CAIXA-POSTAL



Aos assuntos da semana:

Paulo escreve: André, gostaria de saber sua opinião sobre o tema. Seria possível organizar a Liga dos Campeões em formato de pontos corridos? E se caso fosse viável, seria mais interessante do que o formato atual? Um abraço!

Resposta: Não acho que daria para fazer a UCL em pontos corridos. Seria uma competição muito longa, e perderia o caráter de Copa. Assim como a Copa do Mundo, a Euro e a Libertadores, a Liga dos Campeões é feita para confrontar escolas e estilos. Esse tipo de torneio é melhor no sistema que tem uma fase de grupos e depois os mata-matas.

______

Cleber escreve: Se o Atlético-MG for campeão, será a primeira vez em muitos anos em que teremos um campeão cujo o uniforme não estampa nenhum patrocinador (além do fabricante da camisa). Alguma ideia de qual foi a última vez em que um campeão brasileiro nao estampava um patrocinador em seu uniforme?

Resposta: A última camisa “limpa” a conquistar o Campeonato Brasileiro foi a do Vasco, em 1997.
______

Thiago escreve: Sempre tive a curiosidade de saber o quanto a paixão pelos esportes (em nosso caso, especialmente o futebol) ainda mexe com um profissional como você, que está 24hrs por dia lidando com isso. Por isso, gostaria de saber sua opinião/comentário sobre a (belíssima) manifestação de carinho da torcida do Milan por Kaká na última terça-feira. Para mim, foi, literalmente, de arrepiar. O mais inacreditável é a maturidade da torcida de saber separar o jogo do pré e pós-jogo, ao vaiá-lo durante a partida e aplaudi-lo ao final. É possível vislumbrar essa maturidade na torcida brasileira?

Resposta: Estou de pleno acordo com você, também achei de arrepiar. O futebol é tão marcado por péssimos exemplos que qualquer manifestação que não seja de ódio ou violência se torna especial. A bem da verdade, já vimos cenas parecidas em nossos estádios. Amanhã, no Pacaembu, Marcelinho e a torcida do Corinthians estarão juntos de novo. Apenas um exemplo.
______

Marcelo escreve: André, a briga pela lateral direita (da Seleção Brasileira) esta definida, ao contrario da acirrada briga para lateral esquerda. Porém, caso Maicon ou Daniel Alves se machuquem às vesperas do mundial de 2010, quem seriam os substitutos naturais?

Resposta: Essa é uma boa pergunta. Maicon e Daniel são os donos da lateral direita nas convocações, desde a Copa América de 2007. Nessa posição Dunga está otimamente bem servido, e com o bônus de saber que Daniel pode jogar no meio e até, com alguma ousadia, na esquerda. Essa possibilidade dá ao técnico a chance de ser mais criativo ao fazer a lista final da Copa. Mas se um dos dois (toc, toc, toc) não puder ir, alguém ganhará um “presente” inesperado. Só que não vai jogar.
______

Como sempre, muito obrigado pelas mensagens. Até o sábado que vem.

(e-mails para a CP do blog: akfouri@lancenet.com.br, ou clique no link abaixo da foto)

“A verdade é complicada.”

Samir Horn, em “O Traidor”.



MaisRecentes

Porte



Continue Lendo

Segunda vez



Continue Lendo

Paralelos



Continue Lendo