CAIXA-POSTAL (e um parabéns atrasado)



Pela primeira vez em 2010, aos temas da semana:

Marcelo escreve: Libertadores começando, assim como as especulações… Os melhores de cada grupo e os seis melhores segundo colocados se juntarão às duas equipes mexicanas para a disputa das oitavas de finais. Como serão definidos os cruzamentos? Ou já estão prédefinidos? Existe a possibilidade de dois primeiros de grupo se cruzarem já nas oitavas? Ou ainda duas equipes do mesmo grupo de se reencontrarem na fase seguinte?

Resposta: Os cruzamentos das oitavas-de-final são determinados pela pontuação dos times classificados. Primeiro contra décimo-sexto, segundo contra décimo-quinto e assim por diante. O dois mexicanos, Chivas Guadalajara e San Luis, foram previamente definidos (respectivamente) como décimo-terceiro e décimo-quarto colocados. Campeões de grupos não se encontram nas oitavas, mas dois times do mesmo grupo podem se cruzar. Se quiser se aprofundar, o regulamento oficial está aqui.

______

Luciano escreve: André, como explicar as lesões musculares nesse começo de temporada? O Corinthians já está poupando jogadores em fevereiro…

Resposta: A explicação é a ausência de uma prétemporada decente. O que se faz antes do início dos campeonatos estaduais é o mínimo para que os times entrem em campo. Boa parte dos estaduais acaba se transformando no verdadeiro período de preparação para a temporada, mas fazê-lo em situação de competição é arriscado. Por isso jogadores se machucam ou chegam ao limite da lesão muscular.
______

Otávio escreve: Na sua opinião, Vágner Love decepcionou no Palmeiras? Irá decepcionar no Flamengo?

Resposta: Vágner Love obviamente não rendeu o que se imaginava no Palmeiras. Mas o incidente com torcedores uniformizados fez com que seu retorno ao clube fosse abreviado. Minha impressão é de que ele terá sucesso no Flamengo.

______

Beto escreve: André, pela última convocação do Dunga, a seleção continua sem um reserva para o Kaká. Não te preocupa o time ir à Copa sem um meia para substitui-lo?

Resposta: Hmmm… sim. O Mauro Beting escreveu sobre isso ontem no Lance!, e o PVC o fará na edição de amanhã da Folha de S. Paulo. Também já tratamos desse tema por aqui. Diego fez parte do grupo embrionário de Dunga na Seleção (o que ganhou a Copa América de 2007, na Venezuela), mas aparentemente não mostrou o suficiente para continuar. Outras opções, como Diego Souza, por exemplo, não parecem ter recebido oportunidades genuínas. E pelas convocações atuais, só há volantes (e Júlio Baptista, um jogador versátil, mas não especialista na posição) disponíveis para a necessidade de entrar no lugar de Kaká. Sim, é perigoso, mas parece que será assim na África do Sul. A não ser que Dunga, por algum motivo, esteja esperando a última hora para chamar Ronaldinho Gaúcho.

______

Como sempre, muito obrigado pelas mensagens. A Caixa-Postal volta no próximo sábado.

(e-mails para a CP do blog: akfouri@lancenet.com.br, ou clique no link abaixo da foto)

“Às vezes um homem encontra seu destino no caminho que escolheu para evitá-lo.”

Wilhelm Wexler, em “Trama Internacional”.

______

Meu irmão, Daniel, comemorou 35 anos ontem. Ele não dá muita importância a aniversários (nem o dele, nem o dos outros), talvez porque aconteçam todos os anos.

Mas o que não acontece sempre é um cara receber, no dia de seu aniversário, um dos principais prêmios internacionais de sua profissão.

Daniel é fotógrafo. O terceiro prêmio da categoria “Ação em Esportes” do World Press Photo é dele, o único brasileiro premiado na edição de 2010.

A foto, feita durante os treinos para a MegaRampa do ano passado, registra uma queda do skatista brasileiro Bob Burnquist.

Parabéns, Dani, estamos todos muito felizes.



MaisRecentes

Amanhã



Continue Lendo

Novo



Continue Lendo

Virtual



Continue Lendo