É PRECISO MAIS DO QUE CAFEÍNA



A “paradona” parece com os dias contados.

A Fifa anunciou hoje que essa maldade com os goleiros será discutida na próxima reunião do International Board, em março. E como o presidente Joseph Blatter já deu uma declaração desqualificando a artimanha…

É claro que o pênalti (o nome é autoexplicativo) é uma punição ao time que comete a falta, e o goleiro não precisa de mais uma mãozinha. Mas permitir a paradona, que impede o goleiro de fazer a defesa a partir do momento em que se mexe para a frente, é o mesmo que amarrar os braços do coitado.

Ou se libera o movimento, ou se proíbe o “chute falso”.

Sei que o assunto é antigo (apesar do barulho provocado pelo recente encontro entre Neymar e Rogério Ceni), mas é que agora parece que os senhores do IB tomarão uma providência.

Como já escrevi uma vez: energético neles.



  • Anna

    Tb nao gosto de paradinha, nem de paradona! Vamos ver o que a dona Fifa vai decidir, afinal!

  • Bruno Pontes

    Se pra banir a paradinha depois desse tempo todo os velhinhos do IB precisam de energético, pra aceitar a arbitragem eletrônica vão precisar de uma overdose…..

    AK: Que ninguém nos ouça, mas esse também será um tema do encontro. Um abraço.

  • Emerson

    Sou defensor da paradinha, pois o lance é simplesmente uma finta sobre um adversário,como outras que ocorrem durante todo o jogo.Quantas vezes já observamos em lances com a bola rolando um atacante de fronte ao goleiro ameaçar chutar e não fazer com o intuito de buscar o gol. Existe também a paradinha nas cobranças de falta,seja em cobranças diretas ao gol, seja em lances de cruzamento,etc…Será que este tipo de lance, eventualmente,também poderá ser banido?

    AK: Em lances com bola rolando, o goleiro não está proibido de se mexer para a frente. Um abraço.

  • Geraldo Júnior

    Não gosto dessas paradonas e nem das paradinhas, mas acho que é um lance do jogo. Se não me engano, no handebol, existe isso também. O jogador que bate a penalidade, no handebol, ameaça e atira a bola, sem ninguém reclamar. Mas são esportes distintos, portanto…

  • Marcel Souza

    Foi só o RC falar pra FIFA resolver proibir a paradona. Boa Rogério!!! 😉

  • Simone

    Paradinha é o fim. ruim para o goleiro e para o esporte, que acaba vencendo a leviandade. Torço para que seja banida.

  • Alexandre Boechat

    Paradinha é maldade? Pode ser. E até podem mudar a regra (que não a proíbe) para acabar com a dita cuja. Mas se ela for proibida oficialmente pela regra quero ver se os árbitros, daqui e de fora, vão fazer cumprir o que a regra já diz e mandar voltar TODOS os pênaltis defendidos por goleiros que avançam antes do toque na bola, mesmo que “só um pouquinho”. Seu Rogério Ceni que o diga, ele que é o rei da avançada. Pessoalmente sou a fazor da paradinha: a essência da regra da penalidade máxima é justamente ser praticamente indefensável, problema do goleiro e do time que a cometeu..

  • Emerson

    Sim AK,obviamente eu sei que em lances com a bola rolando, o goleiro não está proibido de se deslocar para frente, só citei este fato como um exemplo de finta perfeitamente aplicável num jogo, assim como a paradinha que é um mero drible na hora da cobrança do penallti.Outro abraço e obrigado por ter respondido meu comentário anterior.

  • Paulo sp

    por falar em paradinha vcs viram a cobrança do Fred hoje?
    simplesmente ridiculo…

  • David

    Cabe lembrar que nem todo pênalti é punição, temos o desempate por disputa de penâltis. Pessoalmente, acho que deveria liberar. O goleiro que espere a cobrança para pular, escolher canto é incompetência. Vão dizer que não dá tempo, mas várias defesas feitas sem o goleiro saltar antes do batedor bater provam que dá, se a bola não for muito no canto, não for muito alta e nem muito forte. De qualquer forma, a única chance do goleiro defender um pênalti é numa cobrança mal feita, porque um chute forte no ângulo será sempre indefensável.

  • Hardrock

    A regra da paradinha eh realmente muito confusa, como a maioria das regras interpretativas do futebol. Porem, da mesma forma que se punirem as paradinhas, a International Board deveria punir com rigor as invasoes de area e as avancadas do goleiro que alias ja sao regras, mas todos fazem vista grossa. Alias, por que a paradinha virou tema de discussao no Brasil depois que o Rogerio Ceni reclamou? Justo ele que sempre avanca demais na hora da cobranca e inclusive ja usou as paradinhas como no jogo contra o Atletico-PR?

  • Fred Kronemberger

    Enquanto a bola não está em jogo, acho que está tudo certo. E quando, algumas rodadas antes do citado encontro entre Neymar e Rogério Ceni, o próprio goleiromascaradodonodaverdadeedosãopaulo fingiu bater uma falta direto para o gol e apenas “rolou” para o chute de um companheiro, isso pode então? E a justificativa de o goleiro poder apenas se mover sobre a linha do gol não cola: serve apenas para delimitar a distância de 9,15 m dele para a bola, como em qualquer outro lance de bola parada.

    AK: Você está comparando duas situações que não podem ser comparadas. O pênalti também pode ser cobrado em dois toques, desde que o primeiro seja para a frente. Um abraço.

MaisRecentes

É do Carille



Continue Lendo

Campeão de novo



Continue Lendo

Inglaterra 0 x 0 Brasil



Continue Lendo