PELA VOLTA DA SUNGA



(Alerta: Não gosta de natação? Não prossiga.)

Declarações do sérvio Milorad Cavic, hoje em Roma, mostram o tamanho da piada em que se transformou o Mundial de Natação, por causa da polêmica dos trajes.

Cavic é o cara que “ganhou” de Michael Phelps na final dos 100m borboleta em Pequim. Ele permanece convencido de que tocou o bloco de chegada antes do americano, mas não com a força devida.

Parece que ele não dá muita importância para o fato de os dois sistemas de cronometragem, e fotos em alta resolução da chegada, terem confirmado a vitória de Phelps.

Cavic está babando pela oportunidade de bater o maior campeão olímpico de todos os tempos, e não quer que os trajes estraguem o momento.

Cavic também não aguenta mais ouvir alguém dizer que Phelps está sendo obrigado a nadar em Roma com um traje inferior, por questões contratuais.

“É lealdade. Eu sei que ele está ganhando muito dinheiro da Speedo. Mas a liberdade tem um preço, e quanto você paga por ela é algo que depende de você”, disse o sérvio.

A Speedo liberou os nadadores que usam seus maiôs para vestirem outros trajes (o “Arena X-Glide” e o “Jaked”, que literalmente bóiam, são considerados mais avançados) em Roma. Mas Phelps, que é patrocinado pela marca desde adolescente, e com um contrato milionário, decidiu ficar com o LZR.

Cavic se ofereceu para ajudá-lo. “Se Mike quiser um Arena, ele só precisa dizer. Se ele quiser um Jaked, e não arrumarem um de graça, eu compro um para ele. Ele tem opções. Estão dizendo que ele tem de nadar com um Speedo. É mentira”.

“Michael tem três opções. A primeira é usar o maiô que vem usando. A segunda é arrumar um desses trajes novos, e eu garanto que a Arena conseguiria um em questão de uma hora. A terceira é um sonho meu, que todos os nadadores da final estejam de sunga. Eu juro por Deus que é isso que desejo, mas esse é o cenário menos realista de todos”.

Milorad Cavic deu essas declarações antes da semifinal dos 100m borboleta. Na água, falou ainda mais alto.

Classificou-se com o melhor tempo (roubando o recorde mundial de Phelps): 50s01.

Phelps ficou em segundo, com 50s48, e disse que não trocará de maiô.

A final acontece neste sábado. Certeza, apenas, é que ninguém estará de sunga.

——

ATUALIZAÇÃO, SÁBADO 01/08/09, 15h05 – Resultado da final dos 100m borboleta:

Michael Phelps (trajando Speedo LZR): 49s82 – novo recorde mundial

Milorad Cavic (trajando Arena X-Glide): 49s95

Fim de papo.

Disse Phelps (sobre as declarações do sérvio): “Como isso poderia não me motivar? Quando coisas são ditas, o único resultado é me estimular sem limites. Eu adoro.”

Disse Cavic (ainda na piscina, para Phelps): “Você é o cara.”

Engraçado como, neste Mundial de Roma, a natação ficou parecida com hipismo e fórmula-1. De qualquer forma, isso tem data para acabar: janeiro de 2010.

Será muito interessante ver se os recordes mundiais quebrados em Roma sobreviverão mais do que o normal.

E se o alemão Paul Biedermann (que bateu Phelps nos 200m livre) continuará nadando na frente.



  • Cruvinel

    Essa polêmica dos maiôs tem dado panos para mangas!

  • Ricardo Medeiros

    Eu acho isso tudo papo furado… Os maiôs estão ai pra todo mundo… Quem coloca a desculpa da derrota no maiô é um mau perdedor. Os melhores nadadores continuam ganhando… Os melhores continuam sendo os melhores. A FINA devia parar de frescura e liberar os maiôs.
    E o Phelps tem é que parar de chorar e começar a nadar! Ele mesmo já ganhou provas nesse Mundial só com bermuda contra adversários de maiô… então não tem essa de que o maiô está alterando performances a ponto de piores nadadores vencerem melhores. Como disse o Gustavo Borges recentemente: OS MELHORES CONTINUAM VENCENDO!
    Concorda?!

  • Leonardo Pires

    Que o cara falou bonito não se pode negar…

  • Jovaneli

    É como a minha esposa falou: se for padronizar, como ficariam o futebol e suas chuteiras diferentes, os corredores do atletismo e suas sapatilhas diversas e por aí vai.
    Acho utopia imaginar que um dia os caras nadarão só de sunga. Mas que é uma delícia a discussão, isso é.

  • Acho que você trocou o nome do esporte. Isso não é mais natação, é Fórmula 1… (pelo menos até o ano que vem). Abraços.

  • Anna

    Eu tb prefiro sunga. Por fazer os nadadores mais humanos sem”doping tecnológico” e esteticamente é mais bonito de se ver. Não só a beleza mas a sensação real de que se parece mesmo um peixe. Mas acho que os que torcem pela sunga são aqueles que têm uma visão romântica da vida sem excesso de tecnologias para se conseguir baixar os tempos. Os verdadeiros aficcionados por natação.

  • Willian Ifanger

    Eu quero as mulheres de biquini…….pode?

  • Leonardo Pires

    Ô, Anna, essa aí foi forte! “Esteticamente é mais bonito de se ver”… Mas aí eu vou dizer que prefiro desfile com a Ana Hickmann!

