FELIZ ANO QUE VEM



Acabou o ano da Seleção Brasileira (2 x 0 em Omã: Nilmar e Al-Ghailani-contra), com os seguintes números:

17 Jogos
14 Vitórias
2 Empates
1 Derrota (Bolívia 2 x 1 Brasil – Eliminatórias)

Artilheiros:

Luis Fabiano – 11 gols
Nilmar – 7 gols
Kaká e Robinho – 3 gols

Quem mais jogou:

Júlio César – 17 atuações
Robinho – 12 atuações

Em 2009, o Brasil completou as Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa da África do Sul em primeiro lugar. E conquistou o título da Copa das Confederações.

Como diz o outro, melhor do que isso, só “dois disso”.

O ano terminou com uma arrancada de Nilmar (gols nos dois últimos amistosos) rumo à convocação final para a Copa. E com a confirmação de Júlio César e Luis Fabiano, com todo o merecimento do mundo, como intocáveis de Dunga.

Apesar de algumas atuações ruins contra times muito inferiores, a Seleção mostrou o saudável hábito de vencer jogos importantes. E jogou melhor justamente quando o adversário era mais forte.

Claro que se a Copa do Mundo terminar mal, ninguém se lembrará disso.

A vida de amarelo é assim mesmo.



  • Edouard Dardenne

    Ninguém lembrará, não. Nós vamos, faço questão disso. Eu não achei boa a escolha feita pela CBF quando contratou o Dunga, e continuo um tantinho ressabiado. Mas não podemos dizer que o trabalho está sendo ruim. Longe disso. Os resultados expressivos vêm aparecendo, e, como você e tantos outros disseram, os jogos importantes foram ganhos. Tomara que seja assim na África. Tão importante quanto os resultados, acho, é o controle que a CTtem sobre o time. Não é aquela farra de 2006 e tirante a abismal diferença técnica entre o Felipão e o Dunga, o espírito do time, este ano, me lembra o de 2002. Os jogadores, convocados ou não, parecem ter entendido que o time canarnho, com sua história, é do povo brasileiro. E que, sem comprometimento, a porta da rua é a serventia da casa. Pode ser que não venha o Hexa em 2010. Pode ser que o ano não comece bem como foi este de 2009. Mas se tudo correr bem, vamos ver um bom trabalho. Talvez sem o título, mas se cairmos, cairemos de pé.
    Um abraço.

  • Gustavo

    Robinho teve média de 0,25 gols por jogo. Ótima média… para um triatleta.

  • Rejane

    Os jogadores dessa Seleção Brasileira demonstram comprometimento com a equipe! Bem diferente da Seleção de 2006 que merece ser esquecida! A Seleção do Dunga mesmo não conquistando o Hexa não vai ser esquecida, pelo menos por mim!

    André, qual será o árbitro que apitará o jogo Botafogo X São Paulo? E o árbitro Leonardo Gaciba passou no teste da FIFA?

  • Marcelo Coelho

    Dunga tem feito um ótimo trabalho.
    Só não pode se render aos Ronaldos, ainda ótimos, mas sem pegada para seleção brasileira.

  • thiago

    chefia,
    por que os playoffs são bem vindos nos campeonatos das grandes ligas americanas e não o são no campeonato brasileiro, segundo a sua opinião? aliás, não seria bacana fazer um campeonato brasileiro nos moldes americanos (conferencias,playoffs,etc) ?

    AK: Bem-vindos? Eu apenas não comparo esportes, culturas e formatos totalmente diferentes. Um abraço.

  • Eduardo Pieroni

    Na hora da onça beber agua,Luis Fabiano,Robinho e outros mais não vão dar conta do recado,Tem que ter Adriano ,Ronaldinho (em forma) e ate o FENOMENO

  • Alexandre

    Aprendendo as lições de 2002 e 2006, aumentarão muito as chances da seleção do Dunga. E isto inclui frustrar as pretensões dos “ronaldetes”, assim como fez o Felipão em relação aos “romaretes”.

