“O QUE FAZEMOS NA VIDA…



… ecoa na eternidade.”

A frase é de Maximus Decimus Meridius, o cara da foto aí em cima.

E serve para todos, cada um a seu modo.

A equipe de comentaristas da ESPN Brasil presente aqui em Roma gravou, ontem, uma participação especialíssima no programa “Futebol no Mundo”, que irá ao ar nesta terça-feira, às 22 horas.

Enquanto Paulo Andrade, PVC, Antero Greco e José Trajano, sentados nas cadeiras do Estádio Olímpico de Roma, conversavam sobre tudo o que cerca a final da UCL, fui para a nossa posição de narração para testar a conexão de internet e adiantar alguma coisa do que eu tinha de escrever.

De lá, acompanhei dois ensaios para a grande noite de amanhã: as cerimônias de abertura e de entrega da taça da Liga dos Campeões.

Não creio que seja uma idéa das mais originais usar a música tema de “Gladiador” na abertura de um jogo decisivo de futebol, em Roma, disputado num estádio que fica a poucos quilômetros do Coliseu. Uma das ruas que levam ao Olímpico até se chama Viale Dei Gladiatori.

Mas me deixe avisar, desde já, que a mixagem feita entre “Now We are Free” e a música oficial da Liga dos Campeões, é algo de arrepiar até quem não tem um cabelo no corpo.

Na quarta-feira, à noite e com o estádio cheio, será uma experiência incrível.

Sobre a entrega da taça, me decepcionei um pouco ao perceber que não haverá a subida dos jogadores até a Tribuna de Honra para receber as medalhas e o troféu. Essa é a forma mais legal (no ano passado, em Moscou, foi espetacular) e emocionante de celebrar um título.

Mas a idéia dos organizadores para este ano não é ruim. Logo depois que o jogo terminar, será montada uma estrutura em forma de “bolo de casamento”, com degraus em volta, para que os jogadores subam e sejam vistos por todos. Não é nada muito alto, mas deve ficar bonito. A taça estará lá, já com a gravação do nome do time campeão, à espera do capitão.

Pelo que vi dos ensaios, está tudo pronto.

Só uma coisa me assustou: os responsáveis pela chuva de papel e fitas coloridas, com show de fogos de artifício, são os mesmos que quase mataram o corintiano William queimado, na decisão do Campeonato Paulista.

Ok, isso foi uma (evidente) brincadeira.

O sol continua castigando a Cidade Eterna, mas hoje parece que não está tão quente. Ou nos acostumamos com o calor. Ou os dois.

No final da tarde, os times treinam e falam no Olímpico.

É nessa hora que a ficha cai. Estamos em Roma, a um dia de um jogo de futebol que não tem preço.

______

Só lamento não conseguir acompanhar os playoffs na NBA. Aqui na Europa os jogos acontecem no meio da madrugada.

Mas tenho visto os melhores momentos, no computador.

A bola de 3 pontos de Le Bron James, faltando um segundo, foi insana. Um jogador simplesmente não tem o direito de fazer aquilo… não o chamam de “Rei” por acaso.

E os Nuggets estão fazendo uma boa série com os Lakers.

Será que temos chance de uma final entre brasileiros?



  • A frase de Maximus Decimus Meridius parece ter sido ouvida pelo grandíssimo Paolo Maldini, que fez neste útimo fim de semana sua última partida no Giuseppe Meazza, como jogador profissional de futebol. No próximo fim de semana ele encerra definitivamente a carreira. O cara sempre foi discreto e parece que escolheu a dedo quando parar (justamente numa semana de final de UCL, ainda mais sendo esta realizada na Itália). Mas vale demais comentar, fazer programa, escrever coluna, enfim, reverenciar um pouco um jogador como ele. Mais de 20 anos em um clube, com o nível com que jogou em quase todo este tempo (a idade já tá pesando, é verdade, mas ainda assim ele continua melhor que muito jovem que tem por aí). Enfim, pelo menos para os milanistas (me incluo aí), tudo o que Maldini fez pelo time e pelo futebol ficará eternizado na aposentadoria da camisa 3 rosso-nera. Que o exemplo deixado por ele tb seja eternizado em jogadores debutantes.

