ADIVINHE QUEM VEIO PARA JANTAR…



Ou seria melhor dizer adivinhe quem veio para ser o jantar?

Porque Xavi, Iniesta e o Barcelona (2 x 0: Eto’o e Messi) literalmente jantaram o Manchester United ontem em Roma.

Fora três chances de Cristiano Ronaldo, nos primeiros minutos, os ingleses não viram a bola.

É impressionante como o Barcelona (quando consegue formar bons times) joga de maneira semelhante há décadas.

Um time obcecado pela posse da bola, e pela qualidade no trato com ela.

Pep Guardiola, primeiro técnico espanhol a ser campeão com o Barcelona em 62 anos, é um representante dessa filosofia. Por isso não é coincidência que seu time seja o primeiro da história do futebol espanhol a conquistar a “tríplice coroa” (Liga, Copa e a Liga dos Campeões) na mesma temporada.

Na zona mista, depois que parou de chorar, o lateral brasileiro Silvinho falou sobre os incessantes treinamentos em espaços curtos, que servem para valorizar o controle da bola. Disse que há dias em que um time simplesmente não deixa o outro tocá-la.

A bola ainda importa. Esse é o recado que o Barcelona passou neste ano.

Samuel Eto’o (gols em Paris 2006 e Roma 2009) está definitivamente na história do clube. Lionel Messi também. E do argentino, pode ter certeza de que vem mais.

Noite linda em Roma. Inesquecível. O futebol ganhou.



  • Roberto Carlos Junior

    VOCÊ VAI ME DESCULPAR, MAS NÃO VI NADA DEMAIS NO MESSI ONTEM, O DUELO ONTEM FOI DE XAVI E INIESTA CONTRA O MANCHESTER, AGORA O MESSI FICOU NA PENUMBRA O JOGO TODO ATÉ FAZER O GOL É CLARO,

    E ENGRAÇADO

  • leonardo atleticano

    André seu rabudo, mais um testemunho ocular de um pedaço da história do esporte, continue assim, com tanta competência, a sorte vai te acompanhar sempre. Deu Barça, que bom, três atacantes e vencem tudo, aqui no Brasil, o técnico coloca dois e enche o campo de volantes. Pobre Cristiano Ronaldo, perdeu o jogo e a esportiva, virou advogado de defesa do Chelsea. Dalhe pulga.

  • Marcos A F SANTOS

    Meu caro;

    Esse título do Barça, merecido pelo que jogou hoje, é título jabuti. O Barça só ganhou porque foi colocado lá (pelo juizão da semifinal contra o Chelsea. Tá, errou para os dois lados mas mais contra o Chelsea). Não acredito muito nessas balelas de campeão moral, mas o campeão moral dessa champions é o Chelsea do Hiddink.

  • Edgard

    Que bonito o futebol apresentado pelo Barça.Ainda tem gente que defende a idéia de que não existe mais espaço para o futebol arte.
    Não existe espaço para quem não sabe o que é futebol arte.
    Parabens ao Barcelona e obrigado pela maravilha de ontem.
    Que bonito é…

  • Alex

    Viva o Barça!!!! Viva o futebol bem jogado!!!!
    Chega de 3 zagueiros – 2 laterais que não atacam – 2 volantes – 1 meia volante – 1 meia atacante que volta pra marcar e 1 atacante grandão pra marcar de cabeça ou fazer o pivo!!!

  • Marcelo

    André, sou seu fã e leio seu blog todos os dias. Parabéns pelo excelente trabalho aqui e na televisão. Só não concordo com uma coisa que Você e o pessoal da transmissão vêm dizendo: “venceu o futebol”. Eu também torci pelo Barça e fiquei feliz com a vitória, mas não acredito que uma eventual vitória do ManU seria a vitória do anti-futebol ou qualquer coisa do gênero. Afinal, eles também praticam um belo futebol exuberante, em estilo diferente do Barça, mas igualmente exuberante (contra-ataques fulminantes, grande objetividade e velocidade, etc).

    AK: Estou de acordo com você. Se o MU ganhasse, não haveria nada a contestar ou lamentar. Mas entre um estilo e outro, prefiro o do Barcelona. Um abraço.

  • Jovaneli

    O meio-campo da seleção da Espanha é forte demais com Xavi e Iniesta. Sorte de Torres lá na frente. O único incoveniente para apontá-los como candidatos a campeões na Copa é que Pelé já o fez. E quando ele fala…jesus!
    Pergunta: André, não acha que Xavi e Iniesta foram mais importantes para a conquista do Barça que Leonel Messi? Eu sei, ele fez o segundo gol, mas, imaginando que Guardiola tivesse que escolher entre jogar com o bom atacante ou com os dois volantes-meias, estivesse eu no lugar dele não teria dúvida em optar pelos espanhóis. São a base do time. Marcam e criam.