  • Fernando Romano

    Concordo plenamente com o Eduardo Pieroni. Copa do Mundo, o caldo engrossa. Uma seleçãozinha dessas, do Dunga (me desculpem, mas não a considero “Seleção Brasileira”) que só sabe jogar no contra-ataque e quando tem a bola não sabe o que fazer, vai penar para ganhar alguma coisa. Ainda mais dependendo de caras como esse horroroso meio campo de Elano, Gilberto Silva e Felipe Melo, ou um ataque pífio e irregular de Luís Fabiano ou Afonso (já pensou?) e Hulk (Deus me livre!). Isso na Copa do Mundo, meu amigo, depois da 1ª fase, não tem chance. Desses que aí estão, Lúcio, Kaká, Nilmar e vá lá, Júlio César se salvam. O resto…

    A sensação é a de que eu já vi esse filme antes. Um “técnico” ruim convocar um monte de refugos sem o mínimo de criatividade/habilidade, chama-se fiasco de 1990. Iremos repetí-lo? Será que ele vai convocar jogadores atuando aqui no Brasil? Temos coisa muito melhor do que muitas das tosquices que ele faz o desfavor de convocar. É por essas e outras que eu mantenho minha desconfiança contra esse catado da CBF. Ou vou queimar minha língua em 2010?…

  • Ricardo H

    Olha, até concordo – em parte – com o que o Fernando falou. Realmente o Dunga convocou e ainda tem convocado vários jogos de qualidade deplorável, como Afonso, Vagner Love, Josué, Gilberto Silva, André Santos, Doni… mas também não tem como exigir que ele convoque jogadores como Ronaldo e Ronaldinho, completamente fora de forma e muito abaixo tecnicamente até mesmo desses ‘perebas’ da seleção.
    Não gostei da escolha do Dunga, mas me parece que o mais importante ele conseguiu, que foi formar um grupo. De nada adianta ter uma seleção recheada de estrelas sem nenhum comprometimento, como em 2006.

  • Marta D.C.goldonimarta

    Queridinho, não fizeram as contas não, hoje era dia do Gremio jogar com os reservas, perder o jogo.não ia cair, mas não vai chegar com a vitoria.
    Oque fizeram,empuraram o inter para a Libertadores quem sabe com a vitoria,darão a ele 10.000.000.00 e quem sabe o bi mundial.O que direi amanhã a meus netos?
    Com certeza que voces são colorados.
    Que são irresponsaveis e mediocres.
    Realmente voces são uns malas.

    AK: Eu acho que a senhora não está passando bem… um abraço.

  • Fernando Romano

    Também concordo em partes, Ricardo. Não estou aqui defendendo a convocação de Ronaldo, Ronaldinho, Robinho e outros agora – até porque eles já foram para a Copa passada com claras deficiências físicas e técnicas e não poderíamos cair no mesmo erro agora – mas o que queremos de uma verdadeira Seleção Brasileira é: Qualidade, em todos os aspectos, capacidade de decidir um jogo em poucos segundos, talento. E vontade, raça também, que tanto faltaram aos medalhões de 2006. Nisso estou de acordo com você. Mas do jeito que vejo, o Dunga formou um grupo à sua imagem e semelhança: um futebolzinho tosco, pouco criativo, num esquema sofrível, mas raçudo e eficiente… às vezes. Na final de 94, não deu certo e ganhamos apenas nos pênaltis. Em 90 não funcionou de jeito nenhum. E aí é que está, será que dá pra tirar um time campeão só com comprometimento dos “perebas estilo Dunga”? Acho que o técnico da seleção da CBF ainda pensa muito pequeno, tem uma mentalidade de time medíocre, e não de Seleção Brasileira, para ganhar uma Copa do Mundo.

  • thiago

    entendi.
    eu discordo, acho que pode ser saudavel comparar.. alias.. “sera que o stjd da nba vai punir o atleta” não é, indiretamente, uma comparação? que, na minha opinião, foi muito boa e útil, principalmente como critica ao nosso sistema de punição. enfim, era só uma idéia
    abraço e bom trabalho
    thiago

  • Eduardo Pieroni

    O QUE A MARTA TOMOU??????

  • JADER

    Olha eu critiquei a escolha do Dunga,mas parando pra´penssar sem o Felipão ou Mano Meneses,não temos nada que preste no Brasil em relação a técnico.A seleção esta forte um goleiro exelente,uma zaga fortíssima,2 bons laterais(ufa apareceram 2),um meio campo bom ficaria ótimo sem o Elano(perna de pau),e um ataque maravilhozo com o Nilmar que ta jogando muito e o Luis F. que esta bem, é só melhorar os reservas e não convocar os Ronaldos que meio titulo ta na mão. Boa Sorte Brasil!

MaisRecentes

São Paulo joga, Corinthians soma



Continue Lendo

Sqn



Continue Lendo

Gato



Continue Lendo