COLUNA DOMINICAL



(publicada ontem, no Lance!)

FÁBULA REAL

Não. Luís Fabiano não é o melhor atacante do mundo. Amantes do futebol espalhados pelo planeta provavelmente não o escolheriam para seus times de fantasia. Messi, Ibrahimovic, Ronaldo português e, se bobear, até Eto’o, seriam mais assediados pelos “treinadores de computador”. Francamente, Luís Fabiano é muito melhor do que o Eto’o, mas esse não é o ponto aqui. O ponto é que se eu tivesse sido fisgado por essa mania chamada “fantasy”, LF seria o meu camisa nove. E todos os sinais indicam que seria o de Dunga, também.

Se a Copa do Mundo começasse amanhã, só haveria uma dúvida sobre o time titular: quem seria o lateral esquerdo? As outras questões estariam ligadas à formação do grupo. Divagações como a) quem seria o terceiro goleiro?, b) quem seria o reserva de Kaká?, e c) quem seria o reserva de Luís Fabiano?

Até junho de 2010, mais perguntas poderão surgir. Mas (toc-toc-toc…) algumas respostas deverão permanecer inalteradas. As camisas 1, 3, 9 e 10 da Seleção Brasileira são propriedades particulares, e intransferíveis. Uma campanha publicitária diz que Luís Fabiano tem o emprego mais difícil do mundo. Se o posto de centroavante do país do jogador de futebol fosse uma carreira universitária, a relação candidato/vaga seria coisa para maluco. E uma vez provado o uniforme, é preciso se manter vestido. Só há um jeito.

Luís Fabiano foi o artilheiro da Copa das Confederações, com cinco gols. É o artilheiro das Eliminatórias Sul-americanas, com nove. É o artilheiro da “Era Dunga (na prancheta)”, com dezenove. O Brasil venceu todos os onze jogos nos quais ele marcou. Fez três gols uma vez, dois gols seis vezes. Mas os números, mesmo ótimos, são só metade da equação. Aquele Luís Fabiano da cabeça quente, que entrava em órbita de repente, não existe mais. O atacante do Sevilha serve a Seleção Brasileira com atitude impecável. Joga contra a Estônia num campinho de casa de veraneio, com a mesma intensidade com que enfrenta a Argentina no caldeirão de Rosário. E faz gols importantes desde a época em que as coisas não iam bem, como nos jogos contra o Uruguai (no Morumbi) e Chile (em Santiago).

Quem o acompanha sabe que ele sempre foi um goleador prolífico, por causa das notas altas em todos os critérios de avaliação: chute com os dois pés, cabeceio, posicionamento, velocidade, força. A maturidade, processo que tem impacto em todas as qualidades e defeitos de um jogador, deixou de ser uma preocupação. Hoje, Luís Fabiano só preocupa os adversários.

Não dá para imaginar que a camisa usada por Ronaldo nas últimas três Copas tenha outro dono. Mesmo que o próprio Ronaldo (aprendi a não duvidar dele) se mostre em condições de ir a mais um Mundial. E seja chamado, o que é outra conversa.

Luís Fabiano não é um centroavante de fantasia. Seus gols são absolutamente reais. Seu nome não tem o tamanho ou o glamour das estrelas, mas isso pode ser questão de tempo.

Se você é um técnico virtual, faça como Dunga. Escale Luís Fabiano no seu time.



  • Willian Ifanger

    (E o Man U. fez 4×3…….que que isso!!! Ryan Giggs um monstro.)

    Pô Andre……Fantasy é muito bacana. A gente costumava a ter um grupinho que sempre partcipava do Fantasy do Campeonato Inglês. Acompanhava os jogos pelo Soccernet e ficava torcendo por qualquer coisa que os jogadores faziam……hehehehe. O f… era o vício.

    E o Luis Fabiano amadureceu muito desde sua última passagem pelo São Paulo. Pra mim vai ser o nome do Brasil na Copa.

  • Lula_dodói

    Eu duvido do Ronaldo. rs Ele quer ir a copa, mas não vai cancelar uma feijoada por conta disso. Chegando lá vai forçar a barra pra ser titular, ou forçarão por ele (midia e a geral) numa eventual má partida de L. Fabiano.