  • André,

    uma pergunta: se o MU tivesse enfiado 4 a 0, todo mundo ia falar que “ganhou a melhor defesa”, ou os mesmos discursos adotados para falar do Barça hoje seriam aplicados a ele também?

    Estou perguntando porque li em diversos lugares que “ganhou o futebol arte”, como se o MU jogasse o que o Chelsea jogou nos dois jogos contra o Barcelona. Acho o Barça um timaço do meio pra frente, aliás, o meio é a diferença, mas o MU é outro timaço, que valoriza o bom futebol em TODOS os seus aspectos: técnicos, táticos e belos.

    Sei lá, estou com a impressão de que ganhou o “futebol mais bonito”, mas não o melhor time…

    Mesmo assim, parabéns ao Barça. Ouvi o jogo pela Eldorado-ESPN, e realmente o que deu pra perceber foi um domínio total do time catalão. Acho que, na verdade, o que contribuiu para que o Barça fosse melhor foi o gol no início, que deu tranquilidade ao time. Se o MU tivesse aberto o placar, eu duvido (DU-VI-DO) que o Barça viraria.

    Abraço e bom retorno! E nos conte mais histórias desses dias!

  • Leonardo Lopes

    Realmente o Futebol Inglês é o melhor do mundo. Foi o único que não levou goleada do Barcelona!

    Agora sério: “Jogamos como tem que jogar o Barcelona. Somos grandes e temos que fazer justiça a essa grandeza, jogando para frente e bonito. Conquistar todas as principais competições do ano é algo incrível”. Palavras do Guardiola.

    Acho que essas palavras mostram muito bem o que você disse.

    Abraço.

  • Daniel

    André,

    Sei que o Olímpico impressiona e o clima da Champions League é incomparável, mas vamos e venhamos, foi um joguinho dada a expectativa criada, não? O Man U depois dos 10 minutos do primeiro tempo jogou mais ou menos o que joga o Avaí, hein?

  • Quando a câmera da tv abria o plano e conseguíamos ver o posicionamento das equipes era impressionante a formação defensiva do time espanhol, não havia espaços para os ingleses tocarem a bola de maneira organizada e ofensiva. Os interessados em futebol, principalmente técnicos e jogadores deveriam assistir a este jogo repetidas vezes para aprender um pouco de como se pode ser “ofensivamente defensivo” ou “defensivamente ofensivo” e praticar um futebol de encher os olhos.

  • Wanderley T. Assis

    Tomara que o Muricy tenha visto esse jogo e se convença que não precisa ter um bando de jogadores com mais de 1,80m pra ter um time de ótima marcação e presença de área…
    Até porque o melhores jogadores do mundo são baixo… Pelé, Maradona, Romário, Messi…
    Viu Muricy!!!

  • Alexandre Reis

    Barcelona venceu e o futebol agradece.
    Como é bonito o toque de bola.

    Sensacional

    Abs

    Alexandre Reis

  • Adelino

    teste

  • Adelino

    Lamentável. Numa grande rede de TV que transmitia o jogo Vasco da Gama x Corinthians, ao lhe ser perguntado se havia alguma diferença entre o jogo ser realizado no Maracanã e não em S. Januário, um famoso comentarista respondeu, na essência, algo assim: – “Há diferença pelas dimensões dos gramados. São Januário é mais reduzido”… Faltou-lhe conhecimento de causa, por isso deveria abter-se do comentário equivocado, pois os gramados de São Januário e do Maracanã teem as mesmas dimensões: 110x75m…
    Um abraço.

  • Gustavo

    Felizardo André,

    Mais uma vez a decisão de um campeonato é um jogo histórico. Mais uma vez o vencedor da decisão é o legítimo merecedor do título. Vida longa aos mata-matas, a fórmula das diputas imprevisíveis, inesquecíveis e justas como uma partida de futebol !!!

    Abraço,

    Gustavo

  • Danilo Pires

    André, não sei se é impressão minha, mas acho que o Manchester incorporou a arrogância de seu craque, Cristiano Ronaldo, achando que faria os gols a qualquer momento. Óbvio que o Barcelona não deixou os red devils jogarem também.
    Em um jogo envolvendo times tão grandes, não tem como escolher um favorito como muitos apontaram o time inglês.
    Aproveito o espaço pra parabenizá-lo pelo excelente trabalho que fez pela ESPN em Roma!
    Abraço!

