A FALTA QUE CRISTIAN FARÁ



Uma das commodities mais valorizadas no mercado do futebol é o jogador de meio-campo que sabe atuar nas duas dimensões do jogo.

Muitos times não têm nenhum jogador assim, e povoam o meio de volantes especializados em recuperar a bola.

É só metade da equação. A outra metade – e o problema – aparece no momento em que é preciso saber o que fazer com ela (tocar de lado não é opção válida).

Alguns times têm um jogador que corre, marca, passa e chuta. O impacto da presença desse jogador é evidente até para quem não presta atenção.

Outros times, privilegiados, têm dois. Não por coincidência, são os mais bem-sucedidos.

O Corinthians tinha dois, até o final da tarde de ontem, quando foi anunciada a transferência de Cristian (e do lateral-esquerdo André Santos, que precisa de reposição imediata) para o Fenerbahçe.

A dupla Cristian e Elias foi uma das principais razões dos títulos recentes. Por causa da proteção que ela oferecia, a defesa foi tão sólida no Campeonato Paulista e na Copa do Brasil.

E por causa da qualidade dos dois, com a bola, o ataque (e, talvez até mais importante, o contra-ataque) foi tão eficiente.

No jogo que, de fato, deu o título paulista ao Corinthians (primeira semifinal contra o São Paulo, no Pacaembu), os gols foram marcados por Elias e Cristian. O primeiro, numa jogada de atacante, entrando na área. O segundo, numa bola que ele mesmo roubou e mandou para o gol, nos acréscimos.

É só um jogo, mas um bom exemplo.

Ao perder Cristian (compreendo as necessidades do clube e o significado da oportunidade para o jogador), o Corinthians desfaz um encaixe que não é fácil de encontrar.

Ao mesmo tempo, quem poderia prever que essa dupla daria tão certo?

Se havia alguém, é o técnico que terá de reconstruir (por enquanto) um setor vital de seu time.

O Corinthians tem sorte por ter Mano Menezes.



  • Jovaneli

    André, o Cristian é simplesmente o melhor primeiro volante do futebol brasileiro. Marca forte, tem bom passe e leva pouquíssimos cartões nos jogos, consequentemente está sempre à disposição do treinador. Cristian quase nunca esteve fora do time por cartões. Por lesão, apenas uma vez, no início do Paulista.
    Imagine o valor desse atleta para o técnico? Poder contar com os bons serviços dele no campo, por muitas e muitas partidas. Esse é um aspecto que pouca gente notou na passagem do Cristian pelo Parque São Jorge.
    Preferiu-se destacar o Cristian xerife, que intimida jogadores, como Neymar, e esqueceu-se que se trata de um ótimo profissional.
    Se nada mudar, até por estar jogando no futebol europeu, acredito que Cristian será convocado para a seleção? Fosse eu o técnico, ele seria meu titular na Ádrica do Sul.
    Como você, André, bem escreveu, Cristian é capaz de defender, roubar a bola e sabe o que fazer com ela. Gilberto Silva, atual titular da seleção, faz só a primeira defensiva.
    Não tenho dúvida de que Cristian é muito mais importante para o time de Mano Menezes do que o bom lateral André Santos. Fará muita falta.

  • Alexandre Reis

    André, se vc procurar vai ver um comentario meu dizendo que o Caio Jr tinha feito a maior burrice da carreira, quando liberou o Cristhian do Mengão por causa de um jogo.

    E o pior ficou com o Jailton, que ainda bem tb ja foi.

    Abs

    Alexandre Reis

  • Anna

    E pensar que Cristian nao emplacou no Fla. Com certeza tem o dedo de Mano Menezes e ele deve ter sentido bastante a saída dele e do andre Santos tb. O Cristian era o motorzinho do time, catalisava todas as jogadas. Mas MM deve encontrar um jeito de reconstruir essa parte do Corinthians de forma meticulosa e precisa.

  • Lá se vai o Cristian, lá se vai o André Santos, lá se vai o 5º título do brasileiro…

  • leonardo atleticano

    Muito bom, muito bom mesmo, felicidades aos atletas na nova empreitada e tomara que o Corinthians perca essa sua força de conjunto, o time está muito encaixado, deve sentir um pouco e perder pontos até a volta do padrão.

  • pedro rossi

    O Cristian fará muito mais falta que o André Santos.
    O Cristian sim é jogador de seleção. O André Santos não sei se é.
    Abs. Bom post.

  • Acho que AMBOS farão MUITA falta ao time… e não somente Christian.

