SÁBADO TEM CAMPEÃO MUNDIAL



Não sei se você sabe, mas há um torneio de futebol acontecendo em Abu Dhabi, chamado Mundial de Clubes da Fifa.

Compreende-se que a ausência de um time brasileiro tenha diminuído o interesse por aqui, mas como o Estudiantes de La Plata (que venceu o Pohang Boxers Steelers ontem, por 2 x 1) e o Barcelona (3 x 1 no Atlante-MEX, hoje) farão a óbvia final, estamos diante de mais um confronto entre América do Sul e Europa.

É jogo (sábado, às 14 horas) para ver.

Os argentinos jogarão a vida, claro. O time do Estudiantes não é nenhuma maravilha, mas é inteligente o suficiente para não se meter a encarar o Barcelona de igual para igual.

Sabedoria que o Boca Juniors não teve contra o Milan, em 2007.

O azar do time de Sebastian Verón é que é impossível encontrar o troféu do Mundial de Clubes na galeria do Barcelona. E “o dia em que Adriano Gabiru conquistou o planeta” nunca será esquecido na Catalunha.

O Barça não quer passar por tamanha tristeza novamente.

Os cinco títulos (Liga, Copa, Champions, Supercopa da Espanha e da Europa) que o clube conquistou em 2009 já são suficientes para uma temporada histórica, mas o ano ficará incompleto sem o Mundial.

O fato de o torneio ser disputado nos Emirados Árabes também joga contra o campeão da Libertadores.

Abu Dhabi (da Espanha: 8 horas de voo, 3 de fuso) representa um desgaste muito menor do que a japonesa Yokohama.

Deve dar Barça. Mas é lógico que em um único jogo de futebol, não há nada que não possa acontecer.

Entre outras coisas, é por isso que a gente assiste.



  • Anna

    Vai dar Barça e vou ver só por causa do Messi. Confesso que vi só o primeiro jogo que foi pífio segundo Mauro cezar Pereira e eu assino embaixo.

  • Alejjandro

    Não esqueça que o Raí também contribuiu para que o Barça não tenha (ainda) a taça.

    AK: Não era “essa” taça, né? Um abraço.

  • JADER

    Não gosto quando se tem uma supervalorização dos times europeus em relação aos sulamericanos, pois a qualidade de times europeus é medida entre eles próprios e não em jogos contra sulamericanos como os basileiros por exemplo,para que se diga que eles (europeus)tem uma qualidade maior deveria ter confrontos diretos e não supozições.
    Eu torço pelo Estudiantes por motivo particular e justo “quando torci e muito pelo Barça em 2006 eles me decepcionaram!”

  • Rejane

    Eu vou torcer pelo Barça! Gosto dos jogadores Daniel Alves e Messi!
    Espero que em 2010 tenha um clube brasileiro nesse Mundial!

    André, você viu o jogador KaKá tentou tocar a vuvuzela durante a apresentação da bola que será usada na Copa do Mundo! Só que ele não conseguiu tocar! Ainda bem que o KaKá não foi o único jogador que não soube tocar direito a corneta africana! O jogador espanhol Xabi Alonso também não tocou bem!

  • Ricardo H

    É um jogo imperdível, sem dúvida. Todo o favoritismo (com razão) em cima do Barça. Mas acho que pela primeira vez vou torcer pra um clube argentino. O time do Estudiantes é inteligente, maroto, vai cozinhar o jogo. O problema é que o Barça faz isso como ninguém. Chega a ficar minutos tocando a bola.

  • Marcelo Rocha

    Jamais torcerei pra times europeus (tão metidos à besta!)! Vai, Estudiantes, vai América do Sul!
    Ganhar do Getafe, Villareal e cia. ltda até eu!

  • Anna

    Eu vi o Barça de Ronaldinho ser campeão da Champions de 2006, contra o Inter torci pelo time colorado, mas agora quero ver o time catalão campeão mundial. Tomara que não role zebra, nem brujitas à solta!

