PERIGO REAL E IMEDIATO



Já imaginou uma Copa do Mundo sem Léo Messi, Cristiano Ronaldo e Zlatan Ibrahimovic?

Então comece, pois a chance existe. Argentina, Portugal e Suécia podem perder a festa na África do Sul.

Dos três, a Argentina é a única que estaria classificada se as Eliminatórias terminassem hoje.

Messi e demais hermanos estão em quarto lugar, dois pontos à frente da Colômbia.

Faltam três jogos, dois fora:

Paraguai, amanhã, em Assunção (se vencerem em casa, os paraguaios estarão na Copa).

Peru, dia 10/10, na Argentina (o Peru já morreu).

Uruguai, dia 13/10, em Montevidéu (os uruguaios estão 4 pontos abaixo do G-4 sul-americano, mas podem chegar à última rodada com chances).

Eu sei que muita gente se deliciaria, mas eu não gostaria de ver uma Copa sem a Argentina. E como, mesmo se Maradona não conseguir colocar seu time entre os quatro primeiros, ainda haverá uma repescagem (contra alguém da Concacaf), não acho que verei.

Já no caso de Portugal e Suécia, estamos falando de um horror comparável a “Alien x Predador – II” (acredite, eu vi os dois, e o segundo é muito pior).

As duas seleções estão no grupo 1, liderado pela Dinamarca, com 17 pontos.

A Hungria tem 13, a Suécia 12, e Portugal 10. Faltam três rodadas.

Para os suecos:

Malta, fora, amanhã.

Dinamarca, fora, dia 10/10.

Albânia, em casa, dia 14/10.

Para os portugueses:

Hungria, fora, amanhã.

Hungria, em casa, dia 10/10.

Malta, em casa, dia 14/10.

Na Europa, os nove campeões de grupos se classificam direto. Os oito melhores segundos vão para um sangrento mata-mata, pelas últimas quatro vagas.

Faça sua escolha para torcer por CR ou Ibra.

Um deles estará na praia durante a Copa. Ou os dois, cenário que, hoje, é o mais provável.



  • Edouard Dardenne

    Humm, você parece mesmo ser leitor de Tom Clancy. To errado? Um abraço.

    AK: O livro é bem melhor do que o filme. E olha que o filme não é nada ruim. Um abraço.

  • Fred Ferreira

    André, Sinceramente, não estou ligando nem um pouco para a presença ou não dos jogadores citados…Sou do tempo que as pessoas gostavam dos clubes, dos times, o carinho pelos jogadores era consequência….Hoje em dia, parece que os individuos são maiores e mais importantes que os clubes e as seleções….Pra mim, isso é simplesmente ridículo….Essa ânsia em gerar super-ídolos só é bom pra quem quer vender produtos e gerar dinheiro….Por causa disso, os clubes estão cada vez mais fracos e “diminuídos”, inclusive na Europa….

    AK: Estamos falando de Copa do Mundo. Se Messi não for à Copa, a Argentina também não vai. Um abraço.

  • Massara

    AK,

    Numa boa, times que não conseguirem vencer seleções como as de Malta, Hungria e Albânia simplesmente não farão falta alguma na Copa do Mundo.

    É claro que é bacana ver seleções tradicionais na Copa do Mundo. Mas prefiro assistir a bons jogos de futebol, mesmo que, para isto, alguns destaques individuais tenham de ficar de fora.

    Abs.

  • Raphael Silva

    Bom, escolhendo entre CR e Ibra, fico com Ibra. Bem menos arrogante e muito mais bola!

    Pra constar, não acho que os Hermanitos ficarão de fora. Mas, a repescagem será dura…

    Abs

  • Raphael Silva

    Complementando…

    A repescagem pode ser cruel com os Hermanitos. Já pensou se vem o México??? rsrs

  • Joao Luis Amaral

    Fala, André!
    Não é que quero ver os hermanos fora… mas do lado futebolístico, é hilário vê-los sofrer um pouquinho (para sentirem o que sentimos quando o assunto é Libertadores e eles nos detonam…).
    Claro que Copa com Argentina é mais legal, principalmente quando eles perdem prum país que nem sei onde fica no mapa.
    Mas essa pressãozinha e a cara de pastel do Maradona são impagáveis!
    Até torço para que Portugal vá, sim. Mas torceria para valer se o maleta do CRonaldo não pudesse jogar, sei lá, por causa duma unha encravada…
    Grande abraço,
    Joao Luis Amaral

  • Marcel Souza

    Eu acho que a Argentina classifica e vai dar trabalho na Copa. Entre Portugal e Suécia, eu torço por Portugal, mas tá dificil…

  • Wanderley Takahashi Assis

    Caramba André “Alien x Predador – II” (acredite, eu vi os dois, e o segundo é muito pior), muito pior mesmo?? Eu só vi o um e já achei horrível!!

