CAIXA-POSTAL



Aos assuntos da semana:

Paulo escreve: André, gostaria de saber sua opinião sobre o tema. Seria possível organizar a Liga dos Campeões em formato de pontos corridos? E se caso fosse viável, seria mais interessante do que o formato atual? Um abraço!

Resposta: Não acho que daria para fazer a UCL em pontos corridos. Seria uma competição muito longa, e perderia o caráter de Copa. Assim como a Copa do Mundo, a Euro e a Libertadores, a Liga dos Campeões é feita para confrontar escolas e estilos. Esse tipo de torneio é melhor no sistema que tem uma fase de grupos e depois os mata-matas.

______

Cleber escreve: Se o Atlético-MG for campeão, será a primeira vez em muitos anos em que teremos um campeão cujo o uniforme não estampa nenhum patrocinador (além do fabricante da camisa). Alguma ideia de qual foi a última vez em que um campeão brasileiro nao estampava um patrocinador em seu uniforme?

Resposta: A última camisa “limpa” a conquistar o Campeonato Brasileiro foi a do Vasco, em 1997.
______

Thiago escreve: Sempre tive a curiosidade de saber o quanto a paixão pelos esportes (em nosso caso, especialmente o futebol) ainda mexe com um profissional como você, que está 24hrs por dia lidando com isso. Por isso, gostaria de saber sua opinião/comentário sobre a (belíssima) manifestação de carinho da torcida do Milan por Kaká na última terça-feira. Para mim, foi, literalmente, de arrepiar. O mais inacreditável é a maturidade da torcida de saber separar o jogo do pré e pós-jogo, ao vaiá-lo durante a partida e aplaudi-lo ao final. É possível vislumbrar essa maturidade na torcida brasileira?

Resposta: Estou de pleno acordo com você, também achei de arrepiar. O futebol é tão marcado por péssimos exemplos que qualquer manifestação que não seja de ódio ou violência se torna especial. A bem da verdade, já vimos cenas parecidas em nossos estádios. Amanhã, no Pacaembu, Marcelinho e a torcida do Corinthians estarão juntos de novo. Apenas um exemplo.
______

Marcelo escreve: André, a briga pela lateral direita (da Seleção Brasileira) esta definida, ao contrario da acirrada briga para lateral esquerda. Porém, caso Maicon ou Daniel Alves se machuquem às vesperas do mundial de 2010, quem seriam os substitutos naturais?

Resposta: Essa é uma boa pergunta. Maicon e Daniel são os donos da lateral direita nas convocações, desde a Copa América de 2007. Nessa posição Dunga está otimamente bem servido, e com o bônus de saber que Daniel pode jogar no meio e até, com alguma ousadia, na esquerda. Essa possibilidade dá ao técnico a chance de ser mais criativo ao fazer a lista final da Copa. Mas se um dos dois (toc, toc, toc) não puder ir, alguém ganhará um “presente” inesperado. Só que não vai jogar.
______

Como sempre, muito obrigado pelas mensagens. Até o sábado que vem.

(e-mails para a CP do blog: akfouri@lancenet.com.br, ou clique no link abaixo da foto)

“A verdade é complicada.”

Samir Horn, em “O Traidor”.



  • Elói juventino

    Acho que essa história da torcida do Milan e do Kaka deve ser muito relativizada, até porque o jogador saiu de lá por pressão do clube, não dele.
    Nas inúmeras vezes que isso ocorre aqui no Brasil, a torcida também tem o mesmo tipo de comportamento. Basta ver o Corintians com o Marcelinho, o São Paulo com o Lugano e o Palmeiras com o Cesar Sampaio, Kleber e muitos outros.
    O que ocorre muito é que geralmente os jogadores fazem tanta pressão para sair que a torcida passa a ter raiva do jogador. Vale para o Kaka quando pressionou para sair do São Paulo, vale para o recente episódio do Keirrison no Palmeiras (um dos inúmeros casos de ingratidão ao clube), vale para o consagrado Robinho quando saiu do Santos e muitos outros.
    E isso vale inclusive para a Europa.
    Ou alguém lembra a reação da Inter ao Ronaldo, do Barça ao Figo e aos outros inúmeros outros casos de “ingratidão”. E qual será a reação geral da torcida ao Robinho após a sua passagem pelos clubes.
    Ou qual seria a reação da torcida do Milan ao Kaka se ele forçasse para sair como lembro na época, que forçou para sair do São Paulo? A ponto de dar motivo para a célebre frase do Citadini, que inclusive muitos da ESPN concordaram à época.
    A de que o Gil era muito mais jogador do que ele, pois era muito mais produtivo ao time. E na época, era mesmo! Ao menos na fase final pré-Europa, onde não botava o pé em nenhuma dividida, ao contrário do Gil.

