NILMARAVILHA, NÓS GOSTAMOS DE VOCÊ



Nilmar é um jogador interessante.

Só um louco pode contestar seu talento, a habilidade com os dois pés, o senso de colocação.

É a frequência das aparições de suas qualidades (e a ausência delas em momentos decisivos) que intriga.

Dizem que Nilmar voltou da Copa da Confederações desanimado pelo que considerou uma chance perdida de se credenciar para a Copa do Mundo.

Se ele realmente se sentiu assim, deve estar mais confiante após sua atuação (Brasil 4 x 2 Chile: Nilmar-3, Júlio Baptista, Suazo-2 – 30.370 pagantes no Estádio de Pituaçu) em Salvador.

Sim, novamente, quem não se convence pelo futebol dele dirá que o jogo nada valia para o Brasil, que NIlmar jogou sem pressão…

O fato é que ele precisa repetir demonstrações como a de ontem. Capacidade, é evidente que não falta.

Nilmar tem de ser o cara do gol de empate num jogo difícil, o cara do gol do desempate num jogo importante, o cara do gol da vitória numa partida que o time dele precisa ganhar.

Tem de ser o cara que vimos ontem à noite.

O palpite aqui é que ele estará no avião.

——

Em Assunção, o Paraguai (1 x 0 na Argentina: Valdez) fez sua parte e se garantiu na Copa do Mundo.

Maradona fez aquele biquinho ao ouvir o apito final do árbitro brasileiro Sálvio Spínola, que (corretamente) expulsou Juan Verón no segundo tempo.

A Argentina está perdida, e em pânico.

Futurologia: eles chegarão à última rodada precisando empatar com o Uruguai (em Montevidéu) para ficar em quarto lugar.

Gigantesco risco.

______

Na Europa, duas vagas garantidas:

Espanha (3 x 0 na Estônia, em Mérida: Fábregas, Cazorla e Mata)

Inglaterra (5 x 1 na Croácia, em Londres: Lampard-2, Gerrard-2, Eduardo da Silva e Rooney)

A Itália venceu a Bulgária (2 x 0, em Turim: Grosso e Iaquinta, dois belos gols) e está a um empate do Mundial.

ATUALIZAÇÃO, 14h42 – Mais um sinal do caos em que a Argentina se encontra: o jogo contra o Peru, no dia 10/10, será em Buenos Aires, no Monumental de Nuñez.

Ou seja, o Gigante de Arroyito não serve mais.

A decisão pode ser resultado da seguinte, e perigosa, conclusão: para ganhar do Peru (lanterna das eliminatórias, com 10 pontos), o jogo pode ser em qualquer lugar.

Eu também acho que, de algum jeito, a Argentina ganhará. Mas quem, hoje, pode garantir?

Por isso o raciocínio de colocar o adversário num ambiente em que a pressão da torcida será maior é muito mais lógico, agora, do que antes do jogo contra o Brasil.

Mesmo porque foi exatamente em Rosário que aconteceu o polêmico 6 x 0 na Copa de 1978.



  • Anna

    Nilmar já carimbou seu passaporte para o continente africano. Concordo com você que a Argentina se classifica na última rodada. Feliz com a campanha inglesa, o que a credencia junto com a eterna promessa, hoje realidade, Espanha, a uma das favoritas da Copa sob a direção de Fabio Capello.

  • Eduardo

    Nilmar tem que ser o cara do empate ou vitória apertada..
    Mais ou menos como ele foi o autor do gol da vitória contra o Paraguai no complicadíssimo jogo poucas rodadas atráz?

  • Edouard Dardenne

    A sorte argentina é que Equador e Uruguai se enfrentam na 17ª rodada, enquanto que ela, Argentina, recebe o Peru, que não tem qualquer pretensão.
    O Chile se classifica em 3º, eu acho, embora encare Colômbia e Equador, adversários diretos pelas vagas remanescentes.
    Se o Equador e Argentina vencerem, em casa, na 17ª rodada, a Argentina abre 4 pontos para o Uruguai, o que lhe garante ao menos o 5º lugar. Neste caso, los hermanos definiriam na última rodada se vão non stop para a África ou se fazem uma escala na América Central, para pegar alguém que não será o México ou os EUA.
    Agora, se o Uruguai vencer o Equador, quem se dá mal mesmo é o Equador que, por sua vez, verá seus dois adversários jogarem entre si na última rodada e pode conseguir a classificação de maneira dramática.
    Finalmente, a sua hipótese da Argentina jogar pelo empate. Pra isso, ela e Uruguai precisam de resultados iguais na 17ª rodada. Se a Arg. pega o Peru, assume-se que o Uruguai venceria o Equador. Teríamos Argentina com 25 pontos, Uruguai com 24 e Equador com 23, para a última rodada. Dependendo do resultado do Chile contra a Colômbia, em Santiago, pode ser que a Colombia tb esteja com 23 pontos, ou o Chile já classificado.
    Deste modo, talvez a Argentina precise vencer longe de Buenos Aires. Ou se classifique com um empate, pelo saldo de gols…
    Serão jogos interessantes.
    Um abraço.

