CAIXA-POSTAL



Aos assuntos da semana:

Luiz Felipe escreve: Minha pergunta é sobre sorteios.Tomando como exemplo a Copa do Mundo e seu sorteio com todas as seleções definidas, por que a Libertadores não segue a mesma linha? Mais uma: por que tanto a Libertadores como a Champions League não possuem cabeças de chave? Um exemplo esse ano é o campeão da Espanha no mesmo grupo do campeão da Itália (um deles pode cair fora), dois dos campeonatos mais fortes da Europa. Por outro lado, o Sevilla, que não é campeão nacional, está em um grupo mais fácil. Por quê?

Resposta: Tanto a UCL quanto a Libertadores elegem cabeças de chave para o sorteio dos grupos. Nas duas competições, os escolhidos têm o privilégio teórico de cair numa chave mais fácil (ex: para times brasileiros, não enfrentar compatriotas ou times argentinos). Na Conmebol, o processo é muito mais político do que necessariamente esportivo. Na Uefa, um cálculo matemático é aplicado para escolher os cabeças. levando em conta o desempenho dos times nas temporadas anteriores. Foi esse cálculo que excluiu o Real Madrid da lista dos cabeças de chave da UCL 2009/10. O Sevilla é um deles por ter vencido a antiga Copa da Uefa, em 2006 e 2007.
______

André escreve: Tendo em vista a renovação do W9, dispensar o Borges e contratar o Fernandão não seria trocar seis por meia-duzia? Ou você acha que os dois podem jogar juntos?

Resposta: Pelo que tenho ouvido, a conversa com o Goiás sobre o Fernandão não é simples. E nem poderia. Mas imaginando que as coisas acontecerão, não vejo problemas em ter Fernandão e Washington no mesmo time. Muita gente prefere o Fernandão lá dentro da área, porque ele é ótimo nas jogadas aéreas. Mas ele também é (muito) capaz de jogar um pouco mais recuado. A decisão de que o Borges não ficaria no São Paulo foi tomada muito tempo atrás. Ele seria negociado mesmo que o único atacante do elenco fosse o Rogério Ceni.
______

Ricardo (entre muitos) escreve: Você acha que o Coritiba deve ser punido (pelos tumultos no jogo contra o Fluminense)? Qual deve ser a punição?

Resposta: Acho. Assim como deveriam ter sido severamente punidos todos os outros clubes que eram mandantes em estádios onde cenas semelhantes aconteceram no futebol brasileiro. Mas, como sabemos, nada aconteceu. Na semana passada, escrevi aqui que, um dia, providências sérias serão tomadas por causa de um episódio como esse. Mas, infelizmente, só no dia em que houver muitas mortes num estádio brasileiro. É assim que a coisa funciona. Se for para traçar, imediatamente, uma linha dura para evitar que aconteça de novo, os envolvidos devem ser identificados, processados e condenados. E o clube deve ser responsabilizado esportivamente. Mas SÓ se isso significar que TODOS os clubes que, no futuro, estiverem na posição do Coritiba serão tratados da mesma forma. Se não, é piada. Acho que uma punição razoável seria o clube iniciar a Série B com pontos a menos, de forma que a missão do acesso seja mais difícil. Se conseguir, palmas. Obviamente, sabemos que nada, ou quase nada, vai acontecer.

______

Luciano (entre vários) escreve: André, o Messi deve ganhar o prêmio de “melhor do mundo” (da Fifa). De acordo?

Resposta: Total. Se não derem o troféu para ele, será o caso de receitar tomografias urgentes para todos os eleitores.

______

Como sempre, obrigado pelas mensagens. Até o sábado que vem.

(e-mails para a CP do blog: akfouri@lancenet.com.br, ou clique no link abaixo da foto)

“Regra número 1: nunca mude o acordo.”

Frank, em “Carga Explosiva”.



  • Roberto Carlos

    André
    Quanto a fase de grupos da Copa do Mundo não seria mais justo que se classificassem o primeiros colocados e os mais os oito de melhores campanhas independente de que grupo pertencem? acho que obrigaria todos a jogar para vencer e evitaria de ocorrer “marmeladas” como já aconteceu de o empate ser bom para as duas equipes que se enfrentam na ultima rodada, o que você acha?
    Abraços
    Roberto Carlos

  • Anna

    Tomografias para todos os eleitores… Dessa eu gostei! A eleição de Messi é barbada. Fernandão no São Paulo… Assim, pela primeira vez, desde Raí e Leonardo, passarei a acompanhar o tricolor paulista mais amiúde…

  • Rodrigo

    Andre,

    Não sei se você chegou a ver a reportagem do Fantastico de ontem (13/12), sobre a selvageria no Couto Pereira.
    Me parece, veja bem, me parece que a policia do Paraná está dando o exemplo, prendendo os responsaveis.
    Abraços
    Rodrigo

    AK: Tenho a mesma impressão. Felizmente. Um abraço.

MaisRecentes

Feliz Natal



Continue Lendo

Mudar o meio



Continue Lendo

“O PF dos caras”



Continue Lendo