UM FASCINANTE ENCONTRO DE ESTILOS



Além das maneiras distintas de ver, praticar e apreciar o futebol, Manchester United e Barcelona encaram de formas diferentes o jogaço (ESPN, pré-jogo a partir das 14 horas) de logo mais.

Isso ficou claro nas entrevistas coletivas de ontem.

O Man U. é favorito e aceita a vantagem teórica com toda a pressão que ela traz. Tricampeões ingleses, os Diabos Vermelhos tentarão se transformar no primeiro time a conquistar duas Ligas dos Campeões da Uefa seguidas.

“É a nossa oportunidade de ganhar um jogo que nos colocará ao lado dos grandes times da Europa”, disse Sir Alex Ferguson, num inglês (perdoe a repetição do ano passado) que mistura Sean Connery e o Mestre Yoda.

O Barcelona também fez uma temporada de sonho. Ganhou a Liga e a Copa do Rei, e busca em Roma um encerramento cravejado com diamantes.

Mas os desfalques na defesa (três titulares estão machucados, num setor que deve ter improvisações) fizeram com que os catalães chegassem ao principal jogo do ano com uma escalação longe da que gostariam.

Mas Pep Guardiola, que falou espanhol, italiano, catalão e inglês na coletiva, não parece assustado. Ao contrário, disse que “será um prazer enfrentar o melhor time do mundo”.

Por formalidade, o Barcelona será considerado o time “da casa” no Estádio Olímpico, por isso jogará com seu uniforme de local.

Os ingleses jogarão totalmente de branco.

Um jornalista espanhol perguntou a Ferguson se a cor não o preocupava, já que na última vez em que o Barcelona jogou contra um time de branco, massacrou o Real Madrid por 6 x 2.

O técnico sorriu, e acrescentou que “somos melhores do que o Madrid”.

Muitas perguntas sobre Ronaldo x Messi, lógico. O argentino não falou, e o português disse que não se preocupa com isso.

A entrevista terminou com uma pergunta para Guardiola, sobre a “grande possibilidade” de chuva na hora do jogo. Ele respondeu que estava torcendo pela água, porque acredita que o futebol é mais bonito em campos molhados.

Achei estranho, porque os dias estão muito quentes e secos, e não havia nada sobre chuva nas últimas vezes em que olhei a previsão do tempo.

Chequei de novo: 10% de chance de precipitação a partir das 20 horas. Não me pareceu uma “grande possibilidade”.

Mas não é que a quarta-feira amanheceu nublada em Roma?

No ano passado, comparei o Manchester United a um bem sucedido e bem vestido advogado, que dirige um Jaguar caríssimo e tem uma profunda conta bancária. Pois bem. Ele está mais famoso, mais rico, e mais confiante.

E certamente não acha – ainda que não diga em público – que seu adversário tem alguma chance.

Já o Barcelona é como um publicitário brilhante.

Usa sua inesgotável criatividade para surpreender quem se acostumou com o que é comum. Dirige um jipe importado, tem uma relação saudável com o dinheiro, e não parece ligar para o que os outros pensam.

E o tipo de pessoa que acredita que ser feliz não é apenas possível, mas provável.

Vejamos o que acontece. Será divertido.



  • Henrique

    Oi André, O Milan, Ajax, Bayer de Munich, Benfica, Internazionale, Liverpool, Nothingham Forest e o Real Madrid já conquistaram a liga por dois, ou mais, anos consecutivos, acho que você esqueçeu de mencionar invictor, certo?

    Abs.

    AK: Errado. Ninguém jamais conquistou duas “Ligas dos Campeões da Uefa” seguidas. Você se refere a ume era em que o torneio tinha outro nome. Um abraço.

  • Leandro Thomé

    Depois da sua volta ao Brasil, e encerrada a UCL, você nos deve um post sobre a repercussão de Leonardo como treinador do Milan e a contratação do Diego (finalmente) pela Juve ai na Itália.

    Bom jogo.

    Abraço

  • Thiago Escobar Blasioli

    muito bom este post André, estarei torcendo muito para o Barcelona ser campeão, e achei muito boa a sua comparação de Manchester United com um advogado, mas principalmente do Barça com um publicitário…como sempre, exelente trabalho…e imagino como deve ser maravilhoso poder acompanhar um jogo dessa importância tão de perto, espero um dia ter esse privilégio, e já estou esperando o seu post após essa partida…abraço!!!

  • Luiz Fernando Paes

    belo texto e que inveja do seu trabalho ..

    apenas sobre o Manchester ser o ‘favorito’ é que discordo …

    nas principais casas de apostas, ele até paga menos, mas é tão pouco que não pode ser considerado favoritismo ..

    tudo bem que a zaga do Barcelona vem remendada, e a zaga do Manchester é sólida, mas só o trio de frente do Barça fez mais gols do que Puskas, Di Stéfano e um outro que não lembro agora, trio do Real Madrid ..

    será o jogo mais imprevisível dos últimos anos, e com a menor diferença entre os times …

  • Luciano

    André, vi uma reportagem no terra, que aconteceu brigas, assalto e notas falsas em Roma…….. será que é a crise financeira ou os mesmos problemas que nós temos aqui no Brasil??? Você que está por aí o que pode falar sobre o assunto!!

    Abraço.

