QUESTIONÁRIO AMARELO



“Fechada” para a Copa, nenhuma seleção está.

Mas em relação ao Brasil, dá para dizer que o avião está com os motores ligados, os últimos passageiros se acomodam em suas poltronas, e as comissárias distribuem balas e jornais.

Só que o comandante ainda não determinou o “check de portas”, e o uso de telefones celulares ainda é permitido.

É aí que reside o perigo para uns, e a oportunidade para outros.

Quatro perguntas sem reposta:

1 – Quem será o reserva de Luís Fabiano?

Assim como a 1 e a 10, a camisa 9 da Seleção tem dono indiscutível. Luís Fabiano não é apenas o artilheiro da “administração Dunga”, com 19 gols. É um dos poucos jogadores que mantiveram um alto nível de atuação pelo Brasil. E mesmo quando faltaram gols ao atacante, não faltou luta. Luís Fabiano fez por merecer sua titularidade na Copa, independentemente do nome ou do currículo de postulantes ao seu lugar. Só uma queda monumental de desempenho até lá, poderia tirá-lo do time.

O reserva? Se a Copa começasse amanhã, Adriano seria o nome. Mas só começa em junho de 2010.

2 – Robinho corre risco?

Robinho não joga bem faz tempo. A atuação fraca contra a Argentina talvez tenha chamado mais atenção do que as outras, porque o time todo foi bem e o jogo foi colocado num microscópio, por razões óbvias. Mas desde o jogo contra o Chile (especialmente o primeiro tempo), em Santiago, que ele não produz o que pode. Na Copa das Confederações, viveu de curtos lampejos, como nos contra-ataques que decidiram a partida contra a Itália. No time, ele pode correr algum risco, se não recuperar a forma. Mas no grupo que irá à Copa, duvido. Uma das principais atribuições de Dunga, ao ser chamado a comandar o Brasil, era construir um ambiente em que os jogadores gostassem uns dos outros, e, acima de tudo, gostassem de jogar pela Seleção. Esse processo, que começou na Copa América de 2007, é uma via de duas mãoes entre o técnico e os convocados. Robinho foi parte importante do embrião, na Venezuela, e estará na África do Sul. A saída rápida, com ele e Kaká, é uma das características do time.

3 – Quem será o reserva de Kaká?

Em tese, seria Diego, hoje na Juventus. Lembre-se de que ele também estava no time campeão da última Copa América. Era titular e perdeu o lugar, na campanha em que o Brasil chegou a ter o meio de campo formado por Mineiro, Josué, Elano e Júlio Baptista. A verdade é que Diego ainda não foi, pela Seleção, o jogador que a torcida do Werder Bremen adorava, e que tem impressionado os italianos. Verdade, também, que se ele continuar assim, não haverá como deixar de chamá-lo. Enquanto isso, Diego Souza merece ser observado pelo que tem mostrado no BR-09. O meia do Palmeiras tem sido um jogador constantemente perigoso. Júlio Baptista (que substituirá Kaká logo mais contra o Chile, e certamente estará na Copa) é uma improvisação.

4 – Quem será o lateral-esquerdo titular?

Essa é a “pergunta de um milhão de dólares” da Seleção Brasileira. A posição que foi propriedade de Roberto Carlos por muitos anos, hoje está alugada. Foram vários inquilinos, mas nenhum tomou conta do imóvel. A questão é tão aberta que até um lateral-direito, Daniel Alves, já jogou (e bem, mas por pouco tempo) por ali. Mas parece que André Santos, o lateral com o menor número de convocações entre os testados, está aproveitando uma chance que pode ser definitiva. Voltando ao raciocínio “se a Copa começasse amanhã”, a 6 seria dele. Quem mais tem chance? Fábio Aurélio, voltando de lesão no joelho ao Liverpool. Não faria mal se Dunga o chamasse, até para ter opções.



  • Marcos Vinícius

    Uma questão:
    Se escalar o lateral esquerdo titular já é difícil,o que dizer do reserva?

    Marcelo,Kléber,Filipe(quem?) e Gilberto,ainda com pretensões.
    Em sua opnião,quem seria o mais provável?
    Voto no Marcelo.

    E se o Robinho não vem jogando bem faz tempo,pq não é substituido?Logo em uma posição em que nós temos mais opções.O que dizer?