    Torcedor parece não ter memória: André Santos, em 98 partidas, fez 25 gols com a camisa do Timão. Juntando todos os gols de 3 bons laterais esquerdos que já passaram por ali (Dida, Sylvinho e Kléber), não chegamos nem perto desse número.

    Somente Vladimir (contando os jogadores dessa posição) tem mais gols (30) que André Santos! (e olha que um jogou mais de uma década, enquanto outro somente 98 jogos).

    Foram gols decisivos, golaços, gols comuns, gols de todos os jeitos… fora as assistências.

    Fará sim MUITA falta sim senhor! Se estava mascarado ou não, já são outros 500…

    Christian fez “somente” 8 gols… mas esse cara é a cara da FIEL… mordi a língua quando chegou ao Parque… “refugo do Flamengo”, pensei… ledo engano… comeu a bola, cuspiu sangue, transpirou raça e emoção…

    Vão com Deus, AMBOS, estão imortalizados no MEU coração corinthiano!

    Fellipe Elias

  • Massara

    André, e os valores?

    AK: Achei baixos, mas os dois não são mais garotos. Um abraço.

  • adamantina

    Andre,primeiro parabbens pelo blog,como vc postou o Cristian e Elias eram os pilares do Corinthians,nenhuma equipe do Brasil e poucas no mundo tem 2 volantes como eles,que marcam,passam puxam contrata ataque e fazem gols como eles.Cristian alem da raca,tem um senso de colocacao e recuperacao quase perfeitos,dificilmente eu vi o adversario levar a melhor sobre ele.Andre Santos tbem fara falta,pois e o lateral da selecao no momento,apesar de eu nao concordar.Mas Andre me responda vc nao acha que eles deveriam se autovalorizar mais e procurar um time, um mercado maior do que o Fenerbach,que apesar do crescimento nos ultimos anos ainda e um time periferico na Europa? Pelo menos o Corinthians tera direito a 20 porcento de uma futura negociacao da dupla,o que se eles manterem o nivel com certeza ocorrera.Abracos e desculpa o post longo.

  • Pedro Valadares

    Poxa, tudo bem os dois não são mais garotos, isso é fato. Porém, um jogador de 26 anos tem pelo menos mais 5 anos de bom rendimento físico. O valor foi ridículo!

    Acho que bom negócio foi para jogadores, pois dizem que por lá, além do salário rola MUITO dinheiro por fora!

    Tá aí outro ponto que perdemos pros argentinos. Lá eles vendem melhor. O motivo é só a maior facilidade de adaptação com a língua, André?

    Abs!

  • Ariel

    O Cristian fará mais falta que o Andre Santos, pois nos ultimos jogos deu pra perceber o gigante que o Cristian é na defesa, além é claro de possuir muita velocidade para sair em contra-ataque… fará muita falta sem duvida

  • BASILIO77

    Revolta geral na torcida.
    Pela perda e pelos valores considerados baixos, mesmo com o detalhe da idade de ambos.
    Mas quem em Dez/07 imaginaria que em 1 ano e meio, após um RETORNO TRANQUILO à serie A, o SCCP teria sido campeão paulista invicto e campeão da CB e no inicio do brasileirão apontado como um dos favoritos?
    Quase ninguém.

    Fato é que foram 7 mi de euros por Cristian. O o bom(e badalado desde 2008) Ramires saiu por 7,5.
    Mais 5 mi de euros por A.Santos. Esse talvez um pouco abaixo do possível.

    Achei os valores normais.

    Técnicamente a perda de ambos será grande.
    A de Cristian principalmente.
    Uma pena que os turcos enxergam bem futebol.

    Apesar de tudo isso épossível remontar o bom time, afinal, não há nenhum timaço na concorrência.
    Haverá perda sem dúvida.
    Douglas, tomara que seja vendido, deve perder a vaga para outro com maior participação no jogo. Dentinho e JH não aguentam mais cobrir a moleza do colega e agora não tem mais o Cristian na retaguarda.

    Enfim, o problema no SCCP não são as vendas e sim quando o clube vai as COMPRAS.
    Vamos ver o que farão pra repor.

    Abraço.

  • Fabricio

    Acertou em cheio!

    A importancia de ter uma dupla de volantes capaz de jogar alem de destruir eh enorme! Eh so lembrar de Vampeta/Rincon e Mineiro/Josue, so pra citar alguns exemplos.

    Muitos volantes sabem chutar de fora da area, mas saber lancar e enfiar bolas, ja eh mais raro. O passe que ele deu pro gol do Ronaldo na segunda semifinal contra o Sao Paulo e o passe de primeira que ele deu pro gol do Dentinho contra o Flu foram geniais!