    Aliais…Só tem um jeito do R9 calar os críticos: Ganhar a Copa do Mundo, ser o artilheiro e tudo isso…com 110 quilos. Em qualquer outro panorama ele só vai corroborar o que todo mundo disse dele.

    t+

  • BASILIO77

    Pô cara, manera aí. Tive que procurar o significado do “prolífico”…
    LF será o titular, mas não duvido que Ronaldo esteja no banco.
    Abraço.

    AK: Também não duvido. Um abraço.

  • Carlos

    Perfeito. Principalmente em relação ao Ronaldo. abraços.

  • Anna

    Eu nao participava de Fantasy mas me rendi a esse da Espn com a Champions League. só que eu nao sei economizar e fui dificil armar os jogadores, o charme deve ser esse… Eu coloquei o Luis Fabiano na minha primeira escalação ao lado de fernando torres mas ficou muito caro… LF é titular… e será… A questão é quem será seu reserva e creio que Ronaldo, Adriano, Pato e Nilmar terão chances para isso…

  • Anna

    Um adendo: o seu texto ficou muito bom. Gosto dos seus títulos… Correção no meu comentário: foi difícil… Escrevi errado.

  • Olá André…

    O Luiz Fabriano realmente ta jogando muita bola…eu prefiro até outros atacantes pra vestir a camisa da seleçao mas concordo que ninguem que se possa indicar ta vivendo um moemnto tao bom com a camisa da cbf…

    Outra coisa…sobre o comentario que eu fiz no post passado…gostaria de pedir desculpas se de alguma forma fui agressivo ou ofendi alguem…quero dizer que sou um grande admirador do seu trabalho e do seu pai..acho que misturei as coisas com o comentario do outro post…

  • Klaus

    Como típico são-paulino, não valorizei o desempenho do Fabuloso como deveria desde o começo de sua passagem no Morumbi, no começo da década. Mas desde aqueles três gols no dramático 5 a 3 contra o Vasco (São Paulo chegou a estar perdendo por 2 a 0 e 3 a 2), em 6 de novembro de 2002 (viva o Google!), que manteve o SPFC com a sequência de 10 jogos vencedores pelo Brasileirão, não me vejo mais no direito de desconsiderar o artilheiro fantástico (e hoje humilde) que é! Luííís Fa-bianooo, número 9!
    Um abraço!

  • Erico

    Olá André…

    Eu acho que os 7 estão escalados… mais a 8 também é intransferível, assim como a 5, não concorda

    abraços
    Erico

  • Nikos

    Luis Fabiano está numa ótima fase. A Copa do Mundo está longe e até lá muita coisa pode acontecer. Vi Careca numa fase igual que não foi à Copa por contusão.
    Se continuar assim vai para a Africa do Sul, e o seu reserva será Adriano, que está no Brasil e será melhor observado do que Nilmar. As chances para o Ronaldão são praticamente inexistentes.
    Pode aparecer também outro atacante como Vagner Love, Grafite ou aquele que jogava no Palmeiras e foi para a Europa sem se despedir de ninguém (não lembro o seu nome).
    Um ano é muito tempo para definir alguma coisa. Se a escalação é de brincadeira, então vale tudo. Na vida real, ainda tudo é incerto.

  • Charles

    Ele atravessa uma otima fase, isso é inegavel… Mas ser o melhor atacante do mundo falta muito ainda, e pra ser sincero André, eu acho o Eto’o muito melhor do que o Luis Fabiano, só que a diferença é que o Eto’o não tem um kaka pra jogar na seleção ao seu lado. O que o Eto’o ja fez de gol pelo Barça (varios decisivos inclusive) não está escrito…

  • O Luis Fabiano está em grande fase, está mais maduro e conciente no que está fazendo e lutando pelo seu sonho de disputar a copa do mundo, se for pensar para analisar ele está sendo um dos jogadores mais importantes da seleção brasileira, vem fazendo gols decisivos.
    Se ele for hoje o melhor atacante do mundo ou não é outra questão, mais no que vem jogando por se tornar sim o melhor do mundo porque não?

    Abraços
    =)

  • Jacques SPFC

    Parabéns pelo texto, muito legal de se ler. Abraços e boa viagem.

  • Raphael Silva

    Pois é, eu vi o Fabuloso meter 6 gols num jogo! O cara joga demais! Torço (sonho) pra ele voltar logo pro Tricolor… rs
    Quanto a seleção, concordo plenamente contigo André.
    É o Julio, Lucio, LF e Kaka + 6 pra compor…

  • Alexandre

    Em NENHUM momento desde 2006 o Ronaldo se mostrou em condições de defender o Brasil no nível que se espera dele, a despeito do insistente lobby a seu favor.