  • leonardo aires

    Grande jogo ,infelizmente estava trabalahando e não pude assitir ao vivo.Quero dar parabéns ao grande trabalho da equipe da espn que fez a cobertura do jogo,cada dia se superando para levar a melhor tranmissão a todos os fãs do esporte, e você André que ano cara,além de ter coberto a final da UCL, também cobriu o Super Bowl,grandes trabalhos e recordações para quando suas filhas pergutnarem a você se fosse gosta do que faz, dá pra responder .. é até que não é ruim.. Abraços !!!!!

  • Edgard de Jesus Neto

    André, parabens a vc. e a toda a equipe pela cobertura, deve ser emocionante…..E como vc. mesmo diz: “vc. ainda ganha p/ fazer isso????”

    Abraços.

    Edgard.

  • Luciano Freitas

    André parabéns pela cobertura da ESPNBrasil,e digo mais,o Manchester para min é tão limitado ao Cristiano Ronaldo,que se joga-se o Campeonato Espanhol,não chegaria nem em quinto lugar,um time praguemático,cheio de robos em campos,sem criatividade nenhuma,realmente uma decepção em campo,preferiri-a Chelsea ou Liverpool nesta final .

  • Ed

    Olá André,

    Moro na Espanha e por isso não vi a transmissão de vocês da ESPN Brasil, mas não tenho dúvidas de que haja sido sensacional. O Canal +, que tenho na minha tv por assinatura, fez uma cobertura muito boa também, mas acredito que em termos de qualidade a de vocês deve ter sido melhor.

    Posso ser chato em uma besteira? Já havia reparado que você chama o técnico do Barça de Pepe. Na verdade o apelido dele é Pep, sem o “e” no final. Pepe é apelido para José, e o nome do Guardiola é Josep (catalão), por isso a diferença. Como não sei se você estava fazendo uma tradução livre, sua, ou se realmente não sabia, resolvi contar.

    Um abraço e parabéns pelo blog e por todo o trabalho.

    AK: Obrigado pelo comentário e pela informação. Um abraço.

  • Ram

    Manchester perdeu o titulo na escalacao do ataque e do meio campo. O Barcelona jogou maravilhosamente, mas ao mesmo tempo vale dizer que o meio campo do Manchester nao existiu… O melhor time venceu. O que pode se dizer e que se o Manchester tivesse mantido o ritmo dos primeiros 10 minutos depois de tomar o gol, o jogo seria mais legal. Foi um jogo muito chato.

  • Felipe colorado

    Se tu permites, aí vai um pedido:

    Faz um post (bem grande e rico em detalhes) comparando, se é que é possível comparar, a tua experiência pessoal nas coberturas “in loco” do Superbowl e da final da liga.

    É possível dizer qual “trabalho” foi mais gratificante?

    Considerando o “camarote vip” no último touchdown dos Steelers, eu ficaria com o primeiro.

    Desculpa as aspas na palavra trabalho, mas é aquela história: se pudesse, eu pagaria, e muito, para estar no teu lugar!!!!

    abraço e parabéns

  • hugo mauad

    andre, o jogo ficou a quem do esperado, vi grandes jogos nesta temporada nos diversos campeonatos europeus.
    a lista abaixo enumera alguns:
    atletico de madrid 4 X barcelona 3
    liverpool 4X arsenal 4
    monaco 3 x bodeaux 4
    chelsea 4 x liverpool 4
    andre, nao concordo com sua frase o futebol ganhou, pois atualmente equipes como a espanha possuem chances pequenas de ganhar uma copa com este estilo de jogo.
    a italia foi campea baseada na defesa, o brasil ganha da maioria de seus adversarios jogando de contra ataque como fez na copa america.
    os times cada vez mais vao jogar cheios de volantes, cheios de zagueiros, pois baseado na defesa pode se ganhar os campeonatos, o barcelona se trata de um tipo de futebol, que infelizmente acabou no resto do mundo.
    andre, de um toque no trajano e no pvc,pois cada coisa que eles falam ocorre o oposto, pvc falou mal do etto, o cara fez gol, trajano disse que o messi tava mal, o mesmo fez gol, sao bons profissionais, mais sao pe frios demais, lembre ao pvc que ele errou todos os palpites referentes aos campeoes europeus desta temporada.
    abraço

  • Dj Braguinha

    Sinceramente, saí do trabalho mais cedo pra assistir a este jogo e me arrependi. Deu foi sono. Os caras jogam final de Liga como se fosse um jogo de 03 pontos. Qualquer jogo de Libertadores das oitavas de final pra frente é melhor que aquele.

MaisRecentes

Feliz Natal



Continue Lendo

Mudar o meio



Continue Lendo

“O PF dos caras”



Continue Lendo