  • Anna

    Robinho está jogando mal mas é intocável por serviços prestados na Era Dunga. O reserva de Kaka teria que ser diego que merecia outra chance na seleção. A laterla esquerda está indefinida mas ainda aposto em Marcelo, do Real Madrid. O reserva de Luis Fabiano, a meu ver, é Alexandre Pato. Na lateral direita tb não há definição 100%, eu prefiro Daniel Alves. Esses questionamentos foram bem pensados. Legal levantá-los.

  • O André Santos ainda não joga como jogava no Corinthians, mas é o melhor entre os que passaram por aquele lado. O Fábio Aurélio será um grande concorrente da camisa 6.

  • Roberto

    Bom..

    Faz muuuuuito tempo que o Robinho não joga nada, mas como bem disseram aqui, ele tem um status de intocável por ter ido na Copa América de 2007, enquanto grandes nomes como Kaká e Gaúcho não foram. Mas (tecnicamente) ele ja deveria ter perdido a posição pro Nilmar.
    Em relação ao reserva do Kaká, acho que o mais próximo é o Diego mesmo. Mas ele precisa deixar de ter a “síndrome do gaúcho” e jogar na seleção o mesmo que joga no clube.
    E por fim, a camisa 6 até agora.. O A. Santos não é um excepcional jogador mas também nao compromete. Mas ainda acho que o Kléber, do Inter, se manter a forma que vem jogando, também ainda tem lugar na reserva.
    Enfim, são apenas especulações.

  • Beto

    Ok, aqui vão duas (perguntas!)

    1- Se o Marcelo do Real Madri voltar jogando bem? Ele não está na frente do Fábio Aurélio? E, se o Fábio Aurélio também voltar jogando bem, como fará o sétimo anão?

    2- Quem serão os dois reservas de Julio César?
    Doni? Victor? Gomes? Eu, como palestrino que sou, gostaria de ver o Diego Cavalieri como terceiro goleiro e o Santo como opção no banco…

  • Marcelo Andrade

    André Santos só pode ser piada. O cara é péssimo, não tem a menor condição de vestir a amarelinha. Só está lá porque é uma invenção da imprensa paulista e do corinthians. O lance do primeiro gol chileno surgiu numa falha dele. Pra você ter uma idéia, ele era reserva do Tiago Feltri quando esteve no Galo. Péssimo.
    Ah, e não gosto de atacantes brucutis e de mal caráter feito o Adriano. Tardelli é bem melhor que ele.

    AK: Sugestão de leitura para você: na área dos links indicados pelo blog, clique em IUPST. Um abraço.

  • Leonardo

    1. reserva do Luís Fabiano: qualquer um menos o Adriano! Concordo (em termos) com o comment acima: o bundudo atacante rubro negro é “mar-caráter”. Por mim poderia ser o Vágner Love, o Rrrrrrrrronalducho, ou até algum dos atacantes do Barueri, que tava bom demais;

    2. oh se corre! Ainda mais com o Nilmar correndo como está… na boa, o Dunga deve ter muita consideração pelo triatleta do City, devido àquela campanha da Copa América. Não fosse essa camaradagem, não mereceria nem estar no grupo que vai à Copa;

    3. por mais que eu considere o Diego cai-cai e reclamão, tinha que ser ele. Não há, excetuando o Kaká, nenhum armador no banco. Se o cara se machuca… o Júlio Baptista, que até é um moço esforçado e valente, gosto dele, substituindo o Kaká é piada; e

    4. realmente essa é a “million dollar question”, e, com sinceridade, a resposta é: não sei. O André, no Corinthians, aparecia mais no ataque, mas, desde então, era sabida sua inaptidão na marcação. Apesar disso, dentre as opções postas, é o menos fraquinho.

  • Joao Luis Amaral

    Fala, André!

    Nilmar vem mostrando um amadurecimento como atleta, e um empenho gigantesco, o que pode fazer toda a diferença. Mas é ‘leve’, assim como Robinho, e precisa ter um trombador como reserva do L.Fabiano. Eu levaria o Adriano.

    Será que o Robinho está seguindo os passos do R.Gaúcho? Talvez a velha e boa tática de ‘levá-lo mas não escalá-lo’ faça acender uma luz na cabeça do rapaz. Sei lá… se o Nilmar continuar com boas atuaçoes…

    Quanto ao André Santos, acho muito bom, mas sabe aquele sentimento de ‘não confio nesse cara’? Aquele jogador que, justo num jogo de final, pode entregar a partida? Pois é… não me inspira muita confiança, nao. Totalmente diferente do Maicon, que é um trator. Mas nao vejo ninguém melhor do que ele neste momento…

    Abs,
    Joao Luis Amaral

  • Raphael Silva

    Lendo o Post depois do jogo… hehe
    Analisando a escalação e as substituições ontem, parece que o Dunga quer muito estas respostas.
    Mas, pelo que fez ontem com o Daniel Alves, parece que ele já começa a procurar as respostas dentro do grupo.