  • Edmilson Oliveira

    em 1983, também, pela taça de prata, o campeão Juventus jogava com a limpa (e bela) camisa grená!

  • Rejane

    Eu achei muito linda as homenagens que a torcida do Milan fez para o KaKá! Manifestações positivas de torcidas sempre são bem-vindas para o mundo Esportivo!
    André, eu li no Blog da Anna Barros o trecho da sua Coluna do Lance sobre o Vasco da Gama! Eu torço para que o Vasco ganhe o Juventude e retorne para Série A! Assim no Brasileirão de 2010 voltaremos a ter mais um grande clássico Vasco X Flamengo! Parabéns pela Coluna!

    Bom final de semana!

  • Anna

    O Bacalhau voltou!!! Muito feliz!! O choro lava a alma e cicatriza as feridas de todos os torcedores vascaínos com o sofrimento que foi ver um time com a grandeza do Vasco na segunda divisão. Segundona, nunca mais! Obrigada por sue apoio e de seu pai em toda essa trajetória da nau vascaína! 81 mil num só grito: o Bacalhau voltou para onde nunca deveria ter saído!

  • Rejane

    Vasco vai jogar o BR-2010! Parabéns vascaínos! Que emoção ouvir a torcida do Vasco gritando! É nessas horas que eu fico mais apaixonada por esportes como esse: Superação!

  • Pedro Valadares

    Anré, essa última pergunta te pegou,hein!? hehehe mas é difícil mesmo pensar em outro que não seja um dos dois “donos” da lateral. Acho que se um dois machucar as opções que me vem a cabeça são Leo Moura e talvez no desespero o Jonathan do Cruzeiro. Aliás, a nossa suposta fartura na posição é bem questionável se olharmos os líderes do brasileiro. No Palmeiras e no São Paulo são jogadores estrangeiros, no Atlético é o Coelho ( que está longe de ser um fora de série) os outros são os dois selecionáveis “estepes” que já citei.

    De certa forma é preocupante, não?

    Abs!

  • Willian Ifanger

    Será que seu amigo “Vascaíno” mandará algo comemorando a volta à primeira divisão?

    Se puder, compartilhe conosco.

    AK: Ele foi ao Maracanã e ficou de mandar um relato. Aguardemos. Um abraço.

  • Wagner Oliveira

    O kit desgraça em 2009.

    A) CAMISA DO SPORT RECIFE
    B) UM BILHETE DE ENTRADA PARA PALESTRA DO TREINADOR HÉLIO DOS ANJOS
    C) O AUTÓGRAFO DO NELSINHO PIQUET
    D) A REVISTA PLAYBOY DA FERNANDA YOUNG

  • Wagner Oliveira

    O kit duplo da desgraça em 2009.

    Nunca, jamais, em momento algum de suas vidas queiram receber esse kit desgraça.

    Quem recebem algum desses itens de presente será considerado o homem mais azarado de 2009

    A) AS CAMISAS DO SPORT RECIFE & DO NÁUTICO

    B) DOIS BILHETE DE ENTRADA PARA AS PALESTRAS DO TREINADOR HÉLIO DOS ANJOS & DO TITE

    C) OS AUTÓGRAFOS DO NELSINHO PIQUET & DO RUBENS BARRICHELLO

    D) AS REVISTAS PLAYBOY DA FERNANDA YOUNG & DA HORTÊNCIA

    rs…rs…rs…rs….

  • Beto

    Na lateral direita, se alguém se machucar, eu jogo minhas fichas no Rafinha, que me dá dor no coração de saber que não estará na copa…

  • Bem… O comentário sobre o patrocínio está equivocado… O vasco foi campeão em 97 sem patrocínio, disso, tenho certeza… Em 2000 também. , se eu me lembro bem, sem certeza. Apesar de usar logo da SBT para para provocar a globo, não tinha patrocínio.

    AK: Você tem razão sobre 97, farei a correção no post. Mas como estamos falando sobre camisas sem marcas, além do fabricante do uniforme, a de 2000 não vale. Obrigado e um abraço.

MaisRecentes

Escolhas



Continue Lendo

Gracias



Continue Lendo

Abraçados



Continue Lendo