    Argentina fora é um sonho… adoro quando vejo os nossos hermanos chorando com derrotas…

    AK: Sobre os filmes: sabe aquele erro (que se repete semanalmente) de dar uma olhada “no que está passando” em vez de ir dormir? Pois foi assim que eu vi o primeiro “Alien x Predador”. Peguei do meio para o fim, e, meu Deus, que porcaria. Já o segundo eu fiz questão de ver desde o começo, por curiosidade mórbida – como tiveram a capacidade de fazer outro? É absolutamente horroroso. Ficção não é um dos meus gêneros preferidos, mas “Alien, O Oitavo Passageiro” é brilhante. E fica melhor a cada barbaridade que os caras cometem com essas ideias. Um abraço.

  • Renato

    A FIFA, finalmente, descartou a possibilidade de o Morumbi configurar como um dos estádios da Copa-2014, e vai propor ao presidente Lula e ao governador Serra a construção de um novo estádio na cidade de São Paulo.

    Ou seja, parece que a racionalidade vai prevalecer,a despeito do poderoso e obscuro lobby pela candidatura Morumbi.

    Indagado sobre a decisão da FIFA, que decreta o fim do sonho sãopaulino, Juvenal Juvêncio se faz de desentendido, diz que o Morumbi está quase pronto e que é o melhor estádio do Brasil… A altivez e a arrogância sãopaulinas, quem diria, degeneraram em altismo e fanfarronice.

    A seguir, a notícia completa sobre o fato:

    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Selecao_Brasileira/0,,MUL1296341-15071,00-SECRETARIOGERAL+DA+FIFA+CRITICA+O+MORUMBI+E+FALA+EM+NOVO+ESTADIO+PAULISTA+N.html

    08/09/09 – 13h51 – Atualizado em 08/09/09 – 15h52

    Secretário-geral da Fifa critica o Morumbi e fala em novo estádio paulista na Copa

    Para Jérôme Valcke, a casa são-paulina não tem condições de abrigar abertura, semifinal, final ou disputa de 3º lugar no Mundial de 2014

    Renato Ribeiro
    Joanesburgo, África do Sul

    A- A+ Em evento em Joanesburgo, na África do Sul, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, criticou a estrutura dos estádios brasileiros para a Copa do Mundo de 2014 em geral, mas principalmente o Morumbi. Segundo Valcke, a casa do São Paulo não tem condições de abrigar nem o jogo de abertura do Mundial e muito menos os jogos decisivos da competição, como semifinal, final ou a disputa do 3º lugar. A solução seria a construção de um novo estádio.

    A principal reclamação do secretário geral é com relação ao espaço externo do Morumbi, já que o local não possui estacionamento e poucas rotas.

    – O problema é o espaço fora do estádio – disse Valcke.

    Para um estádio receber um jogo importante de Copa precisa ter área suficiente fora para receber um centro de imprensa, área de estacionamento para caminhões de transmissão de TV, área para patrocinadores receberem VIPs e estacionamento. A diretoria do São Paulo, porém, em conjunto com o poder público, tem um planejamento para sanar esses problemas até 2014, com a construção de um edifício-garagem nas proximidades e com a chegada do Metrô.

    Como a final deve ser no Maracanã, no Rio de Janeiro, o Morumbi é um dos candidatos a abertura. São Paulo disputa o direito com as cidades de Porto Alegre, Belo Horizonte e Brasília.

    – Em nenhum momento alguém do comitê ou da Fifa disse que São Paulo abriria a Copa. Quatro cidades mostraram interesse nesse jogo inaugural. Houve observações a todos os projetos e todos estão no mesmo nível. As coisas só vão ficar mais claras a partir de fevereiro do próximo ano – explicou o assessor de imprensa da CBF, Rodrigo Paiva.