    Não sei até que ponto ele continuará observando jogadores de fora…

  • Marcio

    Robinho tem que ficar esquentando o banco na Seleçao tambem. Impressionante como ele virou uma copia do Denilson. Só faz malabarismo. Robinho na reserva já!!!

  • Rodrigo (odabeb)

    André, acho que ficaria bacana se você fizesse uma avaliação dando nota aos jogadores da seleção, assim como faz o Juca. Acho que a maioria aqui iria gostar… quem achar que deve, levanta a mão…

    \o/

    tá, foi tosco… reconheço… mas a idéia não é má….

  • Henrique

    Nilmar reserva do Robinho é brincadeira…

  • Rodrigo Azeredo

    Só não concordo com o post em relação ao André Santos. Acho ele muito fraco pra seleção. E não mostrou nada. O máximo que conseguiu nos jogos em que atuou foi não entregar a rapadura em alguns deles. O pior dos laterais esquerdos que o Dunga convocou. No jogo de ontem lembrou aquela aberração que jogou no Flamengo em 2005/2006. Talvez se pudesse jogar mais despreocupado com a marcação, como fazia no Corinthians, pudesse ser útil de alguma forma. Mas na lateral esquerda do time do Dunga não dá. Vai ser um deus nos acuda sempre.

  • RODRIGO

    3 goleiros – julio, victor e ??? – uma vaga aberta

    4 laterais – maicon, daniel, andre santos e ???? – segunda vaga em aberto

    4 zagueiros – lucio, juan , luisao e miranda

    7 meias – felipe melo, gilberto silva, elano, kaka, julio batista, josué, ramires

    4 atacantes – luis fabiano, robinha, nilmar e ??? – terceira vaga em aberto

    Onde entram diego, ronaldo gaucho?

    adriano, pato ou ronaldo?

    lucas X josué?

    fabio aurélio?

    abs

  • Naiara

    O André realmente não ta jogando como ele jogava no timão e como ele está jogando no Fenerbahce,mas ele é um bom jogador o que ta faltando pra ele na seleção é um poco de entrosamento,ele é uma boa aposta pra 2010.

  • M. Silva

    Minhas opiniões:

    1) Concordo integralmente. O Adriano não faz por merecer uma vaga garantida no grupo, ainda tem muita água para rolar até a Copa, mas hoje seria ele o homem de área reserva. Acho muito, mas muito difícil que o Ronaldo vá. E, até agora, não acho que faça por merecer. Quanto ao Kléber, é um bom jogador, mereceria ser testado no que diz respeito à parte técnica, mas tem um cotovelo muito solto…

    2) Robinho certamente vai à Copa (salvo imprevistos), e não tenho certeza se ele corre risco de perder a posição – por causa das posições do Dunga. Não que não mereça; o Nilmar jogou muito bem ontem, mesmo quando o Brtasil estava com uma a menos.

    3) O Diego precisa mostrar a que veio. Pelo que joga nos clubes, seu lugar estaria garantido; mas na seleção nunca teve um desempenho satisfatório.

    4) Eu acho que o Fábio Aurélio (que é sólido na defesa) seria, em princípio, a melhor escolha. Mas precisa ser testado. O André Santos tem correspondido, eu acho. Não joga tão incisivamente quanto no Corinthians, mas isso é natural. Gostava muito do Marcelo no Fluminense, mas acho que desde que saiu ele ainda não desencantou.

  • M. Silva

    Adendo: não falei sobre o Daniel Alves na lateral esquerda porque ele já está garantido no grupo. Pode ser uma boa opção, especialmente para partidas em andamento em que o Brasil necessite de maior poder de fogo. Para jogar desde o início, precisa (mais uma vez) de testes.

  • Mauro Domingos

    Não deixa de ser interessante ver comentários, blogs, colunas, periódicos q vez por outra ainda cita o Ronaldo. Se não me engano, li num desses jornais sensacionalistas do Rio, falando ‘ja q estamos classificados, pq não convorcar o Ronaldo…’… Sou fã do Ronaldo, reconheço todos os seus méritos, números e títulos, mas acho q a vez dele ja passou. Será q ele, um astro, não bateria de frente com os ‘operários’ do Dunga?