  • Gabriel Galvão

    André, sou admirador do Luís Fabiano e concordo que ele é sem dúvidas o melhor centroavante (e talvez melhor jogador) brasileiro no momento e será, com todos os méritos, titular da seleção na Copa. Porém eu acho o Eto’o muito mais jogador do que ele, e uso alguns argumentos como sucesso em 1 (até agora) gigante do futebol mundial, um dos maiores artilheiros da história do Barça, gols decisivos em 2 finais de UCL, etc. Eto’o, Ibra, Rooney, Henry, Adebayor, Drogba. Taí citei 6 centroavantes melhores que o incontestável LF (sem ironia).

  • Charles, no Barça o Eto’o não tem um Kaká, mas tem um Messi, um Iniesta, um Xavi, um Henry…é só ver que por Camaróes ele não faz grande coisa ‘sozinho’.

  • Arthur Cocô

    Meu irmão acha o Berbatov(atacante do Manchester) melhor do que o Luís Fabiano. Por favor, explique para ele que o Luís Fabiano é melhor. Ou, respeitando as opiniões de todos, apenas diga a sua. hehehe

  • Louis August

    Existe boa vontade da imprensa internacional, com Messi, Ibra, Eto’o &
    Cristiano Ronaldo, que são tidos como os melhores atacantes do mundo.
    Mas tem muitos enganadores também, aqueles que são contratados por milhões de euros e ficam só na promessa.( Temos vários nomes)
    Não por ser brasileiro, mas Luis Fabiano hoje está entre esse mlehores sim!!! FABULOSO É NOTA 10 DUNGA!!!!!!!!!!!!!

    Ibra= é lento em algumas jogadas em profundidade e tem boa técnica=Nota 8
    Eto’o= é goleador , mas não tem toque refinado na bola, mas é raçudo e vai em todas= Nota 8
    Messi= Tem muita habilidade com a bola, mas some as vezes de campo
    ( como no Brasil x Argentina) acho que ele é fominha demais= Nota 7
    Cristiano Ronaldo= Acho apenas um bom jogador, nada de extraordinário
    marcou alguns gols em ”timecos” da Inglaterra e agora pegou mais ”babas” na Espanha, quando o jogo é quente foge do pau= Nota 7

    AK: Acho curiosa sua análise do CR. Ele foi artilheiro do Man U. em conquistas. E o que você chama de “timecos”, o mundo considera a principal liga da Europa. Sua opinião sobre o Messi também é interessante. Um abraço.

  • Wanderley Takahashi Assis

    E aí André tudo bom?

    No meu fantasy da UCL, os meus atacantes são Messi, Luis Fabiano e Grafite!! E os seus, quais são?

    Abraços!!

  • Felipe Marçal Repolês

    Luis Fabiano na minha opinião é o melhor atacante do mundo!!!! Não tem nem que pensar muito. O cara é decisivo, artilheiro da seleção brasielira, e inspira confiança em todos os torcedores… Na Copa do mundo ele será decisivo….

    E acho que o Ronaldão estará lá… No banco, mas estará!

  • Gilson Rodrigues

    Perfeito. O fabuloso é tudo isso mesmo. Tenho uma saudade danada dele vestindo a 9 do tricolor.

  • José Guilhermo

    Se o Luis Fabiano fosse isso tudo que estao dizendo como que ele esta anos jogando em um time medio como o sevilha , os dirigentes da Europa sao uns tapados mesmo, ser o melhor do Brasil nao quer dizer que ele seja o melhor do mundo. eu acho que atravessa uma excelente fase na Seleção mas no Sevilha nunca foi isso tudo quantos gols ele marcou mesmo na ultima temporada na Espanha, discordo que ele seja muito melhor que o etoo como disse o Andre, o etoo foi decisivo em duas finais de champions 2006 e 2009, nao e a porcaria da copa da copa das confederações não, o cara joga muito o pessoal aqui e muito ufanista nota 7 pro Messi e pro CR , Piada mesmo.

  • Arthur Cocô

    O Berbatov é melhor que o Luís Fabiano?

MaisRecentes

Gato



Continue Lendo

A vida anda rápido



Continue Lendo

Renovado



Continue Lendo