  • Luiz Felipe

    Nem vou entrar no mérito da velocidade rara e do giro ímpar. Tampouco dos vários jogos que ele já decidiu, para o Brasil ou para as suas equipes.

    O Nilmar, apesar das duas cirurgias nos joelhos, jamais tira o pé de alguma divida e acredita em todas as jogadas até o final (vide o gol do Júlio Baptista). Ontem, apesar de quase quebrarem a perna dele no começo do jogo, não foi diferente; acretidou em todas os lances e nunca tirou o pé.

    Com todo respeito, querer rotulá-lo de “amarelão” é algo semelhante ao carrinho que deram no tornozelo dele ontem.

    Um abraço.

  • Hugues

    Ou como ele ganhou a sul americana na prorogação para o Inter?

    AK: “ganhou”? O Inter perdeu o jogo, e ele fez um gol no rebote do escanteio. Um abraço.

  • jose

    Nilmar é decisivo.
    Sim ele foi decisivo na Sul Americana e em vários jogos importantes do Corinthians e do Inter.
    Bairrista.
    Sds
    ps: o inter não perdeu o jogo da final da sul americana (vai te informar melhor ó jornalista)
    Agora me diz por que não convocaram o Dentinho e concocaram o Sandro e o Giuliano para a sub-20? Não conseguiste responder ainda.
    Sds

    AK: Não vou te indicar o texto sobre a IUPST, porque você já leu (mas não deve ter entendido). Assim como não entendeu, até agora, que o Inter perdeu o jogo no tempo normal. Mas isso é típico dos complexados. Minha sugestão hoje é outra: procurar, no dicionário, o significado da palavra “bairrista”. É outra coisa que você desconhece. Um abraço.

  • Marcel Souza

    Interessante a análise sobre o Nilmar. Com certeza ele é muito talentoso, mas falta mesmo mostrar tudo isso num jogo importante. De qualquer forma eu acho que o jogo de ontem carimbou o passaporte dele.

  • Cruvinel

    Nilmar foi FABULOSO ontem (pra compensar a ausencia do Luis Fabiano)!
    Já esta garantidissimo para a Copa! (Joga muito)

  • Fala André. Relaxa que não só ele carimbou, como outros jogadores.

    E teve gente que além de carimbar o passaporte, na minha opinião, garantiu o colete dos titulares.

    Dá uma entra no meu blog, que falei um pouco sobre isso: http://nopiquedabola.wordpress.com/

    Um abs e grande post.

  • André, acho que o Nilmar vai ser o cara que vai definir um jogo complicado para o Brasil quando tiver a chance de ser titular por mais tempo. Na Copa das Confederações, ele tinha 20 minutos para entrar e resolver, e aí complica.

    Se derem chance para ele e o mesmo tempo que o Robinho vem tendo para mesclar boas e más atuações, vai ser incontestável.

  • Wanderley Takahashi Assis

    Boa tarde André!

    Você reparou como o Mago Valdívia é bom mesmo? Ontem com o jogo empatado, com um jogador a mais, o time pressionando, ele entra em campo e… fez a MÁGICA DE DESAPARECER EM CAMPO?

    Parece que todo jogo em que o bicho tá pegando ele faz a “Mágica do Desaparecimento”, some em campo, não chama o jogo, chutar o ar então… só contra time pequeno e com o jogo decidido!! Um típico jogador de 3×0, pois quando o time tá no aperto ele some… desaparece!!

    Realmente é um jogador diferenciado… mágico… sabe bem o truque de desaparecer!!!

  • Marcos Nowosad

    Andre’, independentemente da rispidez e grossseria do comentaristas acima, voce não respondeu exatamente a contestacao deles a respeito de rotular o Nilmar como um jogador “ausente em momentos decisivos”.