  • Marco Aurélio – Santos/SP

    Só uma consideração. To vendo um alarde muito grande por causa dessas duas saídas do André e do Cristian. Lógico que os 2 eram muito importantes para o time, mas parece que é recente esse êxodo de jogadores para a Europa e que os clubes não estam acustumados. Um bom exemplo é o São Paulo, perdeu grandes jogadores (Cicinho, Lugano, Breno, Mineiro, Josué, Danilo, Ricardo Oliveira, Leandro…), mas continuou montando grandes times vitoriosos. E por que ?… porque tinha a peça chave, Muricy Ramalho, assim como o Corinthians tem a sua, Mano Menezes. Só o tempo irá dizer o tamanho dessas perdas, mas acredito que o trabalho continua, o Corinthians hoje tem um esquema que entra ou sai jogador e permanece, igual ao São Paulo vitorioso dos últimos 4 anos. Sem falar amigos, que temos aquilo que todo clube procura, todo time quer… o craque, o Ronaldo, o artilheiro das copas, o fenômeno.

  • Cida

    Uma dupla que irá fazer enorme falta no Timão…

    A garra e qualidade maravilhosas de acompanhar e sentir felicidade …

    Espero que sejam tão valorizados como foi no nosso grande CORINTHIANS !!!

    Sorte aos dois…

    Cidinha

  • Warlleymoraes

    Quanto tempo no corinthians nao havia alguem como ele, Cristian.
    Podemos fala hj que ele e um exemplo, figura entre poucas que teve e terá seu nome lembrado entre corintianos de todo pais.
    Tambem podemos dizer e assim reconhecer aquele que podemos fala que ele vestiu a camisa do corinthians, luto, batalhou, foi um guerreiro.
    E assim podemos reconhecer ele nao so como mas um meio campo que se destaco no corinthians, mas dizemos qeue foi ele, a pessoal que foi o coração do time.
    Me despesso dizendo:
    CRISTIAN A KARA DO CORINTIANS…………..

  • Jorge

    Com certeza a dupla Cristian e André farão muiiiita falta uma vez que não somente faziam a marcação como também apoiavam o ataque com muita eficiencia. Resta saber se o time e principalmente a diretoria já tem em mente os substitutos para as vagas para dar continuidade no campeonato brasileiro já que o título estara mais distante se houver novas perdas conforme as noticias que estão sendo veiculadas sobre Douglas, Felipe, Elias e etc….
    Cristian e André Santos, Boa Sorte , SUCESSO !!!!

    Abraço

  • Rodrigo

    André, cho engraçado você falar que poucos times têm uma dupla como essa, que marca e sabe armar. Mais engraçado ainda é a grande maioria concordar com isso. O trágico é notar que você não descobriu nada demais, mas ainda assim nosso grande Dunga não enxerga dessa maneira. Quantas combinações ele poderia fazer ali no meio? Gilberto Silva é mesmo imprescindível? Por que a seleção sempre tem que ter um intocável que não agrada a ninguém, a não ser ao próprio técnico? Tá, misturei as estações, foi mal… rs
    Agora, sobre o que a Anna disse, tem jogador que rende mais com determinado técnico mesmo. O Luxemburgo é mestre nisso. Vampeta, Muller, Rincón… esses caras jogaram muito mais bola com ele no comando. Acho que a grande maioria ali do elenco do Corinthians só jogou o que jogou porque o técnico é o Mano mesmo.
    Basílio77: será que os dois queriam continuar no Corinthians?

  • Maurício Salgado

    André, achei sua análise PERFEITA!!!!
    Concordo em gênero, número e grau com vc:
    1- o segredo do Corinthians, como a de todo time vencedor era a dupla de volantes;
    2- isso porque a bola era roubada (sem falta) e entregue com qualidade para o Douglas ou para os atacantes; no contra-ataque, o Corinthians ganhou quase todos os seus confrontos;
    3- é impossível para o clube e para o jogador recusar esse tipo de proposta;
    4- tb concordo que ninguém dava nada para eles, exceto Mano, que será o responsável pela reconfiguração do time, que se apresenta iminente e inevitável;
    Pelo que sei o Lucas vem aí, já seria uma ótima opção…eu acho que nada está perdido, confio no Mano e estou com ele, vamos atrás do brasileirão