  • Gutow

    Eu gosto e acompanho o futebol europeu, mas não consigo enxergar essa superioridade que se coloca nos times de lá em relação aos daqui, por mais que tenham jogadores mais conhecidos, na maioria das vezes perdem dos sul-americanos, e a disputa de intercontinental/mundial (não há diferença!) já aconteceu uma quantidade suficiente de vezes para se poder dizer que esse equilíbrio com tendência para os sul-americanos não é uma mera variância estatística. O meu SPFC, por exemplo, já humilhou os europeus em 3 disputas, com 100% de aproveitamento. Enfim, o Barça é um grande time, mas confio no Estudiantes e em Verón.

  • Muriel

    Grande André, assunto fora de pauta, talvez devesse ser objeto da caixa postal. Minha pergunta: a torcida do fluminense também invadiu o gramado do Couto Pereira. Ainda que não haja punição (o que seria um absurdo), o caso pelo não deveria ser pelo menos analisado pelo STJD? Ainda há prazo para alguma representação?

    http://melhordoparana.blogspot.com/2009/12/e-o-fluminense-quantos-jogos-pega.html

    (obs.: esse é um site de um atleticano fazendo exatamente este comentário).

  • Ricardo Pires

    E pensar que eu já estava economizando pra ver o Cruzeiro jogar contra o Barça. 🙁

    Acho que o Estudiantes não aguenta. O time é arrumadinho, mas meio ordinário.

    André, uma pergunta: por que o time Mexicano disputou a semi contra o Barça? Achei que todos os times de lá (do México) estavam na Libertadores… fiquei confuso. Essa Concacaf tem muita moleza.

    Abraço

  • Marcos David

    Também torcerei pelo Estudiantes. Por causa da geografia, afinal é um time sul-americano e também porque é mais interessante torcer para o time mais fraco técnicamente

  • Edouard Dardenne

    Os times mexicanos não se classificam ao Mundial pela Libertadores, mas pelo torneio regional correspondente na Concacaf (cujo nome eu não sei). Isto significa que qualquer time que chegue à final da Libertadores contra um mexicano estará classificado para o Mundial independentemente do resultado. Os mexicanos participam da Libertadores na condição de ‘convidados’. Obviamente é uma distorção que precisa ser corrigida. Um abraço.

  • Eduardo Pieroni

    Boa André, você viu o gol do Messi, o Valdes que começou a jogada é brincadeira o que o Barça toca de Bola,eles fazem bobinho jogando futebol é mais ou menos isso que o PEPE pensa eu acho?

  • Guilherme Dorneles

    Dá gosto ver esse time do Barcelona jogar. É impressionante. Um presente para os amantes do futebol e a prova de que, SIM, é possível jogar bonito e ter resultados.

    Estatistica pouco importante, mas interessante. Pedro, ou Pedrito, foi o primeiro jogador da história do Barça a marcar gols em 6 competições diferentes no mesmo ano: Champions, Liga, Copa do Rei, Supercopa da Europa, Supercopa da Espanha e Mundial de Clubes,

  • Alejjandro

    Ah, André, fala sério… qual a diferença? Uns clubes da Coréia, Iraque, China e Japão a mais, ou a menos…

    Então também podemos considerar que o Real nunca ganhou esse “título”… 😛

    Abraço!

    AK: A diferença? Competições diferentes, nomes diferentes, troféu diferente. Um abraço.