    Ano passado, o Nilmar decidiu sim a decisao da Sul-Americana, num jogo bem dificil contra os Estudiantes de la Plata (time chato, atual campeoes da Libertadores).

    O gol foi de rebote? Ora, mas nao e’ esse o tipico gol que centraoavante oportunista e decisivo tem que fazer num jogo amarrado e dificil?

    AK: Não tiro o mérito de ninguém, e considero o Nilmar um ótimo jogador, o que está claro no post. Só não acho que seja correto dizer que ele “ganhou a Sul-Americana”. Um abraço.

  • Leandro_GOIÁS ESPORTE CLUBE!

    Nilmar jogou demais! Só louco pra deixá-lo de fora da copa!

    Se a Argentina perder para o Peru é “Rest in peace”…. Maradona nao serve para ser técnico, é como o Mauro Cesar Pereira falou ontem durante a transmissao da ESPN ” usaram o Maradona como grife” e isso nao deu certo!
    ______
    André, hoje vendo o SC vc deu a noticia de que o Ricardinho foi contratado pelo Atletico Mineiro, é isso?
    Seria ele um dos personagens do tal post CHARADA que vc escreveu alguns dias atrás?
    ( Bom acho q vc nao irá dizer, mas nao custa nada tentar rsrsrsrs 😉 )

  • AK, falando um pouco daqueles jogadores “que não precisam ser testados” de tão craques que já provaram um dia, Ronaldo estaria na sua lista de supostos convocados hoje?

  • Ricardo Pires

    Acho que o Nilmar precisa da famosa sequência de jogos para mostrar seu valor.

    Agora André, você acha possivel que, caso ele de fato esteja no aviao, ele acabe por ganhar a posiçao do atualmente inoperante Robinho no time titular? Afinal de contas, ultimamente ele estah mais para triatleta do que jogador de futebol, ou seja, corre, pedala e nada!

    Abraço

  • Henrique Di Santi

    Futurologia: A Argentina não só se classificará para a Copa, como será a grande campeã! Isso se ela seguir a escrita de que as seleções que vem ganhando as copas desde 1994 não estavam nada bem nas vésperas das copas que conquistaram:
    Itália em 2006: problemas extra-campo
    Brasil em 2002: classificou-se na bacia das almas
    França em 1998: quem achava que ia ser campeã?
    Brasil em 1994: seleção bastante contestada, que teve problemas para se classificar
    Antes de 1994 eu não me lembro, mas desde que acompanho as copas a seleção campeã é aquela por quem a gente não dá nada…

  • Anna

    A Argentina queria fazer pressão psicológica sobre o Brasil e o tiro saiu pela culatra. Eles classificam na bacia das almas. Nesse 6 a 0, eu tinha seis anos e lembrava pouco dessa copa mas me recordo que meu pai ficou possesso com a marmelada da seleção peruana. me lembro vagamente só desse episódio.

  • jose

    Vai ver como está a estatistica nas final da copa sula americana de 2008 na Comebol. O jogo está como empate, meu caro te informas melhor)
    Quanto a sua pseuda intelecutalidade (puxou ao pai) não tenho nada a declarar.
    Bairrista é aquele que preza as suas coisas, as sua raízes ( mas por sê-lo muitas vezaes fica cego quanto as qualidades das coisas e raízes dos outros).
    Sds ó intelectual.

    AK: Eu não espero que você compreenda que o resultado do jogo, empate, não desmente que houve um vencedor no tempo normal. Seria pedir demais para quem se relaciona tão mal com o futebol. O fato é que você está no blog errado. Deveria voltar aos fóruns de “torcedores”, onde impera o nonsense do qual você se alimenta. Um abraço.

  • Beto Altieri

    Prorrogação é continuação do jogo ! O Inter empatou na final da Sulamericana ! Até no site da Fifa e da Comenbol aparece o Inter foi campeão invicto !

    AK: Prorrogação é prorrogação. Tempo normal é tempo normal. E não é isso que estamos discutindo aqui. Um abraço.

