CAIXA-POSTAL



A última do ano, amigos.

Aos assuntos da semana:

André escreve: O feito histórico conseguido pelo Barcelona, ao conquistar todas as taças que disputou na temporada 2009, não é único e nem inédito, estou correto? Acredito que o Santos da década de 60 tenha conseguido algo parecido, mas e hoje em dia, você acredita que algum time brasileiro seria capaz de tamanha façanha? Seria possível levantar na mesma temporada o campeonato estadual, a Libertadores da América, o Brasileiro, o Mundial de Clubes e a Recopa? Eu imagino que essa já deve ter aparecido por aqui, mas existe algum treinador ou jogador que já venceu a Taça Libertadores da América e a Uefa Champions League?

Resposta: Não, o feito do Barcelona não é inédito. Conforme lembrou o blogonauta Alexandre, na semana passada, o Ajax de 1971-72 ganhou Liga, Copa, Liga dos Campeões, Supercopa da Europa e Copa Intercontinental. O Santos dos anos 60 muito provavelmente faria o mesmo, se naquela época o Campeonato Brasileiro existisse. Hoje em dia, é algo muito improvável (o Cruzeiro ganhou estadual, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro em 2003). Sua última pergunta já apareceu por aqui, sim. A resposta é não.

ATUALIZAÇÃO, 27/12, 17h24 – A pergunta que já tinha pintado por aqui era apenas sobre técnicos que conquistaram a Libertadores e a UCL. Não há registros. Como se pode ver nos comentários, Cafu, Tevez e Roque Júnior são exemplos de jogadores que já foram campeões dos dois torneios. Obrigado pela contribuição.
______

Henrique escreve: O Coritiba foi punido com 30 jogos de perda de mando e uma multa em torno de R$ 600 mil. Quem recebe o dinheiro dessa multa, a CBF? E o que é feito com esse dinheiro?

Resposta: Diz o artigo 176 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva:

§ 1º O recolhimento das penas pecuniárias deverá ser efetuado à Tesouraria da entidade de administração do desporto que tenha a mesma jurisdição do órgão judicante (STJD ou TJD), devendo a parte comprová-lo nos autos.

Portanto, nesse caso, o dinheiro vai para a CBF. Não sei responder sua última pergunta.
______

Renato escreve: Chega agora o final de temporada e a dança de cadeiras – tanto técnicos quanto jogadores – começa. Até que a musica pare, cada dia surgem especulações quanto a transações. Mas uma coisa que não entendo – e acho que muitos também não – é como é esse pagamento de jogadores e técnicos. O cara tem um salário de x mil reais e ainda mais y de luvas. O que seriam as luvas? Porque fazem esse pagamento? Seria para não pagar imposto?

Resposta: As luvas são um adiantamento feito no ato da assinatura do contrato. A prática vem do mercado imobiliário, em que o locador pede um valor “na frente” para concordar em alugar o imóvel ao interessado. No futebol, e em outras áreas, as luvas servem para agradar o profissional que está sendo contratado.
______

Lucas escreve: André, dependendo do veículo, estão chamando a Patrícia Amorim de “a presidente do Flamengo”, mas já ouvi também “a presidenta”. Qual é a maneira correta?

Resposta: Boa pergunta. As duas formas estão corretas, segundo os melhores dicionários. Pessoalmente, acho “presidenta” estranho. Mas não está errado.
______

Como sempre, obrigado pelas mensagens. A partir deste momento, a CP está em férias.

“Você sabe por que eles o atacaram, não sabe? Eles têm medo de você.”

Thomas Wayne, em “Batman Begins”.



MaisRecentes

Pendurado



Continue Lendo

Porte



Continue Lendo

Segunda vez



Continue Lendo