  • ANDRÉ, ACHO UMA PENA QUE ESTE MUNDIAL ESTEJA SENDO DISPUTADO NOS EMIRADOS ÁRABES. NEM NO JAPÃO EU GOSTAVA, MAS ENTENDO QUE OS JAPONESES ADMIRAM MAIS O FUTEBOL DO QUE OS ÁRABES E OS ESTÁDIOS ESTARIAM CHEIOS, AO CONTRÁRIO DO QUE VEM ACONTECENDO. QUANTO À FINAL, TORCEREI PELO ESTUDIENTES PORQUE PREFIRO AINDA TORCER PELA AMÉRICA DO SUL PARA DESMISTIFICAR UM POUCO ESSE PODERIO TODO DOS CLUBES EUROPEUS QUE, MESMO TÃO BADALADOS, NÃO SABEM JOGAR CONTRA OS GRANDES SUL AMERICANOS.

  • Cruvinel

    O Mundial de Clubes só vale a pena assistir o final!
    Torcerei pelo Barça, lógico!

  • Cruvinel

    ps.: O Mauro Cesar Pereira é hilário comentando sobre os times “mais ou menos” ! Como ele mesmo diz : ” é desprezível!”

  • Anna

    Cruvinel, Mauro Cezar Pereira é um dos melhores comentaristas da Espn. Não aguento quando o André passa a bola pra ele pra falar do Mundial de Clubes e já fica rindo de antemão porque sabe que virá um comentário sensato e ácido…

  • Luiz Felipe

    É isso aí, AK!!!

    Copa do Mundo de Clubes não é Copa Toyota!!!

    Engraçado, o pessoal reclama da soberba dos clubes europeus, mas vem aqui com a mesma empáfia em relação aos times mexicanos e asiáticos…

  • luis

    barça,barça,barça,barça,barça,barça,barça,barça,barça,barça,barça,barça,barça,barça,barça,barça,barça,barça,barça,barça,barça,barça,barça,barça,
    com certeza barça grau tecnico e habilidade é muito alto entre barça perto do estudiantes sem nenhuma probabilidade sera campeão em cima do barça placar 3 a 1 barça.

  • Marcel

    O Barça deu show? Deu, mas quem viu o jogo contra o Atlante pode observar um jogo complicado até os 35 min do 1o tempo. O Barcelona toca muito a bola, faz rodar o time, mas nesses 35 min só ficou fazendo isso, tocou a bola sem objetividade. A defesa do Atlante estava razoavelmente segura, marcando desde a intermediária e impedindo infiltrações. Tanto q para “abrir a porteira” foi necessário um gol de bola parada. O show a que se referem muitos no 2o tempo foi mais fruto do fato do Atlante ter que se abrir para tentar fazer gol do que o “talento” do time. Sem dúvida a entrada do Messi ajudou, mas aquele mesmo time não conseguiu furar a retranca nos 35 min iniciais e ainda tomou sustos.

    E caso não tenham notado, a zaga do Barça não é confiável. Tomou gol e ainda levou uns 2 ou 3 sustos ao longo do jogo. Por isso esse clima de “já ganhou” da imprensa tá muito estranho…

  • Tarik

    André , amanha é o sorteio das oitavas da Uefa , certo . !
    A minha duvida é em relaçao as quartas de final , imaginemos que Chelsea vs Barcelona se enfrentam né .. ae o Chelsea joga a 2 partida em casa por ter feito mais pontos ou eh sorteio tambem ?
    Abraços

  • carlosm

    Não só sei desse campeonato, como não deixarei de ver o jogo de sábado por nada. Imperdível!!! Quem dera meu SãoPaulo estivesse lá….Quem sabe em 2010…mas tem que melhorar muiiiiiito…..

  • Thiago Ferreira

    O torneio Intercontinental (extinto), era tão surreal quando possível. As decisões normalmente eram contra um “Al Qualquer Coisa” da vida.
    O melhor dos mundiais verdadeiros de clubes, foi o de 2000, com presença de Manchester, Real, acabou com a copa do jeep. A partir dai, subitamente aguçou-se a cobiça de alguns, tentado buscar referencia a 1951.
    Absolutamente hilário, o que a conquista do Timão provocou, por ter sido o primeiro campeão mundial de clubes oficializado pela FIFA.