  • Rafael

    Acho que para homens só deveria ser liberado o uso de bermuda, no caso das mulheres ja eh mais complicado fazer controle dos maiôs. Mais que está nítido que “só quem ganha é quem tá de x-glide” está.

  • David

    Todo mundo de sunga não dá, mas bermuda até o joelho seria possível. Se for pra usar traje completo, deveriam padronizar então, uma marca só fornecer pra todos, igual aos pneus na F1 (depende do ano), e os motores (ou o carro todo) em algumas outras categorias do automobilismo.

    Quanto a comparação com chuteiras de futebol e sapatilhas de atletismo, garanto que se todos jogarem e correrem descalços, não vai se alterar o resultado de nenhuma competição. Descalço, contra descalços, Messi seria o melhor do mundo e Usain Bolt o homem mais rápido. Mesmo num esporte que depende altamente de equipamento, como o ciclismo, ninguém ousaria dizer que Armstrong ganhou o que ganhou porque tinha uma bicicleta melhor.

    O fato é que esses trajes de banho estão sim fazendo a diferença, não sou ludita, mas se um atleta tem uma vantagem por causa da roupa, pra mim é doping tecnológico.

  • Henrique

    Quando a Speedo lançou o LZR feito especialmente pro Phelps o treinador dele não reclamou, agora que lançaram outros maios e ele perdeu uma ele arranja uma desculpa… Pra mim isso é papo de mau perdedor.

  • Anna

    Leonardo, foi forte mesmo… Foi mais forte que eu. Pensei alto, eu diria. Mas meu interesse em primeiro lugar é no esporte: natação. Depois estético porque ninguém é de ferro e eu não sou tb. Vem em segundo plano. Valeu a menção ao meu nome! rs

  • Teobaldo

    Phelps é o (único) cara. E tamos conversados. Nunca pensei que torceria por um americano, mas foi impossível não “ajudar”, principalemente nos últimos 15 metros (obviamente não fiz a medição). Cavic, fica prá próxima… segundinho prá você “tá bão” demais.

  • E, no final, deu Phelps de novo. O Cavic precisa aprender a fechar uma prova se quer ter alguma chance na vida contra o maior nadador da história do esporte.

  • Anna

    André, muito boa sua atualização. Esse Cavic é marrentoooo! Phelps provou quem é. Sensacional o bis de ouro de Cesar Cielo, nos 50m. E o mais legal foi a declaração de Phelps sobre a polemica do maiô e tb sobre o feito de Cielo, de que ele apostava nele. Bom final de semana.

  • Gosto de natação, acompanho quando posso, mas tô boiando agora… O que vai acontecer em janeiro de 2010? Os maiôs serão proibidos? Se isso acontecer ótimo, maiô é pra mulheres, homem tem que vestir sunga. E desde que me entendo por gente provas de Natação sempre foram de sunga. Tem horas que sou vanguardista, mesmo sendo novo. Parabéns pelo blog! Um abraço.

    AK: Sim, os trajes que bóiam serão proibidos. Um abraço.

  • Pedro Valadres

    André, o Biederman está sim mais rápido que o Phelps. Se a diferença entre os dois fosse de milésimos, eu até aceitaria a versão do maiô. Mas a diferença tem sido na casa do segundo, então não tem papo: Phelps é o maior nadador da história, mas está sim mais lento que o Biederman independente do traje que estão usando. E é claro que em sua melhor forma, Phelps ganhará do alemão nos 200 livre.

    Cavic tornou a prova MUITO mais interessante. Primeiro porque é um nadador espetacular, segundo porque as provocações dele pilharam o Phelps e transformaram essa prova dos 100 borboleta uma das mais empolgantes dos últimos tempos!

    Abraços!

  • George

    Já dizia Popov: “Eu tenho minha própria pele” e vencia com sunga e tudo contra os maiôs, não os de hoje claro, Phelps vence com material e inferior, mostrando quem é o deus das piscinas, uma hora dessas o Biedermann vai pensar umas mil vezes antes de provocar o Phelps.

  • Daniel

    Eu acho que quem deve ter fumado maconha dessa vez foi o Cavic…

  • Alexandre

    Abaixo os maiôs tecnológicos: biquinis pra mulherada!

  • Bruno

    André, sou nadador. Só fica uma ponta de desânimo com esses trajes: lendas tem seus nomes ofuscados na história.

    A retirada dos trajes, vai se um estímulo a mais André. Você vem acompanhando as competições, e os nadadores nao comemoram mais um recorde mundial. Agora a partir de 2010, quem bater um recorde mundial, vai comemorar e muito.
    Em relação aos nadadores, os que tiverem cabeça vão continuar no topo. As máscaras vão cair…

    Mas André, depois dos trajes, começou a rodar um dinheiro absurdamente maior na natação, empresas investindo pesado pro melhor desempenho na água. Você não concorda que os trajes vão voltar? Querendo ou não, a natação vai “empobrecer”… O que vai ser da natação…

    Grande abraço

    AK: Mas o risco da natação se transformar em F-1 era muito perigoso, não acha? Um abraço.

  • Ronald Simões

    Qual seria o tempo de Michael Phelps com o Arena X-Glide? Acho que a natação perdeu muito com esses trajes. Quando um nadador chegava na frente não tinha mais nenhuma discussão. Ele era o mais rápido. Agora ficamos na dúvida de ele é realmente o mais rápido.

MaisRecentes

Presente



Continue Lendo

Em frente 



Continue Lendo

Acordo



Continue Lendo