CAIXA-POSTAL



Aos assuntos da semana:

Roberto Carlos escreve: A queda do Luxemburgo no Palmeiras, e a sua contratação pelo Santos, foram divulgadas pelo blog do próprio treinador, a desistência do Palmeiras pelo Muricy foi divulgada pelo próprio presidente do clube, via twitter. Com esse novo formato de divulgação direta da notícia para o público, sem a intermediação da imprensa, qual o impacto que a sua profisão de reporter poderá ter?

Resposta: Boa pergunta. Novas formas de comunicação são sempre interessantes e úteis. Pessoas públicas têm usado essas ferramentas, que permitem um contato direto e instantâneo com os outros, e isso é bom. Ocorre que jornalistas sempre tiveram, e sempre terão, a obrigação de procurar esse contato com quem é notícia. Normalmente, quando esse tipo de divulgação acontece, não é surpresa. Jornalistas não podem e não devem esperar pelo anúncio de um fato no twitter. Mas ele agora faz parte do cotidiano das redações.

______

Marcelo escreve: Uma equipe brasileira perdeu novamente para uma estrangeira, para fazer a alegria das torcidas brasileiras rivais. São raros os torcedores brasileiros que se unem aos rivais pra torcer pela equipe de sua nação, em uma disputa internacional. Você acha que isso é normal? Ajuda? Atrapalha? É uma pena? Qual a sua opiniao?

Resposta: Acho normal. A relação das pessoas com seus times é uma coisa muito particular, tem fronteiras bem estabelecidas. Esse negócio de “tal time é Brasil na Libertadores…” é uma fantasia. O mesmo ocorre nos outros países em que o futebol é uma paixão. Quem não liga muito para futebol, e “torce” para um time de forma desinteressada, pode até querer que o rival, por ser brasileiro, se dê bem. Mas, para quem gosta, isso parece meio “doentio”, não? O problema do fanatismo é a não-convivência com o diferente. Mas ninguém precisa torcer pelo time dos outros.

______

Mário Sérgio escreve: Minha pergunta não é especificadamente pra você, pois sei que não cobriu ‘in loco’ a
Copa das Confederações. Assim, gostaria que algum colega seu esclarecesse se as vuvuzelas atrapalham o
trabalho da imprensa no estádio… se o barulho é mesmo infernal e se a FIFA deve ou não proibir em 2010.

Resposta: Pelo que ouvi de quem esteve lá, o barulho é realmente infernal e atrapalha muito. A Fifa ainda não decidiu o que fazer, mas se falou em proibir. Acho meio complicado.

______

Marco escreve: Cara, com a demissão de técnicos “top de linha” como Muricy, Luxa, Parreira e outros menos cotados, e a demora deles em arrumarem times para continuarem trabalhando, pergunto: Será que finalmente os dirigentes descobriram que nossa realidade financeira é diferente da européia? Será que descobriram que é bem melhor contratar melhores jogadores do que um técnico caro? Ou tudo isso é só circunstancial?

Resposta: Tudo na vida é circunstancial, creio. E técnicos considerados “vencedores”, com currículo, sempre serão muito valorizados. E sempre haverá aqueles clubes que não se importarão em exagerar na dose, e provavelmente se arrependerão. Não se esqueça de que o modelo de gestão dos clubes brasileiros permite que um dirigente gaste como quiser, e o quanto quiser. Independentemente de nossa realidade ser distante da européia, os valores que circulam no futebol são altos. Não faço parte do grupo de pessoas que acha que jogadores e treinadores “ganham demais”, não me importo com isso. Penso que o mercado em que eles trabalham é diferente dos outros, e, principalmente, creio que são remunerados pelo trabalho que fazem, não estão roubando ninguém. Mas claro que quem assina o cheque precisa, ou deveria, pensar no custo/benefício. Só mais uma coisa: os técnicos que você mencionou (Luxemburgo acertou com o Santos) não estão demorando para voltar a trabalhar. Convites não faltam, desde o primeiro dia de “desemprego”.

______

Como sempre, muito obrigado pelas mensagens. Até o sábado que vem.

(e-mails para a CP do blog: akfouri@lancenet.com.br, ou clique no link abaixo da foto)

“Aquilo está comendo as pessoas.”

Marlena Diamond, em “Cloverfield – O Monstro”.



  • Minha previsão? Com a instabilidade metMuricy Ramalho de volta ao São Paulo até setembro! Um abraço!

  • Minha previsão? Com várias áreas de instabilidade, uma frente fria trará mais tempo fechado à região tricolor. Sem um belo horizonte pela frente, Muricy Ramalho volta ao São Paulo no final do período! Ou antes, até setembro! Um abraço!

  • Anna

    Como sempre, seu blog é muito bom. Gostei muito das dúvidas dos blogueiros, principalmente a primeira. 😉 Você não esteve em 94, né, no tetra? Poderia comentar onde estava na época… Esqueci que você começou sua carreira em 95 mas é que parece que está tanto tempo na estrada… Bom final de semana! Até segunda!

  • Roberto

    André, ainda nessa discussão sobre os técnicos “top de linha”, tu achas que eles realmente valem o que pedem?
    Li que o Muricy não acertou com o Palmeiras porque queria um salário superior ao do Luxemburgo (700 mil reais, pelo que li também).
    Agora o Luxemburgo acabou de acertar com o Santos, e deve estar ganhando no mínimo essa cifra também.
    Eles não deveriam receber pelo que ganham atualmente, e não pelo que ganharam um dia. O que tu achas?

  • Pedro Valadares

    As novas tecnologias ainda me deixam bem em dúvida. Não sei se elas estão eliminando empregos ou se estão criando espaço para todos. Acho que depende do uso, né? É claro que é normal que funções sejam extintas. Porém, acho que nesse momento os jornalistas estão acumulando muitas funções. Você acha que elas vão aumentar ou diminuir o número de empregos? Você que pôde vivenciar essa mudança e incorporação de mídias, acha que melhorou ou piorou?

    Desculpe me estender tanto no post!

    Abs!

  • João Jorge Falcão da Silva

    É uma pena que comentarios são feitos para levantar alguem e não para falar a verdade.
    AK:?

  • Os não tem vez contra o verdão. Tomaram mais uma, e não foi de mais porque o verdão não quis.
    Não podem falar que estavam cansados pois viajaram de avião. Qual a desculpa desta vez?

MaisRecentes

Gato



Continue Lendo

A vida anda rápido



Continue Lendo

Renovado



Continue Lendo