  • Marcos Vinícius

    Mas o que todo mundo lembra é que,no apito final,o Inter foi campeão.Tanto faz se o gol foi na prorrogação ou não.
    Quanto ao Nilmar,algumas coisas são incontestáveis.
    Sua qualidade técnica é indiscutivel,mas acho que o cara não faz juz ao título desta matéria.Bom jogador,sim.Maravilha…não!Ele ainda precisa mostrar algo mais pela seleção,não dá pra dizer,apenas pelo jogo de ontem,que ele já está na Copa,ou que seria reserva imediato do LF.Os gols que ele fez ontem,sem tirar o mérito do rapaz,aliás o evidenciando,foram gols que atacante não costuma perder.Pesa a seu favor a escassez de oportunidades com a amarelinhaTALVEZ,se ele tivesse mais oportunidades,mostraria mais serviço.TALVEZ,se ele tivesse mais oportunidades poderia ser chamado de reserva imediato do Luis Fabiano,hoje uma unanimidade.Pesa contra ele o esquema suicida usado por “El Loco”Bielsa,que favoreceu ao ataque brasileiro.

    Agora uma pergunta de um milhão e um dólares:

    Se o Robinho tá jogando tão mal ultimamente,e isso até o Dunga vê,pq o Nilmar só tem oportunidade quando o triatleta não pode jogar?

    Um doce pra quem conseguir responder essa!

  • Marcos Vinícius

    Peço desculpas a todos por digitar jus com Z.

  • Marcos Vinícius

    André,uma sugestão:
    Leu a “suposta”(que de suposta não tem nada)carta do Nelsinho a FIA?Nitroglicerana pura!Ela acusa o Britore de elaborar o acidente e o Alonso de conivência.
    Levanta uma comentário sobre o assunto!Vai dar pano pra manga!

  • Fábio Velame

    André, sobre a situação da Argentina, apesar do aperto, ainda tem muitas chances, é so ver a tabela, vai ter muitos confrontos diretos entre times q disputam a vaga.
    Creio q o pior q deve acontecer é os argentinos irem pra repescagem.
    Proxima rodada se o Equador(q joga em casa contra o Uruguai) vencer e a Argentina ganhar do Peru, o Uruguai ja fica fora ate da repescagem.
    E na rodada final os argentinos já pegariam um Uruguai fora da briga apesar da rivalidade.
    Ma isso é só suposição, mas q não é dificil de acontecer.
    A Argentina só ficaria fora da copa(na minha opinião)se acontecesse a tragedia de nao vencer o Peru em casa, aí sim complicaria muito.

  • ADSON CARVALHO

    Depois do gol que Nilmar fez contra o Corinthians quando driblou “meio” time e “colocou” a bola fora do alcance do goleiro, ainda tem gente que acha que o cara não é craque ????
    Só quem não tem “afinidade” com a pelota para ficar na dúvida com relação a Nilmar, trata-se de um craque consagrado e raçudo…
    Estará na copa com certeza e se Robinho bobear perde a titularidade para ele !!!
    Ps. Se tivesse feito aquele gol com a camisa do timão tinha ganhado uma estátua no pacaembú. Meu informante do IUPST me revelou este fato…
    att.
    AC

  • Guilherme

    Claro que o assunto não é esse, e ainda concordo contigo, André. Mas esse papo de ‘extra-time’ dá uma boa discussão, viu.

    Abraços

    AK: Pois é. Não há dúvida de que a prorrogação é continuação do jogo, mas há um tempo normal. Assim como a prorrogação é continuação do jogo, os pênaltis são continuação da prorrogação. E quando um time ganha um título nos pênaltis (quase sempre após empate no jogo), alguém diz que esse time “ganhou o jogo”? Aí é que está. Um abraço.

  • ADSON CARVALHO

    AK, uma final de ida e volta é um jogo de 180 min, não acha??? Se o Inter “ganhou” nos primeiros 90 min. e “perdeu” no segundo, logicamente a partida terminou empatada, conforme a própria FIFA e Comenbol reconhecem (Título invicto)…
    Na minha opinião vc não levou em consideração o primeiro jogo da final quando disse que o Inter “Perdeu o Jogo”…
    Ps. Meu informante do IUPST disse que se fosse o Corinthians o resultado seria empate, concorda???
    att.
    AC

    AK: DC, uma final em ida e volta é composta por dois jogos. o Inter perdeu o segundo jogo no tempo normal. Não deveria ser tão difícil entender isso. Mas parece que é. Um abraço.

  • Mário

    André,

    O Nilmar é um bom jogador, porém não passa disso. Jogar contra o Chile é uma coisa ( Brasil os goleou nas últimas partidas tanto lá como cá). Nilmar na Europa (França), não foi sucesso.
    Após a convocação do Sandro para a seleção principal ( agora valorizado, pois é isto que o Inter e o Dunga queria), agora foi dispensado da seleção sub 20 ( é isto que o Inter queria). Pergunto, porque os demais jogadores sub 20 que são titulares de seus times não foram dispensados?
    Manda este tal de José cassar um marido.
    Abraços

  • Ricardo

    Colorados ferozes, insanos e azuis de raiva!

