não aprecio armas e sei que infelizmente, todas as torcidas uniformizadas dos clubes de futebol acabam mais cedo ou mais tarde, provocando variadas formas de violência!

  • Edouard Dardenne

    Pessoalmente, não acho estranho que alguém estivesse gravando a cena. Já estive em mais de 200 jogos do Coringão, pelas minhas contas, e em algumas oportunidades vivi coincidências que rendem boas lembranças. Diversas vezes o gol saiu quando eu acabara de atender ao telefone, para espanto de quem me ligava, ou enquanto eu tirava fotos do jogo com parentes de outra cidade, etc.. Não é improvável que alguém tenha pretendido registrar o grande momento de qualquer jogo de futebol. O homem armado aparece enquanto a torcida comemora o gol.
    Lembra-se de que, incrivelmente, uma moça acabou fotografando, sem querer, a queda do ultraleve que pilotava o Herbert Viana? Aquilo foi incrível.
    Igualmente, não penso que o fato tenha sido ‘criado’ ou ‘armado’ para posterior exploração. Acho que é apenas um triste e elucidativo flagrante do comportamento de alguns ‘torcedores’ e da ineficiência da fiscalização nos portões do estádio.
    Um abraço.

  • Guilherme Gios

    Parabéns para esse Lucas!!

    Vemos um vídeo de um cara armado dentro de um estádio e ele acha que é perseguição com os Porcos..

    Faz assim, amanhã você vai num jogo de um rival, se infiltra lá armado, filma e envia para a imprensa, só para criar crise nesse rival.

    Francamente…

  • Bom Lucas, então você está corretíssimo, foi um fato “armado”, literalmente, com calibre 38!

    Agora, achar que qualquer jornalista/repórter/veículo esteja tirando proveito (ou explorando exageradamente) DESTE fato é um absurdo, me desculpe!

    Porque o fato é, por si só, absurdamente inconcebível! É algo que não pode chegar nem perto de acontecer… e aconteceu!

    Daí para um maluco metralhar a platéia de um cinema é um pulo, basta uma vírgula a mais…

    Qual seria a sua sugestão, Lucas? A mídia ficar quieta? Crês que isso seja uma perseguição ao seu time? Achas mesmo que se tivesse ocorrido em qualquer outro time o “barulho” não seria o mesmo?

  • Joao Luis Amaral

    Lucas, na boa, se o Palmeiras estivesse goleando todo mundo, disparado no campeonato, o tratamento deveria ser IGUAL ao que está recebendo agora. Estar num momento ruim no futebol não é atenuante nem agravente de nada num caso como esse. Não estamos num Faroeste!
    É um torcedor do Palmeiras, que saca um arma no meio da torcida do Palmeiras, e aponta para outros torcedores -adivinha?- da própria torcida do Palmeiras (aliás, ninguém se assusta mais ao ver uma arma? Cadê aquela clareira que sempre se abre? Até eu saí da frente do monitor, para evitar bala perdida, mas LÁ ninguém se afastou???).
    Se isso não é caso de Polícia (porque de Manicômio já passamos faz uns 20 anos) e de fazer barulho MESMO na mídia, então “Motorista, pára o mundo que eu vou descer no próximo”!
    Abs.

  • Essa foi mais original que o ‘óbvio’ do Mano. Então noticiar um cara armado na torcida é manobra do maléfico SPFC.

  • Lucas

    Nada justifica a violência ou a probabilidade dela acontecer! Só que existem coisas que só acontecem com o Palmeiras, ou só são associadas com esta agremiação… Se você não acredita que coisas como esta possam ser mesmo armadas, “plantadas”, já que é muita coincidência sim, que sejam veiculadas neste momento específico em que o clube (Palmeiras) atravessa uma crise e existe gente interessada em demontrar cada vez mais e de forma acintosa, o fracasso de uma administração, isto é problema seu, já que cada um, acredita no que quer acreditar… As manipulações existem e só é ingênuo quem não quer vê-las! O fato em si, uma pessoa armada num estádio paulista ou brasileiro, é sim inconcebível como você disse! Só que eu dúvido que não existam outros interesses envolvidos por trás da divulgação deste fato! Se fossem outros clubes, o “barulho” não seria realmente o mesmo. Confesso, que já vi torcedor armado em jogos envolvendo adversários como São Paulo, Santos e Corinthians, por exemplo! Mas nunca, nas arquibancadas e sendo tão tranquilamente filmado!

  • Joao Luis Amaral

    OK, Lucas, mas aí o problema não é a repercussão na mídia e, sim, a falta de preparo dos policiais, que deveriam coibir a entrada desses torcedores, e/ou a irresponsabilidade de um cartola de oposição querer ‘armar’ esse tipo de situação para ferrar a administração do outro, por pura politicagem barata, etc.
    Nesses casos, os RESPONSÁVEIS por armar contra o clube, sejam eles do próprio Palmeiras ou outro time, bem como o imbecil que porta a arma no vídeo, e até mesmo o capitão responsável pela segurança no dia do jogo deveriam ser punidos conforme manda a Justiça.
    O que, ao meu ver, não tem nada a ver com o trabalho informativo que os jornalistas prestam. Aliás, é exatamente esse trabalho que bota pressão para que as coisas mudem, para que algo seja feito, para que a SUA e a MINHA segurança num jogo de futebol sejam garantidas.
    Abs.

  • Anna

    Marcel, deveria ter avisado e cumprimentado o AK. Ele é muito gentil e simpático! 😉

  • Leonardo Pires

    André, pergunto: policial a paisana pode entrar armado no estádio?

    AK: Pode. Um abraço.

  • Leonardo Pires

    Então, André, por mais absurdo que seja uma arma no meio da turba, pode haver fato que tenha autorizado a entrada dela no estádio, o que tornaria a entrada do objeto não tão absurda assim…

  • Paulo

    Parece que o Lance atualmente, só se preocupa mesmo em fomentar a alegria de corinthianos, sãopaulinos, santistas etc, humilhando o Palmeiras, agremiação e torcedores, do jeito que pode, sempre que possivel, com as notas e comentários de seu pessoal que deve ser “altamente especializado”. Lamentavel mesmo, além de triste! Que tipo de linha editorial é essa? Comercial? Vende mais agradar corintianos de toda forma possível? Ridículo! Vocês também estão merecendo o coro de VERGONHA! Site e jornal, sem vergonha!

    AK: Seria interessante se você dissesse sobre o que está falando e, principalmente, reclamasse no lugar certo. Um abraço.

  • Paulo

    Sobre notícia triste, sempre enolvendo um time só. Curiosamente, a Sociedade Esportiva Palmeiras, que mereceria apenas um pouquinho mais de carinho por parte de vocês, já que respeito, eu concordo, esteja difícil mesmo de conseguir. Parece que tudo é feito para tumultuar um ambiente que já anda bem ruim! Adiamento de jogo, torcedor armado, mudança de treinador, salário de treinador, opinião de técnico que não fez nada de bom e demonstra insatisfação. Tudo sempre focado de forma sensacionalista e imediatista! Deste jeito, a tal da crise alardeada, não acaba mesmo. Mas, obrigado pelo retorno.

  • No corintians ele não teria tanta reprovação. Até o Vampeta já foi pego armado, com capangas e taí, todo dia na tv.

  • Gavião

    Pro Ronan: acho que o vampeta estava comemorando vitórias contra o são paulo, foram muitas. muito inteligente o seu comentário!!!!!!!

MaisRecentes

No banco



Continue Lendo

É do Carille



Continue Lendo

Campeão de novo



Continue Lendo