COLUNA DOMINICAL



(publicada ontem, no Lance!)

SOBRE VOTOS E GOLS

O envelope estava em cima da mesa, ao lado do teclado do computador, me aguardando. Nessa época do ano, eles chegam todos os dias, em grande número. Os tamanhos são diferentes, mas o objetivo é igual. A etiqueta com meu nome, dessas feitas por computador e com a marca de uma das assessorias que cuidam da imagem de jogadores de futebol, acabou com qualquer dúvida: mais um cartão de Natal.

Hoje esse tipo de mensagem, real ou virtual, é absolutamente pasteurizado. Não digo isso para diminuir o valor ou a simpatia da intenção. Apenas para deixar claro que fui apenas um entre centenas, talvez mais, de jornalistas que receberam exatamente a mesma correspondência. Na parte de cima do cartão, a foto de um jogador comemorando um gol pela Seleção Brasileira. Imagem muito bem captada. Braços, boca e olhos abertos, revelando emoção pura. Ao olhar, a gente quase consegue sentir o que só ele sentiu. Na parte de baixo, a simplicidade das palavras completa a ideia: “Espero que em 2010 momentos como este se repitam. Boas Festas e ótimo ano novo!”. E a assinatura: Luis Fabiano.

Impossível questionar a sinceridade dos votos. Na foto, ele está usando a 9 do Brasil, correndo para receber o abraço dos companheiros logo após o primeiro gol da Seleção contra a Argentina, nos 3 x 1 de Rosário, em Setembro. Repetições desse momento, no ano que vem, são boas para todos nós. Especialmente para ele. Não sei se LF teve participação na produção do cartão, mas, se não teve, quem o fez acertou em cheio. Estivemos juntos recentemente na Espanha, para uma entrevista sobre a próxima Copa do Mundo. É muito difícil encontrar um assunto que o interesse mais.

Sentado no sofá do escritório de sua casa perto de Sevilha, Luis Fabiano não conseguia ficar parado ao falar sobre a África do Sul. Perguntei sobre a empolgação que ele nem tentava disfarçar. “É a coisa mais importante que existe para um jogador, né? E não tem como não ficar assim. Eu estou ansioso, mas não nervoso”, ele respondeu. Pense bem: o cara está numa fase espetacular há dois anos, tem garantido com gols a posição mais vulnerável da Seleção Brasileira. É o artilheiro da “gestão” atual, homem de confiança do técnico desde os dois gols marcados na vitória suada sobre Uruguai, no Morumbi, em novembro de 2007. E se a Copa do Mundo começasse amanhã, sua presença no time titular seria tão certa quanto o nascer do sol.

O problema é que a Copa não começa amanhã. “Se eu for convocado, será o ponto mais alto da minha carreira”, Luis Fabiano disse, duas ou três vezes em meia hora de conversa. Não entendi bem o condicional, a dúvida, a hipótese. Ele explicou, batendo na mesa de madeira ao lado do sofá: “É complicado, a gente (o Sevilla) tem jogos importantes no ano que vem, e ninguém vai tirar o pé, nem eu”. O fantasma de uma lesão (por infeliz coincidência, ele está machucado agora) entra em campo em todos os jogos.

Nada mais pode impedir que a frase do cartão de Natal seja uma premonição.

Toc, toc, toc.



  • Anna

    Luis Fabiano terá sua meia recheada de presentes. Feliz Natal, André, para você e sua família! Anna.

  • Custodio Neto

    André, meu querido!

    Quero ver se vc lê todos os posts mesmo.

    O Juca Kfouri, lançou um post no blogo dele sobre o deputado Osmar Dias, que deseja mudar o STJD do RJ para o RJ.

    A questão é que o deputado é tão mal informado, apesar de já ter sido advertido, que nem todos os STJDs ficam no RJ.

    O STJD do futebol é que fica no RJ.

    Ele está confundindo e pensando que o STJD (do futebol) tão propalado na imprensa julga todas as modalidades.

    E o Juca comentou sobre isso no blog dele, eu até postei este fato lá, mas percebí que ele não se atentou a este fato.

    É uma verdadeira aberração jurídica o que o Deputado está cometendo.