  • Ricardo

    Só acrescentando algo…..2010 = futebol de resultados.

    Técnico de Copa do Mundo monta time para 7 jogos.

    Scolari mostrou como se faz.

    Dos 3 primeiros, precisamos ganhar 2.

    Depois, são finais atrás de finais.(4, contando com a finalíssima)

    O grande desafio do Dunga é fazer com que jogadores estrelas em seus clubes fiquem “mansos” na reserva em uma Copa do Mundo, sonho de consumo de 11 entre 10 boleiros.

    Ele vai ter no início da Copa seus “titulares” que podemos imaginar quais sejam, reservas “reservas” e opções pra mudar o jogo durante os noventa minutos.

    Montar os “22” de maneira estratégica.

    Para dar um exemplo citando um supercraque que não foi em 2002 levado por Felipão e andou bicudo por isso.

    Alex, o ex genial camisa 10 do Palmeiras e Cruzeiro.

    Não seria titular (com Rivaldo e R.Gaucho voando), não entraria no decorrer do jogo (nao é seu tipo de jogo…) e provavelmente se desmotivaria no banco. Melhor mesmo levar o articulado Ricardinho, pra entrar pouco, prender a bola no meio campo e causar menos problemas.

    Opinião pessoal minha: Julio Batista, Josué e Nilmar, só pra citar 3, nem são titulares, nem bons reservas, nem mudam um jogo (talvez Nilmar sim.)

    Jogadores de Copa do Mundo que temos hoje: Julio Cesar, Maicon, Daniel Alves, Lúcio, Kaká e Adriano. Juan e Luis Fabiano, eu diria que falta muito pouco.

  • M. Silva

    Ricardo,

    acho o Alex um excelente jogador, do mesmo estilo mas ainda melhor que o Riquelme, mas nem por isso deixo de concordar com sua opinião sobre a Copa de 2002.

  • Massara

    AK,

    1. Reserva do Fabuloso: Adriano 5kg mais magro.
    2. Gosto do futebol do Robinho. Ele vai à Copa. Mas se continuar com este futebolzinho meia-boca, esquenta o banco para o Nilmar.
    3. Reserva do Kaká: Diego da Juventus (depois de um ano de futebol italiano não tem como um jogador continuar “cai-cai”).
    4. Lateral esquerdo titular: André Santos, por falta de opção (com um volante plantado para cobrir suas costas).

    Abs.

  • BASILIO77

    Luis Fabiano, Robinho, Adriano, Nilmar e Ronaldo.
    O último se estiver “relativamente” bem, acho que vai. Pelo poder de definição, pela fama e pelo marketing. A camisa amarelinha é da Nike.
    Aí, ou dança o Josué, ou o lateral esquerdo reserva. D.Alves cobre as duas laterais.

    O titular da lateral esquerda é que fica entre A.Santos e Marcelo do Madri.

    A reserva de Kaká fica com J.Batista. Com opção da entrada do Nilmar e o reposicionamento do Robinho. Ramires e D.Alves ainda são opções na ocupação daquele espaço. Não acredito na ida do Diego a Copa.

    Robinho não corre o menor risco. Estará na Copa.

    Abraço.

  • Ricardo

    Basilio

    Acho pouco provável que Dunga leve 5 atacantes.

    Luis Fabiano, Adriano e Robinho estão dentro.

    Concordo sobre o Ronaldo, seria sua última chance de brilhar mundialmente e fechar sua carreira com chave de ouro. Ele merece.

    Só vale lembrar que ele arregaçou o RT publicamente, o que aliás, foi lindo.

    Agora, todas essas elocubrações são legais de se fazer, mas e se ?

    E se o Ronaldinho Gaucho começar a desequilibrar no Milan pouco antes da convocaçao ?

    E Se o Vágner Love começar a fazer gol em todos os jogos ?

    Idem Alexandre Pato ?

    E Se o Diego continuar arrebentando no Juventus ?

    E Se um zagueiro tipo Breno ou Alex Silva estiver voando baixo ? (eles jogam em várias…)

    Eu acho que não está definido o goleiro reserva. O terceiro será o Victor do Grêmio.

    Tem muito chão até a Copa e eu acho que tem coisa que ainda pode mudar.

  • simoni

    e grafite não poderia (ou deveria) entrar na conversa sobre a reserva do fabuloso?

    AK: Já fez por merecer. Um abraço.

MaisRecentes

No banco



Continue Lendo

É do Carille



Continue Lendo

Campeão de novo



Continue Lendo