    Jérôme Valcke ainda ressaltou que nenhum estádio de São Paulo está em condições. A construção de um novo projeto seria a alternativa. Para discutir o assunto, o secretário deve se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador de São Paulo, José Serra.

    – Está na hora de o Brasil começar a trabalhar. Não há nada lá. Um estádio sequer em condições. Temos de aproveitar que ainda temos alguns anos pela frente. São Paulo deve apresentar um novo projeto, um outro estádio – afirmou o dirigente da Fifa.

    Valcke também foi duro com o Danny Jordaan, diretor-executivo da Copa de 2010. Jordaan é candidato a presidente da Federação Sul-Africana de Futebol. A eleição é daqui a 18 dias. Para a FIFA um homem não senta em duas cadeiras. Jordaan terá de escolher o que quer: o Comitê Organziador ou a organização. Mas disse que o caso de Ricardo Teixeira no Brasil é diferente.

    – Ele já está eleito.

    Assim, Teixeira será presidente da CBF e, ao mesmo, do Comitê de 2014.

    São Paulo defende o Morumbi

    Assim que tomou conhecimento da posição de Valcke, a diretoria do São Paulo afirmou que o projeto do Morumbi para ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014 está dentro das expectativas. Além disso, no início de setembro o clube entregou ao comitê organizador o projeto atualizado, inclusive com as modificações pedidas pela própria Fifa.

  • BASILIO77

    A “cota” da Europa é muito pequena.
    Países com bom futebol e tradição acabam ficando de fora para que sobrem vagas para A.Central e Oceania…até mesmo para a America do Sul o número de vagas é bem generoso se comparado ao europeu.
    Fica claro que FIFA e a Liga europeia estão em descompasso.
    Torço sempre(quase sempre) pelos grandes. Times ou seleções.
    Os pequenos são como o tempero ou o acompanhamento de um bom prato principal, as agremiações tradicionais.
    A substituição rotineira dos grandes pelos pequenos acaba tirando a graça dos campeonatos e revela que algo precisa ser feito para “preservar os grandes”, esses sim são a essência das competições e da propria cultura do esporte.
    Argentina e Portugal tem que estar lá.

    Abraço.

  • Rafael Lucho

    Andre, esqueceu de uma outra possibilidade… nem Ibra nem CR e vai a Hungria para repescagem… mas ainda é repescagem….enquanto isso temos uma vaga para ser definida por Suica e Grecia…
    Alias, o que aconteceu com a Rep Tcheca?? Num grupo sem figurao, ta la embaixo….

    AK: Pois é, eu apenas esqueci do que, no momento, é o mais provável. Será corrigido. Obrigado e um abraço.

  • Ganhar da Argentina é sempre bom, mas não tem graça uma copa sem eles. Torço sim para que eles consigam a classificação, assim como torço para a França (que ainda corre o risco) e para Portugal.

  • Anna

    Tb acho que a Argentina se classifica. Gosto do Ibra mas torço por CR. O duelo Messi/CR/Kaka será imperdível.

  • Cruvinel

    Tb nao gostaria de ver a Argentina fora da copa…! Pô, sera q essa copa vai ficar sem graça?!
    De qq jeito prefiro ver o Cr7 do q o Ibra na Copa…. (apesar de gosta do sueco)

    Um outro jogador q eu gosto muito eh o Thierry Henry que pode nao ir para copa… e parece ser o ultimo ano dele de copa do mundo (ja tem 32 anos)! Sou fã do Henry e gostaria de ver a França no mundial – que eh outra seleçao que está correndo riscos de ficar de fora…. uma pena!

  • Eder Luiz Martins

    André acho que difilcimente a Argentina não se classifica. Agora acho bom eles descobrirem zagueiros urgentemente. Que Ironia hein, uma escola que teve Perfumo, Passarela, Ruggieri, ter de escalar Sebá é algo impensável para quem acompanha futebol.
    Quanto a Portugal,acho que criamos um mito a partir de 66. pois nem aquele time de 86, nem os pipoqueiros juniores de 91 foram alguma coisa. Na verdade está eliminatória está provando o quanto Felipão tira leite de pedra de seus times, ora sim, isto é a verdadeeira História de Portugal

  • ERIK

    ANDRÉ, INFELIZMENTE, P/ QUEM GOSTA DE FUTEBOL, ACHO QUE OS 2 FICARÃO FORA DA COPA, EMBORA ENTENDA QUE PORTUGAL GANHA´RA AS DUAS DA HUNGRIA, MAS Ñ SERÁ SUFICIENTE.