    Cada modalidade tem seu respectivo STJD.

    Há uma lista de discussóes sobre legislação desportiva denominada CEVLEIS, que congrega papas do de legislação desportiva do Brasil, que já discutiu e avisou este deputado o tamanho da desinformação dele.

    E ele ignora e insiste.

    E nem vou entrar no mérito da questão, que é a de que cada Confederação tem autonomia, na forma do art. 217 da Constituição Federal.

    Abraços
    Custodio Neto

    AK: O nobre deputado está jogando para a galera. Um abraço.

  • Hélio Lopes

    Este realmente foi um ano excelente para André Kfouri. Aos amigos que lêem seu blog e que acabaram por pousar os olhos neste comentário, uma observação: ele é o único homem da grande imprensa que se dá ao trabalho de responder alguns dos comentários dos leitores deste espaço(todos nao dá.Convenhamos,são muitos.). Por valorizar a interatividade com o leitor o AK é o melhor blogueiro deste país. Os outros se apropriaram do espaço na Web de maneira similar a uma coluna de jornal. Sem dar pelota pra o leitor. André nos responde,nos enxerga. E tem belo texto,chega a apurar informações quando necessário,outro fato raro em blogs de jornalistas. Eu não sou puxa-saco do sujeito. Mas,reconheço que ele faz bem seu trabalho. Um bom ano esse do André Kfouri. Espero que venham outros.

    AK: Obrigado pelo comentário. Um abraço.

  • Ricardo Pires

    O Fabuloso é nossa maior (e talvez única) esperança de artilharia em 2010. Que todos nós façamos como ele: toc, toc, toc.

    Se ele se machuca e não disputa a Copa, o Brasil perderia uma referência enorme no ataque.

    Feliz Natal a todos e muito sucesso no futebol em 2010 – menos para os times que disputam a Libertadores com o Cruzeiro 🙂

    Abs

  • Joao Luis Amaral

    Toc, toc, toc MESMO!

  • Anna

    André, 2010 promete também ser um ano especial para você: o Superbowl, a Champions League e a Copa do Mundo que será a primeira que assistirei nos canais Espn. Muito fofo o que Helio Lopes disse. Você merece! Abraço, Anna

  • Eduardo Pieroni

    Bom dia André, a historia mostrar que em toda copa sempre um atacante do Brasil é cortado por contusão as vesperas ,não sei não ,o GORDO tem ESTRELA.

  • Marcelo Coelho

    Concordo plenamente com o Helio Lopes. Parece que o André foi o único no meio esportivo a perceber que um blog é diferente de uma coluna.

    Discordo de muitas coisas que ele posta, acho que da maioria. Dança do créu, apito eletrônico, bebida nos estádios…Normalmente ele pensa uma coisa e eu outra. Mas fico honrado de ter minhas postagens lidas e algumas delas respondidas. E acima de tudo, minhas opiniões discordantes são sempre respeitadas.

    Na minha opinião este é o melhor blog de futebol do Brasil.

    Parabéns pelo Blog André.
    Feliz 2010 para você e para sua família

    AK: Eu que agradeço. O mesmo para você. Um abraço.

  • Leonardo Pires

    Deixem-me subscrever tb o comentário do Hélio Lopes. Este blog é realmente fantástico. E o dono do blog um camarada sensacional! E, por mais que eu discorde dele com frequência, não consigo deixar de dar uma passada por aqui diariamente. Fato que, a meu ver, confirma minha intuição de que a discordância não é suficiente para criar inimigos, mas, no mais das vezes, é o bastante para gerar afinidades…

    AK: Obrigado pela companhia. Um abraço.

  • Marcel Souza

    O Hélio disse tudo. A interatividade faz toda a diferença!

    André, aproveito o espírito da sua coluna pra lhe enviar os meus sinceros votos de Feliz Natal a você e a todos da sua família, com muita paz e harmonia.

    Os votos de Feliz Ano Novo ficam pra próxima semana! 😉

    1 abraço!

MaisRecentes

Flamengo 1 x 1 Independiente



Continue Lendo

Relíquia



Continue Lendo

Feliz Natal



Continue Lendo