A DESCOBERTA DA PÓLVORA



Mais cedo ou mais tarde, faz-se luz.

Resta saber se não é só da boca para fora.

A respeito das declarações do presidente da CBF, o editorial do Lance! de hoje:

PARA A VACA SAIR DO BREJO

As declarações do presidente da CBF em defesa de um novo modelo de gestão para os clubes merecem aplausos. Já é um grande avanço quando aquele que sempre foi presidente da Seleção Brasileira resolve assumir seu papel de presidente do futebol brasileiro.

Pressionado pelas novas exigências da Fifa em prol do saneamento financeiro dos clubes, pelo fiasco da vizinha Argentina, onde a situação chegou ao fundo do poço e o campeonato teve de ser adiado tamanho o montante das dívidas dos clubes, Ricardo Teixeira acordou.

Antes tarde do que nunca.

Mas não bastam palavras de efeito. Outras vezes, quando a violência nos estádios virou o assunto de destaque na imprensa, por exemplo, a resposta da CBF foi organizar comissões, promover discussões. E nada de concreto sobrou quando o volume da mídia baixou.

Agora é preciso ser diferente. Mudar o calendário do nosso Fut, mudar o modelo de administração dos clubes, criar mecanismos que garantam a responsabilidade dos dirigentes não é de fato tarefa fácil. Nada disso pode ser feito sem o engajamento ou contra vontade da CBF – e a CBF agora quer, segundo palavras do seu presidente.

Da mesma forma, não basta Teixeira querer. É impossível mudar sem que os clubes igualmente assumam o seu papel. O Clube dos 13 tem de ir além da negociação de direitos de TV. A criação da comissão de reformulação, presidida pelo professor Luiz Gonzaga Belluzzo, é passo importante, notícia alvissareira que pode gerar bons frutos.

O cenário da mudança está montado. Uma onda está no ar. Se cada um cumprir a sua parte, clubes, dirigentes, federações, CBF, parceiros comerciais e detentores de direitos, a vaca do Fut Brasil com certeza não vai para o brejo. Ao contrário, poderá entrar finalmente num círculo virtuoso de prosperidade.



MaisRecentes

Vencedores



Continue Lendo

Etiquetas



Continue Lendo

Chefia



Continue Lendo