  • Bruno

    Mais uma vez sinto uma inveja sadia do seu trabalho, estou me desdobrando desde a semana passada para conseguir um cliente perto de casa amanhã e estar confortavelmente em casa e preparado para esse jogo épico…..imagino a sua sensação de poder acompanhar isso ao vivo…
    Parabens pelo blog, e pela cobertura….e soh pra não perder o costume, GO RED DEVILS!!!

  • Nelson Bigeschi Junior

    E aí André

    Já que seu aproveitamento nos palpites tem chegado perto dos 90%, você arrisca um palpite pra final?
    Eu acho (mais torcida do que fundamento) que dá Barça.

    Abraço. Boa transmissão!

  • Roberto Carlos Junior

    André,

    o Denver e o Nenê fizeram bonito ontem (25/05/2009) 120 x 101, com um double-double do brasileiro, foi um jogaço, gosto muito do Lakers, mas estou torcendo muito por uma final de entre os 2 brasileiros.

    um abraço,

    estou adiantando o serviço hoje, pois amanhã depois do almoço tem final de “copa do mundo”

    e acho que vai dar Manchester ( 3 x 1 – rooney, cristiano, tevez e Etoo).

    bom jogo para todos.

  • Roberto Carlos Junior

    me esqueci de uma coisa,

    os números do Nenê no jogo:

    14 pontos(5/8 arremessos de quadra e 4/7 lances livres), 13 rebotes, 6 assistências.

    só pra não passar batido, Chauncey Billups e o reserva J.R. Smith fizeram 24 pontos cada para o Denver e Kobe Bryant 34 pontos.

    um abraço

  • Pedro Valadares

    ndré, você é uma pessoa muito exigente! Pô, já tá curtindo a liga e ainda quer ver as séries finais de conferência que estão entre as mais emocionates da história!? hehe! Pelo jeito, quando você escreveu o post, você não tinha conferido o jogo 3 de Orlando e Cleveland, no qual ficou provado que os craques também treme. Lebron errou 5 lances livres seguidos, depois errou um passe que originou contra-ataque do Orlando. Teve assinante no blog do “the book is on the table” que o chmaou de “Amarelon” James.

    Mas tenho certeza de que hoje, a história será outra! Tô confiando numa final entre brasileiros. Até porque ontem o Denver atropelou o Lakers. Detalhe, Carmelo estava baliado e jogou pouco tempo!

    Esse mês pra quem gosta de esporte tá maravilhoso!

    Grande abraço e bom trabalho pra você por aí!

  • Pedro Valadares

    André, você é uma pessoa muito exigente! Pô, já tá curtindo a liga e ainda quer ver as séries finais de conferência que estão entre as mais emocionates da história!? hehe! Pelo jeito, quando você escreveu o post, você não tinha conferido o jogo 3 de Orlando e Cleveland, no qual ficou provado que os craques também treme. Lebron errou 5 lances livres seguidos, depois errou um passe que originou contra-ataque do Orlando. Teve assinante no blog do “the book is on the table” que o chmaou de “Amarelon” James.

    Mas tenho certeza de que hoje, a história será outra! Tô confiando numa final entre brasileiros. Até porque ontem o Denver atropelou o Lakers. Detalhe, Carmelo estava baliado e jogou pouco tempo!

    Esse mês pra quem gosta de esporte tá maravilhoso!

    Grande abraço e bom trabalho pra você por aí!

  • Cassio Luis Parra

    o Antero Greco tá por aí ainda ?

  • Bruno Pereira

    “Força e honra, André. O resto são sombras e pó”.

    um abraço (e aproveite bastante o espetáculo)

  • Marcio

    Olá, gostei muito do blog. Quero indicar um site muito legal, o nome dele é mybestplay. Ele tem me ajudado muito na minha carreira como jogador. Acessem lá pra ver o meu video e as jogadas que faço, peço a força de vocês.

  • fernando

    Realmente este é um jogo sem preço. Amanha vou sair impreterivelmente 15hs do trabalho para ver este grande jogo. Espero que o chefe não faça muitas questões para saber onde vou.