    E CONCORDO C/ VC: TB Ñ GOSTARIA DE VER A ARGENTINA FORA DA COPA.

    QUERO 1 ENCONTRO ENTRE ELA E O BRASIL NA SEMIFINAL OU FINAL NA ÁFRICA!!!

  • Daniel

    Caro André, conheces esse video no Youtube ???

    Brasil 1982 – The 11 Greatest Goals of Brasil 1982’s Magic 11

    http://www.youtube.com/watch?v=zZxvYy5-ekI&eurl=http%3A%2F%2Fcolunistas.ig.com.br%2Fluisnassif%2Fpage%2F2%2F&feature=player_embedded#t=42

  • Ricardo Pires

    Acho que se classificam a Argentina (com ou sem repescagem) e Portugal. A Suécia depende mais do Ibra do que os Portugas do metido C.Ronaldo.

    Agora a Seleção que eu torço para ficar de fora é a França, porque se aparecer na nossa frente, já sabemos o que ocorre…

    Os “Bleus” também estão meio na corda-bamba, não André?

    Abraço

    AK: Bem bamba. Mas eu também não gostaria de vê-los fora. Um abraço.

  • Rodrigo

    Realmente, não quero ver a Argentina fora da copa. Me lembro que em 1994 todos em casa estavam torcendo para a Bulgária contra a Itália, na semifinal. Dei um esporro em todo mundo: “qual a graça de ver uma final entre Brasil x Bulgária?? Que seja contra a Itália, oras”. Aí todo mundo começou a torcer pela azurra… Gostaria de ver numa mesma copa Brasil, Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai. Será que vai ser dessa vez??

  • André, concordo com o seu post.
    Mas em Copas do Mundo (não tenho tantas assim, de perto só acompanhei 4) tendo a dar mais valor a bandeira que o jogador.
    Só os craques antológicos conseguem se destacar mais que a bandeira, e, até hoje em dia, nenhum desses citados está nessa situação…
    Gosto de ver esses jogadores, mas na Copa prefiro o grupo, como a Romenia em 94, Holanda 98, Turquia 02 e Portugal 06 (esta, onde o Goleiro brilhou muito mais que o CR)… acho que a Copa se faz dessas coisas… Claro que os Craques ajudam e muito esta mística, mas a bandeira é ainda mais importante.

    Parabéns pelo sou contante ótimo trabalho, acompanho-te sempre, escrevo quase nunca.

    Abraço!

  • Coringão Z/L

    André,

    Espero que Suécia, França, Portugal e Argentina se classifiquem.

    Mas não ficarei triste se os hermanos assistirem a Copa pela TV…

    Aproveitando o “gancho argentino”, gostaria de saber sua opinião sobre a contratação do jogador Mariano Torres pelo Corinthians.

    Pelo que li e ouvi o jogador pertence ao mesmo empresário do Defederico.

    E o Corinthians, para “ajudar” referido empresário, teria concordado em registrar Mariano Torres como seu jogador (até que o atleta seja emprestado/vendido a algum outro clube interessado).

    Detalhe: está incluído no “pacote de ajuda” o pagamento, pelo Corinthians, do respectivo salário ao jogador (cerca de R$ 15.000,00 por mês).

    Se essa notícia for verdadeira, estará demonstrado que o Corinthians pagou muito mais do que foi anunciado pelo Defederico.

    Ou seja, além de haver pago um valor adicional ao Huracan (para conseguir a liberação do Defederico), teve de “engolir” o tal Mariano Torres, em inaceitável exemplo de “venda casada”.

    Ora, registrar um jogador de duvidosa qualidade técnica, pagando R$ 15.000,00 por mês, sob o pretexto de “ajudar” um empresário, é o fim da picada, ainda mais para um clube repleto de dívidas, não acha?!

    Abs.

  • Paulo

    Vamos então já comemorar bem a brasileira! Ficando felizes em disputar uma Copa com baixa qualidade técnica, sem craques ou excelentes jogadores nas equipes adversárias… Afinal de contas, quem é esperto e “sabe levar vantagem”, aproveita sempre suas oportunidades! É a eterna Lei de Gerson comprometendo várias gerações de brasileiros “malandros e espertos”. Um povo que possui torcidas que até gostam de afirmar que são “maloqueiros” com muito orgulho… Cada um manifesta a esportividade que possui ou merece ter… Apenas um lamento… Não se pode mesmo exigir muito de quem não tem melhores referenciais!

