CAIXA-POSTAL



Olá, estou de volta.

E as coisas também estão de volta ao normal por aqui.

Aos temas da semana:

Zé Ricardo (entre vários) escreve: André, não sei se você pôde acompanhar o sorteio dos grupos da Copa, mas poderia opinar a respeito?

Resposta: Estava viajando na hora do sorteio, mas claro que posso opinar. O Brasil (grupo G, com Coréia do Norte, Costa do Marfim e Portugal) certamente não terá o luxo de passar pela primeira fase com o pé nas costas, o que muita gente considera importante numa Copa do Mundo. Mas, por outro lado, pode se beneficiar pela necessidade de “esquentar” desde o início. Fora que os dois primeiros jogos na mesma cidade, Johanesburgo, significam menos desgaste. Concordo que o grupo do Brasil seja considerado difícil, mas não creio que haja um “grupo da morte” nessa Copa. O C (Inglaterra, EUA, Argélia e Eslovênia) e o H (Espanha, Suíça, Honduras e Chile) também são equilibrados. Azar, mesmo, deram os anfitriões (A, com México, Uruguai e França), que dificilmente estarão nas oitavas-de-final.

______

Marcelo escreve: (pergunta enviada na semana passada. Os dois jogadores do São Paulo foram absolvidos e poderão enfrentar o Sport) Em 2006, nas oitavas-de-final da Copa do Mundo, no jogo entre Portugal e Holanda, o meia português Figo deu uma cabeçada no jogador holandês Van Bommel, e tomou o cartão amarelo do árbitro russo Valentin Ivanov. Na oportunidade, a FIFA declarou que não daria uma punição mais severa ao português. Só o faria se o árbitro não tivesse visto o lance, e conseqüentemente não punisse o meia. Independentemente de qual foi a punição imposta, a FIFA considerou soberana a decisão de Ivanov. Agora o STJD pensa em aplicar uma pena mais grave para os são paulinos André Dias e Hugo em razão da briga de ambos no jogo contra o Vitória, por considerar que a punição imposta pelo árbitro pode merecer um agravante. São dois casos semelhantes com atitudes distintas. Em sua opinião, quem estaria certo: a FIFA ou o STJD brasileiro? E não seria hora também de se criar uma espécie de jurisprudência no âmbito desportivo, de modo a acabar com as estranhíssimas punições que o STJD anda impondo?

Resposta: Num plano hipotético, como já deixei claro inúmeras vezes, sou favorável a outro tipo de arbitragem no futebol. Uma arbitragem que usa a tecnologia para tomar as decisões corretas, no momento em que elas precisam ser tomadas. Mas falar sobre isso é semelhante a conversar sobre viagens no tempo ou teletransportação. Na vida real, acho muito complicado interferir num jogo de futebol depois que ele acabou. A Fifa costuma punir, nas Copas, nos casos disciplinares que escaparam ao trio de arbitragem. O STJD costuma punir, por aqui, quando os campeonatos estão terminando. Como também já disse, creio que um tribunal de penas, em que as punições são pré-determinadas, seria muito melhor do que o teatro da (in)Justiça Desportiva.

______

Roberto Carlos escreve: A impressão que tenho é que jogadores que possuem habilidades exageradas com a bola tipo “malabaristas” não conseguem uma carreira longa de alto nível, exemplos: Denílson, o Ronaldinho Gaúcho que “sumiu” e o Robinho que há tempos não vive uma boa fase. Repare que Pelé, Maradona, Zico, Zidane, e outros craques não faziam “firulas”, talvez a única exceção com uma carreira longa e vitoriosa foi o Garrincha. Por que será?

Resposta: Não relaciono o declínio de Ronaldinho ao fato de ele ser um jogador extremamente habilidoso. Isto dito, Pelé, Maradona, Zico e Zidane eram craques, e mais nada precisa ser acrescentado. A questão não é ser ou não ser um “malabarista” (entre os citados, Maradona era), e ser ou não ser apenas um “malabarista”.

______

Helderson escreve: Vendo os jogos do Barcelona, fico pensando se o (Víctor) Valdés não é meio “injustiçado”, pois nunca é lembrado para a seleção e sempre se fala que o time catalão está contratando um grande goleiro. Mas quando precisa ele está lá, como na semi contra o Chelsea, nos jogos contra o Real Madrid. Você que o viu ao vivo, o que acha?

Resposta: Acho que ele é um goleiro que está à altura de um clube como o Barcelona, e que poderia tranquilamente ser convocado pela seleção espanhola.

______

Novamente, perdão pelo sumiço nos últimos dias. E obrigado pelas mensagens. Até o sábado que vem.

(e-mails para a CP do blog: akfouri@lancenet.com.br, ou clique no link abaixo da foto)

“Nós precisamos de um avião maior.”

Jackson Curtis, em “2012”.



  • Roberto Carlos, o Garrincha não teve uma carreira longa e gloriosa não, mas por culpa da bebida e de seus joelhos podres.

  • Anderson Santos

    Pode dar seus palpites para os jogos de domingo?

  • Rejane

    Olá André Kfouri, está de volta as terrinhas brasileiras e a última etapa do Brasileirão!
    Eu gostei do grupo do Brasil para Copa do Mundo! Os jogadores vão entrar em campo mais empenhados porque pelo menos dois jogos serão difíceis contra Costa do Marfim e Portugal!

    Bem vindo André! Bom final de semana!

  • Klaus

    Como não sou cinéfilo, apesar de gostar muito de cinema, dificilmente lembro dessas frases. Mas como acabei de assistir ‘2012’ (divertidíssimo, nada assustador…) concordo que a frase sobre necessidade de um avião maior quando descobrem que têm de voar até a China é A citação do filme.

    Sugestão para a próxima semana:
    “- Amor, o que foi isso???”
    “- Não sei, querida! Parece nova decisão do STJD!!!”.
    Diálogo entre Katie e Micah, em “Atividade Paranormal”.

    AK: Eu li alguma coisa sobre esse filme, e o sucesso que está fazendo (que fica ainda maior quando se pensa no baixo orçamento). Pensei: vou ver. Aí li mais, vi o trailer, li um pouco mais, e decidi: nem a pau. Preciso dormir à noite… um abraço.

  • Anna

    Eu achei os grupos A e G os grupos da morte. Só tem pedreira nesse grupo do Brasil. só ia querer ver 2012 pelo Cristo Redentor! Seja bem-vindo! Anna

  • Rejane

    André, filmes que envolvem o sobrenatural não dá medo não! O pior são filmes com pessoas reais matando outras! Prefiro enfrentar o sobrenatural do os psicopatas!
    Ainda não vi 2012! Fui assistir Lua Nova e não gostei! Esperava bem mais desse filme!

  • Cruvinel

    Minha sugestão: nao perca seu tempo vendo essa m***a de 2012! Fui semana passada no cinema e quis me esconder debaixo das poltronas qndo acabou o filme! Um lixo…!Eu tb tinha lido antes a respeito e me parecia interessante as teorias… mas o filme é uma babozeira total!

    Vem cá, vc nao vai falar no brasileirao nao? O negócio pegou fogo e vc na europa…. rsrs
    E domingo será oficial : MENGÃO Campeão! Fim do jejum.

MaisRecentes

A vida anda rápido



Continue Lendo

Renovado



Continue Lendo

Troféu



Continue Lendo