  • cleber gallego

    AK, VOCÊ NÃO ACHA QUE O SR. ANDRÉS SANCHES TEM A OBRIGAÇÃO DA DIMINUIÇÃO PROPORCIONAL DE 02/11 AVOS DO INGRESSO, VISTO QUE NÃO ADIANTA LOTARMOS ESTÁDIOS COM OS VALORES ABUSIVOS DOS INGRESSOS, POIS QUALQUER LIXO DE PROPOSTA QUE ELE RECEBE NEGOCIA DOIS JOGADORES TITULARES, ENTÃO ACHO JUSTO TAMBÉM PAGAR MENOS PARA VER JOGADORES MENOS HABILITADOS EM RELAÇÃO AO ANDRÉ SANTOS E CRISTIAN. ANDRÉ, REVEJA TAMBÉM O VALOR DA ANUIDADE DO MEU CARTÃO FIEL TORCEDOR “INGRESSO MINHA VIDA”, JÁ QUE FIZ MINHA PARTE AO DAR ESTA RECEITA ANUAL DE R$ 75 AO CORINTHIANS, MAS O SENHOR SE MOSTROU SEM QUALQUER INTERESSE EM MANTER JOGADORES DE NÍVEL, LOGO ACHO JUSTO TAMBÉM PAGAR MENOS QUANDO MEU TIME QUE VAI A CAMPO É LESADO, PODE SER DESTA FORMA? SE TRAGO RECEITA AO CORINTHIANS, ME ACHO NO DIREITO DE EXIGIR QUE O TIME SEJA RESPEITADO E NÃO LIQUIDADO NA BASE DA BACIADA, TIPO “LEVE 02, TÁ BARATINHO…”

  • Massara

    André, você sabe os valores?

    Procurei em tudo que é lugar, mas parece que o Corinthians não divulgou.

    Você pode revelar?

    Abs.

  • Guilherme

    Realmente foram duas grandes perdas, entretanto, teremos o Marcelo Oliveira na esquerda e no meio temos o Jucilei (joga muito) e o Edu (sem dúvida um grande jogador).

  • Massara

    Acabo de ler no blog do Juca que o Corinthians receberá R$13 mi pelos dois.

    Pouco mesmo.

    Sabe dizer por quanto cada um foi vendido?

    O mais estranho é que o Fener está atrasando salários de jogadores e mesmo assim não está com o escorpíão no bolso.

    Abs.

  • Roberto

    Não sou corintiano, mas ainda assim lamentei a ida do Cristian para o Fenerbahce.. Ele era um exemplo de profissional tanto dentro quanto fora de campo, quando eu queria lembrar de um grande volante atuando no Brasil lembrava primeiramente dele.
    Mas como disseram, o Corinthians não tem sorte de ter somente o Ronaldo.. Tem sorte principalmente de ter o Mano Meneses, que sabe extrair 110% da capacidade de seus jogadores. Eu como gremista olhando o time vice-campeão de 2007 da libertadores posso dizer isso.
    Como diz o ditado, o Mano extrai leite até de pedra..!

  • marcio blade

    cristian o imortal esse era a cara do corinthians vai com deus que vc merece
    la se foi o 5 brasileiro pq com as peças de reposiçao do banco chora
    que libertadores ja ficou bem mais longe tmb

  • thiago pinto alves

    Meu até quando o corinthians vai agir desta maneira tanto se falou em lutar pelo brasileirão e vendendo os melhores jogadores do elenco, desta forma vamos lutar novamente para não cair para a segunda divisão ano que vem, já pensou ano do centenário disputando a segundona novamente que vergonha desta diretoria que só pensa em contratar atacantes quero só ver como eles iram fazer para repor estas peças importantes que estão saindo e eu garanto de que não serão os únicos a deixar nosso Timão…
    Vamos lá agora só nos resta rezar para que da mesma forma que estão saindo jogadores importantes venham tb pq ninguem merece Bill, Souza, Otacilio fominha Neto…ninguém merece isso…

  • ADSON CARVALHO

    André, sou da turma que cresceu ouvindo o chavão: “Em time que está ganhando não se mexe!!!”. Perder dois ídolos e jogadores-chave no esquema de Mano Menezes, nesta altura do campeonato e na véspera do time disputar a libertadores no seu centenário é deveras “Estranho”. A Diretoria não respeitou a fiel fazendo a negociação na calada da noite e a preços módicos (aproximadamente $ 6.000.000,00), principalmente se observarmos a relação Custo-Benefício. Com certeza o Fenerbahçe vai lucrar muito com a transação.
    Será que existe um “Mensalão” no timão??? Termino meu comentário com a seguinte frase: “Não acredito em bruxas, mas que elas existem, existem…”
    att.
    AC

  • Fábio Minghetti

    Cristian estava aparecendo maisultimamente, mas o André Santos fará tanta falta quanto o Cristian. Os jogos que me lembro sem o André Santos foram preocupantes!