  • léo

    O barça vai ganhar de uns 10001202010 x 0 desse infeliz do Estudiantes…

    Saudações Celestes e iremos atrás do que é nosso em 2010!!!!

  • alex

    O Barça não deixa escapar esse ano!!!
    O baixinho vai arrasar!!!!

  • Alejjandro

    Tá bom, André, tá bom…

    Então vou dizer da seguinte maneira: o Barça nunca foi campeão do mundo! Sempre que encontrou brasileiro pela frente, se deu mal!

    E agora que encontrou argentino… vai ganhar, lógico! Se fosse o Cruzeiro, arriscaria 2 a 1 pro time de BH, um do Messi, um do Wellington Paulista e um do Rooney, a 5 minutos do fim…

    (pior que quando vi seu texto, fui procurar os títulos deles na Champions… e eles só ganharam em 92, 06 e 09! Seria o Barça um SPFC da Espanha? Só tem títulos importantes nos últimos 20 anos… Só que eles ainda não conquistaram o mundo! E já somos TRI! Hehehe!)

    Barça, amarelão sempre que encontra brasileiros! Hahaha!

    Abraço!

  • Andre Dadi

    Nao acho esse time do Barcelona grande coisa. Defesa fraca, meio excelente e ataque 50%, ja que Messi ‘e sensacional e Ibra um enganation de primeira linha.
    Sobre o Mauro Cesar Pereira, o que ele acharia se n’os torcedores, em rede nacional, falarmos, esse Mauro Cesar Pereira ‘e rid’iculo comentarista? Nao ‘e o caso mas acho que falta respeito, nem todos podem ser sensacionais como a sele’c~ao brasileira. Nao acho nada engracado falta de respeito como falado em outros comentarios. Abracos!

  • Acho que da Barca mesmo, vamos ver. O time esta muito entrosado e jogando muito.

    E claro que eu quero ver os argentinos caindo……

    Cleber
    http://www.clebersouza.com/

  • André,

    Pohang Steelers.
    P. Steelers.

    Coincidência?

  • Tarik

    André , amanha é o sorteio das oitavas da Uefa , certo . !
    A minha duvida é em relaçao as quartas de final , imaginemos que Chelsea vs Barcelona se enfrentam né .. ae o Chelsea joga a 2 partida em casa por ter feito mais pontos ou eh sorteio tambem ?
    Espero tua resposta
    Abraçao

    AK: A partir das quartas de final, o clube que for sorteado primeiro faz o primeiro jogo em casa. Um abraço.

  • R2

    André, algumas considerações
    1 – Mais uma vez, AMérica x Europa. ENtão, fica a pergunta: para que esta bobagem de colocar times da Oceania e da Ásia, do raio que o parta, se todo mundo sabe que no final dá AM.x Eur.???
    2 – Sobre sua resposta “A diferença? Competições diferentes, nomes diferentes, troféu diferente.” Certo. MAs no fim, significando a mesma coisa: ser o melhor do mundo. Ou o Santos não mereceu esta honra? OU o S.Paulo? Grêmio e Fla? No fim, significa a mesma coisa,quer a Fifa reconheça,quer não.

    AK: É evidente que o significado é o mesmo. Um abraço.

  • Anna

    André, você vai falar do sorteio da Champions League?

  • Arnaldo

    Barcelona…ah sei…aquele time cheio de estrelas que perdeu pro poderosíssimo Rubin Kazan em casa e teve q “suar” no inverno russo pra dar o troco na casa deles? O Estudiantes deve estar tremendo de medo.

  • Lelo

    Arnaldo, vc esta sendo ignorante. Seus argumentos são fracos demais para sustentar que o Estudiantes não deve ter medo do Barcelona. Reveja seus conceitos

  • Cruvinel

    Arnaldo, andou tirando férias em Júpiter colega?

MaisRecentes

Escolhas



Continue Lendo

Gracias



Continue Lendo

Abraçados



Continue Lendo