  • Anna

    Esse filme é épico, como épica será a batalha de amanhã. Percebo muitas pessoas mobilizadas aqui no Brasil, na contagem regressiva também. A ansiedade toma conta. Sempre esperamos as próximas reportagens. Imagino vocês que estarão in loco como estão se sentindo. Toda a sorte do mundo e que sua estrela brilhe nesse grande espetáculo. O diário de Roma do PVC tb está impagável! Muito bom ler o que vocês escrevem!

  • Anna

    Quanto à NBA eu continuo apostando em Cleveland e Lakers. 😉

  • E ai André,

    realmente é muito chato, poder presenciar esses momentos “horriveis” do esporte…esses eventos chatos…. e ainda por cima ser remunerado pra isso!!!! (que inveja boa que tenho de vc! rs)

    bom, sobre a UCL, torço muito pelo Barça! futebol mais vistoso, ofensivo, bla bla bla… contra o Manchester, que nao me agrada, nunca me agradou.. sempre prefiro assistir aos jogos do Liverpool, com o Gerard desfilando em campo, do que de qualquer outro time ingles…ainda mais o United…. Mas, o United é um time mais decisivo e de decisao do que o Barça… vamos ver o que acontece amanha, quando o nosso saudoso Fiore Giglioti falaria: “abrem-se as cortinas do espetaculo! começa o jogo toorrrcida brasileira!!!” (com aquele sotaque italiano de costume do mestre loucutor de radio!)

    Sobre a NBA, sorry man, mas nao vai rolar final brasileira!
    Os Lakers, so perdem a série, se eles quiserem… se Kobe apagar, ou se os coadjuvantes quiserem ser os principais… nao pode deixar um Sacha Vujacic e cia pegarem e decidirem as bolas do jogo como foi em LA na derrota…Justissima a reclamação do Gasol pos jogo…

    E sobre os Cavs, acho que eles pegaram justamente a unica equipe que é capaz de vence-los, o Orlando, que parece que o jogo dos Cavs nao encaixa de jeito nenhum…e os Magics fazem o que querem… (tenho a impressao que o time dos Cavs jogava com a camisa dos Celtics, durante as semis da conferencia…rs).
    Mas concordo em genero, grau e numero sobre a cesta de Lebron… deu vontade de chutar a TV aqui!!! (mas que a bola foi linda e insana, eu assino embaixo!)

  • Alex Figueiredo

    Po pra ser completo seu ano so falta vc sair dai e ainda ir cobrir Roland Garros e de la ir pra pegar a final da NBA. Nao quer mais nada nao?..kkk
    Nene ontem jogou muita bola. Alias o time todo do Denver compensou a má noite de Carmelo. Pasme vc, ate Chris Andersen foi decisivo. Mas quem esta arrebentando mesmo é o Billups e ontem J. R .Smith.
    Boa transmissao amanha…
    Abraco

  • É BRINCADEIRA O CARA TA TENDO A OPORTUNIDADE DE VER A FINAL EM ROMA, AINDA POR CIMA COMO JORNALISTA DA ESPN COM AS REGALIAS PAGAS.

    E AINDA RECLAMA QUE NÃO TA PRA VER BASQUETE.

    VAI TE CATAR

    AK: Legal saber que você é tão bem humorada. Um abraço.

  • Willian Ifanger

    Chegou o dia. Quero só ver como vou ver o jogo…..acho que vou ter que arrumar um radinho. Dose……bons tempos de faculdade que largava uma aula pra ver os jogos a tarde.

    Sobre a NBA, ontem mais um jogo épico entre Orlando e Cleveland (até que enfim uma prorrogação). De novo o mesmo LeBron com 0,5s pra arremessar, só que dessa vez deu aro.

    Vou te contar, essa série vai entrar pra história da NBA como uma das mais disputadas e emocionantes de todos os tempos.

  • Joana Ferreira

    André, parabens pelo trabalho, pelo blog!!!! vc e o juca escrevem de um jeito muito “doce”, nesse tópico é possível sentir sua emoção. Deve ter sido incrivel, assistir a essa final.

    bjo

MaisRecentes

Escolhas



Continue Lendo

Gracias



Continue Lendo

Abraçados



Continue Lendo