    Nilmar é muito bom atacante, mas não é jogador de COPA DO MUNDO.

    Luis Fabiano, Adriano e Robinho já tem seus tickets e assentos reservados.

    Nilmar (tem muito chão até lá), Ronaldo (Sim , ELE), Vagner Love, Diego Tardelli, Alexandre Pato, até o menino Neymar….todos brigarão pelo quarta vaga no ataque. Dunga não levará cinco atacantes para a Copa.

  • jose

    Ao Ricardo:
    Torcedor de segunda divisão não pode emitir opinião.
    Nilmar é craque sim, mas como não andava jogando em São Paulo…
    É muito mais jogador que Robinho…mas como este saiu de São Paulo….
    Mais uma palavra ao RESTO do Brasil:
    Nós gaúchos sempre expressaremos o que pensamos , doa a quem doer.
    Se a imprensa e os torcedores do “eixo” ficam incomodados problema é deles.
    Sds

    AK: Não faça a bobagem de transformar essa conversa em regionalismo ignorante. Fale apenas em seu nome, o que já é muito. Tente não envergonhar seus conterrâneos. Um abraço.

  • Carlitos

    AK, Péssimo e incongruente seu texto. Vários de seus leitores lhe demonstraram nos comentários que o Nilmar é sim um jogador que define jogos difíceis e você poderia demonstrar grandeza de rever sua opinião. Mas ao contrário, sai de fininho contestando o conceito de empate num jogo que tem prorrogação. Fala sério, o Nilmar decidiu o jogo final da sulamericanas, é isso que está em jogo na discussão. Espero mais de tí, gosto muito do seu blog!

    AK: Companheiro, respeite uma opinião diferente da sua. Vários leitores também escreveram para concordar, e não fiquei me aplaudindo por isso. E não fui eu quem começou com essa conversa sobre a prorrogação. O Nilmar fez o gol que decidiu o título, num rebote de escanteio. Não é possível lhe tirar o mérito, mas isso é diferente de “ganhar o jogo”. Como já disse, considero o Nilmar um ótimo jogador, e isso está bem claro no post. Mas, como muita gente, não o acho um jogador decisivo em jogos decisivos. Espero que um dia ele seja esse jogador. Um abraço.

  • jose

    Respeite você uma opinião diferente da sua!
    Não estou envergonhando nenhum gaúcho, não.
    “Regionalismo ignorante” , “tente não envergonhar seus conterrâneos”,é assim que o sr intelectual argumenta?
    Como disse o comentário acima: está ficando chato vossa sr. desviar das argumentações principais dos cometários através do descrédito das pessoas que os fazem.
    É uma pena, mas o sr tem potencial. Todo ser humano pode evoluir.
    Sds

    AK: Cuidado com a auto-medicação. Um abraço.

  • Ricardo

    José

    Voce demonstra em poucas (e mal colocadas) palavras características pouco louváveis de sua personalidade.

    Mas como eu sou otimista por natureza, acredito que voce deva ser um sujeito legal. Precisa aprender a expor esse lado que ainda busca espaço exterior.

    Agora, se eu fosse o Dunga, faria como em 84,onde em um Pan-Americano qualquer (e Dunga estava lá) o Inter foi o Brasil. Fico até emocionado em imaginar um time com Lauro, Clemer, Indio, Fabiano Eller, Magrão, Sandro e companhia.

  • Beto Altieri

    Não fique tão nervoso , o papai não ensinou ?

    AK: (rs) Amigo, dê uma olhada na foto. Leia o que está escrito embaixo. E me diga se eu tenho algum motivo para estar nervoso. Um abraço.

  • Hugues disse:
    10 de setembro de 2009 às 13:52
    Ou como ele ganhou a sul americana na prorogação para o Inter?

    AK: “ganhou”? O Inter perdeu o jogo, e ele fez um gol no rebote do escanteio. Um abraço.

    Desculpe, mas para um blogueiro tu estás bem desinformado.Sim,pois graças ao gol do Nilmar, o Inter ficou campeão da Sul Americana.

    AK: Ele fez um gol no rebote do escanteio, o Inter não ganhou o jogo. Preciso escrever em letras maiúsculas?

MaisRecentes

Dilema



Continue Lendo

No banco



Continue Lendo

É do Carille



Continue Lendo