  • Rodrigo

    Eu sou Flamenguista e sempre disse que o Flamengo começou a afundar quando o Cristian saiu….. O cara fechava o ferrolho com o Toró ali no meio…. Agora vai lá pra fora….. Os Corinthianos em breve vão perceber a falta ……

  • Marcos Eduardo Franco de Camargo

    Sou corintiano.Creio que a diretoria e o Mano Menezes,já esperavam por essas perdas,como haviam ditos após a conquista da Copa do Brasil.Tenho a certeza que ambos estão trabalhando para repor as duas posições perdidas e com certeza virá grandes surpresas para nós corintianos,é só aguardar! Desejo toda a sorte do mundo para ambos(Cristian e André Santos),pois mostraram realmente o que é jogar no TIMÃO!

  • BASILIO77

    Rodrigo, em geral os jogadores querem ficar com quem paga mais.
    E a diferença no caso dos dois é em torno de 5 vezes a mais na Turquia.
    Conquistaram a torcida com boas atuações.
    Veio a proposta e aceitaram.
    Normal.
    Abraço.

  • raphael

    André, vejo que existe um drama exacerbado pela saída de jogadores dentro do plantel corintiano. Cristhian é um excelente jogador é fato, mas quem acompanha o dia a dia do time de parque sõ jorge, sabe que jucilei que foi contratado é tão bom ou melhor do que ele, sem duvida alguma que os cepticos vejam corinthians e cruzeiro, e acompanhem. André Santos sim fará falta, mas acredito que ja tenham alguém em mente, pois ja haviam oferecido Wellington Saci por emprestimo, mas deixo claro que Silvinho nao vale nem uma das pernas do ala que foi vendido. Quanto a Douglas que esta de saida, ele é instavel e constantemente substituido, o jovem boquita sempre que entra joga bem e melhor do que ele. Não vejo motivo para panicos, quanto a Felipe deixo minha opinião que ele não merece estar no corinthians, quando foi acusado de trativas antedesportivas o clube lhe ofereceu a mão, fez um otimo brasileiro e tentou forçar sua saida do clube pedindo aumento. meritos do clube que o manteve, falhou na copa do brasil, pq o corinthians nao sugeriu que baixassem seu salario???cometeu inumeras falhas no ano passado, agora com o bom momento pede novo aumento. Ronaldo que é o astro da equipe e fez muitos gols, pediu novo aumento????? Nosso terceiro goleiro é muito bom tambem, pode ir felipe. Sejam bem vindos Riquelme, entre outros..ate

    AK: Você está fazendo duas confusões graves. Jucilei e Cristian são jogadores de características diferentes. Douglas e Boquita, ainda mais. Um abraço.

  • Mario Matoso

    Sou Santista, e observando os meio-campos hoje no Brasil, acho que Cristian pode ser considerado um bom jogador, mas daí a dizer que é o melhor, que fará falta ao Corinthians, etc etc, Não acredito. Jogador comum, porém esforçado, que como se diz no jargão futebolístico, “encaixou” bem no esquema do Mano. Eu considero o André Santos muito melhor tecnicamente, faltando a ele um pouco mais de maturidade tática.
    Os Corintianos vão ficar com raiva do que vou dizer, mas observando meus amigos, percebí que Cristian começou a ser supervalorizado após aquele gesto bastante deselegante contra os são paulinos.
    Parece que é assim: quer ficar bem com a torcida do Corínthians? Marque gols contra o São Paulo, fale mal e humilhe o São Paulo ! É muito engraçado, mas me parece isso… Foi um Marketing muito bom do tal de Cristian. Vamos esperar pra ver como ele se sai lá no exterior. Saudações Santistas.

  • manoel dias junior

    o time do corinthians voltou ao inicio dos anos 60 (faz me rir)a diferença é que aquele era ruim mesmo(beirute,manuelzinho,etc)mas esse de agora são mercenarios e bebuns.dois detalhes. 1o timão tem um bando de loucos que se esparama pelo mundo de torcedores e um bando de BEBADOS que sai do BOTEQUIM da esquina para entrar em campo e manchar nossas tradições e roubarem o dinheiro que diz ser pagamento.2 SR ANDRES por favor retire nosso time da libertadores, mesmo que sofra severas punições, ainda assim não sofreremos de motivo para humilhação, vexame,vergonha, etc,etc,.jamais nosso time ganhara alguma coisa fora do pais com BEBADOS nos representando

MaisRecentes

Escolhas



Continue Lendo

Gracias



Continue Lendo

Abraçados



Continue Lendo