  • Coringão Z/L

    Paulo,

    Apesar de querer que Argentina, Portugal, França e Suécia estejam na Copa (por gostar de assistir futebol de boa qualidade) não acho errado alguém torcer para que tais seleções não consigam a classificação.

    Faz parte do futebol torcer contra outras seleções, especialmente quando tais seleções podem – aos olhos do torcedor – eliminar a seleção brasileira em eventual confronto direto na Copa.

    Não se trata aqui de Lei de Gérson, pois o torcedor (e mesmo a seleção brasileira) nada tem haver com a incompetência das seleções que não conseguirem a classificação.

  • Marcos Vinícius

    Lembra em 2002,quando nos classificamos para a Copa na última rodada(Brasil3x0Venezuela)?Então.
    Acho que foi o Clarín que fez uma capa sacaneando os brasileiros,pois eles se classificaram por antecipação,enquanto nós sofremos para conseguir a nossa.Deu no que deu.
    A-D-O-R-A-R-I-A ver os argentinos fora da Copa.Se aqui,no Brasil,algumas pessoas não levam essa rivalidade tão a sério,parece que por lá a coisa é extrema.Não ver um jogador da qualidade do Messi em campo é um preço módico a ser pago pelo prazer de vê-los fora de mais uma Copa.
    Quanto a Portugal,acho que,infelizmente,não passa.A Hungria,apesar de não ter tradição,tem se mostrado carne de pescoço.E não há nada pior para um time do que jogar com a obrigação de ganhar,como é o caso dos lusos.E o engraçado é que ninguém fala que o mérito daquele time de 2006 era,em parte,do Felipão.

    Pra encerrar:Tb não gosto de filmes de ficção,mas também acho”Alien-O oitavo passageiro”um dos melhores do gênero.A cena em que ela entra em uma sala,sabendo que lá há uma forma de vida,todo mundo com o olho pregado na tela,e ela acha…um gato!Foi sensacional!

  • Edouard Dardenne

    Agora sobre o tópico mesmo: acho que o problema de fato está no formato das Eliminatórias (ou Classificatórias, como já propôs algum leitor aqui). A Fifa está prestigiando a autonomia das entidades ao deixar para que elas estabeleçam a forma de competição pelas vagas. Mas, no caso da Europa, por exemplo, não faz sentido que boas seleções fiquem de fora da Copa porque deram azar na formação dos grupos e precisem, em princípio, lutar por UMA vaga em um Grupo com SEIS times. As chances de que dois ou três seleções de bom futebol caiam em um mesmo Grupo é grande.
    A ferocidade é tamanha que o fato da Copa ser disputada na Europa faz uma enorme diferença, porque o anfitrião “libera” uma vaga.
    Imagina, então, aqui em 2014! Com o Brasil fora da briga pela vaga, em tese apenas a Argentina aparecerá como favorita (afastando a realidade atual). Serão 8 times por 3 vagas + 1 repescagem.
    Abraço.

  • Marcos Vinícius

    André,alguma vez alguém cogitou usar o ranking da FIFA como critério de classificação para a Copa?

  • Caro AK, o Lancenet não deve ter gostado de seus protestos contra os são paulinos homofóbicos e Richarlyson. Eles querem mesmo é ridicularizar: http://www.lancenet.com.br/galerias/jogadores-e-sosias-famosos/14555.stm

  • Vagner Luis

    Portugal grande seleção? Na verdade, vive de ressaca de um bom e curto momento comandada por Felipão, como seleção, poucas vezes chegou à Copa e mesmo com C Ronaldo não seria tanta falta não. Já a Suécia é sempre presente. E, com relação a Argentina, também não gostaria de vê-la fora.

  • André,
    Viu os gols do Grosso (1º da Itália contra a Bulgária) e da Bósnia contra a Turquia? O gol do Grosso com pintura de lançamento do Pirlo e finalização de primeira, e o gol de falta da Bósnia lembrou os bons tempos do Zico. Vale à pena postar os links.
    Abraço.

MaisRecentes

São Paulo joga, Corinthians soma



Continue Lendo

Sqn



Continue Lendo

Gato



Continue Lendo