  • Diego Sales – PR

    AK .. eu particularmente pelo “pouco” de futebol que conheço, não vejo essa superioridade que a comissão técnica e os jogadores do Man U. acham que tem sobre o Barcelona. Na minha visão é mais facil improvisar zagueiros do que improvisar meias ou atacantes. Qualidades como a de Messi, Eto’o e Henry são insubstuiveis e podem provocar grandes estragos como ja vimos em jogos anteriores. Não escondo, sou Barcelona e apostaria neles se tivesse dinheiro, mais nao muito! hehehe.
    Um abraço.

  • Nelson Bigeschi Junior

    Cadê o palpite André?

    Você nunca teve receio de arriscar. O que tá acontecendo…tá tão difícil assim?

    Abraço

  • KARINA DAUDT

    André
    Parabéns pelo texto excelente….como sempre…
    Pena que não vou poder acompanhar o jogo, só pela Eldorado…
    Vai ser divertido mesmo, e provavelmente um espetáculo e tanto por tudo que vai ocorrer dentro de campo e fora dele.
    Um grande abraço e aproveite! Como tu descreves na tua apresentação do blog, tu ainda recebes para estar aí….que prazer e que sorte!
    Karina Daudt

  • Jovaneli

    André, tenho uma opinião pré-jogaço de hoje: o Barcelona, que tem um ataque muito bom, não irá atacar o jogo todo. Precisará se defender. O mesmo vale para o Man.United.
    Pois bem, diante disso, tomo a liberdade de enxergar a partida de uma forma diferente, imaginando não os ataques poderosos desses dois times, mas como as defesas se portarão na hora de impedir o gol adversário. E aí vejo um desequilíbrio enorme nessa partida. O sistema defensivo do Chelsea foi muitíssimo bem contra o ataque catalão. Hoje, vejo a defesa do Manchester em um nível parecido. Ou seja, pode, sim, segurar Messi, Eto’o e Henry. Já a zaga catalã, que tem se portado bem nos últimos jogos, reconheço, ainda não me parece tão confiável assim. Isso com os titulares jogando, ou seja, a tendência é que seja pior ainda jogando com tantos desfalques.
    O que quero dizer é que em confrontos de cachorro grande como esse de hoje à tarde/noite, normalmente o jogo fica bem amarrado. É o que imagino. Não creio em partida aberta, com muitas chances de gols. E aí costuma vencer aquele que mesmo erra.
    Não tenho a menor dúvida que a partida será decidida nos detalhes. Pode ser em uma falha defensiva pelo alto ou do goleiro em um chute de longe ou saída errada em cruzamentos. E nessas hipotéticas situações de partida, vejo enormes problemas para um time que tem um setor defensivo esfacelado como é o caso do Barça e um goleiro – Valdés – baixinho e inseguro.
    Hoje, acho que dá Manchester United. Para o Barcelona vencer, terá que ser muitíssimo feliz e inspirado, o que não duvido. Apenas acho difícil acontecer. Veremos daqui a algumas horas.

  • Carlos Freitas

    André, em homenagem ao “orgulho nerd”, seria algo como Bill Gates (MU) x Steven Jobs (BAR)…

  • leonardo atleticano

    André, que a final dos sonhos seja o jogo dos sonhos, dizem que o melhor da festa é esperar por ela, torço para que não seja assim, que a festa por ai seja tão bela quanto nossas previsões. Não arriso um palpite, já aconteceu tudo que eu esperava, é o encontro mais desejado, que vença o melhor e que todos joguem no seu limite, se isso ocorrer, será um dos melhores jogos de todos os tempos. André, a cobertura de vcs está ótima, tanto via ESPN, quanto via blog, bom jogo para vcs todos.

  • Paulo Amorim

    AK, concordo que o ManUtd seja favorito pelos desfalques do Barça, mas não tanto assim, claro. Jogador por jogador, o Barça tem time pra passar pelo ManUtd sim, na minha opinião.

    Achei bem colocada a parte do “certamente não acha que seu adversário tenha chance alguma”, ainda que final em um jogo só seja sempre imprevisível. Um time pode se achar favorito o quanto quiser, em qualquer jogo – ainda mais se tiver time pra isso.

    Sobre o ManUtd ser o primeiro time a conquistar duas UCL, o blog do PVC diz que o Milan foi bi em 89-90. Lembro, no entanto, que ela andou mudando de nome no início da década de 90. É a isso que vc se refere?

    Boa sorte e aproveite o que muitos dariam um braço pra ver ao vivo. E tem gente que fala que trabalho não pode ser prazeroso…

    Abraço

  • Willian Ifanger

    É….tem diversão o dia todo hoje.

    A noite ainda tem eu sofrendo pra ver meu time se virar contra o Cruzeiro…..ainda bem que a final da UCL não coincidiu com o jogo de volta…….ano passado foi duro ver o Terry perder o penalti e depois, a noite, ver o Uoxto marcar um gol aos 46 do segundo tempo.

    Bom, tomara que eu veja isso de novo…..hehehehe

  • Anna

    A comparação com as profissoes foi perfeita. escrevi isso no blog do juca,entao tinha que escrever aqui enquanto o Vasco empata com o Corinthians…

  • Pingback: Blog do Birner » Perfeito!!()

MaisRecentes

Presente



Continue Lendo

Em frente 



Continue Lendo

Acordo



Continue Lendo